Sistemas de viga de telhado de mansarda

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Cálculos e desenhos
  4. Instalação de caibros

Sistemas de vigas de telhado de mansarda são um tópico muito interessante para todos que estão envolvidos em seu arranjo. É imprescindível estudar as nuances de uma cobertura de duas águas com sótão e outros tipos de cobertura, familiarizando-se com os desenhos dos sistemas de cobertura semi-sótão. Um tópico importante separado é a instalação de vigas e sua estrutura interna.

Peculiaridades

Obviamente, o sistema de treliça do telhado difere marcadamente das estruturas de suporte em outros tipos de telhado. A disposição do sótão visa ampliar as oportunidades e abrir mais espaço interior. Na maioria das vezes, o telhado acima está associado a uma estrutura de 5 lados com um par de inclinações. Tudo isso pode ser baseado em:

  • para a casa de toras;

  • em paredes de concreto;

  • na alvenaria.

O dispositivo usual para um telhado de sótão, inclusive para um andar superior improvisado de uma casa de madeira, implica uma inclinação de tamanhos diferentes ao longo das encostas. A estrutura é mais íngreme na parte inferior do que na parte superior. Essa especificidade leva ao aparecimento de uma dobra convexa, por isso se fala de um telhado "quebrado". É importante notar que esse termo técnico não deve ser enganoso.

Muitas vezes, verifica-se que é impossível determinar visualmente essas duas partes e a diferença entre elas.

Visão geral da espécie

Fortificado

Este tipo de vigas sob um telhado de duas águas com um sótão é usado se houver paredes de suporte de carga no interior. Eles também o usam se houver suportes intermediários. Uma vantagem importante desse circuito é sua longa vida útil. Durante a operação normal, a ventilação completa ocorre automaticamente, por assim dizer. Como resultado, a probabilidade de apodrecimento é minimizada.

Os construtores apreciam o tipo de viga pela facilidade de trabalho. Você pode organizar essa montagem muito rapidamente. Partes únicas do perímetro da estrutura são mantidas em paredes opostas. Com telhado de duas águas, é equipado um par de pernas inclinadas. Seus topos são sustentados por uma viga; esta corrida em si é estabilizada pelos racks.

Mas esta solução cria problemas quando é necessário aumentar o comprimento do vão. Nesse caso, as pernas das vigas podem entortar ou mesmo torcer sob cargas crescentes. Para evitar um desenvolvimento tão desagradável de eventos permite o uso de racks e escoras. Essas paradas (sujeitas a cálculos competentes) funcionam de maneira muito eficaz.

Eles também são usados ​​para unir caibros de uma fileira de tábuas, a fim de aumentar a resistência mecânica.

O subgrupo não espaçador é feito de tal forma que a perna da viga aceita apenas uma carga de flexão. O impulso horizontal não é transmitido para a parede. Freqüentemente, uma barra de suporte é fixada na seção inferior da "perna" ou, devido ao corte, dá ênfase ao Mauerlat. O topo da viga é serrado com um chanfro, cujo ângulo evita o contato lateral com a viga e a formação de resistência à flexão. Isso é importante porque, embora o momento fletor seja quase zero ao longo da aresta, é permitido aparar o elemento lá de forma muito limitada.

O tamanho da zona de apoio é limitado pela altura total da seção. Se você não pode cortar a viga de cima (e há várias razões para isso), você terá que construí-la com a poda da viga. O entalhe localizado na parte superior deve ter uma superfície o mais horizontal possível. Caso contrário, o sistema já pertencerá à categoria de espaçadores, então todos os cálculos e abordagens terão que ser refeitos. Não há necessidade de falar sobre a confiabilidade dos esquemas anteriores.

Na maioria das vezes, no entanto, vigas em camadas são executadas de forma diferente. Eles são anexados com controles deslizantes. O ápice é fixado com auxílio de uma unha. Em alguns casos, uma conexão aparafusada é usada. Uma alternativa é encostar as vigas uma na outra e atracar com vigas dentadas feitas de metal ou madeira.

Em alguns casos, recorrem ao aperto rígido do nó da crista. O ápice é firmemente fixado. A parte inferior é apoiada por uma corrediça. Mas um bloco de crista rígido significa um momento de flexão muito poderoso e reduz a deflexão. Esta solução garante uma certa margem de segurança e capacidade de carga.

O subgrupo espaçador de vigas em camadas difere porque os suportes não têm 2 graus de liberdade, mas apenas 1. Os topos das pernas da viga são firmemente confinados com parafusos e pregos. Isso permite que um rolamento de pivô seja formado. O complexo espaçador é caracterizado pela resistência estática a várias cargas. O Mauerlat deve ser instalado de forma rígida na parede; além disso, suportes, racks, vigas de console são usados ​​- esta solução é ideal para edifícios de madeira.

Pendurado

Esses sistemas de vigas são sempre baseados estritamente nas paredes de suporte. As pernas são carregadas em duas direções. Forças mecânicas substanciais são compensadas por um aperto sofisticado. Essas saliências amarram as pernas. Puffs são feitos de metal ou madeira; eles são colocados a uma certa altura e, quanto mais alto, mais forte deve ser a conexão geral.

O layout suspenso implica o posicionamento do declive. Ele apenas transfere cargas verticais. Mesmo um ligeiro desvio da verticalidade ameaça o aparecimento de problemas sérios. É muito importante usar uma cinta na base do telhado. Essas estrias são feitas de uma barra; o uso de estruturas sólidas e pré-fabricadas é permitido.

A cinta dupla conecta:

  • com uma sobreposição;

  • com um dente oblíquo;

  • com sobreposições;

  • com um dente reto.

As pernas da viga dos conjuntos suspensos são feitas na base de um tronco e uma barra. Em alguns casos, uma placa afiada é usada. Eles devem ser protegidos do ataque de fungos e do fogo. Vigas suspensas são usadas:

  • na construção residencial;

  • nas instalações do armazém;

  • na construção industrial.

Combinado

É, como você pode imaginar, uma combinação de detalhes em camadas e suspensos. A vantagem desta solução é um aumento da liberdade na disposição dos suportes e do espaço interno. Essa circunstância é mais valiosa ao organizar um salão com iluminação aprimorada. As treliças são baseadas em paredes ou colunas especiais. A distância entre as treliças é de 5 a 6 m.

Os cintos de caibro localizados na zona superior tornam-se o fulcro para as terças. É especialmente estipulado que pelo menos 2 corridas devem cair em 1 declive. Mas o arranjo do lance superior permanece a critério dos construtores. Para sua informação: ao usar laminados como peças da viga, você pode expandir a distância permitida para 8-10 m.

Um efeito semelhante, embora menos confiável, pode ser observado com estruturas de madeira folheada laminada.

A disposição das vigas em um telhado inclinado semi-sótão tem características próprias. Geralmente usa estruturas em camadas sem expansão. Máxima atenção é dada a como tudo de baixo se junta ao Mauerlat. Sob um telhado de quatro águas com janelas, se não houver apoio no centro, digamos uma versão em camadas. Até mesmo não profissionais podem fazer isso. Em casos mais complexos, você pode recorrer à modificação do telhado de quatro águas.

Cálculos e desenhos

É assim que se parece o complexo de vigas do sótão com um vão de mais de 8 m. O diagrama a seguir ajuda a apresentar as principais distâncias e ângulos com mais detalhes. O número de elementos de suporte depende das dimensões da montagem do telhado. Mas na maioria dos casos, varia de 70 a 120 m. Um cálculo completo sempre inclui:

  • determinação de cargas estáveis ​​e variáveis;

  • estabelecer a inclinação ótima da inclinação;

  • contabilização de cargas periódicas (neve, chuva);

  • entrada de fatores de correção;

  • análise dos parâmetros climáticos da área.

Instalação de caibros

No entanto, estudar a estrutura das vigas e fazer cálculos competentes é apenas metade da batalha. A preparação de mais alta qualidade pode ser desvalorizada por uma implementação estúpida e, para o telhado, tal circunstância é quase mais importante do que para outras áreas de construção. Por isso é tão importante poder fazer todo o trabalho passo a passo com as próprias mãos.

As barras certamente ultrapassarão o contorno da parede externa. Este requisito aumenta a área útil disponível.

A viga inferior deve repousar no chão; apoiar-se no Mauerlat é proibido. Os blocos de suporte de acordo com este esquema estão localizados sob as bordas das paredes laterais triangulares. Não pense que o arranjo deles vai complicar o trabalho. Afinal, por outro lado, é bem possível abandonar o Mauerlat (porém, sem uma camada de concreto, onde as vigas serão montadas com âncoras, ainda assim não funcionará). A largura do beiral para uma habitação de madeira é de pelo menos 0,5 m, para edifícios de pedra natural e artificial - pelo menos 0,4 m; tais informações permitem colocar corretamente todas as peças durante a montagem e avaliar imediatamente o resultado final.

A remoção das vigas em si é muito clara:

  • a primeira etapa é a fixação das vigas externas, cujo diâmetro é de pelo menos 15x20 cm;

  • então, você terá que esticar o cabo que conecta as vigas extremas e complementar os elementos de viga que faltam na lacuna (a etapa é diferente para salas quentes e não aquecidas, é calculado separadamente);

  • em seguida, cortam os ninhos para os suportes extremos, medindo cuidadosamente a distância;

  • preparar esses suportes;

  • consertar espaçadores temporários.

Quando estiverem prontos, você precisa alinhar os pontos dos suportes - um fio de prumo ajudará nisso. Se tudo estiver correto, um par de blocos de suporte é colocado no meio das frentes. Eles sustentam as vigas. Além disso, as próprias estruturas de suporte estão conectadas entre si e com os nós em execução. No centro das vigas marcam onde serão fixados os apoios e o bloco de cumeeira. Os racks de prancha são instalados exatamente nas mesmas distâncias.

O tamanho dos montantes e das vigas do teto deve ser idêntico. As pré-ligações são feitas com pregos. Mas você terá que montar as vigas durante a instalação final usando cantos. O par inicial de racks é fixado com barras remanescentes. Só então começa a fixação de vigas individuais.

Eles são colocados em Mauerlats ou em vigas sobrepostas. A escolha de uma ou outra opção é determinada pelo plano de construção. É importante ressaltar que as vigas do cume podem ser amarradas com arruelas e parafusos ou com coberturas de metal. As cintas são fixadas nos centros das vigas laterais, montantes e cabeçotes instalados no meio do aperto.

É assim que eles funcionam de forma consistente em todas as fazendas. Em seguida, eles são amarrados com vigas. A distância entre as treliças deve ser de 0,6-1 m. Para aumentar a resistência da montagem, reforça-se com grampos adicionalmente. Em seguida, você pode passar para a caixa e outros elementos significativos.

Para obter informações sobre como fazer um sistema de treliça de telhado, consulte o próximo vídeo

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário