Como escolher as melhores pinças de marcenaria?
Uma braçadeira é uma ferramenta cujo objetivo é fixar elementos ou materiais durante o trabalho. Por exemplo, esta ferramenta é usada para colar, unir, furar, soldar, serrar. Existem vários tipos de tal dispositivo, mas os mais populares são carpintaria, chaveiro e dispositivos de soldagem. De acordo com fabricantes de móveis e carpinteiros experientes, é difícil substituir uma braçadeira de carpintaria por outra ferramenta durante o trabalho.
Características e propósito
Os grampos de carpintaria são usados para prender e fixar várias peças. Ferramentas geralmente semelhantes feito de madeira ou metal. Depois de instalar a braçadeira na superfície, o mestre poderá usar as duas mãos para trabalhos posteriores.
No coração de um dispositivo manual simples está a estrutura principal, bem como os elementos móveis do tipo parafuso ou alavanca. Estes últimos estão empenhados na fixação da parte móvel da superfície, bem como na regulação da força de compressão. Algumas ligações são baseadas em um eixo e uma alavanca.... Essas ferramentas são essenciais para o trabalho de fixação rápida em peças de trabalho. Nesse caso, o mestre faz o mínimo esforço para garantir que a alça se mova e uma grande força de fixação seja criada em uma fração de segundo.
Visualizações
Entre toda a variedade de pinças, as pinças são muito populares entre os artesãos, pois são fáceis de fazer você mesmo. Além disso, os marceneiros usam os seguintes tipos dessa ferramenta.
Em forma de F
Tais dispositivos são representados por dispositivos no formato da letra F. Esse tipo de ferramenta possui uma mandíbula de profundidade considerável, que fixa as peças a uma distância maior da borda. A mandíbula de cabeça deslizante pode ter um parafuso de ajuste ou uma alavanca. Ao mesmo tempo, as pinças podem ser finas e estreitas, bem como mais maciças, usadas para trabalhos pesados.
Esse dispositivo é barato. O inconveniente de usar tal ferramenta se expressa no fato de que ela deve ser segurada com as duas mãos, enquanto se torce.
Fita
As braçadeiras deste tipo são baseadas em náilon ou cinto. Com a ajuda deste último, a força de aperto é transmitida aos elementos de acoplamento. Graças aos grampos de cinta, a uniformidade de aperto e a resistência de fixação das peças são garantidas. Ferramentas de banda são usadas para produzir quadros, cadeiras, bancadas e muito mais... Com esta braçadeira universal, você pode conectar partes, perfurar partes da superfície no ângulo desejado.
No grampo da tira, a tira é longa o suficiente para envolver uma pequena caixa. A fita sem cantos pode danificar as bordas da peça de trabalho. Nesse caso artesãos são aconselhados a comprar cantos especiais que expandem a funcionalidade da braçadeira.
As braçadeiras são feitas de tubos para abastecimento de água, nos quais são aparafusados uma mandíbula móvel e um batente estático.
Em forma de G
Essas ferramentas são usadas em muitos processos de carpintaria, por isso quase todos os artesãos as possuem. O acessório pode ser de tamanhos diferentes, mas os dispositivos mais exigidos são de 10 e 15 centímetros... Vale a pena comprar apenas grampos em forma de G de alta qualidade, caso contrário, o produto pode ceder e criar dificuldades durante a operação.
Em termos de material constituinte, este dispositivo pode ser aço forjado ou menos durável, feito de ferro fundido.
Existem vários tipos de pinças menos populares, mas ainda bem conhecidos.
- Canto grampos são capazes de prender peças em ângulos retos. Esta ferramenta consiste em um corpo ou vários grampos de parafuso.
- Fim os modelos pressionam os materiais contra as extremidades das peças. Em seu projeto, um par de parafusos adicionais do tipo braçadeira é fornecido.
- Sem chave as ferramentas podem ter designs diferentes. Os mais populares são as braçadeiras de metal para pneus com tubos de plástico instalados.
Avaliação dos melhores
Existe uma ampla seleção de grampos de bancada nas lojas do país. Boas braçadeiras vêm em longos, curtos, madeira e metal, tornando difícil para o comprador fazer a escolha certa.
Em forma de G
Esses dispositivos cobrem placas de madeira e metal.
Artesãos experientes identificaram os seguintes melhores modelos.
- Matrix 20610... Esta é uma braçadeira germano-chinesa feita de aço de alta qualidade. Este acessório pode ser utilizado para colar elementos em trabalhos de canalização. As vantagens da ferramenta incluem a presença de ajuste de degrau, alta força de aperto, boa qualidade de fabricação, bem como uma longa vida útil. Dentre as deficiências, os consumidores destacam apenas o alto custo das mercadorias.
- Stanley 0-83-033... A ferramenta amarela brilhante é caracterizada por uma proteção confiável contra corrosão, bem como uma estrutura robusta. Esta ferramenta é capaz de suportar alta resistência à flexão. A vantagem deste modelo da braçadeira é considerada não só uma aparência espetacular, mas também a resistência, a presença de uma alça em forma de T confortável. Das desvantagens, os usuários alocam muito peso e a incapacidade de ajustar o tamanho da garganta.
Em forma de F
Esses grampos são perfeitos para fixar peças grandes. Eles se distinguem por um longo trilho e uma parte móvel.
- O modelo popular de pinças em forma de F é reconhecido Bessey GH40, que é caracterizada por uma poderosa força de fixação, alta velocidade de fixação, acabamento de alta qualidade e também não desliza durante a operação.
- Gross 20717 É uma ferramenta que possui uma forte estrutura de aço e um mecanismo de travamento confiável, porém, ao trabalhar com as mandíbulas, os revestimentos de borracha podem escorregar.
Tubo
Os grampos são classificados como estruturas de grande porte que fixam superfícies aparafusando em um elemento móvel.
- Recentemente, o modelo tem sido procurado pelos compradores Bessey BPC-H34... Esta ferramenta versátil tem uma construção bastante robusta e também possui pés estáveis. A vantagem do modelo é a presença de coxins de borracha e sua desvantagem é o alto custo. Os acessórios de canto são compostos por 2 peças de fixação que movem as peças em um ângulo de 90 graus.
- Modelo perfeitamente comprovado Wilton 65014 4700, que possui uma pinça de parafuso confiável, mandíbulas largas, um punho confortável e proteção contra ferrugem. O inconveniente de trabalhar com este dispositivo pode surgir devido ao seu peso elevado.
Sem chave
Essas pinças têm um punho de pistola especial e gatilho. Modelo Bahco QCB-900 possui em seu design um trilho de metal durável, além de almofadas de borracha. Somente a baixa resistência desta ferramenta à corrosão causa insatisfação entre os mestres.
Como escolher?
A escolha de uma pinça é uma questão de responsabilidade, pois a qualidade do trabalho executado depende das características da ferramenta.
Ao comprar um instrumento, há algumas coisas a que prestar atenção.
- Opção de grampo... Os modelos clássicos geralmente possuem mecanismos de parafuso que podem redirecionar o elemento móvel do dispositivo. Os dispositivos de fixação rápida caracterizam-se pela grande comodidade, com a ajuda dos quais é possível abrir e fixar a peça apenas com uma mão.
- Força de aperto... O mecanismo de fixação das peças é influenciado pelo mecanismo de fixação. Dependendo do modelo, este indicador pode variar de 20 a 1000 kg. Nesse caso, a escolha da pinça será influenciada pela natureza das operações e os materiais das peças.
- Funcionalidade... Atualmente, o consumidor pode adquirir um modelo da pinça, que, além de comprimir a peça, poderá funcionar como espaçador.
- Peso e materiais de fabricação... Modelos de ferro fundido e aço provarão ser os mais duráveis. No entanto, esses dispositivos são pesados. Alguns grampos são feitos de alumínio ou material sintético. Portanto, eles não são apenas duráveis, mas também leves.
- Desempenho anticorrosivo... A braçadeira pode ser usada por várias décadas se tiver proteção confiável contra corrosão. Para este propósito, muitos fabricantes cobrem seus produtos com substâncias galvânicas ou vernizes e tintas.
- Acessórios opcionais... Para um trabalho confortável, o grampo costuma ser equipado com dispositivos adicionais. Por exemplo, uma alavanca em T, que é responsável por ajustar a força de aperto. Para evitar danos à peça, o fabricante forneceu protetores de borracha para as esponjas.
Como fazer isso sozinho?
O torno é considerado uma ferramenta indispensável para a carpintaria. Uma vez que comprar uma nova braçadeira é caro, você pode tentar fazer o dispositivo sozinho. Tubos caseiros ou ferramentas de metal devem ser feitos com desenhos.
Para fazer uma braçadeira em casa, você precisará preparar uma esmerilhadeira, solda e uma furadeira. Além disso, o mestre precisará dos seguintes materiais:
- tubo de perfil com dimensões 50x25;
- canto 30x30;
- parafusos m16 e m8;
- porca estendida m16;
- rolamento 202;
- tira de ferro com 10 milímetros de espessura;
- madeira feita de madeira com dimensões 40x40.
Primeiro, você precisa cortar um metro de tubo e soldar uma porca M16 em sua extremidade. Neste caso, o mestre deve colocar uma tira de 10 mm sob o tubo. Depois disso, você precisa apertar o parafuso e preencher o rolamento. Um canto é soldado à parte inferior do produto.
O próximo passo é fazer uma área de impulso que deve se mover livremente através do tubo. Neste último, vale a pena fazer um furo para a montagem do parafuso m8. Um orifício de ajuste é feito após 5 centímetros. Na barra, você precisa fazer um furo para o rolamento.
Depois de concluir todos os procedimentos acima, a braçadeira deve ser pintada, montada e usada para o fim a que se destina.
No vídeo a seguir, você aprenderá a fazer uma pinça de carpintaria com suas próprias mãos.
O comentário foi enviado com sucesso.