Variedades de aparas de madeira e seu escopo

Contente
  1. O que é isso?
  2. Como são feitas as aparas?
  3. Em que difere da serragem e das aparas de madeira?
  4. Visão geral da espécie
  5. Áreas de uso

A indústria da madeira é uma das maiores. Ao mesmo tempo, no decurso da produção e do fabrico de várias madeiras serradas, forma-se não apenas o produto principal, mas também um produto secundário, um dos quais são as aparas de madeira. Esse tipo de matéria-prima é bastante popular e difundido, sendo amplamente utilizado em diversos campos da atividade humana. Além disso, o material existe em várias variedades, que diferem significativamente em suas características principais. Hoje, em nosso artigo, falaremos com mais detalhes sobre cavacos de madeira.

O que é isso?

Aparas de madeira são resíduos da usinagem de madeira. Embora seja um subproduto e não um produto principal, é muito valioso e tem muitas qualidades benéficas. O uso generalizado dessa matéria-prima também se explica pelo fato de ser bastante barata em termos de custo, além de ecologicamente correta. Na aparência, as aparas de madeira lembram serragem.

Os principais fornecedores desse material hoje são empresas especializadas em marcenaria e oficinas de foco estreito.

Fato interessante: alguns fabricantes consideram os cavacos de madeira um desperdício desnecessário (ou mesmo perigoso) e tentam se livrar deles de todas as maneiras possíveis. Na verdade, o material pode ser usado como uma matéria-prima secundária ecológica, a partir da qual vários materiais e bens são feitos que não prejudicam o meio ambiente e os seres humanos.

Como são feitas as aparas?

Para fazer aparas de madeira, é necessário o uso de equipamentos especializados. A qualidade dos cavacos produzidos depende de qual máquina para a produção do material que você irá utilizar. Fatores relevantes na produção:

  • o grau de secagem do material em um tambor especialmente projetado;
  • indicadores de potência do tambor de secagem acima mencionado;
  • a duração da prensagem e plantio da prensa nas faixas;
  • custos de matéria-prima e muito mais.

Quanto ao dispositivo direto necessário para criar aparas, deve consistir em várias partes obrigatórias:

  • impulsor;
  • tambor;
  • Motor elétrico;
  • caixa externa.

Além disso, é necessário observar a presença obrigatória de elementos cortantes, graças aos quais ocorre o procedimento de confecção de aparas. O elemento de corte deve ser cuidadosamente posicionado e, se necessário, ajustado.

É importante lembrar que todos os itens acima precisam ser substituídos regularmente. Somente neste caso o trabalho da máquina será o mais eficiente e eficaz possível.

Uma tecnologia semelhante também é usada para produzir um material útil, como lã de madeira.

Deve-se ter em mente que as aparas podem ser obtidas durante o processamento manual da madeira. Para fazer isso, use ferramentas e dispositivos como um machado, uma plaina, um cinzel, uma junta e até uma faca.

Em que difere da serragem e das aparas de madeira?

Na aparência, as aparas são muito semelhantes à serragem e aparas.Ao mesmo tempo, deve-se notar que há uma diferença entre essas matérias-primas, que é regulamentada por um documento oficial como GOST.

De acordo com essa documentação, cavacos são materiais reciclados classificados como resíduos de corte, enquanto cavacos são um subproduto que ocorre durante o processo de corte, e a serragem é obtida da serragem de material de madeira.

No entanto, à primeira vista (especialmente para profissionais) pode ser bastante difícil distinguir entre esses tipos de matérias-primas, uma vez que não se sabe por qual método e como resultado de quais processos ela foi obtida. A este respeito, uma classificação de materiais mais simples e chamada "filisteu" foi adotada.

Então, você precisa se concentrar apenas no tamanho das partículas do material. Se o comprimento do cacho for menor que 0,5 cm e a espessura menor que 1 mm, então este material é serragem. Espessuras acima de 1 mm indicam que há lascas à sua frente. Quanto aos parâmetros gerais dos cavacos, seu comprimento deve ser maior que 5 mm e a espessura menor que 1 mm.

Visão geral da espécie

Hoje no mercado da construção civil é possível encontrar uma grande variedade de tipos de aparas de madeira. Por conveniência e estruturação, existem várias classificações:

  • chips grandes, médios e pequenos são divididos por tamanho;
  • de acordo com o método de produção, pode ser feito à mão, bem como feito com a ajuda de equipamentos especialmente concebidos;
  • dependendo do teor de umidade, as matérias-primas podem ser normais, úmidas ou secas.

Além disso, existe uma outra classificação do material, considerada a mais importante e relevante. Existem várias categorias de aparas, dependendo do material de que é feito:

  • de madeira;
  • Carvalho;
  • zimbro;
  • de árvores coníferas;
  • bétula;
  • de madeira pura natural;
  • faia e assim por diante.

Graças a esta variedade, cada pessoa poderá escolher por si a opção que mais lhe agrade.

Áreas de uso

As aparas de madeira são amplamente utilizadas em várias áreas da vida humana. Por exemplo, pode ser usado como enchimento, para embalagens, decoração e muito mais. Vamos considerar várias áreas comuns de uso do material.

Materiais de construção

Materiais de construção populares como lascas de concreto e concreto de madeira são produzidos a partir de aparas de madeira. Além disso, eles são feitos tanto em empresas grandes e poderosas quanto em pequenas fábricas.

Deve-se observar que o concreto com aparas de madeira se distingue por características como alto desempenho de isolamento térmico e baixa capacidade de suporte.

Além disso, as aparas são matéria-prima para a fabricação de cartão e aglomerado laminado.

Cama de animal

Os resíduos de madeira são frequentemente usados ​​para fazer camas e rolos para animais de estimação e gado. Além do mais, aparas prensadas em sacos são freqüentemente usadas como isolamento (por exemplo, em galpões).

Isso se deve principalmente ao fato de que o material absorve bem o excesso de umidade e não umedece.

Se você deseja usar matérias-primas de madeira dessa forma, você deve considerar um fator importante, a saber: Não use resíduos de produção de espécies de madeira resinosas, pois a substância deles liberada irá aderir à pele ou aos pelos de animais.

Combustível

Como mencionado acima, uma das propriedades distintivas dos cavacos de madeira é o fato de possuírem alta condutividade térmica. Nesse sentido, a matéria-prima é frequentemente utilizada como combustível sólido. Graças a esse combustível funcionam os motores a gasolina e os geradores elétricos. Além disso, devido ao seu baixo custo, o material é frequentemente utilizado para aquecimento.

Fertilizante

Resíduos de madeira são usados ​​como fertilizantes.Isso se deve principalmente ao fato de terem um efeito benéfico sobre o solo. Então, as aparas são ativamente usadas para um procedimento tão importante como a cobertura morta, devido ao qual uma grande quantidade de umidade permanece no solo. Além disso, as aparas são capazes de proteger o solo dos efeitos negativos da luz solar. E também o material pode atuar como suplemento vitamínico e mineral e na alimentação.

Trabalhos manuais

Muitas vezes, uma variedade de produtos decorativos é produzida a partir de resíduos do processamento de madeira. Por exemplo, aparas podem atuar como material de embalagem. E também com um número suficiente de habilidades e uma mentalidade criativa, uma variedade de esculturas, pinturas e aplicações podem ser feitas com o material. Ao mesmo tempo, no âmbito do processo criativo, pode utilizar ambas exclusivamente aparas (uma ou várias variedades), e combiná-las com outros materiais à sua escolha, dependendo da ideia.

Fumar

Entre outras coisas, as aparas são utilizadas para realizar o procedimento de defumação de alimentos como carne, peixe e outros. Ao mesmo tempo, fumantes experientes recomendam evitar o uso de resíduos de árvores coníferas, pois isso pode levar ao aparecimento de um odor desagradável indesejável e uma deterioração do sabor do produto resultante. As espécies mais relevantes e adequadas neste caso serão o carvalho, a carpa, o amieiro, bem como as variedades de árvores frutíferas. Para obter mais sabor, no final do processo de defumação, os especialistas acrescentam galhos de zimbro.

Dessa forma, podemos concluir que o cavaco de madeira é uma matéria-prima popular, difundida e exigida, sendo até mesmo insubstituível em algumas indústrias. É também o material de construção mais importante, feito com tecnologia especial e com a ajuda de equipamentos especiais.

Hoje existe um grande número de tipos de aparas que diferem em suas características únicas e são utilizadas em vários campos. Este parâmetro deve ser levado em consideração no processo de seleção e compra de matérias-primas.

1 comentário
Alexandre 21.06.2021 14:31
0

As aparas podem ser feitas com uma plaina manual a partir de pedaços de madeira molhados.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário