Tudo sobre como anexar vigas ao Mauerlat
A confiabilidade de uma estrutura de telhado é frequentemente totalmente dependente da instalação correta de todo o seu mecanismo de suporte. E as partes principais desse mecanismo serão as vigas. A própria estrutura geralmente consiste nas chamadas pernas de viga, que são o suporte de várias partes adicionais, incluindo vigas laterais, escoras, escoras do tipo suporte, estrias e barras transversais. As pernas da viga são geralmente conectadas no topo em uma viga do tipo crista, e as partes inferiores devem ser montadas no Mauerlat.
Vamos descobrir mais detalhadamente como as vigas são fixadas ao Mauerlat e quais opções existem para proteger os suportes.
Regras fundamentais
Se falarmos sobre as regras básicas, ao instalar tal sistema, Os seguintes aspectos devem ser levados em consideração.
- Ao usar parafusos e prisioneiros, é necessário colocar arruelas sob eles. Essas ações permitirão aumentar significativamente a força da conexão de qualquer perna da viga.
- Para prender as vigas ao Mauerlat, fixadores especiais são usados - cantos... Eles são fixados com parafusos ou pregos adequados.
- O corte da viga do Mauerlat é criado em 25% de sua espessura. Seria melhor não destruir a integridade da madeira, porque ela terá de suportar cargas bastante graves. Um tipo mais rígido de prendedor é geralmente usado para um mecanismo do tipo suspenso.
- Ao instalar vigas em paredes feitas de concreto aerado ou tijolo, as vigas devem ser fixadas ao Mauerlat usando fechos deslizantes... Essa solução será muito exigida para mecanismos com um telhado maciço. Por exemplo, para um telhado de quatro águas.
- A fixação do Mauerlat e das vigas com parafusos e pregos auto-roscantes nem sempre permite obter um resultado de alta qualidade. Para tornar a conexão realmente confiável, você pode fazer um canto de metal com vários orifícios nas venezianas.
Existem também algumas regras para criar uma boa fixação de vigas ao Mauerlat.
- Quaisquer fechos de metal deve consertar com segurança e eficiência todos os elementos necessários.
- As dimensões dos cortes precisam ser bem medidas. Os fixadores serão da mais alta qualidade se sua profundidade for de pelo menos 1/3 da espessura da madeira. Isso geralmente se aplica a materiais com dimensões de 15 por 15 centímetros ou mais.
- A profundidade da serra nas vigas não pode ser superior a 25% da largura das tábuas. Esse nó é freqüentemente usado para pendurar pernas e, portanto, requer fixação adicional com cantos de metal.
- Para conectar todas as peças de madeira, além do parafuso, também é necessária uma placa de metal especial ou uma arruela... Tais elementos permitem não afundar a cabeça do fixador na madeira, o que evitará o enfraquecimento da estrutura.
- Você não deve usar apenas pregos ou parafusos auto-roscantes, porque a confiabilidade de tal fixação será pequena... Certifique-se de reforçá-los com placas, cantos e outros elementos de metal.
- Se o material da cobertura tiver uma grande massa, então, independentemente do tipo de mecanismo de viga, você deve usar conexões do tipo deslizante.
O próximo ponto - você precisa escolher a distância correta entre os feixes.... Normalmente é calculado pelo espaço entre a seção da barra, os pontos de apoio e o esquema de cobertura.
Mas se surgirem problemas com isso, você pode calculá-lo de acordo com o SNiP, que contém os cálculos necessários.
Visão geral das visualizações de nó de suporte
Agora vamos tentar descobrir quais são os nós que suportam o Mauerlat. Observe que a revisão será realizada de acordo com os seguintes critérios:
- tipo de parada;
- Tipo de conexão;
- a presença ou ausência de cortes.
Por tipo de conexão
Se falamos sobre os métodos de conexão, deve-se entender que, no caso das conexões de ferro, os nós serão rígidos e não se moverão de forma alguma. Ao mesmo tempo, a madeira apresenta grande maciez e dinamismo. Este material pode ser deformado, dilatado e seco. Por esse motivo, os profissionais recomendam a realização de nós do tipo suporte, levando em consideração a possibilidade de alteração da forma da árvore. Esses nós podem ter conexões com mobilidade diferente.
- Nulo... Tal fixação será rígida em 2 lados e o encosto dos elementos de junta será apertado. Naturalmente, qualquer mobilidade é simplesmente excluída aqui.
- Com o primeiro grau de mobilidade. Neste caso, a rotação da viga em um círculo é possível.
- Com o segundo grau... Não apenas a rotação circular é possível, mas até o deslocamento. Aqui será correto instalar os patins ou deslizadores especiais.
- Terceiro grau... Qualquer movimento é possível aqui - horizontalmente, verticalmente e em círculo.
Também deve ser adicionado que para um nó com qualquer mobilidade, você precisa usar pelo menos algumas opções de fixação.
Por exemplo, as lâminas de um tipo cortado devem ser adicionalmente protegidas por dentro usando uma barra do tipo de suporte, e as conexões dinâmicas são reforçadas com cantos especiais feitos de aço e parafusos.
Por tipo de parada
De acordo com este critério, é possível distinguir para uma variante de mecanismos:
- em camadas;
- pendurado.
A primeira categoria possui um ou mais pontos de apoio, além das paredes do tipo portante. Por este motivo, parte da carga das paredes localizadas nas laterais desaparece. Em seguida, como suportes secundários, utilizam-se racks laterais e "cabeçote", que sustentam a cumeeira e são fixados nos tetos das vigas. E as próprias vigas realizarão simultaneamente o aperto da estrutura, o que também transfere alguma carga do mecanismo de caibro para as paredes do tipo mancal.
Esta versão das vigas é fixada ao Mauerlat, geralmente usando juntas deslizantes. Podem mover-se quando as paredes estão deformadas ou o edifício está encolhendo, o que permite deixar a cobertura totalmente intacta. Isso será especialmente importante em novos edifícios, porque qualquer edifício recém-construído encolherá definitivamente sob a influência das flutuações de temperatura e movimentos do solo.
A segunda categoria de caibros recebeu este nome devido à ausência de quaisquer outros suportes, exceto por um par de paredes do tipo suporte de carga nas laterais. Ou seja, de fato, tal sistema parece pairar sobre o espaço interno do edifício. Em seguida, a carga da estrutura do quadro cairá sobre o Mauerlat.
Para fixar este tipo de caibro, são usados suportes rígidos, onde não há liberdade de movimento, pois a estrutura do pórtico possui apenas alguns pontos de ancoragem. Este mecanismo de viga é espaçador, pois exerce forte pressão nas paredes.
Para remover um pouco da carga das paredes do prédio, vários elementos adicionais, permitindo puxar o mecanismo para a barra da cumeeira e fazer uma distribuição uniforme da pressão nas paredes. Se você não usar elementos adicionais, a confiabilidade estrutural será uma grande questão.
Pela presença de cortes
Para conectar uma natureza deslizante, não é necessário fazer cortes nas vigas. Um canto comum será suficiente aqui. Usualmente, um método semelhante não é usado em um telhado inclinado, mas é usado para cobrir um tipo de telhado de quatro águas com vãos não muito grandes.
Para obter uma unidade de suporte confiável, você pode lixar o suporte ou formar um dente do tipo bloqueador. O encaixe é feito na perna do caibro para 25% da espessura do produto. Observe que existem vários métodos para criar um corte ou ferida:
- fixação do tipo rígido - aqui ocorre um trabalho de compressão da parte interna da viga, que é o suporte;
- o suporte é do tipo móvel - é obtido se o corte for feito do lado de fora da madeira.
Você não pode cortar nada, mas fazer uma viga persistente que é pregada na viga. Outro ponto - algo deve ser cortado não no Mauerlat, mas nas pernas da viga. Recortes no Mauerlat causarão um enfraquecimento significativo da estrutura.
Também é possível não usar cortes. Mas então cada perna da viga estará com uma potranca, o que criará uma saída para os beirais.
Como corrigi-lo?
Hoje não há consenso sobre quais fixadores serão a melhor solução para conectar tais estruturas. Mas ninguém fixa esses elementos com colchetes, e as placas são usadas apenas ao criar certos tipos de conexões. E nem sempre é assim. Os mais comumente usados são pregos e parafusos. Cada um desses fixadores tem pontos fortes e fracos.
Para a fabricação do mecanismo de viga são utilizados parafusos autorroscantes galvanizados, que não estão sujeitos à corrosão. São muito fáceis de aparafusar. Até uma chave de fenda simples é adequada para isso. Sua desvantagem será a remoção demorada, se a estrutura precisar ser desmontada por algum motivo.
Gostam de trabalhar com pregos porque têm tamanhos diferentes e, para os martelar, só precisa de um martelo. Para fixar as vigas, convém usar pregos especiais com entalhes, que permitem criar uma ligação da mais alta qualidade com a madeira.
A propósito, por falar em pregos, pregos galvanizados polidos tornaram-se muito populares ultimamente. É ideal usar modelos 3-5 milímetros maiores do que a espessura da madeira.
Como instalar?
Agora vamos falar sobre como as vigas são colocadas. A sua instalação começa com a instalação do Mauerlat. A madre precisa ser fixada às paredes com parafusos de suporte. A fixação das vigas ao Mauerlat é realizada de acordo com o seguinte algoritmo.
- Primeiro você precisa criar um modelo de design pernas da viga que estão planejadas para serem recebidas. Isto é muito simples de fazer, pois bastará unir pranchas do mesmo comprimento com um prego.
- A construção resultante segue conserte onde haverá lugares para fixar as pernas da viga. Depois disso, você precisa fixar tudo na posição de "tesoura" usando mais uma prancha, que ficará paralela ao piso da viga. Isso permitirá fixar o ângulo da estrutura.
- Agora criamos outro modelo... Mas deve ser feito de folha de madeira compensada. A sua aplicação permitirá determinar a dimensão da lateral das vigas nos pontos de apoio do Mauerlat.
- Os gabaritos criados anteriormente devem ser usados para criar cortes de instalação para fazer a conexão das vigas no ângulo desejado. Isso criará uma chamada treliça de telhado.
- As treliças precisam ser levantadas até o telhado e presas ao Mauerlat. É necessário começar com a instalação de estruturas ao longo das bordas. Em seguida, nas áreas superiores das treliças, é martelado em um prego e o cordão é puxado. A corda servirá de farol para a instalação das seguintes estruturas deste tipo. As demais estruturas de viga devem ser instaladas a uma distância calculada, mas não inferior a 600 milímetros entre tetos adjacentes do tipo viga.
Tudo sobre como anexar as vigas ao Mauerlat no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.