Variedades e segredos de escolher um vaym

Contente
  1. O que é isso?
  2. O que eles são?
  3. Como escolher?
  4. Onde e como são usados?

Não é segredo que a qualidade dos móveis depende diretamente não só do profissionalismo dos artesãos, mas também das ferramentas e equipamentos especiais que utilizam. É por isso que vale a pena prestar atenção aos tipos de dispositivos como bobinadeiras e aos segredos de sua escolha. Tais dispositivos são amplamente utilizados em marcenaria na montagem de placas para móveis de diferentes tipos de madeira, bem como em diversos produtos e seus elementos estruturais.

O que é isso?

Independentemente de seu tipo e características, qualquer grampo é um mecanismo de compressão. Esses dispositivos são amplamente utilizados para a produção de:

  • várias peças de mobiliário;
  • armações em madeira;
  • placas para móveis;
  • quadros e muito mais.

Os dispositivos de compressão são responsáveis ​​pela fixação mais confiável dos elementos estruturais fixados até que os adesivos estejam completamente secos. Deve-se notar que os blanks colados de tamanhos grandes, em contraste com seus análogos feitos de madeira maciça, são menos suscetíveis a um fenômeno como o empenamento. Além disso, todas as características e indicadores de desempenho dependem diretamente da qualidade da colagem. Nesse caso, os seguintes pontos serão os mais importantes:

  • a espessura da futura peça de trabalho e todos os seus elementos;
  • características da cola usada;
  • orientação das camadas;
  • quantidade de elementos.

Agora, na indústria de móveis e em outras áreas, várias estruturas de fixação são amplamente utilizadas. Com a ajuda deles, eles conectam de forma rápida e eficiente não apenas a madeira em escudos de madeira. Se analisarmos as principais qualidades operacionais dos modernos grampos de pressão, vale a pena focar nas seguintes vantagens claras de seu uso.

  • Máxima distribuição uniforme de pressão em toda a superfície, o que garante a qualidade adequada dos produtos manufaturados de qualquer tipo de madeira, independentemente das características do projeto.
  • Minimizando o risco de espaços entre as peças a serem unidas após a secagem do adesivo.
  • Possibilidade de posicionamento individual de cada elemento, dependendo das características do futuro produto.
  • Muitos dispositivos são relativamente pequenos em tamanho e também são tão móveis quanto possível. Por isso, seu funcionamento não prevê a alocação de um quarto separado.
  • A esmagadora maioria dos modelos é caracterizada pela extrema simplicidade de design e operação. Isso permite que até mesmo artesãos novatos os usem com sucesso. O principal é levar em consideração as recomendações do fabricante.

O que eles são?

Em primeiro lugar, vale a pena prestar atenção aos modelos manuais e mecânicos, que são:

  • cam;
  • parafuso;
  • alavanca.

Esses dispositivos consistem em uma cama robusta e dois ou quatro batentes. Os últimos são acionados por rotação por meio de um parafuso, volantes ou alças. Além disso, os fabricantes apresentam seus modelos no mercado, que podem ser divididos em dois grupos principais.

  • Unidades de montagem hidráulica - Braçadeiras, usado com mais frequência no processo de montagem de estruturas de janelas e portas. Em conjunto com os dispositivos de fixação frontal, são eficazes para colar móveis e outros painéis.Uma das vantagens importantes desse tipo de equipamento é a capacidade de ajustar rapidamente o nip.
  • Dispositivos pneumáticos, que são máquinas de alto desempenho para a montagem de estruturas de marcenaria. Sua lista inclui blocos de portas e janelas, bem como molduras e produtos para molduras, placas para móveis e muitas outras estruturas de madeira.

Como já foi observado, independentemente das características de design e características técnicas, a principal tarefa de qualquer grampo é criar a pressão máxima para a união de alta qualidade de peças de madeira. Além disso, tais dispositivos são classificados de acordo com sua finalidade.

Para colar

Este tipo de dispositivo descrito é usado para colar peças de trabalho feitas de madeira ao longo das bordas e planos. Isso é importante no processo de fabricação de portas, janelas, bem como escudos e madeira folheada laminada, inclusive para construção de moradias. O projeto mais simples desse tipo é uma estrutura de metal em conjunto com dispositivos de fixação articulados. Num dos lados existem batentes móveis, com os quais pode alterar a zona de colagem.

Muitas vezes tais estruturas são feitas de “vários andares”, o que permite prover a carga necessária por um determinado tempo durante a colagem sem comprometer o espaço livre da oficina devido ao aumento das áreas de trabalho. Abraçadeiras de um e dois lados com posicionamento vertical são agora amplamente utilizadas na produção de madeira laminada colada em escala industrial. Esses dispositivos são frequentemente combinados em blocos inteiros, permitindo conectar peças de trabalho, cujo comprimento chega a 6 metros. A propósito, estes últimos são alimentados por transportadores, enquanto a embalagem colada é formada manualmente por operários.

Outro tipo de equipamento utilizado na indústria são as pinças tipo leque, cuja principal característica é a presença de grande número de áreas para colagem. O elemento estrutural de tais sistemas é um mecanismo de parafuso, que é acionado por chaves de fenda elétricas ou pneumáticas. Estes últimos estão equipados com limitadores de ajuste e torque, o que permite criar a mesma força de compressão em todas as áreas de trabalho.

Para colar

Inicialmente, deve-se notar que as instalações de edgebanding agora estão bastante difundidas. Essas máquinas são usadas com sucesso para colar placas de até 24 mm de espessura usando um adesivo especial de fusão a quente. Mas, apesar dessa tendência, a relevância da conexão do folheado plug-in e da barra de acordo com o princípio “crest-groove” permanece. Isso se deve principalmente à resistência máxima do composto resultante, que é de particular importância para a produção de móveis.

Como exemplo marcante, podemos citar um vayma, cujo desenho e operação prevê a localização de uma barra com cola em uma braçadeira pneumática instalada horizontalmente (câmara pneumática) para que os elementos a serem faceados (blindagem) possam ser instalados verticalmente nele. A fixação das peças ocorre por meio de parafusos ou dispositivos de fixação pneumáticos. Depois de iniciada a referida câmara, é injetada a pressão necessária para uma colagem de alta qualidade. Freqüentemente, essas instalações são usadas em conjunto com máquinas de esquadria. Tal simbiose é relevante se você deseja colar o forro do escudo, recortado no bigode nos quatro lados, com exceção do risco de fendas nos cantos.

O algoritmo para usar tal vim inclui as seguintes etapas:

  • as tampas são coladas em 2 lados opostos da blindagem;
  • os elementos instalados são aparados na máquina;
  • o trilho é processado da mesma maneira;
  • a tira ajustada e aparada é colada na mesma braçadeira.

Os fabricantes de móveis costumam usar estruturas universais em seu trabalho.Eles são painéis perfurados quase verticais feitos de folha de metal ou madeira compensada. Atendendo às características do produto a ser criado, são instalados batentes e cilindros hidráulicos nos orifícios indicados. Esses dispositivos são:

  • unilateral;
  • bilateral;
  • rotativo com um eixo horizontal de rotação.

São amplamente utilizados para a produção de elementos de blocos de moldura com tampos de qualquer formato, inclusive os arqueados.

Para montagem de produtos a partir de peças de barras

Na carpintaria moderna, os dispositivos descritos são frequentemente usados ​​para fabricar:

  • caixilhos das janelas;
  • folhas de porta;
  • caixas de blocos de janelas e portas;
  • respiradouros e outros produtos.

Outro tipo comum de cunha voltado para atingir esses objetivos são os sistemas semiautomáticos. Seu funcionamento é realizado em duas etapas:

  • compressão máxima e uniforme das juntas tipo espigão na área da impost;
  • fixação e compressão de todos os elementos de canto restantes da estrutura ou blindagem montada.

Vale a pena atentar para as peculiaridades do trabalho dos vimes destinado à conexão "no bigode". Via de regra, este tipo de equipamento é relevante quando utilizado como blanks de perfis com revestimento. Trata-se de uma instalação com cavilhas e cavilhas do tipo Lamello. É importante observar a necessidade de garantir simultaneamente a mesma carga ao longo dos eixos de todas as partes da futura estrutura.

Na criação de produtos em painéis (folhas de porta e fachadas de móveis), são utilizadas instalações semiautomáticas de passagem. Portanto, ao montar a porta, execute as seguintes ações:

  • a teia com as peças pré-iscadas é colocada na correia transportadora;
  • avançar o futuro produto para o suporte transversal;
  • comprimir a moldura da estrutura devido ao movimento dos batentes traseiros e laterais;
  • quando o cronômetro é acionado, o batente dianteiro sobe;
  • o mecanismo de transporte remove o produto acabado da câmara.

Este tipo de equipamento permite trabalhar com conexões a 90 graus e “bigode” sem tempo e ajustes adicionais. O fato é que todas as paradas de tais instalações são posicionadas automaticamente levando em consideração as dimensões do produto. Isso, por sua vez, fornece a capacidade de produzir pequenos lotes com uma produtividade comparável à produção industrial. Outra característica importante é a possibilidade de ajustar a força de compressão separadamente para cada zona, e a duração do processo é regulada por um temporizador localizado no painel de controle.

Para montar cadeiras

Esta categoria dos equipamentos descritos merece atenção especial. Deve-se notar que estes são bastante compactos, em comparação com muitos outros, dispositivos utilizados para a montagem de peças de trabalho, cujo comprimento varia dentro de um metro. No contexto dos indicadores de desempenho, é importante destacar que alguns deles são relevantes para a produção de três tipos de combinações de cadeiras (frontal, traseira e lateral).

O segundo tipo de instalação é destinado à montagem de todos os elementos estruturais listados e peças intermediárias em um único produto volumétrico. Além disso, você pode encontrar grampos que permitem conectar todos os blocos de uma vez em um único todo. No entanto, na prática, eles são usados ​​com muito menos frequência do que os outros dois tipos.

Na esmagadora maioria dos casos, ao montar cadeiras e, em muitos aspectos, semelhantes a elas no design de estruturas de cadeiras, são utilizadas juntas do tipo espigão com a chamada interferência. É essa abordagem que requer a pressão apropriada, que é criada pelo acionamento hidráulico. É importante levar em consideração que tais equipamentos, devido à complexidade do projeto, não podem ser classificados como dispositivos de orçamento.

Para a montagem de produtos de gabinete

Esses grampos são em muitos aspectos semelhantes a outras variedades e destinam-se à fabricação de itens de móveis de pequeno porte.No quadro de tais sistemas, também estão localizados os cilindros de trabalho do circuito hidráulico, os quais são responsáveis ​​por criar a pressão necessária nos pontos de conexão (travamento). As principais diferenças entre os modelos se resumem principalmente à presença de uma esteira de alimentação de blanks no processo de criação de produtos e montagem de estruturas.

As prensas de marcenaria equipadas com unidades do tipo chapa semelhantes também possuem plataformas especiais para a colocação das estruturas montadas. Eles se movem automaticamente para cima sempre que o sistema é carregado e descarregado. Vale a pena considerar que os detalhes do produto montado (compressível) devem ser iscados manualmente antes de fixar e criar pressão. Ao contrário de suas contrapartes com transportadores, as prensas que não são equipadas com tais dispositivos são um pouco mais fáceis de operar. O ponto, em particular, é que não há necessidade de iscar os elementos do futuro produto antes da compressão. As peças são colocadas nas posições adequadas, que, por sua vez, são pré-configuradas levando em consideração as características e dimensões da estrutura a ser montada.

Durante a retenção do produto na braçadeira, as seguintes operações são mais frequentemente realizadas:

  • pendure as portas;
  • instalar acessórios;
  • aperte os suportes;
  • ajustar as superfícies frontais das gavetas, se houver;
  • instale o polic.

Esses dispositivos são frequentemente combinados em uma espécie de complexos semiautomáticos, equipando-os com uma transmissão por corrente e suportes sobre rodas. Durante a operação, as prensas com blanks fixos param nos locais certos para realizar as manipulações previstas pela tecnologia de montagem.

Hoje, há mais do que uma ampla variedade de modelos diferentes de vyme. Infelizmente, muitos fabricantes de móveis e outros produtos de marcenaria frequentemente negligenciam seu uso. Além disso, alguns estão tentando economizar dinheiro fazendo suas próprias estruturas. Mas se isso for verdade para pequenas oficinas, essa abordagem para grandes volumes de produção é contraproducente. Os fabricantes modernos oferecem no mercado sistemas de alta qualidade, confiáveis ​​e funcionais que garantem a máxima precisão na montagem de produtos de qualquer configuração.

Como escolher?

Uma vasta gama de modelos dos equipamentos descritos, por um lado, permite dotar a oficina com as instalações mais adequadas. Ao mesmo tempo, essa variedade pode ser confusa para um comprador potencial. Ao escolher um vim, você deve prestar atenção aos seguintes pontos importantes.

  • Tipo de carga e geração de pressão. Isso se refere à seleção de dispositivos rotativos, hidráulicos e pneumáticos. A última opção será a melhor solução para a produção em pequena escala.
  • Especificações. Estamos a falar das dimensões da instalação, bem como do número de câmaras e cilindros de trabalho.
  • Indicadores da pressão criada.

Ao escolher o equipamento do tipo em questão para equipar uma carpintaria, entre outras coisas, será útil consultar especialistas experientes.

Onde e como são usados?

A aparência e o desempenho de qualquer produto de madeira dependem diretamente da precisão e confiabilidade das conexões de todos os elementos estruturais. Caso contrário, a tecnologia de produção será violada, o que, por sua vez, afetará negativamente as características correspondentes das estruturas. Para a esmagadora maioria dos tipos de juntas utilizadas na marcenaria, é necessário garantir a compressão das peças com uma determinada pressão durante um determinado intervalo de tempo.

São os enroladores que permitem criar as condições necessárias. Graças ao uso de tais instalações, é possível minimizar e, mais frequentemente, eliminar completamente o risco de fendas nas juntas. Com a ajuda de impressoras compradas e feitas em casa, as seguintes operações são realizadas:

  • conexão de várias formas de elementos estruturais de quase qualquer formato;
  • revestimento de superfícies planas, gofradas e até volumétricas;
  • criação de estruturas de pórticos de qualquer configuração;
  • produção de degraus de escada;
  • produção de elementos individuais e montagem de móveis;
  • tábuas de colagem e madeira.

Se você precisar colar as barras, uma bainha vertical ou horizontal será suficiente. Na montagem de estruturas de móveis, são utilizados modelos giratórios e em leque. Mecanismos rotativos não são menos comuns. A escolha do equipamento é feita levando-se em consideração uma série de fatores.

Para informações sobre como fazer um vínculo com as próprias mãos e usá-lo corretamente, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário