Como cortar as vigas no ângulo certo?
Cortar as vigas no ângulo certo é posicioná-las de forma que possam ser seguradas com segurança por mais de uma década no futuro. O ângulo de preenchimento das vigas não é parâmetro menos importante, assim como o método de fixação, os métodos de montagem do sótão e do telhado.
Regras fundamentais
A robustez e confiabilidade do telhado é um fator que não depende apenas da correção das vigas. Existem algumas regras a serem consideradas.
-
Os fechos de madeira e aço devem ser de alta qualidade. Mesmo quando o corte é feito em ângulo reto e de acordo com as distâncias padrão entre as bordas, chanfros e marcas de que o mestre é repelido, a própria barra pode rachar e / ou dobrar sob carga normal. Economizar no nível de qualidade é inaceitável - as vigas são, junto com o Mauerlat e os adereços, os elementos de sustentação sobre os quais o torneamento, a impermeabilização e o telhado se apoiarão. O peso dos fechos e as influências dinâmicas também são levados em consideração (mestres servindo o telhado e suas ferramentas, vento, chuva, neve, granizo e muito mais). Idealmente, as vigas são projetadas para carga máxima - inclui uma camada de meio metro de neve compactada que cobre as telhas.
-
Pontos de topo e seções no ponto de união das vigas ao Mauerlat não devem ter rachaduras, aparas, trituração de fibras de madeira, nós.
-
Ao iniciar o trabalho de telhados, chame outras pessoas para obter ajuda (por exemplo, entre em contato com uma empresa especializada em telhados). Substituir vigas e ripas é um negócio sério: mesmo com dispositivos que facilitam, por exemplo, o levantamento de novas tábuas e vigas, o proprietário sozinho dificilmente conseguirá lidar de forma rápida e eficiente com o trabalho que lhe foi confiado. Isso é verdade tanto para telhados de uma ou várias áreas de uma casa particular.
Levando em consideração essas recomendações, o proprietário iniciará os trabalhos de cobertura - neste caso, serrando as vigas no ângulo desejado.
Como arquivar corretamente?
Mesmo quando o telhado é diferente - em vez de telhas e ardósia, utiliza-se papelão ondulado de aço, telha metálica ou policarbonato celular, a obra principal, ou seja, o arranjo do Mauerlat, suportes de mancais intermediários e caibros, é inalterado na preparação, tecnologia e método de execução. Para arquivar as vigas no ângulo desejado, a seqüência de cálculo é determinada pelas dimensões iniciais da estrutura.
A título de exemplo, os seguintes parâmetros: deixe o comprimento da casa ser 480 cm, largura - 240 cm (dimensões externas).
-
O comprimento das vigas é calculado de acordo com o teorema de Pitágoras: as pernas são um piso do sótão até o meio, acima do qual está localizada a cumeeira do futuro telhado e a altura da cumeeira suporta. Hipotenusa - o comprimento da viga sem levar em conta a suspensão da extremidade inferior além do perímetro externo das paredes.
-
Para um telhado de duas águas, o comprimento da estrutura é dividido em dois - neste caso, a metade é de 240 cm... Com a ajuda de um transferidor, o ângulo de inclinação desejado é medido no desenho. Para telhados de quatro inclinações, são utilizados desenhos separados, levando em consideração o ângulo das encostas laterais: também é medido com o mesmo transferidor, e a largura da estrutura também é dividida em dois - neste caso, é de 120 cm .
-
Neste caso, 2163 cm são medidos a partir da linha oposta - após medir o ângulo desejado. No outro lado da inclinação pretendida, a linha de inclinação oposta do telhado é desenhada.
-
2.400 cm são medidos no centro - e um lado adicional é desenhado... Um triângulo é formado para representar as inclinações do telhado.
Após o cálculo do comprimento das vigas, a madeira ou tábua é serrada de acordo com o desenho. Eles são dobrados de cabeça para baixo antes de serrar. Os pedaços de tábuas sobem. Após a instalação preliminar, são fixados nas bordas com o auxílio de tiras. O canto da viga é cortado de uma certa maneira.
-
Faça um triângulo com o ângulo em que as vigas são cortadas. Pode ser pré-fabricado em perfil de paredes finas de alumínio ou aço.
-
Instale este triângulo na lateral das vigas - e desenhe um contorno angular com um marcador de construção ou lápis, sob o qual as vigas são serradas.
-
Vi a esquina no Mauerlat de acordo com o esboço delineado.
Repita a última etapa para todos os locais onde as vigas estão instaladas, alinhe-as de forma que se encaixem nos cortes ao longo do contorno. Monte e prenda o sistema de viga.
Cortando o assento
Feito o cálculo, não basta guiar-se apenas por conselhos gerais. A segunda etapa após a contagem é cortar a pegada. Abaixo, no canteiro de obras em frente ao próprio prédio, é difícil fazer rapidamente um corte de viga perfeito e de alta qualidade em um determinado ângulo. Os motivos - desde a localização inconveniente do Mauerlat à falta de precisão ao cortar. Na prática, o ângulo de inclinação das vigas pode mudar acentuadamente. As vigas devem estar nas mesmas linhas. O mesmo corte é executado apenas de acordo com o template. No entanto, quando o Mauerlat é ligeiramente inclinado para o lado, cada viga é recalculada individualmente. A profundidade de corte não deve ser muito grande - a resistência do sistema de vigas será prejudicada.
Ao juntar as vigas, marque os pontos em que a primeira se junta ao Mauerlat e desenhe linhas retas perpendiculares à linha existente. Determine os ângulos das guias de entalhe vertical e horizontal.
E aqui está como o modelo para as vigas é feito.
-
Fixe a peça a um dos lados do Mauerlat, sem alterar o ângulo de inclinação do futuro telhado. Nesse caso, oposto ao canto deve ser o local de interseção das linhas recém-desenhadas.
-
Marque como as linhas do triângulo resultante estão localizadas, e corte o modelo dele.
Depois de fazer o modelo, verifique se ele é preciso em comparação com as linhas esperadas das vigas que estão sendo serradas. Certifique-se de que o Mauerlat está alinhado com o topo das paredes ao longo de todo o seu comprimento. Se a ligação for interrompida, reforce-a sempre que possível: são permitidos desvios de 2,5 mm em média.
Anexe o modelo às vigas e marque as linhas e pontos a serem marcados. O arquivamento das vigas é feito na mesma distância da barra de cumeeira. O primeiro corte é feito nas camadas de madeira da placa ou madeira. A atenção do mestre é a chave para observar os limites delineados. Na ausência de experiência neste estágio, é melhor usar ferramentas adicionais que reduzem rejeições e eliminam o custo de remontagem.
O segundo corte pode ser feito com serra elétrica ou entalhe com machado. Antes de entalhar, verifique se o machado está afiado o suficiente - uma ponta serrilhada pode levar a um corte mais irregular e lascar ao longo das bordas do canal entalhado. O mestre neste estágio possui força física tangível e certa habilidade.
Verifique se os entalhes correspondem ao padrão - se houver discrepâncias, corrija-as. A viga está pronta para ser instalada em seu lugar normal. Após a instalação, as vigas são arquivadas e a próxima colocada, e assim por diante.
Rebaixamento para junta direta com Mauerlat
A junta de topo é uma maneira visivelmente mais fácil do que cortar um assento. Para garantir essa conexão, o mestre escolhe o ponto de corte e o ângulo de inclinação da serra. Em teoria, essas ações seriam reduzidas ao conhecimento do curso de geometria, permitindo calcular o ângulo necessário. Aqui fazemos o seguinte:
-
dividimos a distância da crista à borda da parede pelo comprimento das vigas, o valor resultante é o cosseno do ângulo de inclinação;
-
calcule o cosseno inverso deste valor.
Para transferir o ângulo obtido para a viga, usamos uma serra de esquadria ou um esquadro. Na ausência de um quadrado, usamos um modelo. Sua produção se resume ao seguinte:
-
em uma folha de madeira compensada ou aglomerado, marque um ponto a uma distância de 50 cm ao longo da borda inferior da folha;
-
calcule a tangente do ângulo e calcule o produto dos dois.
É desejável converter todos os valores em centímetros para metros. O segundo lado do triângulo retângulo foi encontrado. Marque linhas e pontos na peça de trabalho, obtenha o ângulo desejado - e recorte o modelo. Usando o modelo, lixe e ajuste as vigas.
O método prático não requer muitos cálculos preliminares. As medidas da viga são marcadas quando ela é fixada em sua forma bruta ao local de sua fixação. Para fazer isso, siga uma série de etapas.
-
Exponha a madeira de modo que sua extremidade inferior esteja alinhada com o Mauerlat de uma certa maneira.
-
Desenhe uma linha horizontal do canto até a parte inferior da viga. Certifique-se de que essa parte esteja estritamente paralela à borda superior da parede. Se a viga ou a prancha forem colocadas na extremidade (verticalmente), a linha desenhada se tornará diagonal.
-
Faça um corte ao longo da linha, instale a viga. Repita essas etapas para outras vigas. Após a instalação das vigas, uma placa frontal é instalada em ambos os lados da casa.
Aplique o resto da madeira como molde - o local do corte da serra deve ser uniforme.
Posso montar sem cortes?
A fixação de caibros sem serragem preliminar é realizada usando um método rígido ou deslizante... O método de deslizamento dá a uma das extremidades do sistema de vigas um certo grau de liberdade. Rígido - permite a ancoragem completa das vigas sem possibilidade de mudanças de temperatura.
A fixação deslizante das vigas ao resto da base do telhado também é feita de forma aberta e fechada. O método fechado envolve o uso de um canto com um ilhó em forma de fenda. O canto é fixado no Mauerlat e um componente de aço com orifícios é inserido na ranhura. Com a ajuda desses furos, o canto é fixado na viga. Ele pode se mover, aliviando a deformação da parede.
Método aberto - quando a peça não se encaixa no ilhó. O canto é fixado ao Mauerlat, e sua parte superior dobra para baixo - sob a conexão.
A fixação rígida das vigas tem várias maneiras... Em um telhado único ou com várias inclinações, as vigas são fixadas com cantos ou peças LK. As peças LK são adequadas para vigas de qualquer tamanho, são feitas de aço de 3 mm, o que permite agarrar com firmeza os elementos do telhado. Para conexões sem ranhura, são usados cantos que diferem daqueles usados na ranhura - os flanges são projetados para parafusos auto-roscantes mais potentes, um número maior deles.
Um nó selado também é usado na ausência completa de um Mauerlat. - vigas de piso são usadas em seu lugar. O número de vigas emparelhadas de um telhado de duas águas é igual ao número dessas vigas. Este método é bom para edifícios totalmente de madeira erguidos a partir de troncos ou vigas.
Para obter informações sobre como cortar as vigas no ângulo desejado, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.