Sistemas de viga de telhado de duas águas

Sistemas de viga de telhado de duas águas
  1. Peculiaridades
  2. Elementos principais
  3. Visão geral dos tipos de vigas
  4. Pagamento
  5. Tecnologia de instalação

O cálculo e a instalação do sistema de vigas são algo que quase nenhuma casa pode prescindir. Você pode, é claro, tornar o telhado plano, com um único ângulo de inclinação de apenas um grau - se apenas a água escoasse. Mas ao organizar um sótão ou sótão, você não pode prescindir de vigas.

Peculiaridades

Um telhado de duas águas, ao contrário de um telhado de duas águas, necessita de um cálculo mais detalhado, uma vez que ao longo da sua linha média (e não só), estas encostas se agarram umas às outras, delimitando e equilibrando a carga a partir do seu peso real. Estrutura em empena - tábuas, pedaços de madeira e vigas individuais de diferentes formas e áreas transversais. Para a instalação, são utilizadas vigas predominantemente coníferas (por exemplo, pinho) - ao contrário do larício, pode suportar cargas significativamente maiores. Esta viga com um lado de 15 cm (seção quadrada) é colocada ao longo de cada uma das paredes de suporte da estrutura. A fixação é realizada por meio de âncoras, hastes com roscas "self-tapping" e pinos com diâmetro igual ou superior a 16 mm. Este é o Mauerlat - ele transfere uma carga uniforme das vigas para as paredes do edifício.

É impossível instalar vigas de telhado de duas águas diretamente nas paredes - especialmente em blocos de espuma, de silicato de gás.

Elementos principais

Perna do Rafter - barra retangular... Dimensões das secções - a partir de 15x10 cm É a base de uma estrutura triangular-diagonal que suporta o vento e a neve. O degrau das vigas sob o papelão ondulado ou telha metálica não é mais do que 1,2 m. Recomenda-se colocá-los a não mais do que 60 cm de distância - a carga extrema de um telhado fortemente pesado pode levar as paredes a rachaduras prematuras. Isto aplica-se igualmente aos edifícios principais e às suas extensões, posteriormente erguidos no território adjacente à casa.

As abóbadas horizontais e verticais (travessas) são utilizadas para reforço adicional. Ao contrário dos telhados inclinados sem uma crista, eles são obrigatórios. Os horizontais protegem cada um dos triângulos de balançar e afrouxar, enviesar o telhado, afundamento da cumeeira, e os verticais não são apenas paredes para o piso do sótão, mas também servem como reforços adicionais para evitar afundamento vertical do telhado . Essas e outras barras transversais são necessárias. No caso de uma casa sem sótão, os espaçadores verticais são extremamente curtos - não um e meio, mas apenas meio metro de altura.

Nem uma empena nem um telhado de quatro andares podem viver sem eles.

Além de espaçadores triangulares localizados em todos os três cantos, as chamadas barras transversais horizontais são usadas. Eles servem como vigas e base para o piso do teto e do sótão, evitando que o triângulo de cada uma das estruturas das vigas, que estão espaçadas uma da outra, se mova em direções diferentes. Eles também suportam a carga de vigas verticais que a transmitem desde a cumeeira do telhado até as paredes da casa e para o teto e sótão. O material desta base - uma viga de 15x15 cm - é o mesmo do Mauerlat, mas é permitida a utilização da sua versão reduzida - 10x15.

Finalmente, o espaçador longitudinal (barra horizontal) para a cumeeira corre paralelo ao seu deck externo. Ele conecta os triângulos de viga ao longo do canto superior, evitando que eles se espalhem para os lados, como um acordeão.Pode haver três desses espaçadores - mais um de cada lado.

Como resultado, todos os elementos do sótão e do telhado formam uma base sólida e confiável.

O ripado - pode ser feito de uma tábua não cortada ou, em alguns lugares, até mesmo de uma laje - protege adicionalmente os triângulos de viga no topo. Porém, já serve mais para a uniformidade do telhado, não permite que a impermeabilização se rompa. Também é impossível ficar sem caixote. Para um telhado amolecido - por exemplo, com base em uma camada subjacente betuminosa - montado a partir de telhas de metal, um revestimento contínuo de folhas de madeira compensada é usado.

Patim o telhado de duas águas, como as vigas paralelas a ele, está localizado estritamente horizontal. Fecha a junta de telhas metálicas ou chapas perfiladas, localizada no ponto mais alto da casa.

Saliência protege as paredes da umidade durante a chuva. No entanto, não protegerá as mesmas paredes de forma insuficiente no caso de uma chuva oblíqua com um forte vento lateral. Não é recomendado pender mais de 40 cm. Se você precisar proteger completamente uma das paredes da precipitação, construa uma cobertura próxima a ela conectada ao telhado.

No entanto, o balanço curto pode ser alongado se o comprimento das vigas da viga não for suficiente para os mesmos 40 cm.

Visão geral dos tipos de vigas

As estruturas do telhado são divididas em pendurado (fora do perímetro externo das paredes) e em camadas... Esses e outros encontraram sua aplicação na construção de casas de madeira e de estrutura monolítica.

Pendurado

Estruturas suspensas (remotas) são tais que a sua utilização é aconselhável com uma largura de telhado de 6 m - é esta distância que é ideal. Eles são fixados à barra de cume de um lado e à parede de suporte de carga do outro. As mesmas forças atuam sobre eles como em qualquer estrutura espaçadora. Este recurso distingue vigas suspensas de vigas em camadas. Eles são apertados com peças de madeira e metal. Ao instalar as peças de fixação pela parte inferior, a função das vigas de suporte é atribuída a elas.

Certifique-se de prender essas amarras com a maior firmeza possível, caso contrário, as paredes serão danificadas com a queda pelo próprio peso da viga.

Fortificado

A estrutura da viga não é crítica para a distância entre paredes mais longas... Isso é conseguido através da instalação de um elemento de prancha e travessas de suporte. A cama é colocada paralelamente ao Mauerlat - parte da carga do conjunto do telhado é transferida para ele. As vigas repousam uma sobre a outra no ponto mais alto do telhado e são mantidas no lugar por vigas verticais de suporte. Aqui, as vigas da viga resistem apenas aos efeitos de flexão. A sua instalação é muito simplificada em comparação com os suspensos.

No entanto, eles precisam de colunas verticais.

Combinado

Sistemas combinados de vigas são usados, quando o telhado tem uma forma complexa... Para criar uma estrutura de viga de viga estável, cada uma das seções - em alguns casos - é calculada separadamente. Isso torna possível atingir a resistência e a confiabilidade do teto, do sótão e do telhado nas próximas décadas. Além disso, para uma casa de toras, são as estruturas de vigas combinadas que podem ser necessárias - em paredes inteiramente de madeira, já construídas com madeira colada ou sólida, um Mauerlat não é necessário.

Pagamento

Para recalcular cada um dos elementos de um telhado complexo de forma mais rápida e eficiente, use a oferta especial - calculadoras de construção online. Eles contêm programas de cálculo, o trabalho dos usuários com o qual exclui todos os tipos de erros que podem se tornar fatais com dados selecionados incorretamente. Um esboço acabado - ou desenho - a partir do qual o sistema de vigas é montado também será gerado automaticamente. A contagem automatizada torna possível determinar uma série de características:

  • inclinação do telhado;
  • o número e a composição dos materiais de construção sob o telhado;
  • número e composição dos materiais de construção para revestimento de torneamento;
  • peso dos materiais de construção e o número, tipos, tipos, variedades de estruturas;
  • o comprimento das vigas do caibro e seu número, a seção do tabuleiro e / ou madeira;
  • área do telhado.

Apesar do uso de recálculo (semi) automático, especialistas ainda precisam de prática... Nem uma única calculadora salvará cem por cento de uma quantidade calculada incorretamente de materiais e estruturas do colapso prematuro causado por conhecimento insuficiente da resistência dos materiais e desconsideração das leis da física. Autocálculo - com a ajuda de esboços e da experiência de outra pessoa - embora possível, mas bastante complicado e demorado. A falta de atenção a algumas ninharias resultará em consequências fatais - de reparos a uma reestruturação completa do sótão e telhado, uma vez que cargas descoordenadas ameaçam com afundamento e dobramento de suportes de rolamento de todas as variedades, a partir dos quais a camada sótão-telhado é montada.

A inclinação do telhado é determinada pela composição e estrutura do telhado a ser colocado, bem como pelo clima da sua área. Assim, a largura da cobertura é definida pelo perímetro das paredes e sua localização na planta baixa. Isso determina, por exemplo, a altura em que a cumeeira do telhado está localizada.

As dimensões da cobertura, além das características climáticas e meteorológicas, também são determinadas pela gama de materiais de construção utilizados.

A configuração da estrutura do teto-sótão é calculada principalmente de acordo com o sistema de vigas selecionado... A madeira serrada é usada principalmente aqui. Antes de escolher entre vigas suspensas ou em camadas, decida quais vãos você deve ter. Vãos muito grandes - mais de 1,2 m - podem levar à deformação da estrutura. Para proteger contra flacidez e flacidez, os artesãos instalam peças de fixação e componentes adicionais, que, em última análise, conferem rigidez significativa a uma grande estrutura de sótão.

De acordo com o perímetro, comprimento e largura da base (paredes, fundação), já é possível calcular a largura da cobertura. Para um cálculo preciso, use o teorema de Pitágoras, familiar a cada um dos cursos de geometria da escola: o quadrado do comprimento da hipotenusa (viga) é igual à soma dos quadrados dos comprimentos das pernas (vigas transversais, dividido em dois, e a altura de seu meio até a crista do telhado). Como resultado, a largura total da cobertura é igual à soma dos valores da largura principal (acima do teto e das paredes) e da parte saliente.

Ao montar a estrutura com as próprias mãos, mantenha a igualdade absoluta das distâncias correspondentes.

Mauerlat é montado a partir de um tronco ou viga de diâmetro suficiente para suportar a carga total do telhado... As saliências dos beirais são feitas na base de vigas de caibro, mas para elas também é utilizada uma saliência formada pelos beirais das paredes. A largura da área do telhado pendente é determinada com base no tipo preferido de telhado e material de parede neste caso. Assim, o balanço da ardósia deve ser de no mínimo 10 cm, para ladrilhos cerâmicos sua largura chega a 60 cm, para uma folha perfilada - meio metro. As telhas plantadas em uma camada betuminosa exigirão uma saliência de 40 cm.

Uma saliência maior é necessariamente reforçada com postes de retenção e / ou escoras.

Determinação do ângulo de inclinação da cobertura - cálculo da inclinação em relação ao horizonte. Dependendo dos diferentes tamanhos e climas, o ângulo de inclinação varia de 10 a 60 graus. O mesmo valor é usado para ambos os patins. A simetria é alcançada pela montagem de taludes de diferentes tamanhos. A inclinação do telhado pode ser calculada com base nas seguintes características.

  1. Parâmetros de cobertura, balanço e torneamento. A opção de cobertura específica decide qual tecnologia de montagem é usada para toda a montagem.
  2. Peso próprio da cobertura e de todas as estruturas e camadas tecnológicas. Uma inclinação muito suave causará um grande peso no teto do sótão.
  3. Características do clima: um maior ângulo de inclinação permite que a água da chuva escoe rapidamente e a neve caia. A resistência do vento aumentará.

Para os sótãos e águas-furtadas, são tidas em consideração a inclinação da cobertura e a altura da cumeeira. O fato é que, de acordo com a maioria dos requisitos de segurança, a cumeeira se distancia pelo menos 1,6 m do teto do sótão, altura essa que garante facilidade de manutenção e segurança contra incêndio.

Mesmo um telhado complexo de vários níveis com várias cristas e picos não deve ficar abaixo da marca de 1,6 m.

Os consumíveis são calculados com base na fórmula geral para calcular um telhado de duas águas. O cálculo feito antes do início das obras exigirá alterações adicionais durante o processo de construção. Os métodos de contagem comuns são os seguintes:

  1. para mauerlat e cama - barras 100x150-200x200 mm, margem de comprimento - 5%;
  2. vigas do telhado - madeira serrada 25x150-100x150 mm, comprimento do estoque - até 1/5;
  3. suportes, apertos, escoras - madeira ou tábua 50x100-100x100 mm, margem de comprimento - até 10%;
  4. caixote - determinado pelo tipo de revestimento (contraplacado ou placa / placa);
  5. hidroisol - o comprimento do material em cada rolo depende do tipo de estrutura de caibro, da área do telhado;
  6. em si Revestimento - determinado pela área das encostas;
  7. bainha componentes da saliência e do frontão;
  8. número de fixadores - fornecido em embalagens (parafusos, âncoras, cantos, pinos, pregos).

Não exceda a seção transversal máxima da madeira e placas indicadas acima - a estrutura ficará muito pesada, o que na melhor das hipóteses criará uma carga exorbitante na fundação, na pior das hipóteses - levará a rachaduras nas paredes ao longo do altura inteira, uma reminiscência de falhas tectônicas. Serão necessários acessórios de passagem para o telhado. Por exemplo, se a casa tem um fogão clássico ou uma lareira a lenha, é necessário equipar a transição para a chaminé de acordo com os regulamentos de incêndio para a construção de tal fornalha.

Um telhado quente também requer um recálculo cuidadoso de calor, vapor e impermeabilização, contra-grade, que não é mais fixada por cima, mas por baixo.

Tecnologia de instalação

A instalação sempre começa com a instalação de um Mauerlat, sobrepondo vigas e caibros com vigas de canto. Para vigas suspensas e em camadas, a tecnologia de montagem é significativamente diferente. Portanto, as vigas em camadas são montadas da seguinte maneira.

  1. Dois suportes extremos são instalados sob a barra de cumeeira. Ao mesmo tempo, irão suportar a madeira, ao mesmo tempo que são os componentes que criam os componentes da empena do edifício. Anexe-os por baixo ao Mauerlat. Eles são colocados verticalmente, sem erros. As extremidades superiores são alinhadas horizontalmente. Para definir a horizontal, um fio ou linha de pesca é puxado entre os pilares, verificando o nível. Na presença de distorções, um dos apoios inferiores é levantado por meio de escoras.
  2. Ao longo da horizontal instalada com fio ou linha de pesca, são instalados postes de apoio intermediários com intervalo de 2,5 m... Para evitar o deslocamento das barras do rack, elas são fixadas com fixadores auxiliares, que não são instalados de forma permanente. Suportes ou apertos atuam como tais peças. Sobre as prateleiras é colocada uma barra de cumeeira, que é fixada com ajuda própria.
  3. As vigas de viga devem ser instaladas corretamente em pares - opostas uma à outra... Ambos podem ser cortados no Mauerlat e podem ser usados ​​elementos auxiliares adicionais - estes, por sua vez, são cortados estritamente de acordo com o ângulo de inclinação das encostas. A instalação é realizada de ambos os lados. A montaria é trazida na direção do cume e Mauerlat. A distância entre os apoios verticais é escolhida de modo que o peso e a resistência da cobertura às cargas superiores não levem ao deslocamento das vigas. Na fase de projeto do edifício, esta característica é finalmente determinada.

Na instalação de caibros suspensos, a montagem dos fragmentos principais é feita no solo. As instruções de montagem para tal sistema incluem as seguintes etapas.

  1. As estruturas do telhado são montadas primeiro. - vigas do telhado, horizontais, verticais e diagonais.Todos eles - um de cada vez - subam as escadas para instalação posterior. Alguns trabalhadores preferem reforçá-los já na parte superior, nas travessas instaladas do teto. A instalação pode ser feita um a um - o primeiro montado é imediatamente instalado no seu lugar. É melhor usar um guindaste móvel para levantar esses kits. Mas seu uso acaba aumentando o custo de construção de uma casa.
  2. A etapa mais difícil e responsável é exibir esses kits.... Para fazer isso, primeiro defina a inicial e a final. A linha de pesca é puxada ao longo deles. A tensão da linha é verificada estritamente horizontalmente - sem erros. Deve também repassar a estrutura mais elevada - erros nas etapas anteriores de construção ainda podem se manifestar.
  3. Conjuntos de vigas que estão abaixo da horizontal definida são levantados um após o outro... Eles já estão fixados de forma permanente - isso exclui sua possível descida e afrouxamento da estrutura. Abaixo as vigas - nos locais de fixação - são colocadas horizontalmente, coincidindo com a instalação original do Mauerlat. Antes de montar o torneamento, as treliças (conjuntos) devem ser alinhadas no mesmo plano - de cada uma das duas vertentes. Depois de concluída a montagem da estrutura de ripas de caibro, a impermeabilização é colocada sob a lâmina perfilada.

Você pode descobrir como montar as vigas do telhado de duas águas com suas próprias mãos no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário