Cadeiras de design - móveis de luxo para casa e jardim
As cadeiras são consideradas um atributo familiar em quase todas as salas. Basicamente, esse tipo de mobiliário apenas complementa o design da sala, sem focar em si mesmo. Cadeiras de design são uma exceção: móveis de luxo para casas e chalés de verão são uma verdadeira obra de arte.
Os modelos de design não só complementam o interior, como também conferem ao ambiente uma certa individualidade, que valoriza o bom gosto do proprietário de tais móveis.
Visualizações
Atualmente, existem muitos modelos diferentes de cadeiras, diferindo em design, finalidade e outros elementos individuais.
Os modelos a seguir são diferenciados por finalidade.
- Para o escritório;
- Para casa;
- Cozinha;
- Para a sala de estar;
- Para o quarto;
- Para dar;
- Para a sala de jantar;
- Para jardim e varanda;
- Para o bar e assim por diante.
No escritório, via de regra, são utilizados produtos de diversos modelos para funcionários, visitantes e gerente. Os móveis para funcionários têm um design clássico e pouco cativante. Basicamente, esses produtos são revestidos com material macio e possuem um mecanismo de levantamento.
A cadeira executiva tem dimensões mais impressionantes. Estas cadeiras são feitas de materiais caros e de alta qualidade. O design do produto pode ser rigoroso e lacônico, assim como do autor original - tudo depende das preferências do proprietário do móvel.
Existem também modelos de móveis universais que cabem em uma sala para quase qualquer finalidade. Nesse caso, é importante apenas escolher um produto com o design correto.
Para doar, um produto adequado seria um modelo feito de plástico ou teca sólida. Estas cadeiras são resistentes à umidade e podem ser usadas tanto em ambientes internos como externos.
Os modelos de jantar para a cozinha devem ter não apenas um design atraente, mas também um design confortável. Esses modelos são feitos principalmente de madeira ou plástico. As cadeiras da cozinha geralmente têm assento e encosto acolchoados. Os modelos de barras diferem de todos os outros principalmente na altura: podem ser significativamente mais altos do que as cadeiras padrão.
As cadeiras de design são divididas nos seguintes tipos.
- Todo;
- Dobrável;
- Empilhável;
- Dobrável.
Móveis sólidos são considerados mais duráveis e confiáveis em comparação com móveis dobráveis. A diferença entre esses modelos está no método de fixação das peças: os produtos monobloco possuem uma estrutura homogênea inseparável e os elementos das estruturas colapsáveis são fixados entre si por meio de parafusos e porcas.
Cadeiras empilháveis são fáceis de guardar. Esses itens podem ser empilhados na mesma pilha, que juntos não ocuparão mais espaço do que uma dessas cadeiras.
O mecanismo do modelo dobrável dobra como uma tesoura e, durante o armazenamento, ocupa mais espaço do que os produtos empilhados.
Os modelos de design diferem nos seguintes elementos:
- Assentos;
- Apoios de braço;
- Quadro.
Os modelos ortopédicos devem ser anotados separadamente.
Os assentos das cadeiras diferem no grau de rigidez, assim como os apoios de braço (existem modelos sem apoio de braço). O quadro tem diferenças de material e método de fabricação. Os modelos ortopédicos pertencem a um tipo separado de cadeiras de design.
Esses produtos têm um efeito terapêutico em uma pessoa e são os principais responsáveis pela formação da postura correta.
Materiais (editar)
As cadeiras de design são feitas de uma ampla variedade de materiais (geralmente combinados). A resistência e confiabilidade do móvel dependerão do material selecionado e de sua qualidade. Cadeiras de contraplacado ou madeira são modelos clássicos para a sala de estar. Cadeiras de madeira podem criar uma atmosfera de conforto na sala.
Pelo tipo de produção, eles podem ser os seguintes.
- Colado de verniz.
- Dobrado. Com este método de fabricação, a madeira é primeiro vaporizada, dobrada e depois seca de uma determinada maneira.
- Marceneiros. Esses produtos são feitos de pedaços de madeira, unindo-os entre si por meio de gavetas.
- Wicker. Feito de videira ou rattan.
Modelos de plástico foram originalmente usados em locais públicos e hotéis. Atualmente, os produtos de PVC são freqüentemente encontrados em apartamentos. À primeira vista, o plástico transparente parece vidro. Tal modelo não preencherá visualmente muito espaço e será uma excelente solução para uma pequena cozinha. Cadeiras de metal são mais duráveis e maciças.
Os fabricantes costumam combinar metal com plástico ou madeira, o que pode reduzir o peso do produto e diluir a aparência rígida.
Dimensões (editar)
A altura padrão da cadeira depende de sua finalidade e tem os seguintes parâmetros.
- Cadeiras para o interior - 45-55 cm;
- Cadeiras semi-bar - 65-70 cm;
- Cadeiras de barra - 75-80 cm.
O tamanho mínimo dos assentos é de 40 cm. Ao contrário dos modelos convencionais, as cadeiras de design podem ter formas e tamanhos não padronizados.
Cor
Os designers utilizam uma grande variedade de soluções de cores na fabricação de cadeiras, a escolha da cor depende apenas do papel que o produto irá desempenhar no design da sala. Para criar contraste, a cor da cadeira deve ser brilhante e distinta dos tons básicos usados no design.
Se o modelo se tornar um objeto invisível na sala, não distraindo a atenção para si mesmo e ao mesmo tempo em harmonia com outros elementos de decoração e móveis, modelos ou cadeiras transparentes, cuja tonalidade se aproxima da cor das paredes, seja uma boa opção.
Em uma sala feita em cores suaves, cadeiras de tons suaves (branco, bege, rosa claro, azul claro) ficarão mais harmoniosas. Móveis em tons pastel complementarão a atmosfera calorosa geral da sala
Estilo
Os modelos de design podem ser feitos em uma ampla variedade de estilos - do clássico ao moderno. Os produtos de estilo industrial são feitos de metal. Este modelo parece bastante áspero, mas ao mesmo tempo é muito confortável e durável.
As cadeiras nos estilos vintage e provençal são feitas de madeira e costumam ter estofamento macio. A estrutura de madeira do produto costuma ser envelhecida artificialmente, o que não afeta a resistência e a confiabilidade da cadeira. Os modelos clássicos são versáteis e adequados em quase todos os interiores.
O mobiliário de alta tecnologia distingue-se por formas não padronizadas e soluções de cores originais. Na manufatura, são utilizadas combinações de uma variedade de materiais.
Decoração
Cadeiras de design não podem ser feitas apenas por designers renomados. Você pode criar um modelo exclusivo com suas próprias mãos. Uma das maneiras mais fáceis de implementar as idéias do autor é decorar móveis prontos. O tecido é frequentemente usado para decorar o assento e o encosto de uma cadeira. Em primeiro lugar, é dada preferência a tecidos duráveis e confiáveis. Se a cadeira se tornar um elemento decorativo separado, a escolha pode ser feita em favor do tecido de seda. Além disso, o estofamento da cadeira pode ser decorado com miçangas ou fitas.
É importante notar que uma variedade de materiais podem ser usados para decorar a cadeira - tudo depende da sua imaginação.
Projeto
O número de modelos de cadeiras de design é tão grande que basta escolher a opção certa para qualquer design de sala. Além disso, móveis de design podem ser feitos sob encomenda.
Nem todos os produtos de design são universais e adequados para todos os tipos de espaços. Para design de estilo campestre, o uso de cadeiras de plástico será inapropriado. Mesmo os móveis de plástico mais caros e atraentes vão quebrar esse design de interiores.
As cadeiras de madeira são muito versáteis. Esses produtos têm uma aparência harmoniosa no interior de um tipo clássico e no design provençal, mas podem prejudicar os estilos de alta tecnologia ou modernos. Além disso, para o estilo provençal, os modelos de metal serão uma excelente opção, o que irá enfatizar o requintado interior do quarto. Para estilos modernos e de alta tecnologia, móveis lacônicos feitos de metal ou plástico são adequados. A desvantagem de tais produtos pode ser chamada de serem bastante frios e resistentes.
Ao projetar uma sala, às vezes eles recorrem a soluções não padronizadas.
É permitido combinar cadeiras de diferentes estilos e cores na mesma sala, o que não é uma tarefa fácil, que muitas vezes só pode ser concluída com a ajuda de um designer.
Como escolher?
Ao escolher um modelo adequado, em primeiro lugar, deve confiar na finalidade e no interior da divisão a ser decorada. Móveis selecionados incorretamente podem atrapalhar a harmonia no design do ambiente. É importante determinar o papel que a cadeira de design terá no interior: ela assumirá o papel de um sotaque ou se tornará um objeto discreto na sala.
Nuances adicionais na escolha são os indicadores quantitativos e qualitativos do produto.
- Altura;
- Profundidade;
- Largura;
- Rigidez;
- O peso.
A altura padrão do assento pressupõe que as pernas da pessoa (dobradas em um ângulo de 90 graus) devem repousar no chão. A profundidade do assento deve ser de pelo menos 45 cm. A largura ideal do assento é 40 cm. A conveniência e o conforto da operação de um produto em particular depende do grau de rigidez do assento.
Os modelos de pequena massa são fáceis de mover, mas os produtos de grande porte parecem muito mais sólidos e são mais seguros de usar.
Vantagens e desvantagens
Uma das principais vantagens dos móveis de design é a exclusividade e a aparência original. Esses produtos têm valor estético e refletem o gosto e o mundo interior do proprietário. Cada modelo de design é único. Apenas materiais de alta qualidade são preferidos para a fabricação.
A principal desvantagem do mobiliário de design é o seu alto custo.
O preço se deve não só ao uso de materiais caros, mas também à exclusividade do próprio produto. Muitos modelos de design são impraticáveis e servem apenas como uma função de decoração.
Onde é usado?
Para cozinhas de tamanho padrão, cadeiras sólidas leves são uma opção aceitável. Em uma cozinha pequena, os modelos dobráveis são mais convenientes de usar. É importante que a cadeira de jantar seja fácil de cuidar e limpar.
Muitas vezes, os bancos de bar são comprados para a cozinha ou em apartamentos estúdio. Para tal, é necessário que haja um balcão de bar na sala, caso contrário a cadeira será um item a mais no interior. O mobiliário de bar é feito de vários materiais: madeira, metal, plástico.
No país, as cadeiras são utilizadas principalmente para decorar varandas abertas e áreas externas. Esses modelos devem atender a altos requisitos de resistência à umidade e resistência a influências mecânicas e naturais (climáticas). As cadeiras para chalés de verão são feitas principalmente de metal e plástico.
As cadeiras da sala de estar podem diferir significativamente em tamanho dos modelos de cozinha e de exteriores. Cadeiras estofadas de madeira com braços irão enfatizar a elegância e o prestígio do design de interiores. Modelos feitos de metal e plástico são adequados para uso em uma sala de estar em estilos modernos.
Fabricantes famosos e análises
Móveis de design de fabricantes estrangeiros são especialmente populares.
Modelos de cadeiras interessantes foram inventados por muitos designers: os franceses Ervan e Ronan Bouroullechi, Konstantin Grchik da Alemanha, o canadense Frank Gerry e assim por diante.
Móveis de design de produção americana e italiana são altamente valorizados. Na maioria dos casos, os fabricantes dos EUA e da Itália fazem cadeiras de design inteiramente à mão. Esses produtos são muito populares entre os conhecedores de móveis de luxo.
As críticas sobre ela são extremamente positivas, o que não é surpreendente: as cadeiras de design não são apenas originais e esteticamente atraentes, mas também atendem a altos padrões de qualidade.
A alternativa mais barata pode ser móveis da China.
Pelas avaliações, você pode descobrir que as cadeiras de design chinês não são feitas com materiais da mais alta qualidade. Quanto às vantagens de tais produtos, só podemos citar o preço baixo e a aparência original.
Exemplos e opções de sucesso
O modelo de plástico minimalista em amarelo criará um toque de brilho em um interior moderno.
Modelo feito à mão do autor com uma capa de pompons coloridos.
O modelo original em forma de escorpião é um objeto de arte independente no interior da sala.
Uma combinação harmoniosa de cadeiras de design em diferentes tons.
Veja abaixo como transformar uma cadeira velha em um modelo de design exclusivo.
O comentário foi enviado com sucesso.