O que são vigas e como instalá-las?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Materiais de manufatura
  4. Cálculo das cargas agregadas
  5. Elementos adicionais
  6. Como fazer isso?
  7. Alongamento
  8. Como arquivar?
  9. Fixação
  10. Aquecimento
  11. Adendo

Muitas pessoas entendem vagamente o que é em geral - vigas, como o sistema de vigas é preso. Enquanto isso, existem diferentes tipos de vigas, e seus dispositivos podem ser diferentes - os modelos suspensos diferem marcadamente das amostras em camadas e das vigas deslizantes. Suas dimensões específicas também apresentam especificidade significativa.

O que é isso?

As vigas são um dos tipos mais importantes de estruturas de construção. Eles são usados ​​em qualquer telhado inclinado. O sistema inclui pernas de caibro inclinadas, escoras verticais e escoras inclinadas. Conforme necessário, as vigas são "amarradas" na parte inferior com vigas horizontais. A estrutura dos elementos da viga varia muito em casos individuais; o método de "suporte" difere dependendo do material da construção.

Estruturas semelhantes são equipadas em telhados inclinados. Como todos os designers se esforçam para obter o máximo de estabilidade, eles preferem usar um design triangular.

Cada tipo específico de viga tem seus próprios pontos fortes e fracos. A diferença entre eles deve-se principalmente ao método de apoio e ao local onde esse apoio é feito. Certamente também olham para o material principal da construção, que em grande parte determina a escolha dos suportes para o telhado e sua organização.

A escolha do formato também é influenciada por:

  • restrições financeiras;
  • o uso pretendido da própria casa e principalmente sua parte superior (sótão ou sótão, e às vezes sua ausência);
  • a intensidade da precipitação e sua distribuição pelas estações;
  • cargas de vento.

Visão geral da espécie

Fortificado

Esse sistema de viga é usado principalmente ao organizar paredes de suporte de carga dentro de um edifício. A instalação é relativamente fácil, pois quanto mais pontos de apoio, mais fácil será a instalação. A quantidade de materiais utilizados é relativamente pequena (quando comparada com outros tipos). O principal ponto de apoio é a prancha de skate. Tudo depende disso.

É importante notar que os sistemas em camadas não-empuxo têm três tipos particulares:

  • com fixação das partes superiores das vigas nos pontos de apoio da cumeeira (deslizantes) e com corte no fundo no Mauerlat (reforço adicional - braçadeiras ou arame);
  • com undercutting de cima em um determinado ângulo (a união ocorre devido às placas de aço);
  • uma conexão rígida no topo, feita através das barras ou uma placa horizontal processada (a viga do cume é fixada entre as vigas conectadas em um ângulo elas mesmas).

Às vezes, as vigas em camadas são feitas com um sistema espaçador. A borda inferior está firmemente presa ao Mauerlat.

As cargas laterais resultantes são corrigidas adicionando colchetes e colchetes.

Estritamente falando, esta é a chamada versão complexa, não puramente em camadas... Ele contém alguns dos recursos dos sistemas suspensos.

Pendurado

Normalmente recorre-se a este método se não houver divisórias de capitel dentro da casa que possam servir de apoio. Ao mesmo tempo, a distância entre as estruturas de suporte de carga laterais é de pelo menos 6 m, e às vezes até mais de 11 m. Inclinar a estrutura do telhado nas paredes de suporte de carga não é a pior solução, mas uma poderosa carga espaçadora aparece .

A introdução de baforadas ou travessas ajuda a reduzir um pouco esse estresse. Eles podem ser fixados em qualquer ponto, independentemente da altura dos conjuntos de vigas. Na maioria das vezes, utiliza-se uma prancha com seção de 5x20 cm, mas é ainda mais correto proceder a partir de um cálculo individual para um projeto específico.

Deslizante

As vigas desse tipo têm apenas um ponto de ancoragem. Na maioria das vezes, ela é escolhida como patinadora. Além disso, é utilizado um suporte deslizante, ou seja, um Mauerlat. Esta solução é típica para casas de madeira com tendência a encolher. Uma tentativa de usar estruturas rígidas resultará inevitavelmente apenas na destruição e enfraquecimento dos ligamentos com quaisquer flutuações de temperatura perceptíveis.

A estrutura das vigas varia de forma flexível dependendo do tipo de telhado.

Na versão de passo único, a cobertura de uma pequena estrutura repousa sobre caibros, que são sustentados pela parede frontal e pela parede oposta a ela. A inclinação é formada pela diferença de altura dessas paredes. Mas quando a lacuna excede 6 m, essa solução é inaceitável. Neste caso, você terá que usar retenções; em paredes de tijolos igualmente altas, costumam ser colocadas estruturas de suporte, totalmente feitas de madeira ou toras.

Em caso de uma pausa longa, o sistema inclui:

  • struts;
  • pernas e suportes que os sustentam;
  • corridas de skate;
  • mauerlat;
  • deitar-se.

Supõe-se que as vigas são apoiadas em um par de paredes de suporte de carga. Importante: essas paredes devem ter a mesma altura. Um par de inclinações retangulares pode representar um triângulo com lados diferentes ou idênticos. A diferença nas laterais é boa, pois proporciona um derretimento fácil da neve de um lado do telhado. Na maioria das vezes, essa é a área de sotavento; os frontões são revestidos de tábuas ou revestidos de tijolos de forma a dar continuidade visual à parede.

Para um telhado de duas águas, você precisa de vigas com alta resistência e capacidade de carga. É imediatamente assumido ao calcular que estará sujeito a influências extremas, incluindo um vento quase furacão. O skate é colocado alto - isso também é levado em consideração no planejamento.

Nos edifícios principais com cobertura multiponto, é preferível a estrutura estratificada da base, nos edifícios auxiliares - versão suspensa.

O atraente teto de quadril também apresenta uma série de desafios ao ajustar vigas. O cálculo das seções transversais, novamente, previsivelmente, deve ser realizado com muito cuidado. A parte inferior das pernas pode repousar sobre as vigas ou entrar em contato com o Mauerlat. Para vários cantos e partes extremas da viga do cume, é necessário usar componentes diagonais da viga. A formação dos planos do quadril é realizada com a ajuda dos chamados guardanapos.

Para montagens de telhado de meia cintura, tanto as estruturas de suporte em camadas quanto as suspensas podem ser usadas com segurança. As versões montadas são necessariamente acopladas aos suportes principal e auxiliar. As treliças têm a forma da letra A ou de um triângulo isósceles. Se as rampas forem relativamente curtas, as corridas laterais podem ser evitadas. Mas cintas, camas e travessas, outros elementos auxiliares devem ser usados ​​sem falha.

Atenção especial deve ser dada à disposição das vigas sob o vale. Deite-os correta e claramente apenas quando for formar as vigas.

Uma junta de topo, ou a convergência das extremidades em um ângulo, significa a necessidade de cálculos adicionais para este nó em particular. Um esquema de sobreposição ajuda a simplificar a clareza da conexão dos nós. O torneamento na junção é feito de forma estritamente contínua e também prevê necessariamente a impermeabilização.

Em alguns casos, o telhado é complementado com uma ou mais janelas salientes. A disposição das vigas também tem características próprias. 3 vigas intermediárias centrais são fixadas em cada canto da viga de cumeeira. Canto - eles também são oblíquos - os componentes estão localizados nas partes dos cantos do quadro. Os chamados produtos intermediários são colocados entre os nós centrais.

Materiais de manufatura

Em residências privadas, os sistemas de treliça de madeira são usados ​​principalmente. As estruturas baseadas em blocos de metal são procuradas principalmente com uma quantidade significativa de vãos e com cargas de cobertura poderosas. Esta é mais uma característica de uma unidade de produção. O custo das estruturas metálicas é bastante alto, mas em termos de confiabilidade elas superam em muito as suas contrapartes de madeira. Na maioria das vezes, os canais são tomados como base.

Os complexos de coberturas de madeira são habitualmente executados sobre a base de tábuas afiadas com secção de 15x5 ou 20x5 cm.

A razão de sua popularidade é a relação custo-benefício e a facilidade de produção. Em alguns casos, toras produzidas a partir de troncos com seção transversal de 10 a 20 cm são tomadas como base (a árvore é pré-limpa e processada). Por razões de resistência, às vezes também são utilizadas vigas de madeira laminada colada, que no plano se assemelha a um retângulo ou quadrado - tal estrutura simplifica a colocação na caixa.

Cálculo das cargas agregadas

Com esse cálculo, você deve primeiro determinar a massa de todos os materiais usados ​​- para cada um deles, ela é recalculada por 1 sq. m. Leve em consideração:

  • decoração de interior;
  • as vigas reais;
  • peças isolantes;
  • isolamento de água, vento e vapor d'água;
  • estruturas torneadas e contra-rede;
  • coberturas de telhados.

É aconselhável adicionar mais 10%. Então, mesmo uma mudança inesperada ou excesso de cargas puramente do telhado não será fatal para o sistema de vigas. Os efeitos da neve, chuva e vento são calculados de acordo com os padrões definidos para uma região específica. Não haverá nada de ruim se você adicionar mais 10-15% a esses indicadores. Uma abordagem profissional também exige atenção à carga decorrente da manutenção regular dos telhados, dos sistemas de comunicação e comunicação neles instalados e de outras infraestruturas.

Elementos adicionais

Nas descrições da disposição da cobertura, às vezes é mencionada a utilização de cantos reforçados de fixação 100x100. Mas carpinteiros e telhados experientes nunca usam esse método, porque esses suportes são francamente não confiáveis ​​e pouco práticos. Uma abordagem verdadeiramente profissional é usar grampos especiais. Eles têm sido usados ​​por muitas décadas e, apesar de todas as soluções tecnológicas mais recentes, tal passo é plenamente justificado no século XXI.

Em alguns casos, são usados ​​pinos de metal. Isso significa que os reforços de metal não podem ser dispensados. Alguns artesãos preferem tiras de pregos de metal galvanizado. Fileiras de dentes com aproximadamente 0,8 cm de altura são sua principal característica. As tiras de unhas são muito confiáveis ​​e práticas.

Como fazer isso?

Ao organizar os sistemas de vigas com suas próprias mãos, é muito importante determinar corretamente os parâmetros dos materiais usados.

O tamanho das placas é crítico. Você não pode usar uma placa com menos de 5x15 cm.

Grandes vãos requerem elementos ainda mais massivos. Para pequenas dependências, a espessura de 3,5 cm é bastante adequada; no caso de edifícios residenciais, é necessário ser guiado por pelo menos 5 cm.

Requisitos (relativos também aos logs):

  • por 1 m - não mais do que três nós;
  • secagem de alta qualidade (até um teor de umidade de 18% e abaixo);
  • inadmissibilidade de fissuras passantes.

Alongamento

O comprimento máximo das pranchas adequadas nem sempre é suficiente. E não é muito conveniente usar espaços em branco muito grandes. A solução é esta: pegue em produtos mais curtos e conecte-os cuidadosamente ao longo do comprimento um do outro. Esta abordagem também permite o uso de muitas placas com um comprimento de 3-5 m, que permanecem durante a construção como resíduos. Para fazer isso, aplique:

  • corte oblíquo;
  • junta de bunda;
  • junta sobreposta.

Como arquivar?

A tecnologia depende principalmente do ângulo e das dimensões da estrutura que está sendo formada. O comprimento das vigas é calculado usando o teorema de Pitágoras. Um triângulo é formado a partir da árvore com o mesmo ângulo em que as estruturas serão arquivadas. O corte homogêneo deve ser feito exclusivamente de acordo com o gabarito.A marcação é feita diretamente na cobertura e não no solo; Não corte muito fundo porque isso afeta negativamente a resistência do sistema.

Fixação

Se você precisar montar as vigas em um telhado inclinado, elas geralmente são instaladas em paredes de suporte de carga. Esse caminho reduz o consumo de madeira serrada.

Importante: a parede de suporte, neste caso, deve estar localizada ao nível do próprio telhado. Caso contrário, essa instalação não é viável.

Uma abordagem mais tradicional é projetar a treliça na forma de um triângulo contendo postes e vigas; todas as fazendas podem ser pré-montadas no solo de acordo com um modelo.

A fixação de complexos de vigas é feita de acordo com vários esquemas:

  • com Mauerlats;
  • nas vigas (como dizem, no piso - ou, mais profissionalmente, com o apoio nas vigas do piso);
  • usando puffs;
  • conectando-se à coroa superior (se as cabines de registro forem construídas com vigas);
  • cintagem superior (ao usar tecnologias de estrutura).

Não se pode presumir que apenas uma ou duas opções podem ser colocadas corretamente. Na verdade, você precisa se adaptar à situação específica. Os recessos no Mauerlat nem sempre precisam ser feitos. É aconselhável fazer uma incisão na madeira dura. Mas a árvore conífera permite que você recuse tal passo.

Para instalar a estrutura corretamente, você precisa cortar os conectores nas pernas da viga:

  • devido a um dente com ênfase (se o ângulo de montagem for maior que 35 graus);
  • com 2 dentes (se for instalado um telhado inclinado);
  • em paradas - com ou sem picos.

Apoiar as vigas do piso significa cargas potentes e precisas. Esta solução é mais típica para casas de madeira. A pressão é dispersada usando um Mauerlat, que é feito na base de uma barra espessa (aproximadamente 15x15 cm). As vigas devem ser dispostas no mesmo Mauerlat e cuidadosamente fixadas.

As pernas das vigas são fixadas às vigas para aumentar a área dos sótãos ou para descarregar as próprias vigas.

A maneira mais fácil é a instalação com fixadores especiais. A perna é cortada na extremidade em um ângulo. O valor do ângulo é igual à inclinação da rampa. Tal solução proporcionará um aumento significativo na área de apoio sob os pés. As placas serrilhadas são marteladas nas seções de topo e as placas perfuradas são colocadas no topo dos mesmos lugares.

Às vezes, a conexão com a parede é feita por meio de suportes. Adicioná-los altera o tipo: havia uma viga com um vão, e após a introdução da cinta, ela é dividida em dois vãos. A sobreposição com uma viga torna-se possível a uma distância de até 14 m. Ao mesmo tempo, o diâmetro das vigas é reduzido. Atenção: as escoras devem ser encaixadas nas vigas estritamente de forma a evitar deslocamento.

Ao traçar um plano de trabalho para a instalação de caibros para uma cobertura quadrangular, deve-se ter em mente que um trabalho complexo e longo será necessário. A versão quadril implica o desenho do segmento central de acordo com o mesmo sistema do telhado de duas águas. O levantamento da fazenda montada é possível por uma grande equipe (pelo menos 3-4 pessoas), ou com a ajuda de um guindaste. Nas áreas onde os quadris são equipados, são necessárias vigas diagonais, que necessariamente requerem reforço, pois a carga sobre as mesmas é 50% maior do que sobre os elementos vizinhos.

Os nós principais das vigas em camadas e suspensas devem ter as conexões mais confiáveis. Do ponto de vista técnico, essas conexões também são nós. Em corredores longos, as peças de suporte de carga localizadas sob as vigas devem ser usadas. Eles são especialmente importantes no formato em camadas.

As deflexões podem ser aparadas apenas se o rebaixo for menor que o diâmetro do suporte; se este requisito não puder ser atendido, é necessário construir a estrutura com guarnições de caibro.

Ao instalar complexos de vigas para um gazebo, também é necessário manter cuidadosamente a distância entre as partes individuais da estrutura de acordo com o projeto, como na disposição de edifícios residenciais. Mesmo os métodos visuais mais simples exigem seguir os desenhos. Na maioria das vezes, o arranjo é realizado de acordo com o método lean-to, que já se provou muitas vezes.É aconselhável fazer previamente furos para fixação na madeira para evitar fissuras ao cravar os pregos nas extremidades dos postes. Se o telhado da pérgula for horizontal, as vigas devem ter uma longa saliência ou ser colocadas aos pares.

Modelos extensíveis expandem o sótão. O apoio ficará nas vigas do piso superior. Ao construir um telhado com um cuco, é necessário remover quanto mais vigas na encosta, maior ela será. A maneira mais fácil de fazer isso é na versão empena. E, claro, tudo deve ser definido estritamente de acordo com o nível; é útil experimentar as estruturas durante a instalação, antes de fixá-las completamente - para evitar erros.

Aquecimento

A conexão com o log geralmente é fornecida com uma barra transversal. A barra transversal em si deve ser posicionada o mais baixo possível em relação à crista. As regras do próprio isolamento:

  • isole com estritamente um material;
  • do lado da sala, o isolamento deve ser mais denso;
  • na escolha de um método, eles se orientam pelas especificidades da construção e pelas peculiaridades do clima;
  • se possível, é necessário isolar por dentro para que seja menos dependente do clima;
  • as pernas da viga devem ser 3-5 cm mais largas do que o isolamento.

Adendo

Na maioria das vezes, é aconselhável tratar a madeira com esmalte alquídico. Ao escolher outros anti-sépticos, deve-se estar interessado nas características anti-sépticas. Se possível, a madeira deve ser embebida com antecedência na composição escolhida. Os revestimentos são aplicados em camadas em intervalos de meia hora. Para sua informação: nem todos os anti-sépticos são projetados para umidade da madeira acima de 20%.

Como instalar as vigas, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário