Cadeiras ortopédicas para crianças em idade escolar
A idade escolar é um período especial na vida de uma criança. A partir do momento em que o bebê foi para a escola, começa a carga principal em sua coluna. O perigo está no fato de o aluno passar muito tempo sentado, o que não é natural e, portanto, insalubre.
A compra de uma cadeira ortopédica, neste caso, é uma medida forçada que visa reduzir a carga de choque no corpo. Esses móveis são únicos e apresentam uma série de características e vantagens.
Peculiaridades
A cadeira ortopédica do aluno é um móvel especial que possui uma estrutura peculiar e não se parece com uma cadeira comum. Uma característica distintiva desse tipo de mobiliário é o foco na correção da postura. Este não é um móvel para uma sessão confortável: a cadeira ortopédica tem formato rígido e não se ajusta ao usuário. Ele força a criança a assumir a única posição correta para a coluna.
A necessidade desse mobiliário se deve ao fato de os alunos se movimentarem pouco, assumindo posturas erradas: de manhã na escola, em casa para as aulas. Porém, se ainda houver oportunidade de mudar de posição em casa, na escola os movimentos durante a aula são limitados. Aqui está o perigo: a espinha congela na posição errada e é forçada a sofrer, sentindo uma carga enorme.
Um complemento ao problema é o mobiliário escolar, que é inconveniente e não se adequa a diferentes alturas e estruturas para as crianças. A única coisa que distingue as cadeiras escolares é que podem ter duas posições de altura, que podem ser alteradas aparafusando os parafusos nas ranhuras mais altas. No entanto, não há benefício nisso: o formato das cadeiras não atende às exigências do corpo, enquanto a criança sofre.
A tarefa da cadeira ortopédica é proporcionar ao aluno o máximo benefício, para reduzir a curvatura das costas. Freqüentemente, na escola, as crianças ficam sentadas de tal forma que precisam virar de lado para ter uma melhor visão do tabuleiro. Esse fator geralmente leva a uma postura inadequada. A porcentagem de crianças saudáveis hoje é mínima.
A cadeira útil é uma ferramenta no combate às doenças do aparelho músculo-esquelético, é selecionada individualmente para cada criança, tendo em conta as características da idade.
A cadeira ortopédica do aluno é uma peça funcional de mobiliário.
Dependendo do modelo, é capaz de:
- ser a prevenção de doenças da coluna;
- descarregar a coluna, aliviando a tensão muscular;
- para formar uma caligrafia bonita e compreensível;
- normalizar a circulação sanguínea;
- aliviar dores nas costas, cintura escapular e cabeça;
- aliviar a dormência dos membros.
Este produto é usado por muito tempo: até a criança se formar na escola. Se escolhida corretamente, desde cedo, o aluno se sentará corretamente, de maneira uniforme, não importando o tipo de cadeira que haja na escola. A tarefa da cadeira ortopédica é garantir a posição correta do encosto: acostumada com móveis de efeito ortopédico, a postura do aluno ficará bonita e correta.
A cadeira ortopédica para escolares tem muitas vantagens. Ele:
- possui uma rica gama de modelos, que se distingue pela funcionalidade, que permite escolher um produto com um conjunto de complementos importantes (rodízios, apoios para os pés);
- dependendo do modelo, possui encosto e posição do assento reguláveis;
- ajuda a manter o tônus muscular necessário;
- forma uma linha reta da coluna, fornecendo oxigênio aos órgãos pélvicos;
- é uma construção sólida e confiável que permite uma montagem profissional, portanto é segura para uma criança;
- conveniente e fácil de usar, ajusta-se aos parâmetros individuais da criança;
- tem recomendações positivas de especialistas ortopédicos;
- distingue-se pela fiabilidade dos apoios, devido aos quais não cai, não se inclina para os lados, não cria tensões adicionais;
- possui componentes anatômicos que repetem a forma correta das costas e proporcionam uma posição confortável com descarga dos órgãos genitais, sobre os quais é criada a pressão máxima;
- tem um design diferenciado, levando em consideração o gênero e os gostos das crianças;
- é uma mobília estilosa que se encaixa harmoniosamente no interior do quarto das crianças;
- Freqüentemente, é vendido completo com uma mesa que é corretamente ajustada em altura e combinando em estilo;
- dependendo da complexidade do projeto, difere em um preço diferente, o que permite aos pais escolher a opção mais ideal, levando em consideração as recomendações de especialistas e o orçamento previsto para a compra.
Nem todo modelo em exibição em uma loja vale a pena comprar. Apesar da grande variedade de marcas, nem todos os produtos levam em consideração as capacidades físicas das crianças. Alguns produtos proporcionam a redistribuição da carga de choque da parte de trás até os joelhos, o que nem toda criança consegue suportar. Esses corretores são uma medida preventiva bastante difícil e, muitas vezes, simplesmente ficam parados no canto da sala: é impossível apoiar-se de joelhos por muito tempo.
Nem sempre é possível comprar o que você gosta: se o preço das opções de orçamento é de cerca de 3.000 rublos, as variedades ergonômicas de fabricantes importados costumam assustar os compradores com um preço de 20.000-30.000 rublos. Acontece que quanto melhor a cadeira e quanto mais correta sua forma, menos acessível ela é.
E a questão não está em absoluto na funcionalidade: a forma do encosto e do assento é diferente. É mais simples em modelos baratos e curvado em modelos caros.
Visualizações
Graças a desenvolvimentos modernos e novas tecnologias, o sortimento apresentado é diversificado. Modelos infantis, que aliados a um complexo de exercícios físicos, podem aliviar os alunos de doenças nas costas, repetir as curvas do corpo e ter diferentes reguladores.
Eles são convencionalmente divididos em três grupos de idade:
- modelos para alunos do ensino fundamental (6 a 8 anos);
- opções de ensino médio (9 a 12 anos);
- dispositivos para adolescentes (12-15 anos e mais velhos).
Os principais componentes de cada modelo são a estrutura, encosto, assento, pernas e rodízios giratórios. Alguns produtos são equipados com roletes adicionais, possuem um recorte para os joelhos e diferentes posições dos apoios para os pés. Na maioria dos produtos, a base é bastante maciça: portanto, a cadeira adere bem à superfície do piso, ela não tomba se for tocada acidentalmente.
Uma característica distintiva de muitos modelos infantis de cadeiras ortopédicas é a ausência de apoios de braço. Este componente é apropriado para adultos, mas nas variedades infantis é prejudicial, uma vez que a posição das mãos nos apoios de braço leva a uma elevação da cintura escapular e a torção para trás.
Todos os modelos existentes são de dois tipos: clássico e ergonômico.
O primeiro inclui as variedades usuais (modelos de planta de escritório com encosto anatômico localizado próximo às costas da criança e assento macio). Podem ser articuladas ou sem rodas, diferem no tipo de material do estofamento. Almofadas ortopédicas de vários formatos são frequentemente adicionadas para obter os melhores resultados. O clássico se distingue por um menor efeito ortopédico.
Por fora, são muito mais simples do que as cadeiras ergonômicas, mas a funcionalidade é quase a mesma: dobradiças, apoios para os pés, almofadas, ajuste de altura do encosto do banco. O encosto é ajustável em ângulo de inclinação.O número de apoios de pernas varia de um a dois, podem ser retangulares clássicos ou circulares, necessários para melhorar a circulação sanguínea nas extremidades inferiores.
Uma variação interessante é o modelo com encosto duplo, que consiste em duas metades, divididas no centro da haste do quadro. Cada metade é curva simetricamente, seguindo as curvas das costas da criança.
Tais produtos estão incluídos no grupo de modelos de transformadores ou cadeiras de crescimento: o encosto sobe livremente, abaixa, fixando na altura desejada da haste, e também é ajustável em inclinação.
Os modelos de planos ergonômicos são de três tipos:
- joelho- - construção com ou sem encosto com apoio nos joelhos (a criança fica perpendicular ao chão, enquanto ela apóia os joelhos em um travesseiro especial, e os pés são apoiados e posicionados nas laterais da cadeira) ;
- selim - um modelo com funcionalidade diferente, cuja diferença é a forma do assento, que lembra um selim: é levantado na frente e rebaixado nas laterais (a posição da criança não difere de se sentar em uma cadeira clássica);
- equilibrando - uma estrutura de balanço ou uma cadeira de balanço móvel, de um lado da qual existe um pequeno assento, do outro - duas almofadas de joelho (a variedade não tem encosto, o correto posicionamento do encosto é garantido pela necessidade da criança constantemente equilibrar e treinar o aparelho vestibular).
Materiais (editar)
A cadeira ortopédica infantil é uma abordagem moderna para cuidar da saúde e da postura da criança. Diferentes matérias-primas são utilizadas na produção de modelos para escolares. Os materiais mais relevantes são metal, madeira e plástico. Além deles, são utilizados tipos modernos de preenchimentos com efeito ortopédico (por exemplo, espuma de poliuretano), de alta elasticidade e resistência ao enrugamento.
Os materiais são divididos em casco e materiais de acabamento. A base consiste em metal (principalmente aço) ou madeira. Os componentes de madeira são úteis como guias, corpo, base e suportes. A desvantagem é menos conforto: muitas vezes esses designs não têm apoios para os pés macios na forma de travesseiros macios.
O plástico é um elemento auxiliar, complementando a estrutura básica. É utilizado em apoios de braços, alavancas de ajuste, para fecho de fulcro e rodízios.
Ele oculta a estrutura da cadeira na base e no ponto de conexão com o ponto de apoio. Não pode ser chamado de particularmente durável, pois em alguns casos, com esforços mecânicos significativos, pode se desprender parcialmente das partes principais.
Têxtil ou couro é usado para estofamento. Para as crianças, os ingredientes naturais ou sintéticos de alta qualidade são usados com mais frequência. O couro natural é uma matéria-prima prática. Esses produtos são mais caros, porém, mais fáceis de manter e parecem mais apresentáveis. Se a compra for planejada há vários anos, esta é a opção mais lucrativa: a superfície é resistente a arranhões, qualquer sujeira pode ser removida dela.
As soluções de cores dos modelos de cadeiras ortopédicas para crianças em idade escolar aderem a tons monocromáticos suaves. Nas linhas você encontra produtos para meninas e meninos, que se apresentam nas tonalidades correspondentes da paleta de cores. Além do rosa e do azul, a prioridade é azul, verde, laranja, areia e marrom. Alguns produtos estão disponíveis com estofamento preto.
Vale destacar um traço característico: uma cadeirinha para aluno do ensino fundamental é mais alegre e executada em tons claros, um produto para aluno do ensino fundamental e médio parece uma versão aprimorada de escritório em cores escuras.
Principais marcas e modelos
O mercado moderno de produtos ortopédicos é representado por diversas marcas.
Os modelos mais interessantes e funcionais são oferecidos pelas empresas:
- Duorest - produtos patenteados de nova tecnologia para escolares com encosto duplo móvel, proporcionando fixação confiável das costas sem apertar os discos vertebrais, atendendo aos padrões internacionais e requisitos de segurança (cadeiras ortopédicas caras que são populares na Austrália, Japão e EUA);
- Mealux - produtos da marca taiwanesa, equipados com todos os tipos de regulagem de produtos em altura e ângulo de inclinação, com características de alta qualidade e desempenho (produtos para crianças de diversas idades, desde a primeira série até os graduados);
- Moll - construções ortopédicas de fabricante alemão para crianças do ensino fundamental e médio, que se distinguem pela ergonomia da forma, simplicidade do mecanismo de ajuste e confiabilidade, projetadas para diferentes tez e pesos de crianças a partir de 100 kg (modelos elegantes em cores agradáveis).
Como escolher?
A escolha de uma cadeira ortopédica para um aluno não pode ser baseada apenas em indicadores externos. Esse produto é comprado por recomendação de um cirurgião ortopédico, levando em consideração os indicadores médicos. Não se deve tratar os móveis como um comprimido: não cura a doença, mas corrige a posição das costas, portanto, o efeito é visível. No entanto, se você não fizer nada além da cadeira, seus benefícios serão minimizados. Este não é um móvel mágico: além de sentar, você precisa se movimentar muito e fazer exercícios especiais.
Depois de pesar todos os prós e contras, vale a pena considerar:
- o modelo importa - deve ser com as costas, de preferência rígidas e antiderrapantes a cada toque da criança;
- a segurança é um fator chave: a cadeira deve ser feita de matérias-primas ecológicas, sem adição de componentes nocivos de corantes (o indicador é a ausência de odor pungente);
- a fiabilidade e durabilidade do produto são garantidas por uma estrutura robusta: o aço ou o alumínio são uma prioridade;
- vale a pena considerar o número de pontos de apoio: o ideal é que sejam pelo menos cinco deles, sendo melhor que sejam dotados de trava de rotação e movimento, além de trava de roda;
- é importante pensar na praticidade: o estofamento da cadeira deve ser fácil de limpar, pode ser enxugado com pano úmido e resistente a danos mecânicos acidentais (prioritariamente couro genuíno ou tecido denso com capa adicional substituível);
- o sistema de ajuste deve ser simples para que, se necessário, você possa fazer ajustes às características fisiológicas do seu filho com as próprias mãos;
- a comodidade do modelo é verificada pelo método de "encaixe": deve ser feito na loja, ajustando o aparelho para a criança (se o aluno se sentir desconfortável, isso o poupará de desperdícios desnecessários e permitirá que ele faça o escolha certa na direção de outro modelo);
- o tipo certo de assento - uma superfície ligeiramente curva com uma borda frontal ligeiramente inclinada e perfeitamente macia, 50 cm de profundidade.
Cinco regras do melhor modelo:
- as pernas da criança não devem deslizar para baixo da cadeira (é necessário um apoio para os pés);
- a idade deve ser indicada no rótulo;
- a frouxidão da estrutura é excluída: ela deverá ser constantemente apertada;
- o ângulo entre a perna e a coxa deve ser correto (não pode ser ajustado independentemente);
- o produto é adquirido com a criança, atendendo aos seus desejos.
Antes de comprar, é importante estudar as características de um modelo específico de que você goste. Isso vai revelar seus pontos fortes e fracos e compreender o grau de adequação para crianças de diferentes idades (primeira série, adolescentes) e saúde (paralisia cerebral, distúrbios posturais, escoliose).
É preferível comprar uma cadeira escolar ajustável em altura com apoio para os pés. Para não lamentar a qualidade do produto, é importante percorrer as avaliações de compradores reais sobre o produto selecionado. O modelo deve ser o mais confortável e útil possível.
Neste vídeo, você encontrará uma revisão comparativa de cadeiras ortopédicas para estudantes.
O comentário foi enviado com sucesso.