Grampos de canto para montagem de móveis
Montar móveis não é uma tarefa fácil e muitas ferramentas diferentes são usadas para realizá-la. O grampo de canto é um deles. Este dispositivo é um verdadeiro auxiliar do montador de móveis.
Características e propósito
O objetivo principal da braçadeira é a fixação temporária dos elementos da estrutura do móvel. O tipo de ferramenta angular permite conectar peças em ângulos retos. Alguns modelos de grampos são capazes de alterar o ângulo de conexão das peças.
O grampo é uma espécie de torno universal que fixa as peças de trabalho de forma segura na posição desejada.
As peças fixas são muito mais fáceis de conectar, são fáceis de trabalhar e o resultado é de alta qualidade. E também o tempo de trabalho é reduzido, e não há necessidade de atrair mais trabalhadores para ajudar. O uso desta ferramenta não requer muito esforço por parte do usuário. É fácil e rápido trabalhar com ele.
O grampo de canto para móveis é criado em diferentes versões. Em sua forma clássica, a estrutura parece uma braçadeira de móvel simples e compacta, que permite fixar estruturas compostas em ângulos retos. Essa ferramenta consiste em um corpo, grampos do tipo parafuso e calcanhares de fixação.
Braçadeiras de canto para móveis são usadas para montar móveis. Este é o seu propósito geral principal. Na verdade, existem muitos usos diferentes para essa ferramenta:
- fixação de peças para serrar peças em excesso;
- fazer betonilhas na montagem de móveis;
- a fixação de canto facilita muito a montagem de armários, gavetas e outras estruturas semelhantes;
- produção de estruturas em madeira, perfis metálicos, caixilhos, móveis.
Esta ferramenta é utilizada não só por montadores de móveis, mas também por soldadores e serralheiros. Com a ajuda de uma braçadeira, você pode fixar quase qualquer peça que se encaixe no tamanho de ferramenta permitido.
Materiais (editar)
Se considerarmos um instrumento feito em escala industrial, então o principal material para sua criação será o duralumínio e as ligas a partir dele. Essas pinças têm um custo considerável, dimensões padronizadas e características de desempenho. Ao montar móveis ou realizar trabalhos de soldagem, será difícil sobreviver com uma braçadeira, portanto, você terá que comprar várias ferramentas e isso vai custar uma quantia decente.
Ferramentas caseiras podem ser feitas de ferro ou madeira. São necessários grampos de ferro para a soldagem. Ferramentas para um trabalho único podem ser criadas a partir de sucata ou dos materiais mais baratos, por exemplo, de madeira compensada.
Os grampos para montagem de móveis devem ser de madeira. Para esse tipo de trabalho, as peças de bétula, carpa, faia e lariço são as mais adequadas. Esta escolha da madeira deve-se à sua boa capacidade de remodelação, excelente resistência e elevada resiliência.
Os tipos de madeira acima são superiores em dureza aos materiais tradicionalmente selecionados para móveis. Para que os detalhes do futuro produto não sejam deformados por esforços mecânicos, podem ser utilizados saltos de madeira, couro ou feltro. Borracha de cor clara é uma boa opção. Grampos de canto de madeira são usados para trabalhar com madeira.
As armações são feitas de madeira ou metal laminado na forma de cantos moldados ou tubos. As peças metálicas são pré-limpas e pintadas, o que elimina a formação de riscos e vestígios de corrosão. Além disso, as pranchas de madeira são coladas às peças de metal.
A suavidade ideal do controle de aperto da peça é fornecida por uma haste roscada com um perfil reto ou na forma de um trapézio. A madeira pode ser usada para criar o cabo. Você também pode fazer um furo no pino e inserir uma barra de alavanca. Uma ferramenta com esse design será caracterizada por alta resistência e durabilidade.
Fabricantes
Para um conhecimento completo dos grampos de canto, resta apenas conhecer as ofertas mais interessantes que estão presentes no mercado russo.
- Modelo das principais ferramentas com uma largura máxima de mandíbula de 75 mm, possui corpo em alumínio e um par de parafusos de fixação. Peso leve, tamanho compacto, ajuste conveniente da força de fixação e custo acessível - esses recursos atraem os usuários. A ferramenta pode ser fixada na bancada. As desvantagens incluem a profundidade rasa das mandíbulas, o que torna impossível trabalhar com peças grandes.
- Wolfcraft Spring Angle Clamp - esta é uma ferramenta mais séria que está equipada com uma mandíbula móvel. Este recurso possibilita a fixação de peças de diferentes espessuras. Tamanho compacto, design bem pensado e operação conveniente são as principais vantagens deste modelo.
- Braçadeira angular de potência de Bailey Stanley tem uma construção em alumínio fundido que pode suportar cargas elevadas. A mandíbula superior está equipada com um mecanismo de dobradiça, que permite a fixação de peças da mesma e de diferentes espessuras. Esta ferramenta pode ser usada para consertar peças paralelas.
Dicas de Seleção
Ao escolher uma braçadeira de canto em uma loja, observando atentamente as estruturas para a autoprodução, você deve levar em consideração algumas das nuances.
- Inicialmente, você precisa levar em consideração o tipo de trabalho que será executado com esta ferramenta. Uma atenção especial deve ser dada ao ângulo em que a junção das peças de trabalho é possível.
- A espessura das mandíbulas de fixação determina a qualidade da fixação das peças. Se o grampo for usado não só para trabalhar madeira, mas também para soldar, os parafusos devem ser de cobre.
Métodos de aplicação
O processo de união das duas partes é muito facilitado pelo uso de uma braçadeira angular. Esta ferramenta suporta e bloqueia a peça de trabalho com segurança na posição.
As braçadeiras são muito fáceis de usar. Para fazer isso, você só precisa seguir regras simples:
- o ângulo da ferramenta deve ser estritamente reto, sem desvios;
- a partir do giro do cabo, os calcanhares, que fixam as peças, começam a convergir, prendendo as peças;
- com a rotação reversa do cabo, os calcanhares são abertos - e as peças de trabalho são liberadas;
- em uma posição fixa, as peças montadas podem ser furadas sem problemas;
- algum trabalho requer fixação adicional da braçadeira com um torno à bancada.
A área de uso das braçadeiras de canto é extensa e variada:
- montagem de uma ampla variedade de estruturas de móveis;
- criação de vários elementos em madeira, desde caixilhos de portas ou janelas a designs únicos;
- soldagem de peças metálicas.
Para obter informações sobre como fazer uma braçadeira de canto para montagem de móveis, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.