Fazendo capas de cadeiras com suas próprias mãos

Fazendo capas de cadeiras com suas próprias mãos
  1. Materiais (editar)
  2. Cálculos e medições
  3. Construindo um padrão
  4. Corte e costura
  5. Características do modelo filho
  6. Acabamento adicional
  7. Exemplos e variantes

Uma capa de cadeira pode resolver vários problemas ao mesmo tempo: refrescar o interior, proteger a cadeira da sujeira ou, ao contrário, cobrir arranhões ou outras falhas. Você pode comprar uma versão pronta, mas não é barata, e você terá que escolher um modelo por muito tempo. Portanto, fazer capas de cadeiras com suas próprias mãos é tão popular.

Materiais (editar)

A escolha do material dependerá de muitos fatores. As tampas das cadeiras podem ser usadas para diferentes fins. Você pode costurá-los apenas para as férias e colocá-los nos móveis antes da chegada dos convidados. As capas para todos os dias serão diferentes das de férias, tanto na cor como no estilo.

Além disso, a própria sala desempenha um papel. Se a cadeira for de berçário, pode-se escolher um tecido de cores vivas, para uma sala de design clássico, vale a pena escolher tons claros e nobres, para cozinhas no espírito do country ou provençal - um material em gaiola ou uma flor.

Independentemente da cor, o tecido das capas deve ser:

  • Durável e resistente ao desgaste (as tampas terão que suportar muito estresse).
  • Não esfarele nos cortes, pois mesmo as costuras tratadas de tais tecidos irão se soltar com o atrito constante.
  • Fácil de limpar, não absorvente.
  • Fácil de passar.
  • Coleta de poeira minimamente (por este motivo, lã e tecidos aveludados como veludo sintético, veludo não são adequados para capas).

Esses requisitos são correspondidos ao máximo por:

  • Tecidos de algodão: cetim, sarja, brim, apenas uma tela grossa de algodão.
  • Tecidos espessos e sedosos: cetim, brocado, gabardine de seda.
  • O linho é um tecido liso ou tecido de trama grossa como uma tela.
  • Os tecidos Supplex são tecidos que se estendem igualmente ao longo do fio de ação e ao longo do fio de trama.
  • Tecidos para móveis - floco, microfibra e outros.

Cada um desses materiais possui características próprias.

Algodão As opções são baratas, no entanto, absorvem sujeira e desbotam com rapidez. Uma capa de algodão pode ser costurada na cadeira de uma criança ou da escola - será uma opção de curta duração, mas a pele da criança respirará e o suor será absorvido.

Jeans as coberturas criarão um toque incomum no interior - tais produtos são adequados para interiores rurais, espaços de loft e outros.

Sedoso ao toque, é melhor colocar tecidos brilhantes nas capas cerimoniais. Eles são muito escorregadios e não será muito confortável sentar neles todos os dias. Ao mesmo tempo, as coberturas feitas com esses materiais são bastante duráveis. Esses tecidos caem bem, formando dobras pesadas e lindas, laços.

Linho as opções são duráveis ​​e convenientes, pois o linho tem a capacidade de autolimpeza. As manchas não absorvem muito esse tecido, portanto, os produtos de linho "vivem" mais. O linho cru cru é perfeito para cozinhas ou salas de estar rústicas ou de estilo ecológico. Nesse caso, o material parecerá caro. O linho de acabamento fino, original tingido, é adequado para uma sala de estar em estilo clássico.

Materiais (editar) Suplex bom em que a capa deles pode ser exatamente "posta" na cadeira. Devido à sua alta extensibilidade, assumem qualquer forma. É com esses materiais que são feitas as capas universais pré-fabricadas, adequadas para diferentes modelos de cadeiras e poltronas. Eles parecem menos apresentáveis ​​do que as opções feitas de tecidos naturais. Mas eles são duráveis, não enrugam e são facilmente apagados.

Tecidos para móveis difícil de costurar e cortar. Para trabalhar com eles, você precisa de uma máquina de costura confiável, linhas grossas e uma agulha apropriada.Normalmente, eles são pouco extensíveis e não cobrem, mas essa capa vai se parecer com o estofamento de uma cadeira completa. No cuidado, esses materiais são convenientes porque precisam de limpeza, não de lavagem. Eles podem ser limpos com uma escova diretamente na cadeira - eles podem suportar muitas dessas operações.

O tecido deve combinar com a cadeira. Os tecidos para estofados são mais adequados para cadeiras estofadas que já são estofadas em couro ou tecido e têm algum volume. Materiais caros de seda ou linho não precisam ser usados ​​para estofar cadeiras e bancos de plástico baratos. A melhor maneira de cobrir esses móveis é um tecido de algodão modesto.

Cálculos e medições

Independentemente do modelo de caixa que você escolher para costurar, você precisará medir e registrar:

  • comprimento das costas;
  • largura traseira;
  • comprimento do assento;
  • largura do assento;
  • comprimento do assento ao chão se você quiser cobrir completamente as pernas;
  • comprimento do assento para baixo tanto quanto você quiser.

Se quiser que as pernas fiquem completamente cobertas, por exemplo, com um babado, então você precisa calcular seu comprimento da seguinte forma: na forma acabada, a capa não deve atingir o chão em pelo menos 1 cm. Isso é necessário para que o a cadeira é fácil de mover e a borda inferior da capa não fica suja e não foi danificada.

Vale a pena considerar ao calcular detalhes adicionais, como gravatas, laços, bolsos.

É necessário calcular o consumo de tecido levando em consideração que as peças estão dispostas ao longo da linha de ação. Ou seja, as peças devem ser dispostas com um comprimento paralelo ao encadeamento de compartilhamento (o principal sinal do encadeamento de compartilhamento é a borda, que sempre acompanha o encadeamento de compartilhamento).

Se você planeja fazer um babado ao longo da parte inferior da capa, você deve calcular definitivamente sua largura. As dobras superficiais são obtidas ao calcular 1: 1,5, quando é necessário adicionar metade à largura do folho acabado. Por exemplo, na forma acabada, a largura do babado será de 70 cm, o que significa que para fazer dobras leves é necessário recortar a parte na proporção de 70 cm + 35 cm = 105 cm.

Existem proporções de dobras 1: 2 (em nosso exemplo será 70 + 70), 1: 2,5 (70 + 105), 1: 3 (70 + 140) cm e assim por diante. As dobras mais frequentes e densas são obtidas com layout 1: 4.

Normalmente, as capas de móveis são costuradas com várias camadas de tecido. Ou seja, apenas o material principal - externo - não será suficiente. Definitivamente, você precisará de materiais de amortecimento (inverno sintético, espuma de borracha) e material de revestimento.

Construindo um padrão

As capas das cadeiras vêm inteiras ou separadas. O modelo de uma peça cobre todo o assento e todo o encosto, enquanto as partes do encosto e do assento são costuradas juntas. Uma opção separada é uma capa de encosto e um assento macio com uma saia (babado) de qualquer comprimento. Em princípio, os detalhes de corte para ambas as opções serão os mesmos, com a única diferença sendo se eles serão costurados juntos.

Para uma capa bipartida, você precisa cortar os detalhes da parte superior e do assento. No papel, você precisa construir um detalhe que seja idêntico ao formato do encosto de uma cadeira - pode ser um retângulo ou um retângulo com a parte superior arredondada. Em tamanho, deve ser exatamente como a parte de trás.

Tal parte com margem de costura deve ser cortada do tecido principal, material de acolchoamento (acolchoamento de poliéster) e forro.

Para sentar no papel, é construído um detalhe idêntico ao assento de uma cadeira - quadrado, redondo, trapezoidal. Com folgas, é cortado dos materiais principais, de amortecimento e de revestimento.

O babado é cortado como um retângulo simples do comprimento que você precisa (levando em consideração a margem). Na forma acabada, deve ser igual em largura à soma dos três lados do assento (frontal, esquerdo e direito). Ao construir um padrão, você precisa colocar o material nas dobras de acordo com a fórmula descrita acima.

Para os modelos de uma peça, os detalhes do encosto e do assento são recortados de forma semelhante, apenas a frente das costas e a parte traseira terão comprimentos diferentes, já que a frente será costurada ao assento e as costas simplesmente penduradas . Para opções festivas com laços, são cortados laços triangulares nas costas, que serão costurados nas costuras laterais.

Para quem não está familiarizado com a construção de padrões no papel, existe um life hack - uma técnica dummy.Você precisa colar a cadeira com uma "capa" feita de jornais e fita adesiva. Então - corte em partes. As peças resultantes serão padrões sem levar em conta as margens de costura.

Corte e costura

Uma etapa importante antes do corte é a decapagem do tecido. Esta operação é necessária para evitar o encolhimento do tecido após a lavagem. Se você estiver usando algodão, jeans ou linho que encolherão após a lavagem, certifique-se de desenhá-lo.

Isso é feito assim:

  • molhe um único pedaço de tecido com água;
  • seque naturalmente e passe a ferro com um ferro quente.

Assim, os detalhes terão que ser cortados do tecido já "encolhido", o que significa que o encolhimento adicional não ameaça a futura capa.

Os padrões devem ser dispostos no tecido ao longo da linha compartilhada. Esse layout é sempre menos econômico, mas é necessário fazer exatamente isso, porque a parte cortada ao longo da trama ficará enviesada durante o processo de costura.

Certifique-se de considerar a direção do padrão no tecido!

Se for uma faixa horizontal, todos os detalhes devem ser cortados de forma que as faixas fiquem na horizontal. Se, por exemplo, flores são retratadas no material, todos os detalhes devem ser cortados de forma que as hastes "pareçam" para baixo e assim por diante.

O corte é executado tendo em consideração as margens de costura. Na parte lateral e superior das costas deve-se fazer uma folga - 5 a 8 cm, necessária para que a capa passe na espessura da cadeira. Em todas as outras costuras, é suficiente fazer concessões de 1,5 cm, e ao longo da borda inferior - 3 cm.

Artesãos experientes aconselham você a primeiro costurar uma capa com um tecido barato - um lençol velho ou capa de edredom. Assim, será possível ver com antecedência todos os locais difíceis e corrigi-los.

A tecnologia de costura é individual em cada caso, mas em geral a sequência é a seguinte:

  • Primeiro, você precisa dobrar o material principal e o de revestimento com o lado errado um do outro, colocando-o com um acolchoamento de poliéster, se planejado. As peças podem ser perfeitamente unidas ao longo da borda com pontos à mão ou à máquina para que não se movam. Em seguida - dobre os detalhes das costas com os lados direitos entre si e costure com ponto regular, deixando 1,5 cm da borda. É aconselhável processar o corte à mão com costura "over the edge", overloque ou ponto ziguezague. Se o tecido for sintético e se soltar muito, as bordas podem ser queimadas suavemente com um isqueiro.
  • Se as cordas forem costuradas nas costuras laterais da parte de trás da capa, elas devem ser feitas com antecedência. Os detalhes são dobrados do lado direito uns dos outros, esmerilhados e virados do avesso. É imperativo passar as cordas a ferro para que as pontas fiquem perfeitas. Em seguida, os fios são inseridos nas costuras laterais das costas e costurados com uma costura.
  • Em seguida, a saia é feita. É recortado, o corte inferior é processado com overloque ou zigue-zague, sobremesas de 3 cm são passadas para dentro e fixadas com ponto à máquina. Para opções elegantes feitas de tecidos delicados, você não pode costurar o fundo em uma máquina de escrever, mas consertar essa borda com um adesivo "teia de aranha", que é colado com um ferro. As pregas são colocadas na saia de acordo com a proporção, fixadas no topo com costura manual.

Você pode simplesmente costurar pontos à mão ao longo de todo o gola e depois franzir puxando a linha em ambos os lados. O principal é que em comprimento ele corresponde à soma dos três lados do assento ao qual será costurado.

  • Em seguida, a parte principal e a junta da sede são fixadas juntas. Em seguida, o tecido principal e a almofada do assento são dobrados frente a frente. A saia também é inserida ali, cortada à medida. A costura deve ser fixada com alfinetes e costurada em três lados (esquerdo, direito e frontal). Desaparafuse a peça através do corte não seguro restante.
  • Lasque as partes de trás e de assento, esmerilhe e processe a costura.

Se a saia da capa for longa, é aconselhável não costurá-la na costura do assento, mas costure-a com cuidado na capa acabada por cima.

Características do modelo filho

A capa da cadeira alta é melhor feita de materiais grossos de algodão. O tecido será respirável e fácil de lavar. Ao mesmo tempo, não será uma pena mudar a tampa quando esta ficar inutilizável.

Na trona para bebês, você pode escolher tecidos sintéticos hidrorrepelentes e fáceis de limpar. Como cada cadeira tem seu próprio design, você pode construir um padrão circulando a capa antiga no papel. Considere cuidadosamente em quais lugares da capa acabada há costuras - algumas delas podem ser omitidas, mas nos lugares onde a capa se dobra, o padrão precisará ser cortado e adicionadas margens de costura.

O processo de costura será mais ou menos assim:

  • Prenda o tecido de base com a entretela ao longo da borda.
  • Dobre frente a frente com forro.
  • Costure até a orla, deixando 20-25 cm sem costuras na lateral para virar do avesso.
  • Desaparafuse a tampa, endireite-a, dobre as pontas não costuradas para dentro e costure na máquina de escrever ou à mão.
  • Certifique-se de marcar onde as ranhuras do cinto de segurança ficarão na capa. Nesses locais, você precisa fazer furos e nublá-los manualmente ou em uma máquina de escrever usando a função de caseado.

Para decoração, um debrum ou fita costuma ser costurado na costura lateral da capa de uma cadeira infantil.

Acabamento adicional

As capas das cadeiras são geralmente adornadas com babados, laços, fitas. Você pode usar orlas, soutache, rendas. É aconselhável costurar bolsos para guardanapos ou outras ninharias nas coberturas de cozinha.

Para cadeiras altas, você pode usar apliques térmicos.

Os botões cobertos ficam muito bem em qualquer capa. Para isso, pegue nos botões "na perna" e cubra-os com pedaços do tecido principal da capa. Existem botões especiais "justos", nos quais a parte superior é desmontada - o tecido pode ser simplesmente preso entre os detalhes do botão. Os botões são sempre confeccionados no atelier.

Exemplos e variantes

Um exemplo de como um tecido brilhante pode fazer maravilhas. Um banco de bar simples é "revestido" com a capa mais simples feita de tecido de textura brilhante. Ideal para interiores étnicos.

Uma cadeira velha também pode ser atualizada criando uma capa para ela. Essas cadeiras ficam especialmente bem em casas de campo e no campo. A forma da capa segue a forma do encosto, assento e apoios de braços. A saia chega quase ao chão.

Uma variante simples e atraente de forro para todos os dias - o assento é feito com um elástico. Este modelo de capa se ajusta perfeitamente à cadeira e não escorrega.

A acolhedora cobertura interior higiênica pode ser tricotada! A capa de malha não é muito prática, mas é conveniente porque a capa de malha estica bem. Nesta versão, um pano comprido é tricotado como um lenço. No topo das costas, a peça é dobrada e costurada nas laterais, e no assento é simplesmente dobrada.

Como costurar capas de cadeiras separadas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário