Restauração de cadeira faça você mesmo
Uma cadeira velha, herdada de uma avó, com estofamento gasto e verniz descascado pode se tornar uma pérola do interior se você colocar as mãos nela. Para fazer frente a esta tarefa, você precisa se familiarizar com a técnica do trabalho de restauração, armar-se com as ferramentas necessárias e ser paciente. Considere as etapas de transformar uma peça de mobiliário usada em uma raridade chique, cara ao coração como uma memória de entes queridos.
Os caminhos
Existem várias abordagens para renovar móveis antigos. A restauração é uma abordagem clássica que envolve restaurar a aparência original de um objeto com todas as características anteriores. Este método é usado se você precisar restaurar uma peça valiosa de mobiliário em sua forma original. Aqui, assume-se uma técnica bastante complexa, que exigirá o uso de agentes químicos especiais para restaurar o revestimento, trabalhos de carpintaria para eliminar disfunções funcionais, pode ser necessário substituir parte da madeira ou folheado.
Isso requer habilidades especiais e ferramentas profissionais de carpintaria, a aquisição de tipos especiais de madeira. A restauração completa das cadeiras é justificada para fins de coleta ou em caso de dano a um dos itens de um fone de ouvido caro. Este é um processo bastante caro, por isso é melhor confiá-lo a profissionais.
Se, por algum motivo, for impossível entrar em contato com uma oficina de restauração de carpintaria, então consertar cadeiras velhas pode ser feito em casa com suas próprias mãos.
É necessário iniciar o trabalho de restauração com a execução sequencial das seguintes ações:
- Em primeiro lugar, pensamos no design do futuro móvel, como ficará no interior, que cor deve ser, o que precisa ser refeito para facilitar o uso.
- Em seguida, desmontamos a cadeira em suas partes componentes, determinamos o grau de desgaste das partes e a necessidade de substituição de alguns elementos, medimos cada parte.
- Em seguida, fazemos uma estimativa de consumíveis de acordo com o tamanho das peças da cadeira, com essa lista vamos até a loja e compramos tudo o que precisamos.
- Por fim, substituímos as peças gastas e o revestimento com verniz ou tinta. Se a cadeira manteve sua resistência, basta simplesmente repintá-la para fazer um novo móvel. Você pode pintar uma velha cadeira alta descascada com uma nova cor brilhante e pintá-la com um padrão simples, o que deixará a criança incrivelmente feliz.
Preparação de instrumentos
Determinado o grau de deterioração das peças estruturais, é necessário estocar as ferramentas necessárias. Vamos tentar descobrir o que é necessário para o reparo.
Para fortalecer a moldura, você terá que adquirir um cinzel, cola de madeira ou cola PVA, blocos de madeira para substituir espigões de móveis ou espaçadores. Os espigões são usados para prender as peças da estrutura.
Se as pernas da cadeira estiverem soltas, os pregos devem ser removidos, revestidos com cola e inseridos na estrutura, após o que os elementos devem ser fixados por várias horas. Em casa, você pode usar uma tira normal para prender as peças.
As cadeiras podem ser envernizadas, manchadas ou pintadas. Para remover o revestimento danificado, é necessário lixar a superfície da cadeira - não é necessário remover completamente a camada antiga de tinta ou verniz, basta nivelá-la. Aqui você precisa de uma lixa ou lixadeira grossa e fina.Com uma mudança completa de design, vale a pena usar uma composição especial que dissolve a tinta - acetona técnica.
Depois de concluir a preparação da moldura para uma nova pintura, é necessário aplicar um primer sob a tinta - geralmente é cinza ou branco. Você precisará de materiais de verniz e tinta. Eles são selecionados dependendo das condições de uso, se este item doméstico será afetado adversamente pela umidade, vapor ou sol. Cada agente de coloração vem com instruções. Depois de analisá-lo, eles escolheram o correto.
Antes do envernizamento, para preservação da madeira, é tratado com tinta para madeira, cera ou óleo. Estes produtos de mobiliário estão disponíveis em diferentes cores para combinar com as diferentes cores naturais da madeira. Depois de cobrir a estrutura da cadeira de madeira com uma tinta à base de água da cor desejada, segue-se uma camada de verniz; quando se usa tinta à base de polímero, não é necessário o revestimento de verniz.
Em seguida, você deve decidir qual será o acabamento do assento. Se for um assento rígido, pinte de acordo com as mesmas regras da moldura. Se você tiver que lidar com um assento macio, será necessário estocar espuma de borracha e tecido para estofamento. É aqui que um grampeador de móveis com grampos correspondentes é útil. O tecido também pode ser preso com pregos especiais para móveis e um martelo.
Ao trabalhar com um bloco de mola, pode ser necessário substituir as molas ou todo o bloco. Você precisa perguntar com antecedência se esses materiais estão disponíveis para reparos ou se você precisa mudar sua estratégia e abandonar as molas em favor da borracha esponjosa.
Desmontagem da estrutura
O diagrama de conexão da cadeira é bem conhecido, não é difícil desmontar a estrutura por conta própria. Primeiro, o encosto e as pernas traseiras são desparafusados. A montagem da cadeira ocorre na ordem inversa, então todas as ranhuras se encaixarão. Se a cadeira for montada em pontas coladas, é necessário derreter as juntas com água quente - para isso, aplique um pano úmido quente várias vezes ou use um gerador de vapor.
As fissuras encontradas são derramadas com uma mistura de serragem e cola ou seladas e apertadas para fixar até secar. Em caso de danos nas uniões espigadas, são feitos novos bujões para substituir os antigos e, para fortalecer as articulações laterais, é utilizada uma fixação com ranhura espigada e colagem. É necessário fazer um furo fino no espinho e colocar cola com uma seringa, fixar até secar. Se as pernas são inseridas em ranhuras especiais na parte inferior da cadeira e a cadeira cambaleia, então as pernas são removidas e a parte superior é apertada, ela se torna maior e se encaixa mais firmemente na ranhura.
Se a cadeira alta estiver em reforma, além das anteriores, pode ser necessária a substituição das dobradiças ou do mecanismo giratório para transformação. A maioria das cadeiras altas de madeira são compostas por um grande número de peças para garantir a segurança da criança. É uma boa ideia colá-los novamente com cola de madeira para fortalecer.
Ao desmontar a cadeira dobrável, basta retirar os pinos do eixo que conectam o encosto e o assento e desparafusar o assento. Cadeiras em estrutura de metal são simplesmente desparafusadas, para modelos com estrutura fundida, apenas o assento e a parte macia das costas podem ser desparafusadas para sustentação.
O assento da cadeira pode ser equipado com um bloco de mola. A unidade em si não precisa ser desmontada e arrancada da base; se necessário, as molas individuais são substituídas.
Processo de recuperação passo a passo
Então, na primeira fase, nossa cadeira é desmontada, o estrago na estrutura foi reparado, a pintura antiga foi removida e você pode começar a reforma diretamente.
Na segunda etapa, sobre a superfície limpa, aplicamos um primer correspondente ao tipo de material a ser pintado. Depois de seco, deve ser reprocessado com lixa mais fina. Em seguida aplicamos a primeira camada de tinta ou verniz e após a secagem verificamos - se a base estiver visível, aplique mais uma ou duas camadas.
Cada material tem suas próprias características na hora do tingimento. Nas esquadrias das cadeiras de ferro, é aplicada uma composição de primer anticorrosivo com a primeira camada, após a secagem aplica-se a cor principal e, se a tinta for transparente, é aplicada em etapas em duas ou três camadas. Ao pintar cadeiras de metal, é melhor usar esmaltes de metal.
A estrutura de uma cadeira de madeira é inicialmente tratada com cera, aplicando-se um pouco do produto em um pedaço de pano e esfregando-o bem na madeira, ou então escove-se com um primer de óleo. Seguido por uma ou mais camadas de tinta acrílica. Esses revestimentos de nova geração são fáceis de usar, inodoros, secam rapidamente e são adequados para uso interno.
Para restaurar cadeiras vienenses, use um revestimento de laca sobre uma base de cera ou um primer.
Para cadeiras de plástico, a pintura é indesejável, pois a flexibilidade do material provocará o descascamento da tinta, sendo preferível costurar capas ou travesseiros de tecido adequado.
Por fim, a última etapa é atualizar o estofamento das partes estofadas da cadeira. Após a remoção do estofamento antigo, a espuma de borracha da espessura desejada é cortada no formato da base do assento, podendo ser fixada com cola. O tecido é recortado levando-se em consideração a margem da bainha ao redor da espuma de borracha com compensado.
Com um grampeador de móveis na parte de trás, o tecido é primeiro fixado de lados opostos para que fique bem esticado, então os cantos são dobrados de ponta a ponta, dobrados ao longo da base e fixados com grampos em vários lugares na parte de trás para que o tecido não se inche. É melhor usar um tecido com estampa floral ou de cor sólida. Um padrão geométrico requer um arranjo especial de linhas. A imagem pode estar distorcida, portanto, é necessária habilidade aqui.
Ao apertar um assento com molas, rebatidas ou outro material denso é colocado primeiro e, em seguida, uma camada de espuma de borracha. O tecido é recortado e fixado com a mesma tecnologia de uma borracha de espuma, mas aqui é importante esticar mais o estofamento para suavizar o relevo das molas.
Montagem e acabamento
Quando a estrutura da cadeira é renovada e as partes moles são ajustadas com estofamento novo, falta montar a estrutura. A regra básica é montar na mesma ordem da desmontagem. As pernas e as partes do encosto devem ser instaladas nas mesmas ranhuras em que estavam originalmente, para que a estrutura não perca resistência. O compensado ao qual o assento é fixado é geralmente aparafusado ao quadro; nas cadeiras vienenses, a cola atua como um retentor.
Conhecendo todas as etapas da restauração de cadeiras, não é difícil criar um objeto estiloso e único com a ajuda do acabamento de uma peça pouco atraente de mobiliário. Simplesmente pintando as cadeiras em cores rosa, azul e pistache, você pode obter um realce de cores vivas no interior no estilo de fusão.
Na atualização de cadeiras antigas, utiliza-se a técnica de decupagem. Esta operação realiza-se com cola, verniz e um padrão à base de papel, sendo conveniente o uso de guardanapos. O papel com o padrão selecionado é cortado ou rasgado em pedaços, em seguida, com o auxílio de cola esses fragmentos são fixados na moldura e no assento e, após a secagem, são envernizados. Como resultado, este móvel é totalmente transformado e se torna um objeto de arte.
Em interiores modernos, os designers costumam usar uma ou duas peças antigas. Para tanto, são necessárias cadeiras de design antigo. Primeiro, eles são pintados com tinta branca, em seguida, uma fina camada translúcida de tinta dourada, bronze ou prata é aplicada em toda a cadeira ou em suas partes individuais, dependendo do ambiente e da decoração de todo o interior. A etapa final é uma camada de verniz craquelado. Cria pequenas fissuras em toda a superfície, dando um toque luxuoso de antiguidade.
Estas cadeiras podem ter acabamento no estilo Império. A moldura, pintada de branco, é pintada com tinta dourada na escultura, você pode copiar um padrão adequado com um lápis em elementos lisos e pintá-la com tinta dourada. Neste caso, o assento é forrado com um tecido brilhante - cetim, brocado, veludo.A composição é muito eficaz.
O estilo provençal é popular hoje. A moldura é pintada em várias camadas diferentes. Por exemplo, verde primeiro, branco no topo. A camada superior é esfregada com uma lixa de grão grosso para que a base verde brilhe aqui e ali, então coberta com azul, novamente esfregada com uma lixa. Isso é seguido por uma camada branca novamente usando uma lixa. Isso cria um efeito de camadas.
Este método é usado para envelhecer artificialmente um objeto, para criar a impressão de muitos anos de uso e uma cor queimada. Um tecido de cor clara com um padrão floral é adequado para estofar partes macias. Você também pode fazer capas ou travesseiros com esse tecido.
Em casa, o lugar tradicional para sentar é um banquinho. Ele também precisa ser formalizado de uma nova maneira. Para dar um toque nacional, a técnica do patchwork se provou bem. Nesse caso, são adquiridos cortes de tecido adequados para o design, sendo melhor descartar as peças de roupa desgastadas. Os tecidos são cortados em tiras e combinados para que o padrão não se funda, e são colados sobre as pernas e assento do banquinho. Tudo é envernizado por cima.
Ao escolher o design de uma cadeira, você deve usar toda a paleta de sua imaginação ou dar uma olhada mais de perto nas amostras já existentes em catálogos de arte.
Exemplos e opções de localização no interior
- A cortina brilhante das cadeiras antigas tornava as cadeiras boho muito elegantes e luxuosas.
- O grupo de jantar da cozinha vai brilhar com novas cores vivas após uma restauração ousada de cadeiras antigas
- Delicados tons de menta e bege são adequados para interiores shabby chic, especialmente porque a base está realmente envelhecida pelo tempo.
Para obter informações sobre como restaurar uma cadeira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.