Características e variedades de pinças para painéis sanduíche

Contente
  1. O que é isso?
  2. Características do dispositivo e princípios básicos de operação
  3. Variedades
  4. Regras de segurança para operação

Recentemente, a popularidade de tecnologias avançadas para a instalação de painéis de parede e telhado tem crescido em ritmo recorde. Esses materiais de construção são caracterizados pela facilidade de uso, capacidade de fabricação e alta capacidade de calor. E um dos pontos importantes são as variedades e características de design de várias garras para painéis sanduíche, que são amplamente utilizadas na construção moderna.

O que é isso?

Inicialmente, cabe esclarecer que os segmentos considerados de estruturas de paredes e coberturas não possuem fixadores próprios que possam ser utilizados durante sua transferência e instalação. Levando em consideração todas as características do material e as nuances da própria tecnologia construtiva, pode-se concluir que não se pode prescindir de mecanismos especializados. E queremos dizer pinças confiáveis ​​para painéis sanduíche.

Cordas e eslingas fortes, bem como mecanismos especiais, são projetados para entregar os painéis de maneira confortável e rápida até a altura exigida na posição adequada. É importante levar em consideração que todos esses dispositivos devem garantir a segurança do material. Além disso, a intensidade de trabalho da própria linga de painel é significativamente reduzida.

Em seu núcleo, qualquer garra é um dispositivo de fixação especialmente projetado com base em elementos feitos de materiais de alta qualidade e mais duráveis. Todos os dispositivos mecânicos possuem uma base de borracha. Isso garante uma fixação confiável da placa móvel e instalada. Paralelamente, o risco de danos ao painel é minimizado. Em outras palavras, usando o equipamento descrito, você pode realizar de forma rápida e segura todo o trabalho necessário.

Características do dispositivo e princípios básicos de operação

Tendo em conta as nuances da instalação e os requisitos que lhe são impostos, o equipamento utilizado deve obedecer a determinadas normas.

No caso dos dispositivos mecânicos, estamos a falar de estruturas cuja base é uma moldura metálica com ilhó para a fixação de anéis. A parede externa do dispositivo possui orifícios nos quais as buchas roscadas estão localizadas. No lado oposto, há uma almofada de borracha espessa e corrugada.

Com a ajuda de uma conexão roscada, é fixada uma alça, que também possui uma almofada de borracha. Devido à sua rotação, o painel sanduíche é fixo. Um dispositivo semelhante está localizado do outro lado da estrutura instalada.

Nos mecanismos equipados com alavancas, a unidade de fixação está localizada em uma parte de rebaixamento chamada balancim. Em tais situações, um contrapeso (empuxo) é obrigatório no lado oposto. A fixação e retenção da placa móvel ocorrem devido à tensão da alavanca.

As garras a vácuo são equipadas com uma unidade adicional - um acionamento, e são instaladas em um gancho de guindaste. É importante lembrar que os dispositivos pertencentes a esta categoria devem estar localizados exclusivamente no centro do painel. Quando as ventosas entram em contato com a folha de perfil da placa, o pistão do dispositivo se move para baixo, ativando a retirada de ar do cilindro através da válvula de controle.Assim que todo o ar for expelido e a ventosa estiver totalmente conectada à superfície do painel, o elo da corrente começará a descer imediatamente até que o interruptor seja pressionado.

Como resultado de todas as manipulações descritas, a saída de ar é bloqueada e, portanto, a pressão no cilindro aumenta ao máximo. Deve ser lembrado que a força de aperto das ventosas é determinada pelo peso dos elementos montados nas estruturas de parede e telhado. A retenção estável das ventosas da garra é garantida por um vácuo de equilíbrio instalado no cilindro do dispositivo. E seu desprendimento da superfície da placa é realizado quando todas as operações acima são realizadas na ordem inversa.

Variedades

Todos os trabalhos relacionados com a transferência e posterior instalação de placas multicamadas com equipamento de elevação e transporte devem ser executados em estrita conformidade com as normas em vigor. Em particular, o levantamento de lajes (de acordo com GOST, comprimento - 12 m, espessura - 0,250 m) é realizado apenas na posição longitudinal ao agarrar pelas paredes laterais. Deve-se notar que os últimos não são rígidos. Levando em consideração tais nuances, os punhos devem:

  • elimine completamente a deformação do material;
  • garantir a confiabilidade da fixação;
  • fornecer indicadores mínimos de intensidade de trabalho durante a execução do trabalho.

    Levando em consideração as normas e regulamentações atuais, diversos tipos de dispositivos foram desenvolvidos. Hoje, os painéis são transportados e instalados usando lingas têxteis e sintéticas (cordas), dispositivos mecânicos e ventosas a vácuo. Levando em consideração todas as nuances, as duas últimas opções são ótimas. É importante que, do ponto de vista financeiro, os modelos mecânicos sejam muito mais lucrativos. Ao mesmo tempo, as garras a vácuo proporcionam uma fixação uniforme e, conseqüentemente, uma fixação mais confiável e segura para a superfície das placas.

    Lingas têxteis

    A chamada linga de cabos de painéis hoje é a mais acessível, mas ao mesmo tempo a opção menos prática. Um dos pontos mais importantes é que nas fábricas que produzem painéis multicamadas, eles são acondicionados de forma plana, ou seja, horizontalmente, vários painéis em uma embalagem. Em tal situação, a separação das lajes para o lançamento posterior será bastante trabalhosa. Deve-se também ter em mente que devido à rigidez insuficiente, é possível dobrar o painel, o qual, via de regra, não pode ser nivelado.

    O estilingue ao usar cordas da série 2SK só é possível nas seguintes situações:

    • se houver pelo menos dois pares de eslingas;
    • o ângulo do cara não é mais do que 60 graus;
    • os fechos estão localizados na travessa linear do mecanismo de elevação;
    • gaxetas de borracha devem ser colocadas sob as lingas;
    • as eslingas são instaladas em incrementos de no máximo 1,5 metros.

      Com tais restrições, será quase impossível levantar um painel com mais de 4 metros. Isso requer um guindaste com equipamento especial.

      Levando em consideração todas as nuances, uma série de vantagens da funda ainda podem ser distinguidas, a saber:

      • peso mínimo;
      • flexibilidade máxima;
      • nenhum perigo de dano ao revestimento dos painéis;
      • custo acessível;
      • a capacidade de usar em quase qualquer temperatura.

      Uma das principais desvantagens dos produtos têxteis e sintéticos é a alta probabilidade de danificar os fios das arestas vivas das placas. Além disso, deve-se ter em mente que na maioria das vezes os painéis ficam planos sobre os objetos. Isso leva a problemas durante o estilingue e o desamarramento.

      Mecânico

      Atualmente, quando se trabalha com os elementos de painel descritos, diversos tipos de equipamentos mecânicos são amplamente utilizados. Inicialmente, vale a pena considerar projetos como grampos. Esses dispositivos fornecem não apenas um encaixe seguro, mas também a capacidade de ajustar a compressão, o que minimiza o risco de danos às superfícies.É importante notar que com um peso relativamente baixo, essas pinças permitem trabalhar com placas, cuja espessura varia entre 5-20 cm, e o peso chega a 200 kg.

      O próximo tipo são os modelos de fixação estrutural, consistindo em uma estrutura principal rígida, que é fixa, e um conjunto de parafusos. Como resultado da rotação da parte móvel, a distância entre as mandíbulas de prensagem muda. Na posição desejada em relação ao outro, eles são fixados com um parafuso ou uma alavanca.

      Dispositivos, que permitem a fixação de painéis "em uma fechadura", são usados ​​com sucesso ao transferi-los. É importante levar em consideração que um dos elementos de fixação nessas situações são os travamentos das próprias placas, ou seja, ocorre uma ligação "espinho na ranhura". Na fase preparatória, as placas são colocadas verticalmente em espaçadores especiais. Este tipo de dispositivo de fixação é utilizado tanto para transporte como para fixação na posição horizontal.

      Outro tipo são as estruturas mecânicas, cujo uso prevê a furação direta das placas. É importante ter em mente que a precisão da perfuração será o fator determinante. Neste caso, o pino de fixação deve estar perpendicular à superfície. Esse tipo de equipamento é mais frequentemente usado em situações em que a montagem vertical é realizada. Os furos feitos para os pinos após a conclusão do trabalho são fechados com moldes ou fechos.

      Vácuo

      Esta categoria de dispositivos de fixação é a mais avançada tecnologicamente, pois está equipada com um sistema de acionamento especial. Ao mesmo tempo, apenas esses dispositivos fornecem a fixação mais confiável de painéis com risco mínimo de danos. A uniformidade da braçadeira facilita muito o levantamento, inclinação e instalação das próprias placas. Para operações com segmentos montados do projeto futuro, um dispositivo localizado estritamente no centro é o suficiente.

      Todos os dispositivos de retenção deste tipo têm os seguintes elementos estruturais:

      • pistão e cilindro;
      • ventosas;
      • tração tipo corrente;
      • câmaras de vácuo;
      • dispositivo responsável por regular a pressão (válvula).

      Os mecanismos desta categoria caracterizam-se por todo um rol de vantagens competitivas inegáveis. Então, durante a instalação, os seguintes pontos serão os mais importantes.

      • As ventosas garantem a máxima segurança para as superfícies das placas perfiladas. Eles nem mesmo deixam rastros nos pontos de contato.
      • Ao carregar e segurar as placas durante a instalação, a possibilidade de deslocamento é completamente eliminada.
      • A confiabilidade máxima da fixação é garantida.
      • Devido às propriedades operacionais das garras, a velocidade de trabalho é significativamente aumentada (em média, os painéis são instalados por dia, a área total é de 50-800 "quadrados"). Os painéis são retirados da pilha e montados imediatamente sem qualquer preparação, o que economiza muito tempo.
      • 2-3 pessoas são suficientes para realizar o trabalho.
      • Os dispositivos se diferenciam por sua versatilidade.
      • A laje suspensa pode ser girada conforme desejado durante a instalação.
      • É possível trabalhar com lajes de até 26 metros de comprimento.
      • As garras a vácuo diferem de outros modelos na máxima facilidade de uso.

      A única desvantagem significativa de tais estruturas é o alto custo. Se as estruturas mecânicas custam de 4 a 8,5 mil rublos, você terá que pagar até 280 mil por uma pinça a vácuo.

      Regras de segurança para operação

      Como já foi referido, os dispositivos de fixação para os painéis de parede considerados são dispositivos que simplificam e agilizam significativamente o trabalho de instalação. Em princípio, você pode passar sem essas estruturas, mas, neste caso, o risco de danos ao material de construção aumenta muitas vezes. Mas, independentemente do tipo de dispositivos usados, certas regras devem ser observadas ao mover e instalar as placas.

        Em particular, antes de começar a trabalhar, é necessário:

        • identificar as áreas mais perigosas;
        • coloque cercas em todas as aberturas;
        • instalar etiquetas de advertência;
        • se necessário, garantir a disponibilidade de florestas confiáveis;
        • fornecer iluminação suficiente do local;
        • verifique a estabilidade dos mecanismos de elevação;
        • verifique todos os dispositivos de amarração sob carga dupla.

        Entre outras coisas, deve ser lembrado que do ponto de vista da segurança, um dos fatores determinantes é a seleção correta do pessoal. Os instaladores devem ter conhecimento, experiência prática e aptidão física adequada.

        O vídeo mostra um dos métodos de fixação mais eficazes para a instalação de painéis sanduíche.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário