Quais são os perfis de fachada e como escolhê-los?

Contente
  1. Visão geral da espécie
  2. Materiais (editar)
  3. Componentes
  4. Dicas de Seleção

O objetivo do perfil da fachada é criar uma camada de ar que ventile as paredes de um edifício ou estrutura. A primeira coisa que vem à mente neste caso é o revestimento de vinil, que é extremamente difícil de instalar em uma parede de tijolos ou blocos de gás / espuma sem em forma de U e guias de canto.

Visão geral da espécie

Perfis de fachada para fixação de painéis - meios (consumíveis) para a criação de uma estrutura de suporte para revestimento de plástico ou composto. O perfil metálico em forma de L e U (em secção) é o material de construção mais procurado para a decoração exterior de edifícios e estruturas. Um dos tamanhos típicos é de 40x40 mm de seção. A espessura do aço (paredes) não é superior a 1 ou 1,5 mm, os cantos mais grossos já são referidos como aço profissional simples, projetado para criar suportes não verticais, mas combinados (esqueleto da estrutura), e não apenas para revestimento. Para cercas, um perfil de metal para o tapume não é adequado - é fácil dobrá-lo, e depois de cobri-lo com, por exemplo, o telhado de um mirante, você não pode andar sobre ele - ele vai se dobrar.

A fachada ventilada possui uma junta de dilatação - uma série de fendas que evitam que o aço e o vinil (ou compósito) se deformem no calor (em tempo quente) e esticam-se excessivamente no frio em tempo nublado. O fato é que todos os corpos sólidos se expandem e contraem com um aumento e diminuição da temperatura ambiente. Começando a "andar" e ficando rigidamente fixos, deformam e estragam o aspecto do revestimento - junto à parede não é tão perceptível, mas assim que se levanta da extremidade ou canto, a curvatura do painel do arco curvo imediatamente chama sua atenção.

Apesar de o revestimento ser claro ou completamente branco (para não tomar sol, refletindo todo o espectro visível de si mesmo), lacunas tecnológicas de deformação são necessárias.

Além do perfil principal (vertical), existe também um perfil de apoio (horizontal). É um pouco mais grosso - se, por exemplo, um vertical pode ser colocado com uma espessura de parede de 1,1 mm, então o suporte pode precisar de 1,5 mm. Apoios - cave e sótão - as camadas são colocadas à mesma altura em nível, garantindo a constância do comprimento das guias verticais ao longo de todo o perímetro da estrutura a ser enfrentada. A altura da cave é fixada quer ao nível da zona cega, quer ao nível da cota inferior do pavimento de betão da fundação, construída sobre uma base vertical em faixa.

No entanto, quando a casa tiver cave, recomenda-se fechar toda a parede à zona cega pelo exterior, tendo previamente colocado isolamento e barreira de vapor de água a todo o perímetro da cave.

Variedades do perfil em forma de L (canto) - segmentos em forma de V e em forma de L. A primeira serifa (dobra) é feita do lado da borda mais curta, enquanto a segunda tem ambas as serifas longitudinais. Se o ângulo de curvatura do perfil em L for sempre reto, então no perfil em "V" ele pode ser cego e agudo, e os lados longitudinais ficam dobrados para dentro ou para fora. A última opção facilita a fixação da seção em V a qualquer superfície. O perfil reforçado possui não só estes amortecedores, mas também uma espessura de parede máxima - até 1,5 mm, bem como componentes espaçadores adicionais que aumentam a sua rigidez (elementos diagonais).

Materiais (editar)

O aço é usado como base para a ventilação da fachada. Elementos complementares (decorativos) nas extremidades também podem ser usados ​​com estruturas de alumínio. O aço é o material mais durável. Para proteção contra umidade relativa elevada, próxima a 100%, por exemplo, em condições de chuvas tropicais e equatoriais, são utilizados zincagem, anodização com alumínio e outras ligas contendo aditivos de liga anticorrosivos. Embora a base de sustentação do tapume seja fechada da chuva com os mesmos painéis de vinil ou polipropileno, não será possível eliminar completamente a umidade no nevoeiro ou durante os períodos de intensa evaporação contra a mesma chuva. O alumínio puro quebra facilmente, embora seja mais forte do que muitos tipos de plástico e composto. O uso de plástico biodegradável, que é destruído pela umidade, radiação ultravioleta, oscilações de temperatura e microflora, que está sempre no ar, não se justificou totalmente. O plástico não pode ser considerado um substituto completo para os perfis de metal, embora desenvolvimentos nessa direção ainda estejam em andamento.

Alumínio

O alumínio não tem medo de alta umidade - com exceção da água acidificada, alcalinizada ou salgada, na qual seria imerso. Respingos normais e névoa de condensação não corroem o alumínio. Apesar de o alumínio ser mais ativo que o zinco e oxidar facilmente, o denso filme de óxido não permite que o perfil de alumínio úmido se deteriore mais, como acontece, por exemplo, com um revestimento galvanizado, que, ao se desgastar, provoca imediatamente a estrutura enferrujar. A ductilidade do alumínio facilita a lima e a dobragem das paredes do perfil. A extensão e a dobra repetida são inaceitáveis: as microfissuras se transformarão imediatamente em uma quebra e o ponto de apoio neste lugar será perdido. O alumínio é um material descartável em termos de dobra, essa é sua principal desvantagem. Peso pesado - por exemplo, revestimento de aço anodizado, revestimento de revestimento feito de chapa perfilada de telhado pintada - o alumínio não suportará: com o passar dos anos, esse sistema se dobrará sob o peso do ferro.

Plástico

Nos últimos anos, tem havido uma distribuição ativa de perfis de plástico. Desvantagens - baixo risco de incêndio: os elementos do polietileno e do perfil de poliestireno são altamente inflamáveis ​​e suportam a autocombustão. O polipropileno, embora também seja difícil de queimar, mesmo quando reforçado, derrete facilmente - embora, junto com o vinil, não seja quebradiço, permite dobras.

O perfil de plástico não é duro, durável e resistente a condições extremas. A vida útil das guias de plástico é de 20-25 anos, após o que são substituídas. As vantagens do plástico são a baixa condutividade térmica, bem como a facilidade de instalação por uma pessoa. O uso de perfis de plástico ainda é limitado por faixas de fixação por baixo - para o mesmo revestimento, platibandas, plugues tecnológicos longitudinais, faixas decorativas. O plástico ainda é insuficiente para realizar a função de rolamento / funcionamento em condições de alta carga.

O subtipo de tais perfis - "madeira-plástico" de polímero em comparação com guias puramente de plástico é relativamente seguro para a saúde humana.

Aço galvanizado

O aço galvanizado (geralmente um perfil perfurado nos pontos de interseção) é a base de uma geometria conveniente que é difícil de estragar mesmo com transporte descuidado e armazenamento inadequado: cantos em forma de L e V são facilmente empilhados em blocos sobrepostos uns aos outros. Cantos de aço - em forma de Z, em forma de S, em forma de T (em forma de T, vigas I) - são usados ​​como molduras longitudinais e como elementos transversais. Eles vão durar até 35 anos. Eles são freqüentemente usados ​​como um perfil para uma divisória de gesso: é capaz de resistir a uma escada encostada a ela em um ângulo de 65 graus com a superfície do chão, com uma pessoa de pé sobre ela.

Componentes

Componentes adicionais, peças, além de hardware, são necessários. É difícil aparafusar um suspensor em forma de U ou C à parede sem perfurar a parede oposta ou sem chaves tubulares em forma de L ou sextavadas. Suportes, cantos e outros ganchos semelhantes são companheiros de guias de perfil longitudinais e transversais. Não é suficiente furar uma parede para um pino ou âncora - esta ferragem também deve ser aparafusada até que pare para que o perfil fixo não saia da parede. Independentemente dos materiais de construção das paredes de apoio - (ferro) concreto, tijolo-cimento, alvenaria com cola de silicato de gás, madeira colada ou padrão, toras arredondadas calibradas, revestimento de tijolo e pedra de grés porcelânico - você não pode prescindir de pedaços de cantos ou colchetes. Freqüentemente, as guias de rolamento são fixadas a fragmentos do mesmo perfil, mas reforçado, tendo-se cortado as partes necessárias.

Dicas de Seleção

Escolha um perfil para uma fachada de ventilação com uma margem de espessura de parede. É melhor pagar a mais por 1,5 mm em vez de 1 mm e hardware grande do que em 3-10 anos para refazer o tapume frágil e escorregadio novamente.

Não monte os painéis decorativos frontais e interiores apenas em perfis de plástico ou alumínio. Tente reforçá-los com aço, pelo menos com base no princípio "por um".

Em vez de galvanizar, você também pode escolher um perfil pintado.

Certifique-se de que o revestimento de polímero não é pior em qualidade e durabilidade do que, por exemplo, na folha de perfil da cobertura.

Não opte por perfis de plástico para divisões com temperaturas elevadas, bem como no caso em que o tapume não venha para o lado norte da casa (na Rússia).

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário