Tudo o que você precisa saber sobre caranguejos de perfil
Este artigo descreve tudo o que você precisa saber sobre "caranguejos" para perfis 60x27 e outros tamanhos. A conexão “caranguejo” para drywall e o sistema de conexão para tubos de perfil são caracterizados. Está claramente indicado como exatamente eles devem ser fixados.
O que é isso?
Uma moldura de drywall robusta e estável não pode ser criada sem o uso de peças de conexão especializadas. Esses chamados "caranguejos" para o perfil receberam esse nome por sua semelhança visual com o famoso habitante dos mares e oceanos. Mas a coincidência é, claro, uma coincidência.
Para obter tais peças, costuma-se usar classes especiais de aço galvanizado. Os especialistas concordam que, sem esses blocos de conexão, não é necessário contar com a resistência e rigidez da base de metal sob a placa de gesso.
Eles garantem o encaixe de guias e sarrafos localizados em ângulos retos entre si em um único plano. Sim, torna-se possível montar folhas em planos arbitrários. Essa circunstância ajudará a tornar os reparos mais fáceis e rápidos. Mesmo que a instalação das telhas seja planejada no teto de uma casa ou outro cômodo. Mas o sistema descrito para estruturas de perfil pode ser usado não apenas como parte do revestimento da placa de gesso.
Também é usado:
-
para formar barreiras (estruturas de partição) dentro de edifícios;
-
como conector para tetos falsos com formas complexas;
-
para montar estruturas metálicas diferentes (neste caso, o ponto de conexão deve estar no meio do "crustáceo").
Além disso, o "caranguejo" pode ser necessário ao formar:
-
várias estufas;
-
gazebos;
-
tendas comerciais;
-
jardins de inverno;
-
estruturas de publicidade;
-
gaiolas para pássaros;
-
partições de escritório e casa;
-
armações de pequenas piscinas;
-
formas arquitetônicas de vários tipos.
Características principais
O caranguejo de conexão é um bloco cruciforme obtido por estampagem de metal. A espessura total do produto varia de 0,6 a 0,8 mm. Os caranguejos têm "pernas" encaracoladas dobradas para o lado. Essas pétalas tornam-se apenas "antenas" específicas, capazes de se encaixar em perfis.
Uma camada de zinco é aplicada ao aço preto.
Mas os designers não pararam por aí e também providenciaram um par auxiliar de "pernas", todas as laterais equipadas com orifícios. Isso não é coincidência - essa solução tecnológica aumenta a resistência das articulações. É garantido em qualquer caso, mesmo que o impacto no quadro seja de 20-25 kg por 1 m2. Os eixos localizados centralmente são equipados com orifícios de montagem. Por meio desses orifícios, o caranguejo pode ser colocado diretamente na superfície a ser servido ou por meio de uma suspensão ajustável.
Uma vantagem importante de tais elementos é que eles não precisam ser instalados usando solda a gás ou elétrica. Isso dificilmente afetará a resistência das juntas criadas. As principais propriedades do perfil "caranguejos":
-
adequação para uso repetido;
-
desmontagem com uma chave ajustável, na ausência de outras ferramentas;
-
a amplitude do escopo de operação;
-
dispersão uniforme da força aplicada ao quadro;
-
compatibilidade é estritamente com perfis tubulares de pequeno porte (não funcionará colocar o conector em tubos grandes);
-
adequação para unir tubos apenas em ângulos retos;
-
perigo de destruição da conexão;
-
problemas com as características geométricas das molduras;
-
a probabilidade de mudanças corrosivas (sem tratamento especial).
Freqüentemente, o "caranguejo" é usado para peças de aço de tamanho 60x27. Um conector típico desse formato tem um tamanho de 148x148. É usado principalmente para montar drywall no teto. E é nesta qualidade que os produtos das categorias 60x27 estão presentes nos mais diversos catálogos. Mas para estufas e outras estruturas tubulares, "caranguejos" são preferíveis:
-
20x20;
-
40x20;
-
50x50.
Visão geral da espécie
Existem vários tipos de fichários em formato de caranguejo. Portanto, as estruturas em forma de T fornecem a união de 3 tubos de seção insignificante de uma só vez. A instalação com tal dispositivo é muito simples. O desenho em forma de L também é utilizado, o que garante a fixação de um par de tubos nos cantos dos edifícios em formação. E os conectores em forma de X fornecem união confiável de 4 tubos de uma vez, localizados no meio da montagem que está sendo formada.
Juntamente com o metal galvanizado, podem ser usados produtos revestidos com uma composição especializada. Dois blocos separados são aparafusados de uma forma ou de outra. Os "caranguejos" das espécies descritas são usados para tubos com tamanhos de 20x20 a 40x40. Como a resistência da montagem que está sendo criada não é alta, será muito fácil remover os tubos da montagem. Na rua, o "caranguejo" precisará ser constantemente apertado para evitar enviesamento.
A diferença entre "caranguejos" está relacionada ao número de níveis. O tipo 1 camada garante uma conexão extremamente forte dos perfis do quadro. A estrita perpendicularidade é garantida entre eles. É importante ressaltar que a montagem de estruturas de aço é simplificada. Isso é especialmente típico para seções estendidas, onde é necessário instalar muitos elementos de ponte, alcançando o máximo de reforço do torneamento.
Detalhes farpados especiais aumentam a estabilidade das articulações; dispositivos de nível único permitem decorar as superfícies de gesso cartonado de edifícios localizados no mesmo plano.
Mas também podem ser usadas soluções de duas camadas. As borboletas são grampos em forma de P. Para a sua fabricação, utiliza-se chapa de aço zincada. As laterais são equipadas com ganchos especiais, que possibilitam a montagem da moldura de tetos multinível. Na produção, esse conector é feito plano, dobrado na forma desejada imediatamente antes do uso.
Como posicionar e consertar?
Para que a instalação de "caranguejos" seja eficaz, tudo precisa ser cuidadosamente calculado. Caso contrário, a alta resistência da estrutura e sua durabilidade são inatingíveis.
A instalação correta envolve a elaboração de desenhos. De acordo com os esquemas traçados, é necessário marcar a superfície a ser tratada. Para instalar os "caranguejos" de fixação corretamente, deve-se levar em consideração que seus pontos de fixação devem corresponder aos pontos de união dos elementos (chapas e não somente).
Dispositivos "caranguejo" são montados usando parafusos especiais. Eles têm uma cabeça em forma de cilindro. Os fechos são equipados com uma ponta pontiaguda. Quando eles são torcidos, o metal se quebra. Nesse caso, a aresta perde sua planura original e se curva para dentro.
Além disso, você terá que dobrar os bigodes, aparafusar o hardware. Mas isso é feito estritamente depois que o próprio prendedor é encaixado na estrutura. O layout do plano e o cálculo do número necessário de nós devem ser conduzidos do ponto central até a aresta, e não vice-versa. Método de fixação de produtos com um único nível:
-
orientação dos fechos com as guias técnicas para baixo;
-
amarrando em um perfil de metal;
-
flexão das patas e sua fixação por "klopiki" ao perfil principal;
-
inserção de peças em ponte dentro do "caranguejo" até clicarem;
-
fixação desses jumpers com parafusos;
-
anexando outros elementos.
Para conectar algo usando "caranguejos" de dois níveis, você precisa:
-
prenda perfis de rolamento aos principais;
-
dar ao produto usado a forma da letra P;
-
cole-o sobre o perfil principal até ouvir um clique;
-
pressione para a posição normal com parafusos auto-roscantes;
-
coloque a barra guia em um ângulo de 90 graus em relação à barra principal;
-
insira os ganchos nas ranhuras do perfil.
Atenção: as antenas devem ser abaixadas o mais cuidadosamente possível. Com muita força, o metal pode se quebrar.
Assista a um vídeo sobre o assunto.
O comentário foi enviado com sucesso.