Perfil de rack

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como é diferente de um perfil de guia?
  3. Tipos e tamanhos
  4. Formulários
  5. Tecnologia de fixação

O perfil do rack pode ter os tamanhos 50x50 e 60x27, 100x50 e 75x50. Mas existem produtos de outros tamanhos. É necessário levar em consideração a diferença com o perfil de guia, bem como tratar da fixação dos perfis de drywall.

Peculiaridades

A instalação de drywall sempre requer o uso de estruturas de quadro rígidas. Apenas os elementos de metal (perfis) têm confiabilidade suficiente. Esses produtos são amplamente adequados para a preparação de instalações residenciais, industriais e administrativas. Dependendo do caso específico, uma seção diferente das estruturas é selecionada.

O perfil do rack, que geralmente é abreviado como PS, se distingue pela leveza e rigidez, o que apenas permite que você resolva com sucesso uma variedade de tarefas.

As placas de gesso cartonado são aparafusadas diretamente a tais elementos. Se eles não estiverem lá, não pode haver dúvida de qualquer invólucro normal. Às vezes, há recomendações para o uso de ripas de madeira em vez de bom aço. Mas eles devem ser escolhidos com o máximo de cuidado possível. Além disso, mesmo a melhor madeira tem uma série de deficiências desagradáveis ​​que a impedem de ser considerada a escolha ideal.

Os requisitos básicos são refletidos no GOST 30245-2003. A norma prevê o uso de seções quadradas e retangulares. Esses produtos são obtidos por prensagem nos chamados rolos. A norma estabelece requisitos para o tamanho dos produtos fabricados. Os desvios permitidos dos parâmetros lineares também são fixos.

Para obter perfis de rack, você pode usar:

  • aço carbono para uso universal;

  • ligas de aço de baixa liga;

  • aço carbono de qualidade.

Em qualquer caso, os produtos laminados devem estar em conformidade com GOST 19903. O tipo específico de aço e a espessura são determinados separadamente em uma ordem específica. A curvatura admissível do perfil não excede 1 mm para cada 4000 mm. A convexidade e concavidade permitidas do perfil é de 1% de seu tamanho. O perfil é cortado estritamente em ângulos retos e o desvio da perpendicularidade não deve tirar o produto das dimensões padrão.

A presença é inaceitável:

  • rachaduras;

  • pôr do sol;

  • riscos profundos;

  • rugosidade significativa;

  • amassados ​​e outros defeitos que interferem no uso normal dos produtos ou na avaliação de suas qualidades visuais.

Como é diferente de um perfil de guia?

A diferença entre produtos de perfis montáveis ​​em rack e de coordenação é inegável. Qualquer montagem deve conter esses e outros elementos. A semelhança entre o espigão e as peças da guia é que eles devem ter o encaixe mais preciso. Somente sob esta condição é criada a alta resistência e a ausência de folga nas juntas. Além disso, o que une esses produtos é que eles são padronizados em tamanho para uso em salas diferentes.

Todas as ripas produzidas agora têm 3 ou 4 m de comprimento. Tais parâmetros estão associados não tanto às sutilezas da produção (quase qualquer produto pode ser feito), mas às dimensões mais comuns das instalações. Se forem necessários parâmetros ligeiramente diferentes, os perfis são cortados ou compostos por várias peças pré-fabricadas.

O perfil para acabamento de paredes e tetos, trabalhando com paredes tem dimensões padrão de estantes. Portanto, a instalação de estruturas não constitui uma obra significativa.

Claro, todos os perfis são fornecidos com camadas anticorrosivas. Mas ainda existem diferenças e são significativas. Elementos de várias larguras são usados ​​para decorar paredes e formar divisórias. Este parâmetro determina diretamente a espessura futura da estrutura. Para a montagem de paredes, são utilizadas principalmente peças com largura de 5, 7,5 ou 10 cm.

Mas não é apenas a largura, o diâmetro dos produtos também desempenha um papel importante. A seção transversal dos blocos de cremalheira tem nervuras de reforço especiais. As curvas das prateleiras também são fornecidas para tornar o trilho mais resistente e mecanicamente mais estável. A razão é simples - as estruturas de rack estão sujeitas a tensões muito mais significativas do que suas contrapartes guia. Outra nuance reside nas especificidades da instalação.

As guias são colocadas diretamente no plano de referência. Para isso, são utilizados fechos especiais capazes de perfurar o próprio perfil. Como resultado, um suporte muito confiável é formado. As estantes, na maioria das vezes, ficam suspensas no ar, são sustentadas apenas por suas bordas nos elementos de guia e são estabilizadas com o auxílio de suspensões.

Atenção: independentemente do formato do perfil, você terá que criar um número estritamente definido de pontos de pressão, caso contrário, a resistência e a estabilidade não podem ser garantidas.

Outra diferença importante é o tipo de hardware usado. Para montar as guias, é necessário usar pregos. Para estruturas de rack, parafusos auto-roscantes são usados ​​para metal. A escolha de lavadoras de prensas ou percevejos entre eles deve ser feita por razões técnicas. Além disso, o rack não pode ser montado sem adicionar suspensões auxiliares.

Tipos e tamanhos

Já foi observado que o comprimento típico do perfil de montagem em rack é de 3 ou 4 m. Mas, na verdade, os fabricantes também podem fornecer um produto com quaisquer outros parâmetros, no entanto, apenas em um pedido individual. As nuances dos tamanhos devem-se principalmente ao âmbito de aplicação de determinados produtos. Portanto, o perfil CD47 / 17 é freqüentemente encontrado. Em primeiro lugar, é necessário construir armações para o revestimento da parede capital. Às vezes, também é usado para formar paredes falsas onde conjuntos de parede completos não podem ser usados.

Em um perfil desse tipo, denominado de forro, a fixação das suspensões diretas é feita em parafusos auto-roscantes de 0,35x0,95 cm. A espessura da parede depende não tanto da aplicação, mas da abordagem de engenharia de um determinado fabricante. Geralmente varia entre 0,4-0,6 mm. Mas, a pedido, produtos de perfis mais grossos ou mais finos também podem ser feitos. É verdade que essa necessidade raramente surge.

O perfil de rack 50x50 é amplamente utilizado. Estas são as dimensões da linha da mundialmente famosa marca Knauf. O primeiro algarismo desta marcação, como o de outras empresas, indica a largura das costas. O segundo indicador é, respectivamente, a largura da prateleira do perfil. Mas você precisa entender que as dimensões reais podem diferir ligeiramente na direção menor.

Então, se a marcação for 75x50, a largura real da prateleira será de apenas 48,5 mm. Esta circunstância deve ser sempre levada em consideração na escolha e instalação dos produtos. Freqüentemente, os blocos de 75 x 50 podem ser laminados a frio. Eles tentam fabricá-los usando equipamentos modernos de perfilagem. Já para o perfil 60x27, esses produtos costumam ter o formato da letra C.

Na maioria das vezes é usado junto com guias de teto PPN 27x28. A curvatura das prateleiras para dentro permite a montagem em ganchos retos. Essas suspensões são equipadas com grampos. 3 ranhuras (as chamadas ondulações) garantem o mais alto nível de confiabilidade. Além disso, os modelos 27x60 corrugados são muito mais fáceis de montar.

Em alguns casos, um perfil reforçado de 50x40 é usado. Está presente, por exemplo, na gama de produtos Knauf. Esses produtos são adequados até mesmo para a montagem de portas com peso entre 25 e 27 kg. Os modelos 50x40 também implicam na utilização de componentes de guia do mesmo tamanho. Outra versão em forma de C dos perfis é 100x50.

São adequados tanto para a formação de paredes sólidas como para a construção de divisórias. A alta durabilidade permite que esses produtos sejam utilizados inclusive em móveis de escritório. Eles são confiáveis ​​o suficiente, mesmo para a disposição de salas altas. Além da Knauf, esse produto é produzido pela empresa russa Metalist. Franzir aumenta ainda mais a resistência dos produtos.

O custo dos modelos 100x50 é bastante alto. Mas a adequação deste material para isolamento térmico e acústico será, sem dúvida, uma mais-valia. As aberturas especiais permitem fiação oculta. Finalmente, os perfis 150x50 são projetados para uso com cargas médias e máximas. Esta carga pode ser aplicada mesmo no plano vertical. O comprimento das estruturas em perfis galvanizados e de alumínio varia de 0,2 a 15 e a espessura de 1,2 a 4 mm.

Formulários

Perfis de rack podem ser usados ​​para drywall. Sua principal função não é apenas segurar as folhas de fixação, mas também colocar dentro de várias comunicações. Os montantes podem ser usados ​​tanto para tetos quanto para paredes, apesar do nome específico de "teto". Eles também são usados:

  • durante a construção de paredes e caixilhos de paredes;
  • ao instalar madeira compensada;
  • para instalação de folhas de fibra de gesso;
  • para instalar um painel de vidro-magnésio;
  • ao fixar placa de gesso;
  • ao trabalhar com painéis de partículas aglomeradas com cimento;
  • para fixação de lajes orientadas.

Tecnologia de fixação

O esquema de montagem de um perfil em uma parede às vezes inclui o uso de nós adicionais de canto ou de perfil de farol. No entanto, isso raramente é praticado, pois basicamente a instalação de placas de gesso não apresenta tais requisitos.

Importante: mesmo na prática privada, é recomendado o uso de um material não mais fino que 0,55 mm.

Para calcular a necessidade de blocos de suporte com a maior precisão possível, as distâncias para a instalação subsequente são medidas e é introduzida uma correção adicional de 15-20%, que compensa os defeitos de produção e instalação. A marcação de superfícies desempenha um papel muito importante.

Erros de dimensionamento podem ser sutis no início, mas depois criam vários problemas. Para começar, encontre o ponto mais saliente. A distância dele até a borda interna do material de revestimento deve ser pelo menos igual à largura dos suportes de metal. Em seguida, uma linha é desenhada no chão mostrando em que nível o perfil de guia deve ser fixado. Tal contorno é transferido ao longo de um fio de prumo até o teto, alcançando a unidade absoluta do plano.

A ligação entre as folhas de revestimento e o perfil metálico implica a fixação de qualquer painel a 3 ou 4 racks. Portanto, a etapa de instalação será igual a 400 ou 600 mm. É necessário contar as distâncias dos racks extremos. Na maioria das vezes, são usados ​​3 perfis para cada painel. Antes de prender os racks, as guias são instaladas - elas devem estar no chão e no teto.

Próximos passos:

  • colagem de superfícies com selo de fita;
  • fixação da guia inferior aparafusando parafusos autorroscantes;
  • instalação de suspensões diretas por meio de cavilhas;
  • dobrar as asas das suspensões como a letra P;
  • inserir perfis em guias;
  • unir partes do torneamento com um cortador;
  • rastrear a posição dos perfis extremos devido ao nível ou linha de prumo;
  • flexão precisa das asas de suspensão para os lados, eliminando interferências na instalação das telhas;
  • colocação de travessas em juntas horizontais;
  • verificação cuidadosa da uniformidade de colocação de todos os elementos.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário