Distância entre vigas
Junto com a carga permitida em elementos individuais - vigas Mauerlat, horizontais, diagonais e verticais, um dos parâmetros mais importantes é o degrau (vão) entre as vigas. A combinação dos valores ideais de toda a estrutura é a chave para sua durabilidade e resistência.
Etapa levando em consideração o material
Cada um dos tipos (ou cada uma das variedades) de materiais de construção usados como base e cobertura de um telhado tem uma série de características e notas. Os mais importantes são os seguintes.
- A espessura e a forma do papelão ondulado variam amplamente. A curva se assemelha a um trapézio, do qual a parte inferior ou superior foi cortada.
- A telha cerâmica tem uma ampla escolha de forma e textura. Na maioria das vezes é feito em 12 cores.
- Telhas de metal - em comparação com a cerâmica, este material de construção custa metade do preço. As vantagens são semelhantes.
- Um telhado macio como o ondulin serve como isolante de ruído contra a chuva. De acordo com este parâmetro, está perto de ardósia.
- As folhas de ardósia têm uma onda redonda, isolamento acústico da chuva. Eles são baratos, mas podem quebrar com exposição intensa. Não é recomendável andar sobre eles, é impossível colocar escadas e outros dispositivos pontiagudos no telhado de ardósia.
Para papelão ondulado (perfil de chapa), o passo das vigas é determinado pelas dimensões da chapa de aço. As vigas da estrutura do telhado para decks de perfis, de acordo com os padrões e de acordo com SNiP, GOST, variam entre 6 a 9 dm. Com o aumento dessa distância, o vão entre as vigas pode conter inserções em forma de tábua com seção aumentada. Para papelão ondulado, a seção do papelão ou madeira é de 50 * 100 a 150 * 150 mm. O torneamento é feito de tábuas com seção transversal da ordem de 3 x 10 cm e vão de cerca de meio metro. Os valores finais são determinados pela marca e espessura do perfil em chapa, pelo ângulo de inclinação da cobertura (em relação ao horizonte).
Por exemplo, a cobertura, inclinada 15º e forrada com papelão ondulado C-10, é instalada na caixa sem folgas. Para pisos perfilados, as folgas do torneamento são de 3 dm. O papelão ondulado de onda maior - C-44 - é instalado na caixa com um degrau de 50-100 cm. Se a casa prevê a construção de uma chaminé com fogão, exaustor, então o vão sob ela aumenta - para revestimento à prova de fogo da chaminé com materiais incombustíveis.
Algumas características são importantes para as telhas cerâmicas, por exemplo, o peso de um determinado telhado. O ladrilho de cerâmica é feito principalmente de argila queimada em uma temperatura especialmente alta, devido à qual o material é até 10 vezes mais pesado do que o ladrilho de metal.
O peso dessas placas tem uma alta carga específica - até 60 kg / m2. O material das vigas - madeira - deve ser bem seco. A seção transversal das vigas é de 50 * 150 a 60 * 180 mm.
Se o telhado for inclinado 15º em relação ao horizonte da Terra, a lacuna longitudinal entre as vigas varia de 80 a 130 cm. Ao determinar o passo, considere o comprimento da viga. Com um comprimento extremamente alto, o espaço entre as vigas é mínimo. O comprimento reduzido das vigas aumenta a elasticidade - o vão atinge a marca máxima, dependendo do valor específico. Se o pessoal que o atende passa regularmente pelo telhado, o vão entre as vigas não deve ser aumentado para mais de 8 dm.
As dimensões dos elementos de cerâmica desempenham um papel importante no cálculo do vão da caixa. A telha cerâmica tem um comprimento de 4 dm. A instalação é realizada com uma sobreposição de 5-9 cm.Ao calcular o passo do revestimento, a faixa de sobreposição é subtraída. A etapa de assentamento restante leva uma distância de 30,5-34,5 cm.
No caso de forrar um telhado com inclinação única sobre uma casa cujas paredes são de madeira perfilada, é fácil calcular os vãos entre as vigas e os elementos do forro. Em uma cobertura com várias inclinações, a distância entre as vigas é calculada separadamente para cada degrau dos elementos de revestimento. Usando uma corda no lado oposto da rampa, a marcação dos vãos entre as vigas é simplificada.
O método de trabalho não depende do tipo de local - quarto, cozinha, hall ou varanda; a disposição da casa com divisórias não sustentáveis não importa para o cálculo das vigas.
Se o telhado for forrado com telhas de metal, a instalação é simplificada - tecnicamente. A telha metálica pesa até 40 kg / m2. Torna-se possível aliviar o peso das vigas usando vigas com uma seção menor. O passo entre as vigas varia na faixa de 6-9 dm. A seção de uma barra ou tábua é de 5 * 15 cm. Quando o sótão é isolado com lã mineral de 15 cm de espessura, o sótão é usado como um sótão. Alta confiabilidade de isolamento é alcançada com o uso de lã mineral a partir de 200 mm. Minvata também tem seu próprio peso - a margem de segurança das vigas e outros elementos deve ser suficiente para isso.
A estrutura do telhado para telhas de metal em termos de parâmetros não difere muito da estrutura para deck de perfil. A única diferença é que os elementos de sustentação são fixados à viga da cumeeira na parte superior, e não pelas laterais, como nos demais casos.
Se os mestres usarem ondulin como cobertura do telhado, a casa deve ser construída com vigas coladas ou materiais semelhantes. Ondulin parece uma ardósia repintada, mas é mais leve. O número de andares de uma casa ou prédio não importa.
As vigas para ondulin são instaladas a uma distância de 6-9 dm. As vigas podem ser feitas de vigas coníferas, as dimensões na seção são de 5 * 15 a 5 * 20 cm. Uma área de seção transversal menor não é recomendada. O torneamento da viga é instalado principalmente de um material com uma seção transversal de 4 * 5 cm. O degrau é de 6 dm. Ondulina é anexada com uma sobreposição de 3 dm. A fixação da ondulina é realizada com pregos especiais que acompanham este material de construção. Quanto ao policarbonato, sua leveza insuperável ajudará a reduzir a seção transversal das vigas em cerca de 1,2 vezes - em comparação com a ondulina.
O revestimento de ardósia é usado para edifícios privados (suburbanos). Sua vantagem é o baixo custo e a facilidade de instalação. A seção transversal das vigas é de 5 * 10 a 5 * 15 cm, o tamanho do vão é de 6-8 dm. Os elementos da caixa têm uma seção transversal de 5 * 5 a 3 * 10 cm. A etapa de instalação dos elementos depende do ângulo de inclinação da encosta. Pavimento de mono-declividade de maior declive - em relação ao horizonte terrestre - cerca de 45 cm.
Existem 4 elementos por folha de ardósia. Um telhado inclinado de inclinação reduzida exigirá um vão de cerca de 63-65 cm, enquanto não mais do que 4 elementos são consumidos por folha de ardósia.
A extensão das vigas sob o revestimento de ardósia depende principalmente da estrutura do telhado. Edifícios não residenciais usam predominantemente um telhado inclinado.
Quais devem ser os diferentes tipos de telhados?
A forma do telhado determina a margem de segurança necessária. Esta margem determina a distância aplicada entre as pernas da viga.
Declive simples
Com um telhado inclinado, a resistência e a facilidade de instalação estão em um nível superior. A espessura do sistema de vigas é calculada em função do tipo de madeira, sua resistência e parâmetros específicos inerentes a uma determinada solução técnica. A extensão entre as pernas da viga varia entre 6 e 14 decímetros. O uso de isolamento determina como esse vão é comparável à largura do isolamento.
A menor discrepância entre a largura do isolamento e o vão piora imediatamente de forma perceptível as propriedades de isolamento térmico da camada de isolamento.
A espessura das vigas é calculada de acordo com os parâmetros da rampa. Uma inclinação de 15-20º requer uma área de seção transversal de 50x100 mm. Uma inclinação de 45º exigirá vigas de caibro muito mais grossas - cerca de 50x150 mm.
Frontão
Um telhado de duas águas não pode prescindir de isolamento. A largura do vão é ajustada à largura da lã mineral. A configuração da projeção do futuro telhado depende do tamanho do degrau. O passo padrão varia de 1 a 1,2 m.
Ao calcular o vão entre as vigas usando inclinações que não correspondem ao número de inclinações, o telhado se moverá para o lado e o excesso de peso fará com que toda a estrutura se dobre e enfraqueça. Se as distorções afetaram todo o sistema de vigas, será necessária uma alteração urgente da estrutura do telhado do sótão.
O cálculo incorreto dos vãos das vigas sobrecarregará o telhado ou levará ao seu afundamento prematuro.
No telhado de quatro águas da extensão, a distância entre as vigas pode ser ambígua. Se as vigas convergem no centro (cone), então a distância entre as pernas da viga é considerada na base (mauerlat), e não em qualquer ponto das vigas.
Como calcular corretamente?
O cálculo das vigas - como elementos que servem de base - é feito avaliando o impacto em cada uma das vigas. O objetivo é calcular a seção transversal mínima permitida e a média. As fórmulas de cálculo são as seguintes.
A carga distribuída por metro de moldagem de caibro, igual a um certo número de quilogramas por metro, é igual ao produto da distância entre as vigas e a carga total. A unidade deste último é quilogramas por metro quadrado. A seção transversal mínima permitida da madeira da qual a viga é feita é determinada de acordo com os padrões do GOST No. 24454-1980, que reflete as dimensões da madeira serrada de coníferas.
Com a ajuda da dispersão padrão de valores, a seção transversal é concretizada para cada caso específico. A altura da seção é igual à raiz quadrada da razão da carga distribuída por metro linear da viga com o produto da largura da seção e o valor da resistência da viga à flexão, multiplicado pela área de trabalho da viga e o valor no intervalo de 8,5-9,6. Para vigas de pinho ou abeto, a resistência à flexão atinge os seguintes valores:
- 140 kg / cm² (madeira premium);
- 130 kg / cm² (segunda taxa);
- 85 kg / cm² (terceira taxa).
Em seguida, a conformidade do valor de deflexão com o valor padrão é verificada. O comprimento da flange, dividido por 200 unidades, é uma espécie de limitador da quantidade de deflexão. Esta igualdade é válida apenas se a desigualdade 3.125 · Qr · (Lmax) ³ / (B · H³) ≤ 1 for satisfeita, onde:
- Qr - carga distribuída por metro linear de caibros (medida em quilogramas de peso por metro de comprimento);
- Lmax - a área de trabalho das vigas do comprimento máximo;
- B - largura;
- H é a altura da seção transversal (em centímetros).
Se a última condição for violada, os parâmetros B e H devem ser aumentados.
A título de exemplo, a inclinação da cobertura é de 36 °, o vão entre as vigas é de 80 cm. O comprimento das vigas (secção ativa) é de 280 cm, sendo utilizado pinho de primeira classe com uma resistência à flexão de 140 kg / m. Os ladrilhos de cimento-areia têm um peso de 50 kg / m2. A carga total por metro quadrado do telhado é de 303 kg / m2. A espessura da madeira para as vigas é de 5 cm.
De acordo com as fórmulas acima, o cálculo mostrou que a carga por metro de madeira é de 242 kg / m. A altura da seção transversal das vigas, neste caso, acabou sendo 15,6 cm. O valor tabular mais próximo é 17,5 cm. Verificando as condições para a desigualdade acima, foi confirmado que ela foi atendida. A exatidão dos cálculos é a chave para a resistência do telhado por muitas décadas. A prática de construção mostra que a distância típica entre as vigas não é inferior a 60 cm e não superior a um valor ligeiramente superior a 1 m.
Para provar que o cálculo está correto, o comprimento da inclinação é medido de baixo - ao longo do comprimento externo da parede. O valor reconhecido é dividido pela distância entre as vigas. 1 é adicionado ao valor resultante e esse valor é arredondado para cima. Isso permite calcular o número de vigas por declive.O comprimento da encosta, dividido pelo número de vigas, acabará por dar a quantidade de vão entre as vigas.
Então, é fácil determinar que 44 vigas serão necessárias para um telhado de 25 metros. Mas esse método não nos permite estimar exatamente que tipo de material de cobertura usar para que o telhado seja forte o suficiente. No entanto, outros cálculos, cuja metodologia é fornecida acima, ajudarão a resolver completamente este problema. A única ambigüidade é, por exemplo, uma chaminé que esquenta até centenas de graus e requer um vão maior para não colocar fogo nas vigas e no caixote.
O comentário foi enviado com sucesso.