O que são grampos e como escolhê-los?

Contente
  1. O que é uma braçadeira?
  2. Dispositivo
  3. Para que são usados?
  4. Visualizações
  5. Pelo princípio de ação
  6. Por formulário
  7. Avaliação da marca
  8. Dicas de Seleção
  9. Como usar?

O que são esses - grampos, para que são usados ​​e como escolher metal, tubos - essas questões são regularmente enfrentadas por pessoas que começam a se envolver com encanamento ou marcenaria. A variedade dessas ferramentas realmente surpreende o desinformado: móveis forjados, madeira, plástico, parafusos de metal e outras variedades estão amplamente representados no mercado. Vale a pena falar mais detalhadamente sobre o que deve ser levado em consideração na hora de selecioná-los e quais são os segredos de se trabalhar com pinças.

O que é uma braçadeira?

Para fixar a peça em determinada posição durante os trabalhos de carpintaria e canalização, é necessário um suporte capaz de agarrar com uma determinada força. Essa é precisamente a tarefa que a pinça realiza. - um dispositivo que permite ao mestre liberar as mãos para outras manipulações. Os grampos são usados ​​para realizar funções de fixação quando você precisa fixar uma peça ou produto em uma determinada posição, permitem que você garanta uma compressão firme ao colar superfícies, substitua o alicate e o alicate.

O instrumento tem o nome do alemão schraubzwinge, também é chamado simplesmente de pinça.

A braçadeira se parece com um parafuso localizado verticalmente ou uma base lisa, fixada em uma estrutura com uma plataforma recíproca. Ao ajustar a posição do elemento móvel, você pode aumentar ou diminuir a pressão no objeto preso. O principal material para sua fabricação é o metal, mas também existem opções de madeira e plástico. Os elementos de eletrodomésticos ou serralheiros usados ​​para fixá-los à superfície da mesa também são chamados de grampos. Esses detalhes estão em um torno, moedores de carne mecânicos, abajures de mesa antigos.

Dispositivo

O grampo tem um design simples e confiável. Quase nunca quebra e tem uma longa vida útil. A ferramenta consiste nas seguintes partes.

  • Fixação do quadro. Ele serve como um elemento recíproco contra o qual a parte fixa é pressionada. Pode ser em forma de G, em forma de C ou em forma de S.
  • Elemento móvel com "calcanhar". Como um tripé, pode aumentar ou diminuir a distância da plataforma ao quadro.
  • Parafuso ou alavanca. Ele é o responsável por fixar a braçadeira em uma determinada posição, permite ajustar a força de compressão. Os modelos com alavanca têm uma fixação mais rápida, com menos esforço a compressão é bastante intensa. O punho da braçadeira move-se com 1 toque.
  • Springs. São em "prendedores de roupa" - pinças em forma de pinça com 2 alças, que funcionam segundo o princípio de uma tesoura.

O design da braçadeira permanece inalterado por muito tempo. É bastante eficaz, mesmo sem fazer alterações.

Para que são usados?

A finalidade das pinças é bastante diversa. isto O serralheiro e a marcenaria são usados ​​com bastante sucesso na indústria da construção.

Existem modelos fixos com acessórios para bancada de trabalho ou para mesa de oficina, bem como dispositivos móveis.

Eles são usados ​​em uma ampla variedade de campos e atividades.

  • Para chapas de metal... A braçadeira é usada aqui como uma garra vertical, esse equipamento é usado principalmente no armazém e na produção
  • Para montagem de móveis... O mesmo utensílio de carpintaria é utilizado para caixilhos e para madeira em qualquer uma das suas configurações. Os clipes são usados ​​principalmente na colagem de elementos. Uma braçadeira de marcenaria também é necessária para uma placa de mobiliário.
  • Para pedra artificial. Pinças de vácuo são usadas aqui, permitindo que você cole as laterais e o rodapé da parede, para criar um sistema anti-transbordamento.
  • Para portas. Aqui, os grampos são usados ​​para instalar caixas na abertura com a possibilidade de endireitar os cantos curvos.
  • Para colar peças. A pinça proporciona uma conexão mais firme e uniforme, como resultado, a adesão dos materiais é mais eficiente. Os modelos finais permitem colar a decoração nas bordas frontais dos móveis.
  • Para cofragem. Aqui, o grampo atua como um elemento de suporte.
  • Para pavimentos, para assentamento de laminados. O elemento de fixação usado para compactar as pranchas também é um grampo, embora se pareça mais com um suporte.
  • Para broca... Aqui, a braçadeira atua como um acessório externo para ferramentas elétricas ou manuais.
  • Para dispositivos de iluminação. As lâmpadas tipo grampo são amplamente utilizadas como um complemento necessário ao trabalho de arquitetos e outras pessoas que trabalham com projetos.
  • Para grampo de cabelo... A braçadeira de metal fornece fácil fixação de produtos roscados ao teto e outras estruturas de metal de suporte.
  • Para o ônibus. Aqui, os grampos são usados ​​para tornar o corte mais fácil de manusear. Para o uso correto dos trilhos guia em ferramentas elétricas, recomenda-se a escolha dos modelos em forma de F ou de fixação rápida.
  • Para ventilação. Este tipo de braçadeira de viga é feito de metal. É usado na colocação de várias utilidades, ajuda a fixar fixadores em estruturas de suporte sem fazer orifícios ou soldar.
  • Para tectos tensos. Aqui, pinças em forma de pinça feitas de plástico são usadas nos tamanhos de 100, 150, 200 mm. Com a ajuda de tal braçadeira, a tela é pendurada nos cantos da sala antes do aquecimento, normalmente 6 produtos são suficientes para a sala.

O âmbito de aplicação das pinças não se limita a isso. Os artesãos até os usam para fixar materiais em folha e cargas de grandes dimensões no porta-malas de um carro. Em qualquer caso, não se pode prescindir dele em uma oficina em casa.

Visualizações

A classificação dos mecanismos de fixação é bastante extensa. Aqui você encontra pinças-pinças para móveis e "pistolas", alicates e modelos de dupla face. Todos eles merecem a maior atenção. Vale a pena considerar a classificação e os tipos de pinças com mais detalhes.

Por tamanho

Dependendo da finalidade, as braçadeiras podem ser pequeno e grande, longo e curto. Versões mínimas são comumente usadas em joias e outros pequenos trabalhos. Os parâmetros médios serão os seguintes:

  • comprimento - de 150 a 900 mm;
  • largura - 120-350 mm;
  • o tamanho da área de trabalho (na abertura máxima) - 10-600 mm.

As garras menores possuem grampos de canto - não mais do que 10-100 mm, pois o contato ocorre em um ângulo de 90 graus.

Entre os grampos padrão, a maior faixa de trabalho para os modelos em forma de F é de 15 a 350 mm com um comprimento de ferramenta de até 400 mm. Os grampos G são considerados médios. Sua aderência atinge 70-170 mm, o que é suficiente para a maioria dos tipos de trabalho.

Por material de fabricação

A base da qual a ferramenta é feita também é importante. Basicamente, o material para a fabricação de mecanismos de fixação é metais ferrosos e não ferrosos, mas também existem elementos de madeira ou plástico. Vale a pena considerar todas as opções com mais detalhes.

  • Forjado. Os mais fortes e duráveis ​​são considerados os mais confiáveis. As pinças F clássicas com fixação por parafuso são feitas de ferro dúctil. Esses suportes fornecem estabilidade máxima.
  • Plástico... Eles são usados ​​principalmente para a instalação de tectos tensos. São feitos de polímeros resistentes às cargas operacionais.
  • Metal estampado... Esta categoria inclui produtos de aço para o mercado de massa e produtos industriais pesados. Para a instalação de esquadrias metálicas e estruturas de suporte, utilizam-se braçadeiras com revestimento anticorrosivo galvanizado ou galvanizado. As braçadeiras de aço forjado são mais confiáveis, porém mais caras.
  • De madeira. Projetado para colar peças feitas de materiais macios e quebradiços. Fabricado em madeira de lei.
  • Alumínio fundido. Leve, resistente à corrosão, mas não projetado para cargas pesadas.

Estes são os principais materiais do mercado.

Por uma questão de economia, os fabricantes chineses podem usar ligas de metal mais frágeis. Por isso é melhor não escolher produtos de marcas desconhecidas.

Pelo princípio de ação

De acordo com o princípio de operação, todos os grampos são facilmente classificados em mecânico convencional - com controle manual e avançado. O mais simples é parafuso, equipado com um níquel na extremidade do elemento roscado e uma alça. Possui corpo e parte móvel. Este é um modelo universal, conveniente no dia a dia e no trabalho de marceneiro, chaveiro. O design excêntrico aprimorado é mais fácil de manusear.

Pinças magnéticas usado por soldadores elétricos para fixar as peças de trabalho articuladas. Na maioria das vezes, eles são usados ​​em juntas de canto. Parece um poliedro ou um triângulo isósceles com ângulos retos. As inserções magnéticas estão localizadas nas bordas em contato com o metal.

Braçadeira automática ou de aperto rápido (pistola) também conhecido como gatilho, cremalheira e pinhão. Seu design é em forma de F, 1 mandíbula é fixada na barra imóvel, a segunda se move em modo de roda livre ou é travada em uma determinada posição.

Braçadeira hidráulica e pneumática - dispositivos com o fornecimento de força para a superfície de trabalho usando um elemento semelhante a um macaco. Modelos de vácuo usado ao trabalhar com vidro, pedra artificial, cerâmica. Eles são equipados com uma estrutura com ventosas e bombas manuais para gerar a força necessária.

Primavera pelo seu design assemelha-se a um podador ou alicate, possui 2 pegas e mandíbulas de fecho. A força de aperto e expansão é aplicada mecanicamente. Espaçador utilizado para a instalação de pisos laminados e tipográficos. Loopback universal usado ao instalar cabos de fibra ótica em estruturas de suporte.

Por formulário

As formas das pinças também são bastante variadas. Entre as opções mais comuns estão as seguintes.

  • Em forma de C. Grampos simples, também conhecidos como grampos de extremidade. Conveniente para uso em mesa.
  • Em forma de F. Isso inclui todos os modelos de fixação rápida e outros estilos de barra longa. O "centavo" redondo é fixado no plano horizontal.
  • Em forma de G Simples e confiável, tipo caixa, adequado para trabalhar metais. O modelo articulado giratório é mais fácil de controlar do que ajustável por um parafuso
  • Em forma de T. Com perfil de guia original. Utilizado na produção de móveis e instalação de janelas.
  • Pincer. Podem ser com catraca ou mola. Também chamados de "prendedores de roupa" por sua semelhança física e lábios achatados.
  • Casco. Para fixar peças de trabalho em um plano paralelo ou oblíquo. A braçadeira de corpo giratório pode atuar como um espaçador expansível bidirecional.
  • Pistolas de grampos. Modelos de framework automatizados.
  • Edging. Usado para materiais de fixação ao longo da borda.
  • Canto... Existem magnéticos e parafusos. Eles são usados ​​para conectar peças em ângulos retos.
  • Fita... Correia tensionada. Utilizado em marcenaria.

Estes são apenas os tipos mais comuns de grampos de carpintaria e chaveiro.

Em aplicações altamente especializadas, suas configurações são muito mais variadas.

Avaliação da marca

No mercado russo, você pode encontrar pinças de fabricantes europeus, asiáticos e americanos.A maioria deles é bem conhecida por artesãos amadores e profissionais. Vale a pena conhecer as melhores empresas em que você pode confiar em mais detalhes. A classificação de popularidade entre as marcas - fabricantes de grampos inclui as seguintes marcas.

  • Stanley. Uma empresa americana que existe há mais de 175 anos. As ferramentas da marca são tão confiáveis ​​que são utilizadas até mesmo em expedições espaciais. No sortimento você encontra cinto, angular. Pinças de gatilho em forma de F e G em aço e alumínio de alta qualidade. A empresa fabrica a maioria de seus produtos para o mercado russo na China.
  • Bessey. Marca alemã especializada no fabrico de pinças para uso privado e profissional. A gama inclui modelos de ferro fundido, aço, alumínio, alavanca e luminárias de alto desempenho. A empresa produz todos os tipos de pinças, inclusive com caixa de engrenagens e manipuladores, é considerada uma das líderes no mercado mundial.
  • Wilton... Uma empresa industrial com sede em Chicago que fabrica ferramentas para profissionais e amadores há mais de 70 anos. A marca patenteou repetidamente suas invenções, inicialmente especializadas na produção de torno. As braçadeiras da marca ainda são amplamente utilizadas por artesãos em todo o mundo hoje. A principal especialização da empresa são os modelos de pinças em F e C.
  • Matriz. Marca alemã, representada na Rússia há mais de 10 anos. A empresa produz uma variedade de ferramentas para marcenaria e metalurgia. Em forma de F, pinças e grampos de fixação rápida são de particular interesse. A marca se destaca pela fiel política de preços, pela ergonomia bem pensada de seus produtos.
  • Bruto. Uma empresa alemã que fabrica produtos profissionais. A marca ocupa com confiança uma posição de liderança em vendas nos países da UE. Dentre a linha de produtos destacam-se as pinças e pinças de cremalheira, que facilitam muito o trabalho manual do mestre.

Isso não esgota a lista de fabricantes, mas ao escolher produtos de empresas confiáveis, você pode ter certeza que a ferramenta adquirida justificará as esperanças depositadas nela.

Dicas de Seleção

Artesãos experientes e novatos frequentemente discutem sobre qual braçadeira é melhor comprar. Na verdade, os critérios de seleção para esta ferramenta foram definidos há muito tempo. Basta prestar atenção aos seguintes pontos.

  1. Força de aperto. Os modelos industriais mais poderosos são capazes de fornecer indicadores de 1 tonelada, mas tal estrutura reforçada não é necessária na vida cotidiana. Os modelos mais simples têm um desempenho muito mais modesto. Em média, sua força de fixação é de 20-100 kg. Isso é suficiente para a maioria das operações, mesmo ao trabalhar com máquinas em uma oficina doméstica.
  2. Método de fixação. Ele determina como exatamente a mudança na distância do elemento móvel até a borda da peça será realizada. Ao realizar trabalhos com peso ou altura, é melhor escolher grampos de fixação rápida que permitem ao mestre realizar esta operação com uma mão. Os modelos de parafuso são adequados para uso na oficina, mas não são muito convenientes de usar sem uma bancada de trabalho e outros acessórios.
  3. Massa. Tudo depende da finalidade da braçadeira. Aqueles projetados para trabalhar com fresadoras podem pesar até 5 kg. É melhor escolher modelos domésticos na faixa de até 1 kg.
  4. Materiais utilizados. Os grampos mais duráveis ​​com corpo reforçado são feitos de ferro fundido e outros metais ferrosos. Eles são bastante massivos, focados em segurar peças pesadas. Os modelos domésticos são geralmente feitos de materiais combinados. A combinação de materiais sintéticos, polímeros e fundição de alumínio provou-se bem. O produto acabado pesa menos, não tem medo da corrosão em caso de uso raro.
  5. Funcionalidade. Nem todos os grampos são iguais. Alguns deles têm capacidade de fixação e de uso como espaçador.Para fazer isso, eles são equipados com mandíbulas giratórias que podem ser guiadas para dentro ou para fora da caixa.
  6. Proteção contra corrosão. Este momento é relevante apenas para produtos feitos de metais ferrosos. Para manter um movimento suave por muito tempo, eles são pintados com formulações em pó e, em seguida, periodicamente oleados e enegrecidos. As braçadeiras galvanizadas são fáceis de manter. Desde que o revestimento esteja intacto, a corrosão não ameaça o instrumento.
  7. Acessórios adicionais. São opcionais, mas facilitam muito o uso do produto. Por exemplo, modelos com almofadas de borracha nas mandíbulas permitem trabalhar com peças frágeis ou moles, amenizando o impacto no ponto de contato. A alça em T incluída também é útil, permitindo que você ajuste a força ao prender a peça.

Todos esses pontos são importantes para escolher a pinça certa, especialmente se o mestre for novo em seu ofício. Na prática, serralheiros e carpinteiros experientes compreendem as características de tal ferramenta e já não cometem erros ao substituí-la.

Como usar?

O uso de pinças não levanta nenhuma questão particular. Independentemente do tipo de construção, eles são usados ​​para prender peças ou objetos, materiais em uma determinada posição. Basta colocar o objeto entre as mandíbulas e depois fixá-lo.

Nos produtos de parafuso clássicos, um elemento rotativo é usado para isso, que deve ser apertado com 2 mãos.

As pinças de liberação rápida são, em princípio, semelhantes a uma pistola com gatilho... Basta usar a alavanca para que as mandíbulas se fechem com o esforço necessário. Sua conveniência reside no fato de que você pode fazer todo o trabalho com uma mão. Pinças de pinça têm o mesmo princípio de alavanca, mas a força de compressão é controlada por um elemento de mola. Trabalhar com eles é como usar um podador - esta não é a ferramenta mais fácil e confortável.

Grampos de extremidade Eles diferem por terem um espaçador não apenas nas laterais, mas também no centro, a força descendente é criada em 3 pontos. Primeiro você precisa prender o próprio material entre as mandíbulas e, em seguida, usar a terceira plataforma. Esta ferramenta é usada principalmente para colar bordas decorativas.

Para o armazenamento de grampos na oficina, carpinteiros e serralheiros experientes recomendam o uso de sistemas especiais ou prateleiras com uma borda frontal em forma de pente. Neste caso, será fácil organizar as ferramentas em tamanho - de pequeno a grande.

      No próximo vídeo, você aprenderá as regras de escolha e uso de pinças.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário