Tudo sobre a cavilha de Larsen

Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Formulários
  3. Tipos e suas características
  4. Fabricantes
  5. Etapas de instalação
  6. Recursos de desmontagem

Estacas-pranchas são consideradas um método eficaz de proteger uma parede de terra do colapso. No processo de criação de uma fossa, as cavilhas são imersas no solo e é feita uma escavação no solo. Este tipo de vedação é bastante comum em áreas com espaço limitado e canteiros de obras em solo solto. Muitas vezes, na vedação de fossas, utilizam-se a Estaca-prancha Larsen, que apresenta muitas vantagens em relação às outras opções.

O que é e para que serve?

A lingueta e ranhura de Larsen se parece com uma espécie de calha com elementos de canto arredondado, que são facilmente conectados em uma única estrutura. Devido ao seu design simples e fácil de conexão, a língua funciona com eficiência e é amplamente popular. Para facilitar o processo de conexão, aumentar a estanqueidade durante a produção da estrutura, são utilizados selantes à base de silicone.

Este tipo de metal laminado é caracterizado pela resistência anticorrosiva, então eu o utilizo para trabalhar em um ambiente aquoso. Além disso, a língua Larsen pode ser usada repetidamente. Um produto de qualidade pode resistir 6 vezes ao uso ativo. Após a conclusão da construção, a cerca pode ser facilmente desmontada.

A estaca-prancha Larsen é um produto laminado a quente. É feito de aço de alto carbono.

Dentre as características do produto, destacam-se as seguintes:

  • força elevada;
  • boa resistência aos processos de oxidação;
  • uso múltiplo;
  • facilidade de instalação;
  • a possibilidade de uso em solos de qualquer tipo.

Formulários

O objetivo principal da Estaca-prancha Larsen é fortalecer as encostas e evitar o derramamento e o rastejamento do solo. Além disso, o projeto encontrou sua aplicação em canteiros de obras, como uma opção para limitar as inundações. O produto é simplesmente insubstituível pela disposição da linha de costa, cais, taludes.

A estaca-prancha Larsen também é usada para criar os seguintes sistemas:

  • encanamento e esgoto na usina;
  • comunicações subterrâneas, como uma fortificação de uma trincheira;
  • barragens, pontes;
  • rodovias e ferrovias;
  • prédios residenciais;
  • empresas de refino de petróleo;
  • fortalecimento do litoral de reservatórios naturais e artificiais;
  • estruturas anti-deslizamento.

Tipos e suas características

GOST para estacas-pranchas Larsen indica a divisão desses elementos em variedades que diferem em tamanho, peso, vida útil. Considerando os pontos acima, são determinadas as características técnicas das estruturas. Os tipos mais comuns são considerados.

De acordo com o material de fabricação, a estaca-prancha Larsen é dividida em metal, concreto armado, madeira, plástico, PVC.

Por tipos de castelo:

  • Em forma de Z;
  • Semelhante a S;
  • Em forma de L;
  • em forma de calha.

De acordo com o método de produção, as estacas pranchas Larsen são laminadas a frio e a quente, de aço, com boa resistência à corrosão.

A variedade deste produto é vendida em uma ampla variedade. Cada tipo de dispositivo tem sua própria resistência às cargas, que é influenciada pelo peso da estaca-prancha, seu comprimento, forma e consumo de metal.

L4

A lingueta e ranhura Larsen L4 tem a forma de um produto em forma de calha, que é conectada por travas macho e fêmea. A largura de montagem do produto é de 0,4 m, o comprimento é de 50 a 220 cm. Freqüentemente, a altura de tal perfil é de 20,45 cm, na parte central a espessura da parede é de 1,45 cm e dos lados - 0,95 cm. 1 m2 desse metal laminado pesa 185 kg. O produto é caracterizado por uma resistência de 518 kN por 1 m de comprimento.

L5

A estaca-prancha L5 é quase semelhante à versão anterior, porém, possui características individuais:

  • largura de montagem 420 mm;
  • comprimento 240 cm;
  • a espessura da parede principal é de 2,1 cm, e a parede lateral é de 1,1 cm;
  • força - 698 kN / m;

1 m2 de tal dispositivo pesa 238 kg, enquanto a altura do perfil geralmente chega a 19,6 cm.

L5-UM

A Estaca-prancha L5-UM da Larsen tem capacidade de carga de 906 kN / m, enquanto o metro quadrado de tal produto pesa 113 kg. A largura de trabalho do dispositivo é de 0,54 m, o comprimento do produto pode variar de 50 a 240 cm. A altura do perfil L5-UM é 23,6 cm, e a largura de sua prateleira principal é 34,4 cm.

De outros

Outro tipo de estaca-prancha Larsen, que é usado para a construção da escavação, é a L5D. A altura desse perfil é de 24 cm, a largura de instalação é de 0,51 metros. Pesa 1 m2 deste tipo de estaca prancha Larsen 105 kg.

Fabricantes

As estacas-pranchas Larsen são feitas na Rússia e na Ucrânia, bem como no exterior. Um exemplo de fabricante nacional que produz bens de qualidade desta categoria é a Evraz.

Essas marcas de metal laminado são muito populares.

ARCELOR. O fabricante de estacas-pranchas Larsen está localizado em Luxemburgo. Suas fábricas estão localizadas em todo o mundo, inclusive na Rússia. A empresa produz os seguintes tipos de perfil:

  • AZ - produtos em forma de Z com grande largura e alta capacidade de carga;
  • AS - estacas pranchas planas, muitas vezes utilizadas para encerrar estruturas cilíndricas, onde não é possível instalar estruturas de ancoragem;
  • U é o tipo de calha padrão de Estacas-prancha Larsen.

HSP. Este tipo de estaca-prancha é produzido na Alemanha. O produto é caracterizado por uma capacidade de carga significativa, bem como boa resistência. Tais dispositivos encontraram sua aplicação durante a instalação de sistemas de esgoto, bem como em caminhos que removem partículas químicas e radioativas. O fabricante vende cerca de 40 modelos dessa categoria de produtos, cada um com diferentes indicadores de resistência.

VL é uma estaca-prancha produzida na República Tcheca. É caracterizada por paredes de perfil fino. O resto das características de qualidade são quase as mesmas dos produtos produzidos na Rússia.

Etapas de instalação

A velocidade de imersão das estacas pranchas Larsen é influenciada pelo comprimento do produto, bem como pelas características do solo. As estacas de perfil podem ser instaladas pressionando, cravando e vibrando. A tecnologia de instalação da estrutura é realizada de acordo com o cálculo preliminar e a posição de projeto.

O martelamento estrutural é usado fora de edifícios urbanos, uma vez que a vibração pode ter um efeito negativo em edifícios residenciais e estruturas próximas. As pilhas de cavilhas são marteladas com uma copra. Esta unidade possui um mecanismo de impacto em seu design. Graças a isso, a penetração do aço de suporte é rápida e barata.

Outros, A imersão por vibração é considerada um método igualmente popular de instalação de estacas-pranchas Larsen. Este método encontrou a sua aplicação no caso em que não é possível martelar as fixações da parede de suporte. Por exemplo, no litoral, em solo macio e em fontes de água. Neste caso, o trabalho é realizado por meio de uma chave vibratória.

Etapas do procedimento:

  • fixação da língua com lingas ao mecanismo de vibração;
  • realizar a orientação da estante de acordo com a posição projetada.

Em seguida, as estacas são submetidas a grandes pressões por meio de vibrações, que promovem a imersão dos produtos no solo. Durante o método de imersão por vibração, os solos não são submetidos a fortes pressões.

Se compararmos este método de instalação de macho e fêmea com o anterior, a diferença é o alto custo.

A forma mais cara de afundar a estrutura de Larsen no solo é considerada um recuo.Esta opção não é permitida para uso em áreas urbanas. O procedimento é realizado com a ajuda de uma unidade especial - uma instalação de prensagem de estacas em uma esteira. As ranhuras são fixadas verticalmente ao mecanismo móvel, após o que são imersas no solo até uma determinada profundidade.

Recursos de desmontagem

Com o tempo, as paredes de suporte do fosso podem se tornar inutilizáveis. Nesse caso, será necessário retirar a estaca-prancha do solo. A desmontagem do dispositivo Larsen é realizada por meio de um dispositivo de vibração. Na utilização de guindaste, o procedimento será ineficaz, pois o solo é caracterizado por uma grande força de atrito, cujo enfraquecimento só é possível se forem utilizadas amplitudes de vibração curtas.

Para a desmontagem, as buchas devem ser fixadas na unidade vibratória, que fica suspensa no guindaste. Depois disso, o gerador é conectado, aumentando a força de tração.

A Estaca-prancha Larsen é amplamente utilizada atualmente, pois é considerada uma das opções mais estáveis, seguras e confiáveis ​​para o reforço da escavação. O alto custo dos produtos é compensado pela alta qualidade das estruturas, bem como pela possibilidade de seu aproveitamento reutilizável.

Para obter mais informações sobre o que é uma estaca-prancha Larsen, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário