Estofamento de cadeira faça você mesmo
A mobília velha da casa é geralmente deprimente e deprimente. Buracos e arranhões no estofamento, pintura descascada e design fora de moda fazem você querer acompanhar os itens irritantes do interior até o aterro mais próximo. E deixe a nova cadeira ser frágil e não confiável, mas quantas emoções positivas da renovação do interior. Mas você pode obter muito mais prazer dando uma segunda vida a uma coisa velha. A criatividade está em cada um de nós, e algumas dicas o ajudarão a percebê-la.
Métodos para restaurar móveis antigos
A restauração de móveis antigos é um processo trabalhoso, mas sem dúvida criativo. A utilização de várias técnicas, a riqueza da escolha dos materiais e das suas combinações permite-lhe obter algo único no seu género. Os métodos utilizados na reparação dependem do tipo de móvel e do grau de avaria, mas estão todos unidos pela etapa preparatória: retirada do revestimento antigo da superfície de um produto de madeira de qualquer forma disponível, por exemplo, com lixa, começando do grosso e terminando com granulação fina.
- Métodos tradicionais de renovação de móveis são considerados envernizamento e coloração... Desta forma, você pode renovar a cobertura parcial ou totalmente.
- Outro método popular e barato é laminação, isto é, cobrindo a superfície com um filme. É mais adequado para superfícies planas. Na hora de colar, é importante iniciar o movimento do centro, avançando gradativamente em direção às bordas. Isso evitará bolhas feias.
- Folheado É um tipo de restauração mais profissional. Os materiais exigirão cola especial, um ferro e as folhas de verniz reais. A tecnologia não é muito complicada - 2 camadas de cola são aplicadas na superfície, o verniz é aplicado e passado do centro para as bordas. O método é um pouco semelhante ao anterior, mas o resultado parece muito mais nobre.
- Das tendências da moda na renovação de móveis, a preferência é dada aos técnicos. decupagem, craquelure, pintura com tintas.
Se um móvel estofado, por exemplo, uma cadeira, passa a ser objeto de restauração, então, além das medidas básicas, provavelmente será necessário trocar o estofamento. Ao renovar superfícies macias, às vezes é suficiente simplesmente alterar o tecido decorativo. Porém, na maioria das vezes, as avarias internas ficam escondidas sob a tampa, o que requer grandes reparos.
Quais características das cadeiras devem ser levadas em consideração durante a restauração?
Antes de prosseguir com o reparo, é importante determinar o tipo de cadeira, sua finalidade e características de design. É necessário avaliar os danos visíveis e tentar prever os prováveis danos internos. Esses dados nos ajudarão a entender quais ferramentas e materiais serão úteis para nós. Várias classificações serão discutidas abaixo.
Por nomeação, os seguintes grupos são distinguidos:
- Para casa. Este grupo inclui cadeiras para a cozinha, sala, escritório e outras divisões. Na maioria das vezes, eles são universais e são usados em qualquer cômodo do apartamento;
- Para a rua na maioria das vezes os modelos são feitos de plástico e polímeros. Existem exemplos de cadeiras de madeira ao ar livre, mas devem ser tratadas com impregnações resistentes à umidade;
- Escritório as cadeiras são móveis, têm encosto e, por vezes, apoio para os braços, estão equipadas com regulagem de altura;
- Barra as cadeiras têm até 80 cm de altura, com ou sem encosto. O assento de um banco de bar é geralmente redondo; a disponibilidade de estofamento depende do modelo.
De acordo com o método de fabricação da estrutura, existem tais cadeiras:
- Carpintaria cadeiras - as mais fáceis de fazer, que eram feitas nas aulas de mão-de-obra na escola;
- Cinzelado - assim denominado porque todos os elementos de seção transversal circular são feitos em uma máquina;
- Dobrado as cadeiras são feitas em equipamentos especiais. A madeira é vaporizada, moldada e seca;
- Elenco ou modelos estampados são feitos de metal ou plástico.
Por tipo de assento, as cadeiras são divididas nas seguintes opções:
- Difícil. São modelos sem piso;
- Semi-macio. Incluem cadeiras sem bloco de molas com almofada de espuma de 2 a 4 cm;
- Cadeiras macias. Para maior elasticidade, são equipados com molas e uma camada de espuma de borracha, cuja espessura média é de 3-5 cm.
Pela presença de apoios de braços:
- As cadeiras com apoio de braços podem ser duras ou macias com estofamento em couro ou tecido.
Removendo estofamento antigo e inspecionando a estrutura
A etapa inicial da constrição da cadeira é a sua desmontagem. Ao desmontar cada detalhe, lembre-se e observe onde estava, isso facilitará a montagem do produto acabado. O primeiro passo é remover o assento, para isso é necessário remover todos os fixadores (parafusos, pregos, grampos, placas de metal). O encosto é desmontado da mesma forma, se houver.
Depois disso, você deve inspecionar a estrutura da cadeira em busca de danos ocultos, rachaduras, conexões soltas, verificar o estado das molas, que se tornaram inutilizáveis, são facilmente substituídas por fita de juta. Em seguida - a divisão do assento e encosto: removendo os grampos e removendo cuidadosamente o tecido de acabamento e o enchimento. Jogá-los fora imediatamente não vale a pena, pois é fácil fazer um padrão com eles e medir o consumo aproximado de tecido. A base de madeira compensada deve ser limpa de restos de espuma de borracha e cola, se estiver rachada, em seguida, corte uma nova. A próxima etapa é a preparação de materiais e ferramentas.
Como escolher os materiais?
Tendo estimado o escopo do trabalho, você pode prosseguir com a compilação de uma lista de materiais. A troca do estofamento geralmente requer o uso dos seguintes materiais.
Tecido para estofamento
A escolha do estofamento depende inteiramente do gosto do mestre e das características internas. Mas existem algumas nuances: nem todo tecido é adequado para a constrição de cadeiras em casa.
Portanto, você precisa seguir algumas diretrizes:
- O aspecto estético da futura capa deve ser combinado com praticidade; variantes com cheiro forte e desbotamento devem ser evitadas. Provavelmente, um corante tóxico de baixa qualidade foi usado na produção.
- Um tecido espesso e felpudo ajudará o iniciante a esconder manchas no estofamento. Ao mesmo tempo, ao cortar peças, é importante levar em consideração a direção da pilha. Se nos esquecermos deste recurso, a cor das peças no produto final pode ser diferente.
- Para economizar no consumo de tecido, você deve preferir um material liso com um pequeno padrão abstrato. Esta textura e textura permitem que você coloque padrões de forma econômica, em qualquer direção.
- Se o destaque do seu design for um desenho ou um ornamento grande, prepare-se para comprar mais tecido. Neste caso, ao cortar, a direção das linhas é importante. A incompatibilidade do padrão nos assentos e nas costas se destaca nitidamente e parece desleixada. Por exemplo, se a faixa vermelha se tornar azul acentuadamente ou se os detalhes do ornamento forem deslocados uns em relação aos outros.
- Ao escolher estofamento decorativo, considere o propósito da cadeira. Por exemplo, para cadeiras de cozinha, escolha um material durável e fácil de limpar.
- O estofamento com couro sintético dará solidez ao móvel, mas não será muito mais durável do que outros tipos de tecido.
Essas dicas não implicam em uma escolha limitada.
Os tipos de tecidos para estofamento podem ser variados:
- O tecido mais comum na produção de móveis estofados é tapeçaria... Este tecido é de duas camadas, tem uma textura e uma textura ricas. Mas ela conquistou os moveleiros não só com beleza, mas também com resistência, durabilidade e praticidade. É lavável e não desbota ao sol. A tapeçaria possui propriedades antiestáticas, por isso a poeira não se acumula em sua superfície.
- Outra opção popular é Chenille... Este é um tecido bonito e acessível feito de fios de chenille fofos. O tecido trançado com esse fio torna-se volumoso e ao toque é macio e aveludado. A utilização dos fios de chenille em vários tipos de tecelagem (tapeçaria, jacquard, cetim) permite obter texturas interessantes e a combinação de várias cores (por vezes chega a dezoito) cria padrões únicos. A melhor opção para transportar cadeiras em casa são as amostras de composição mista. A presença de fibras artificiais aumenta a resistência ao desgaste do tecido. A principal desvantagem do chenille é a higroscopicidade: manchas de água permanecem nele e sua deformação é provável, portanto, não é adequado para cadeiras de cozinha.
- Rebanho É um análogo artificial de veludo. Atende a todos os requisitos para estofamento de tecido: aparência agradável, durabilidade, facilidade no cuidado (fácil de limpar com água), não tem medo de garras de animais.
- Velours - um dos tecidos para estofamento mais caros e pouco práticos, aveludado ao toque, espetacular, mas se desgasta rapidamente. Adequado para móveis raramente usados.
- Puxando a cadeira Couro genuíno, você obterá algo prático por muitos anos. Mas esse material é bastante caro, por isso é oferecida ao consumidor a imitação de couro sintético: couro ecológico e dermantina. O couro sintético adotou as características externas do couro verdadeiro, mas é de qualidade inferior. O estofamento em couro sintético irá suportar de 2 a 5 anos, dependendo da intensidade de uso. Talvez, a constrição do couro ecológico aumente um pouco a vida útil.
Filler
Para a constrição de cadeiras estofadas em casa, a escolha do enchimento não é tão grande: inverno sintético ou espuma de borracha. Tendo se estabelecido em um poliéster de acolchoamento, preste atenção à sua cor e cheiro. Um tom diferente do branco, assim como a presença de odor pungente, indicam o uso de matéria-prima de segunda categoria ou tóxica na produção. Verifique a estrutura e a resistência do material. Uma tela de espessura e densidade irregulares, que é fácil de rasgar com as mãos, definitivamente não funcionará. A espuma de borracha adequada é fácil de distinguir por sua estrutura: quanto menores as bolhas, maior a densidade e a qualidade. Para não ser enganado pelo vendedor, certifique-se de que, ao ser pressionada, a amostra não emite som de estalo (trata-se de células fechadas artificialmente rompendo).
- Se a cadeira for de mola, você pode precisar de fita de juta. Pode substituir molas gastas.
- Elementos para decoração: fitas, rendas, cordões, botões e outros.
- Papelão ou papel grosso para padrões.
- Primer, tinta, verniz ou mancha para a moldura.
- Folha de madeira compensada.
- Cola PVA.
Preparação de instrumentos
As seguintes ferramentas são úteis:
- Grampeador de móveis com grampos ou martelo com pregos de móveis;
- Chave de fenda, alicate, alicate, alicate de corte;
- Fita métrica, tesoura, régua;
- Linha de costura forte (Titan recomendado)
- Máquina de costura.
Processo de substituição passo a passo
- Reparação de quadros. O revestimento antigo é removido, todas as rachaduras detectadas durante a inspeção são cuidadosamente coladas, os cavacos são betumados. As juntas soltas são seladas, por exemplo, por uma cunha inserida e, adicionalmente, fixadas com cola. As molas com defeito são removidas e tiras de juta são fixadas em seus lugares em um padrão xadrez. Se o fundo for de compensado, dependendo da condição, ele pode ser trocado por um novo ou limpo dos restos de cola e enchimento. A moldura é revestida com tinta, verniz ou mancha, ou se utiliza uma das técnicas modernas de decoração. Para que o novo revestimento dure mais, a superfície deve receber um primer antes da pintura. O primer branco é adequado se for usar tinta, o incolor permite preservar o padrão da madeira, portanto é adequado para envernizamento. Após a secagem do primer, a superfície é lixada e pintada em pelo menos 2 camadas.
- Enquanto a moldura seca, Reestofamento do assento... O primeiro passo é cortar peças de tecido e espuma de borracha.Se o estofamento antigo não puder ser usado como gabarito, será feito um padrão de papelão. Para fazer isso, circule a base de madeira compensada e adicione 2-4 cm para permitir. O enchimento é cortado com uma faca. Em seguida, um padrão de tecido é feito de acordo com o mesmo padrão. Lembre-se de que não são permitidos desalinhamentos e inconsistências no padrão. Ao cortar tecidos, deixe uma margem de costura de 10 cm.
- Próxima Etapa - capa de assento... Se o assento for uma peça separada, o enchimento é colado na parte superior da base. Quando a cola secar, espalhe o tecido do estofamento do avesso e cubra com o assento lateral de espuma. Certifique-se de que a base esteja posicionada corretamente em relação ao padrão ou desenho. Pregue sequencialmente as bordas do tecido na base usando uma pistola de móveis (incrementos de 1 a 2 cm), tentando evitar grandes dobras. Esta etapa é difícil de concluir sozinho, porque o tecido deve ser esticado de maneira justa e uniforme em todos os lados. É importante observar o "meio-termo" aqui: se muito apertada, a espuma de borracha se deforma e se desgasta mais rapidamente. Apare o excesso de tecido. Se o assento for indissociável da armação, então todas as manipulações são realizadas imediatamente na cadeira, enquanto, se houver molas, é aconselhável fechá-las com um pano denso, por exemplo, serapilheira, e colocar o enchimento por cima isto.
- A próxima é a parte de trás. As etapas são quase idênticas à etapa anterior. Antes de embainhar a parte de trás fixada, arraste-a com linho de juta, cubra com serapilheira e prenda o enchimento. Se você quiser decorar as costas com um laço de carruagem, faça furos na borracha de espuma e no tecido onde os botões da mobília serão inseridos.
Todas as etapas acima também são aplicáveis quando a cadeira a ser restaurada não tinha originalmente um assento macio.
Montagem e acabamento
Todas as peças estão prontas, então você pode começar a montar. Se, ao desmontar a cadeira, foi gravado e anotado o que e como deve ser fixado, então não haverá problemas. Basta colar todas as peças e aparafusar na ordem inversa. Agora falta terminar e decorar o produto acabado. A parte traseira feia das costas deve ser coberta com um pano, costurando cuidadosamente ao longo da borda. O fundo também deve ser escondido. As costuras podem ser decoradas com tranças ou pregos decorativos de móveis, rendas ou até contas. Tudo depende da sua imaginação.
Exemplos e variantes
Os métodos tradicionais de restauração foram descritos em detalhes acima, mas ninguém cancelou a criatividade. Se você tiver alguns cintos de couro desnecessários, use-os para estofamento. Eles precisam ser entrelaçados na forma de uma cesta e fixados por baixo com parafusos auto-roscantes. Resultados interessantes podem ser obtidos usando a técnica do patchwork. O principal é que as características do tecido das abas atendam aos requisitos do tecido para estofamento. Para um interior mais rígido, você pode usar manchas de cores pastel. A estrutura pode ser trançada com barbante em vez de tingir. Alguns artesãos chegam a tecer assentos com cordas grossas e fortes.
Saída
Resumindo, podemos dizer que puxar uma cadeira velha com as próprias mãos é uma tarefa totalmente exequível.
O principal é seguir algumas regras:
- Ao desmontar, é importante observar a ordem e as características das peças de fixação;
- A escolha do material depende da finalidade da cadeira. Em qualquer caso, é melhor dar preferência a tecidos universais;
- É aconselhável avaliar a qualidade do enchimento antes da compra, e não depois de uma semana, quando a cadeira voltará a ceder;
- Vaidade e pressa em tal trabalho são supérfluas. Cada etapa deve ser pensada e executada com cuidado.
Você encontrará uma aula magistral sobre como puxar uma cadeira no próximo vídeo.
Multar!
O comentário foi enviado com sucesso.