A conexão das vigas no cume

Contente
  1. Quais são os nós?
  2. Escolha de fixadores
  3. Como você pode se conectar?
  4. Dicas úteis

A ligação das vigas na cumeeira e a sua fixação à madeira é muito importante para a competente construção e fiabilidade do funcionamento da casa. É necessário descobrir com antecedência como conectar as vigas com uma sobreposição. Mas existem outras opções de encaixe que também precisam ser estudadas adequadamente para evitar problemas.

Quais são os nós?

A estrutura do telhado é montada com uma variedade de peças totalmente fixadas. No entanto, as vigas desempenham um papel fundamental em termos de operação.

É necessário prestar muita atenção para fixá-los no Mauerlat e encaixá-los uns nos outros, caso contrário, é impossível garantir o bom funcionamento do telhado e sua segurança.

Além dos elementos de conexão comuns, também existem aqueles que permitem aumentar a rigidez. Além dos nós da junta do cume, também existem nós:

  • conectar a estrutura com a "fundação" da cobertura;

  • conexão de peças auxiliares;

  • ancoragem de vigas empilhadas.

Escolha de fixadores

As seções superiores das vigas podem ser conectadas de várias maneiras. Muitas vezes, as placas são usadas para esse fim. Com uma junta de topo, são usados ​​pares de pregos com um tamanho de 15 cm ou mais.As sobreposições podem ser feitas de madeira ou metal - quase não há diferença real entre elas. Mas você precisa entender que o forro de madeira é preso a pregos e os produtos de aço precisam ser aparafusados. Se você precisar sobrepor as vigas, será necessário usar parafusos ou complexos de arruela.

Como você pode se conectar?

As estruturas de suporte do telhado estão sujeitas a tensões significativas. Portanto, um cálculo preciso de toda a estrutura é de importância decisiva.... O bloco de crista é formado pela conexão das pernas de um par de vigas. Os efeitos mecânicos sobre ele são enormes. Freqüentemente, a conexão das vigas na crista é feita de ponta a ponta.

A técnica envolve o preenchimento de uma das bordas das pranchas, que são colocadas sobre essas “pernas”. O ângulo de lima é selecionado de forma muito clara. Ele deve se formar imediatamente após o alinhamento e não deve exigir um ajuste tedioso e preciso.

Caso contrário, a estrutura irá corroer para os lados com qualquer carga significativa. Este tipo de instalação de caibro é projetado para o uso de pregos.

Eles terão que ser empurrados para a bunda. Certifique-se de que o prego passa por ambas as pernas. O fortalecimento da junta é obtido através do uso de placas especiais. Neles devem ser preparados furos para a introdução de parafusos auto-roscantes. Essas placas serão montadas com segurança apenas com uma abordagem cuidadosa.

Um problema sério é que o apego à madeira e à tora tem sutilezas adicionais. Mesmo a madeira de alta qualidade pode mudar de tamanho devido às flutuações na umidade. O efeito do encolhimento é especialmente grande nos primeiros 3-5 anos após a construção da habitação. A saída é bastante simples - você precisa consertar as vigas usando suportes móveis especiais; essas não são placas simples, mas conectadas por uma barra de aço de alta qualidade. Para o trabalho, você precisa de:

  • fita métrica;

  • nível hidráulico;

  • lápis ou marcador;

  • fechos;

  • Chave de fenda;

  • serra manual (serra).

Opções específicas para anexar as vigas à crista para qualquer nó de conexão são selecionadas durante o processo de cálculo e projeto.

Você pode eliminar a confusão colocando as informações necessárias no desenho. A fabricação deve seguir um único modelo pré-planejado.

Os orifícios para parafusos ou pernos devem ser maiores do que os próprios fixadores; esta é a única maneira de garantir a prevenção:

  • empenamento;

  • áreas rachadas;

  • outras deformações.

Teoricamente, os métodos de conectar vigas com parafusos, pregos e parafusos auto-roscantes são equivalentes. Todos os três tipos de fixadores não devem ser enterrados sob a superfície das placas. Certifique-se de fornecer pelo menos um intervalo modesto. Ele permite apenas excluir a destruição mecânica da madeira durante as flutuações de umidade. Nesse caso, todas as conexões devem ser inicialmente apertadas com firmeza, mas não excessivamente apertadas.

A adesão à corrida não é fornecida. Além disso, seu apego lá é tecnologicamente contra-indicado. A fixação sobreposta significa que as pernas das vigas são unidas não pelas partes finais cortadas, mas pelos planos laterais. Este método específico é mais simples do que todos os outros métodos de execução.

Além disso, a formação de um template ajuda a facilitar o seu trabalho; de acordo com ele, as vigas são criadas e montadas no chão, e então levantadas para o telhado.

Em alguns casos, outra opção é usada - encaixe em uma corrida. Freqüentemente, em tais situações, eles falam de uma "barra de cume". As pernas são cortadas na parte superior de forma semelhante. No entanto, a fixação já é feita em uma perna, e não em duas de uma vez. A barra de fixação deve ser horizontal.

Algumas situações requerem o uso de uma junta giratória. Envolve o uso de placas e pinos na montagem. A geometria ideal não é mantida - mas não é necessária. Pelo contrário, a expansão é conseguida na parte superior em comparação com o elemento inferior. Vale a pena considerar que todas as recomendações, incluindo como aparar adequadamente as vigas e o cume, geralmente se referem à colocação do muro de arrimo exatamente sob o cume - e às vezes encontram sua localização deslocada.

As diferenças são as seguintes:

  • equipamento de viga é recomendado para melhorar a estabilidade mecânica;

  • O aperto correto ajuda a melhorar a estabilidade das propriedades mecânicas;

  • a seção transversal ou degrau da viga é baseada na extensão da maior perna da viga - mas a viga oposta deve ter um excesso de reserva de força.

Dicas úteis

​​​​​​ A fixação das vigas na viga mestra geralmente ocorre com o auxílio de um canto de aço. Alternativa - uso de sobreposições ou colchetes angulares. Você pode anexar todas essas estruturas usando parafusos auto-roscantes. O efeito espaçador é garantido por meio de travessas. É necessário fixar os elementos da viga às vigas individualmente, um a um.

Grampos e unhas são menos confortáveis ​​do que pratos. Os prisioneiros são considerados o melhor método de fixação. Mas eles exigem um orifício especialmente perfurado. A resistência necessária é fornecida pelo revestimento de arruelas grandes. Reforço com cavilhas e contraporcas também é recomendado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário