Visão geral dos perfis de fibra de vidro
O artigo fornece uma visão geral dos perfis de fibra de vidro. Descreve perfis de construção compostos feitos de fibra de vidro, pultrudados de fibra de vidro. Também é dada atenção às especificações da produção.
Vantagens e desvantagens
A favor dos perfis de fibra de vidro são evidenciados por:
-
longo tempo de uso (pelo menos 25 anos) sem perda perceptível das qualidades técnicas e da aparência;
-
resistência a fatores ambientais adversos;
-
resistência em ambiente úmido;
-
custos relativamente pequenos para o arranjo, manutenção e reparo de produtos de fibra de vidro;
-
baixos custos de energia durante o movimento e instalação;
-
nenhum risco de curto-circuito e acúmulo de eletricidade estática;
-
baixo custo comparativo (em comparação com outros materiais de construção com o mesmo propósito);
-
ausência de qualquer fragilidade;
-
transparência;
-
baixa suscetibilidade a cargas potentes em estática e dinâmica, a efeitos de choque;
-
a capacidade de manter a forma original após a aplicação de força mecânica;
-
baixa condutividade térmica dos módulos de fibra de vidro.
Mas esses produtos também têm pontos fracos. Portanto, o material composto de vidro é caracterizado pela baixa resistência ao desgaste. Seu módulo de elasticidade é pequeno. É muito difícil fazer material de alta qualidade e cumprir rigorosamente os requisitos necessários. Portanto, a escolha de fibra de vidro de alta qualidade é bastante difícil.
Também é importante notar:
-
alteração anisotrópica nas propriedades básicas;
-
uniformidade da estrutura, devido à qual a penetração de substâncias estranhas na espessura do material é simplificada;
-
a possibilidade de obter apenas produtos de configuração geométrica reta.
Comparado ao plástico, o material composto de vidro dura mais e é mecanicamente mais resistente. Não precisa ser reforçado com metal no momento do perfilamento. Não há liberação de vapores venenosos.
Ao contrário da madeira, a fibra de vidro pultrudada não pode:
-
podridão;
-
rachadura de secura;
-
deteriorar sob a influência de fungos, insetos e outros agentes biológicos;
-
acender.
A fibra de vidro difere do alumínio por um preço mais favorável. Também não tende a oxidar como um metal alado. Ao contrário do PVC, este material é totalmente isento de cloro. O perfil composto de vidro é capaz de formar um par ideal com o vidro devido à identidade dos coeficientes de aumento térmico. Por fim, o plástico (PVC), assim como a madeira, pode queimar, e a fibra de vidro ganha absolutamente por essa propriedade.
Tipos de perfil
As diferenças entre eles se expressam principalmente na cor do material. De acordo com a geometria do perfil e outras propriedades, ele é dividido em tipos:
-
canto;
-
tubular;
-
canal;
-
tubular ondulado;
-
tubular quadrado;
-
Viga em I;
-
retangular;
-
corrimão;
-
lamelar;
-
acústico;
-
macho e fêmea;
-
Folha.
Aplicativo
Antes de caracterizá-lo, é necessário falar um pouco sobre os próprios perfis, ou melhor, sobre o processo de seu desenvolvimento. Esses elementos são obtidos por pultrusão, ou seja, brochamento dentro de uma matriz aquecida. O material de vidro é preliminarmente saturado com resina. Como resultado da ação térmica, a resina sofre polimerização. Você pode dar à peça uma forma geométrica bastante complexa, bem como observar as dimensões com muita precisão.
O comprimento total do perfil é quase ilimitado. Existem apenas duas restrições: necessidades do cliente, opções de transporte ou armazenamento. Os custos de instalação são reduzidos ao mínimo.O uso específico depende do desempenho. Assim, as vigas I de fibra de vidro tornam-se excelentes estruturas de suporte de carga.
Com a ajuda deles, às vezes o solo é fixado no perímetro do poço da mina.... De modo algum mais profundo - aí a carga e a responsabilidade são grandes demais. As vigas de fibra de vidro I tornam-se excelentes auxiliares na construção de armazéns e outras estruturas de hangar. Com a ajuda deles, o uso de tecnologia é minimizado ou totalmente excluído, uma vez que as próprias estruturas são bastante leves. Como resultado, os custos gerais de construção são reduzidos.
Os canais de fibra de vidro são bastante rígidos. E transmitem essa reserva de rigidez às estruturas dentro das quais são colocados. Esses produtos são aplicáveis para peças de estrutura:
-
carros;
-
estruturas arquitetônicas;
-
edifícios utilitários;
-
pontes.
Com base em canais de fibra de vidro, frequentemente são feitas pontes e passagens para pedestres. São bastante resistentes à umidade e até mesmo à exposição a substâncias agressivas. Os mesmos projetos são usados no projeto de escadas e patamares, inclusive em instalações da indústria química. Compósitos são cada vez mais usados em móveis de hangar. Ao criá-los, um papel importante é desempenhado pelo aumento da durabilidade (20-50 anos mesmo sem profilaxia e restauração), que não está disponível para outros materiais de uso massivo.
Várias indústrias usam cantos de fibra de vidro. Para uma série de características, eles são ainda melhores do que as contrapartes de aço.... Com a ajuda de tais cantos, armações rígidas para edifícios são preparadas. É costume dividi-los em tipos iguais e desiguais. A fibra de vidro também pode ser usada para equipar sites tecnológicos onde concreto armado e aço não podem ser usados.
Mas este material também está se tornando uma excelente opção para a formação de fachadas e cercas de edifícios. Afinal, a superfície da fibra de vidro pode ser pintada em várias cores. O uso de uma variedade de texturas também é permitido. Estas propriedades são muito apreciadas por arquitetos, especialistas em decoração. Quanto aos tubos quadrados, eles lidam bem com cargas horizontais e verticais.
O escopo de tais produtos é incrivelmente amplo:
-
pontes;
-
barreiras tecnológicas;
-
escadas em objetos;
-
plataformas e plataformas para equipamentos de manutenção;
-
cercas em rodovias;
-
restrição de acesso às costas dos corpos d'água.
O tubo retangular de fibra de vidro tem em geral a mesma finalidade dos modelos quadrados. Os elementos tubulares redondos são bastante versáteis. Eles podem ser usados tanto de forma independente quanto como elos de conexão em outros elementos.
Outras áreas de uso possíveis:
-
engenharia de energia (hastes isolantes);
-
suportes de antena;
-
amplificadores dentro de várias estruturas.
Outras áreas de aplicação incluem:
-
a criação de corrimãos;
-
grades;
-
escadas dielétricas;
-
instalações de tratamento;
-
instalações agrícolas;
-
instalações ferroviárias e de aviação;
-
industria de mineração;
-
instalações portuárias e costeiras;
-
telas de ruído;
-
rampas;
-
suspensão de linhas elétricas aéreas;
-
indústria química;
-
Projeto;
-
chiqueiros, estábulos;
-
quadros de estufa.
O comentário foi enviado com sucesso.