Como verificar a precisão do nível do edifício?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como identificar um desvio?
  3. Calibration

O nível do edifício é um instrumento de alta precisão. É usado para determinar a posição de objetos, superfícies, ferramentas e outros componentes de construção. Na maioria das vezes tem uma forma retangular, às vezes é equipado com nervuras de reforço. A medição é realizada por meio de bolhas de ar colocadas em frascos especiais com marcações. O nível padrão permite medir a posição ao longo dos eixos horizontal e vertical.

Alguns modelos também estão equipados com um nível angular, com o qual você pode medir a posição ao longo do eixo inclinado. Nesse caso, a diagonal traçada em um ângulo de 90 graus é considerada o ponto de referência. Uma desvantagem comum e quebra frequente do nível do edifício é a violação da precisão das medições.

Peculiaridades

O nível de bolha é sensível a choques e outras influências mecânicas - até mesmo uma única queda de uma altura baixa pode levar a uma diminuição na precisão ou à sua perda total.

Mesmo em um novo nível, a precisão da medição às vezes é violada. Isso pode ser o resultado de um manuseio descuidado durante as etapas de fabricação e embalagem. Além disso, desvios podem aparecer como resultado de violações das regras de transporte ou condições inadequadas de armazenamento em um depósito em uma loja.

Como identificar um desvio?

Mesmo na fase de escolha e compra de um produto em uma loja, ele deve ser verificado quanto à precisão. Existem várias maneiras de identificar desvios. Por exemplo, você pode comparar os indicadores do nível selecionado com os indicadores de um ou dois outros níveis... Recomenda-se fazer isso colocando os instrumentos um de cada vez na mesma superfície horizontal ou vertical. Se os indicadores do nível selecionado diferem dos indicadores dos outros dois, isso significa que o primeiro trabalha com desvios.

Se o nível já estiver em uso há algum tempo, então ele deve ser verificado para leituras corretas a fim de evitar as consequências negativas de trabalhar com tal dispositivo. A verificação é realizada para todos os planos: vertical e horizontal.

Plano horizontal

É necessário colocar o nível em uma superfície condicionalmente plana, enquanto a estrutura do dispositivo não deve oscilar em desníveis. O lado de trabalho inferior deve aderir firmemente à superfície medida - nesta posição, a posição da bolha de ar em relação à escala do frasco é fixa. Em seguida, o nível é girado 180 graus e aplicado na mesma superfície pelo lado de trabalho. A posição da bolha de ar em relação às linhas de designação é novamente fixada. Se as primeiras leituras não coincidirem com a segunda, o nível está com defeito e precisa ser ajustado.

Plano vertical

A verificação do nível de precisão da medição do plano vertical é realizada da mesma maneira. A única diferença é que o dispositivo não se desdobra, mas vira e é aplicado não pelo lado de trabalho, mas pelo lado oposto. As diferenças nas leituras também indicam que o nível está abaixado.

Calibration

O ajuste da precisão das leituras do nível de bolha só é possível para aqueles instrumentos, cujo design permite que isso seja feito. Alguns modelos de nível têm blocos de bolhas que são colados ou montados estaticamente no corpo. Outras variedades contêm blocos aparafusados, o que permite ajustar a sua posição.Antes de calibrar o instrumento em casa, você precisa se certificar de que seu design permite sua execução. Para ajustar o trabalho do nível em um plano ou outro, você vai precisar de uma superfície plana, uma chave de fenda, cola, um nível hidráulico, uma régua e um fio de prumo.

Com a ajuda de um nível hídrico, são colocadas duas marcas na parede, que estão estritamente ao mesmo nível. Para obter alta precisão neste estágio, a manipulação é melhor realizada com duas pessoas. Essas marcas são conectadas por uma linha desenhada com uma régua reta.

A linha não deve ser muito grossa, pois isso pode afetar a qualidade das medições. O nível é aplicado lateralmente a esta linha. Seu lado funcional deve seguir estritamente ao longo da linha. Ao ser exposto, o desvio da bolha de ar da posição desejada se tornará aparente. A natureza de seu desvio indicará a direção para a qual o bloco de bolha deve ser movido.

Para ajustar a posição do bloco de bolhas, é necessário desapertar os parafusos que o prendem no corpo nivelado. O deslocamento é feito com muito cuidado, com pequenas amplitudes, pois um deslocamento de até 0,5 mm pode afetar a posição da bolha. Quando a bolha de ar estiver exatamente no meio (entre as duas linhas de marcação), é necessário fixar o bloco. Para isso, utiliza-se supercola, que é despejada ao longo do perímetro do contato entre o bloco e a caixa.

Para a confiabilidade da fixação, você pode usar um endurecedor de supercola com remédio popular - bicarbonato de sódio.

Só então os parafusos são aparafusados ​​no lugar. Se você girá-los antes, eles retornarão à posição original, o que retornará o bloco de bolhas ao seu estado original, desviado do nível.

Ajuste o nível para o plano vertical conforme descrito abaixo.

O fio de prumo está pendurado ao longo da parede. Uma linha vertical pode ser traçada ao longo de seu cordão colocando duas marcas. Você também pode sintonizar diretamente ao longo da linha, mas este método é menos eficaz, pois o fio de prumo na linha se moverá constantemente.

O nível é aplicado lateralmente na parede. Seu lado funcional deve seguir estritamente ao longo da linha. Quando instalado, a localização da bolha de ar fora das duas marcas no bulbo indicará o lado da deflexão. Este desvio é eliminado da mesma forma que a violação horizontal.

Depois de corrigir as leituras do dispositivo e fixar o bloco de bolhas com cola e endurecedor, o ajuste posterior torna-se impossível. Tentar reposicionar a lâmpada pode danificá-la e danificar o corpo.

Veja um vídeo abaixo sobre como verificar a precisão do nível de construção de uma bolha.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário