O que são grades de vidro e como instalá-las?
As grades de vidro são frequentemente utilizadas para a reforma da casa. Por exemplo, podem ser instalados em varandas, galerias ou escadas. As estruturas de vidro são relevantes tanto dentro como fora da sala. Ao mesmo tempo, é necessário compreender as regras e princípios de instalação de vedações de vidro, bem como as características existentes de tais estruturas.
Peculiaridades
As grades de vidro, apesar de sua versatilidade, são mais frequentemente usadas para organizar escadas. Deve-se ter em mente que as estruturas possuem uma série de características e características únicas.
Em primeiro lugar, as cercas de vidro podem ser feitas de materiais de diferentes tipos.
Consequentemente, as estruturas diferem umas das outras em suas propriedades mecânicas e físicas, bem como na aparência.
Outra propriedade importante das cercas é que elas são inicialmente neutras na aparência. Em conexão com esta característica, a instalação de estruturas é possível dentro do quadro de qualquer estilo de interior. A individualidade e singularidade das estruturas de vidro é dada por uma variedade de elementos e detalhes adicionais que cada designer escolhe em função das preferências do seu cliente, bem como tendo em conta a orientação geral do interior de uma determinada sala.
O uso de elementos interiores transparentes é especialmente relevante em instalações de tamanho pequeno. Assim, você pode expandir visualmente a sala ou dividi-la em zonas.
Como qualquer outro elemento do interior, as estruturas de vidro são caracterizadas por um conjunto de qualidades únicas, que, por sua vez, são positivas e negativas. Nesse sentido, é muito importante avaliar com antecedência todos os prós e contras, para não se arrepender da decisão tomada no futuro.
As vantagens das cercas de vidro incluem qualidades positivas como:
- aparência esteticamente agradável;
- segurança ambiental;
- facilidade de atendimento;
- resistência a flutuações de temperatura e indicadores de alta umidade;
- transparência;
- longa vida útil;
- processo de instalação simples e rápido.
Porém, também vale lembrar que existe um certo conjunto de desvantagens, entre elas:
- alto custo e baixa disponibilidade;
- em caso de avaria de uma parte da vedação, toda a estrutura terá de ser substituída.
Podemos dizer que as vantagens das cercas de vidro superam significativamente suas desvantagens. Ao mesmo tempo, para alguns usuários, as desvantagens podem ser tão significativas que eles se recusam completamente a instalar tais estruturas. De uma forma ou de outra, a decisão final depende dos desejos, necessidades e capacidades do consumidor.
Requisitos primários
Uma série de requisitos são apresentados para estruturas de vidro por usuários e fabricantes. Além disso, a maioria deles está relacionada especificamente à segurança.
Portanto, em primeiro lugar, deve-se ter em mente que a altura mínima das estruturas (especialmente se forem instaladas em escada) deve ser de 90 cm.
Isso se deve ao fato de que as cercas de vidro devem, antes de mais nada, cumprir sua função funcional, para só então ter uma aparência atraente.
Não é recomendado instalar grades de vidro em residências onde moram crianças pequenas e animais de estimação. Isso se deve ao fato de que, neste caso, a probabilidade de quebra das cercas aumenta. Se você ainda quiser usar estruturas de vidro, precisa ter certeza de que é forte e confiável o suficiente.
As bordas das estruturas de vidro devem ser arredondadas. Seguindo este requisito, você poderá evitar ferimentos e lesões.
Descrição das espécies
Hoje, as estruturas de vidro são frequentemente instaladas em uma casa ou apartamento, mas também são populares entre os usuários. A este respeito, uma grande variedade de tipos de tais estruturas pode ser encontrada no mercado: por exemplo, existem todos em vidro, com grades, com madeira, com aço inoxidável, em controles deslizantes e outras opções. Hoje veremos várias classificações populares de cercas de vidro.
Dependendo do método de fixação, existem vários tipos de cercas.
Com perfil de fixação
Fixar o vidro com um perfil de fixação é o método mais popular e difundido. Isso se deve ao fato de que o processo de instalação da estrutura é bastante simplificado. Por exemplo, geralmente um perfil de alumínio é fixado à superfície e, em seguida, o vidro é inserido diretamente nele.
Tipo de montagem de ponto
Graças ao ponto de fixação, é possível fixar o guarda-corpo de vidro da forma mais segura possível. Além disso, essa opção de montagem requer muito tempo. Para para fixar o vidro desta forma, são feitos orifícios especiais nele, após os quais qualquer prendedor é inserido nele.
Usando conectores
Os suportes são fixados à superfície, nas laterais das quais são colocados conectores especialmente concebidos, nos quais é fixada uma cerca de vidro.
Além do descrito acima, existe uma outra classificação das estruturas de vidro, que as divide em vários grupos dependendo do tipo de moldura.
Wireframe
As estruturas deste tipo incluem duas partes principais: um corpo metálico e um vidro. Nesse caso, o corpo metálico imita as grades, e o vidro é instalado dentro da estrutura. Não só o metal, mas também, por exemplo, a madeira pode ser utilizada como material para a fabricação da caixa. E também pode haver uma combinação desses dois materiais.
Também é importante que as cercas de armação possam ser de vários tipos.
Por exemplo, é comum distinguir variedades ocas, compostas (geralmente são feitas de racks de pequeno porte às quais folhas de vidro são fixadas) e combinadas (tais estruturas consistem em uma rack de metal, complementada com inserções de madeira).
Frameless
As estruturas que não incluem uma moldura são feitas de material espesso, que também é preso a suportes ou grampos especialmente projetados. Essas barreiras não possuem postes de apoio. Quanto aos corrimãos, ou estão totalmente ausentes, ou representam um elemento separado localizado no topo da estrutura principal ou ao lado dela.
Deslizante
Os designs de controles deslizantes são muito populares hoje em dia. Com a ajuda dessa cerca transparente, você pode dividir o espaço da sala em duas partes e remover a divisória. Em que o vidro pode ser não apenas transparente, mas também fosco, com um padrão ou outro revestimento.
Visão geral dos tipos de materiais
As cercas de vidro modernas podem ser translúcidas, transparentes, reforçadas. O papel decisivo é desempenhado pelo material de que as estruturas são feitas.
Resistente à geada
Obviamente, o uso de tais cercas é relevante nas regiões em que as baixas temperaturas do ar são características (por exemplo, o Norte do nosso país). Muitas vezes são utilizados materiais resistentes ao gelo para a disposição de coberturas e centros comerciais, ou seja, onde a instalação de vedações de vidro na rua é relevante.
Endurecido
A característica distintiva mais importante do vidro temperado é o método de sua produção. Graças a isso, o vidro temperado adquire uma série de qualidades únicas, a saber: alto nível de força, resistência a temperaturas extremas, indicadores de segurança aumentados. É importante observar que o vidro temperado pode ser colorido, fosco ou transparente. Além disso, podem ser aplicados elementos decorativos para combinar com o estilo do interior.
Acrílico
Em sua essência, o plexiglass é um material que consiste em policarbonato ou vidro acrílico. As características distintivas do material incluem sua resistência, durabilidade e segurança contra incêndio. É por isso que o plexiglass é especialmente popular e procurado entre os usuários.
Sistema triplex
Esse material possui várias camadas em sua composição, que são combinadas entre si por meio de processos como aquecimento e alta pressão. O sistema triplex é estável e seguro durante a operação. Atualmente, existe uma grande variedade de materiais semelhantes no mercado: fosco, incolor, colorido e espelhado.
É importante ressaltar que, quando o material é danificado mecanicamente, não se formam fragmentos, o que é possível devido à presença de um filme especial.
Espancado
O vidro fosco é comumente usado para criar estruturas de vários formatos. Possui alto nível de resistência às baixas temperaturas do ar.
Perfurante de armadura
O material perfurocortante geralmente não é usado em um ambiente doméstico, ele é usado apenas em instituições que exigem um maior nível de segurança. O vidro perfurante consiste em várias camadas de vidro transparente. Essas camadas são unidas por meio de um polímero, que tem a capacidade de endurecer quando exposto à luz solar. O nível de proteção do vidro depende diretamente de sua espessura. Ao mesmo tempo, o indicador de espessura geralmente varia de 15 a 30 mm.
Quais acessórios são necessários?
Para instalar qualquer tipo de guarda-corpo de vidro, devem ser usados acessórios. Por exemplo, você pode precisar das seguintes peças e componentes:
- perfil de fixação;
- mini racks;
- corrimão de madeira;
- ponto de montagem;
- fechos;
- colchetes;
- nó.
Você deve usar acessórios mais duráveis e de alta qualidade. Além disso, deve ser atraente em sua aparência e se encaixar harmoniosamente na estética geral.
Regras de instalação
Para que a estrutura de vidro seja o mais funcional possível e sirva por um longo período, é necessário seguir as regras para sua instalação, bem como calcular cuidadosamente a quantidade de material necessária.
A instalação das estruturas de vidro é realizada sequencialmente em várias etapas.
- Em primeiro lugar, é necessário escolher o tipo ideal de vedação de vidro. Depende do tipo de instalação que outras instalações serão realizadas.
- Em seguida, você precisa realizar um trabalho preparatório: por exemplo, fazer medições, fazer planos e desenhos.
Só depois disso você pode prosseguir para o processo de instalação direta.
Existem várias opções de montagem possíveis.
- Instalar estruturas de vidro entre balaústres é o método de instalação mais popular e difundido. Para a sua implementação é necessário fixar os corrimãos na cremalheira. Ao mesmo tempo, esses corrimãos são geralmente feitos de um material forte e confiável como o aço inoxidável (madeira ou vidro podem ser usados como análogos).
- Outra opção é instalar corrimãos na borda do vidro. Mini racks podem ser usados como corrimãos.
O próprio processo de instalação é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- instalação de racks;
- instalação de corrimãos;
- instalação de barra transversal e vidro.
Em geral, é muito importante seguir todas as regras e princípios de instalação.Somente neste caso, a cerca se revelará forte e forte, e também durará muito tempo.
Dicas de cuidados
As estruturas de vidro não requerem nenhuma manutenção especial. No entanto, existem algumas regras simples.
- Para manter uma aparência atraente da estrutura, ela deve ser limpa periodicamente. Neste caso, a limpeza pode ser úmida ou seca. No primeiro caso, você pode usar detergentes de vidro especiais que removem poeira, sujeira, impressões digitais e outros contaminantes indesejados.
- Se você notar uma rachadura ou vidro lascado, será necessário substituir imediatamente parte (ou mesmo toda) da estrutura.
Seguir essas diretrizes de manutenção aumentará a vida útil de sua cerca de vidro.
Para obter informações sobre como instalar uma cerca de vidro, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.