Tipos de andaimes e seus tamanhos

Contente
  1. O que é e de que são feitos?
  2. Requisitos primários
  3. Como as florestas são feitas?
  4. Descrição das espécies
  5. Dimensões e peso
  6. Componentes
  7. Nuances de escolha

Muitas vezes acontece que os trabalhos de reparação ou construção necessários devem ser realizados muito mais alto do que a altura humana. Escadas e degraus nem sempre irão salvá-lo. Então, o andaime vem ao resgate.

O que é e de que são feitos?

Esta estrutura se parece com um entrelaçamento de suportes de metal com reforços. O conjunto completo de tal dispositivo de construção inclui piso, em regra, de madeira. O andaime auxilia na execução de obras de construção ou reforma em edifícios altos. Eles podem acomodar não apenas os construtores, mas também elevar a ferramenta necessária.

Requisitos primários

A produção de andaimes é regulamentada pela GOST 24258-88 e regras de armazenamento - pela GOST 15150-69. A largura do piso de madeira deve ser de pelo menos 1,5 m. A largura do vão entre as placas deve ser inferior a 1 cm. O material do piso deve se sobrepor ao suporte da estrutura e se projetar pelo menos 20 cm em ambos os lados. .

Cercas a partir de 1 m de altura são obrigatórias para tábuas de decks ou tábuas localizadas a uma altura de 1,1 m ou mais. Se o andaime em sua altura ultrapassar 6 metros, então pelo menos dois conveses devem ser instalados em tal estrutura: um de trabalho superior e um de proteção inferior.

Ao trabalhar de dois decks ao mesmo tempo, um intermediário deve ser instalado entre eles.

O kit também inclui escadas que são instaladas entre as camadas. As extremidades são fixadas no topo. O andaime geralmente é aterrado para proteger os trabalhadores de choques elétricos acidentais. Os fios suspensos das ferramentas elétricas são fixados em elementos isolantes especiais. A qualidade dos andaimes instalados até 4 m de altura é avaliada pelo fabricante.

Como as florestas são feitas?

A base do andaime são os tubos de metal, que são produzidos em uma laminadora de tubos. Após a produção, o material acabado é enviado para o depósito da planta fabril. Os tubos são de vários tipos (sem costura, água, canos principais, elétricos).

Os tubos de soldagem elétrica (opção mais comum) são feitos de pedaços de chapa de aço, que são pré-cortados em tiras do tamanho desejado e submetidos ao processamento necessário. Em seguida, o material resultante é enviado para o drive. Lá, pedaços de folha de metal são costurados por soldagem elétrica de alta frequência. É assim que os blanks para tubos futuros são obtidos. O produto semiacabado processado é enviado para calibração por uma máquina especializada, com a qual todos os excedentes de produção são retirados.

Após todas as ações, os tubos são testados com equipamentos especiais e controle visual e, em seguida, são encaminhados para a seção em branco. Lá eles são cortados em uma máquina de banda de acordo com as dimensões exigidas. Após o corte, são limpos e furados de acordo com as características especificadas. Em seguida, as partes do futuro quadro são soldadas. Esta é a principal etapa de fabricação, dando aos tubos a forma necessária dos elementos pré-fabricados.

Descrição das espécies

Emoldurado

Esses andaimes são muito comuns para trabalhos de construção e restauração. A estrutura do quadro é extremamente fácil de montar e construir.Toda a estrutura é feita de caixilhos de metal, os quais são travados com travas de fixação. Dentro da estrutura resultante, o piso é deixado para movimento horizontal e escadas com escotilhas para movimento vertical.

Os apoios constituem a base principal deste projeto. As pernas mais simples são tubos não ajustáveis ​​em um calcanhar soldado. No entanto, neste momento, cada vez com mais frequência, é possível encontrar suportes ajustáveis ​​sobre rodas, que são equipados com torres. Esse dispositivo aumenta a mobilidade das florestas e sua utilidade funcional.

Para a base da estrutura, são usadas armações tubulares de passagem e armações de escada são montadas para mover a equipe de produção entre as seções. O número de seções e sua estrutura são determinados pelas dimensões da edificação ou outra estrutura, bem como pelo tipo de obra planejada. Para aumentar a rigidez de cada quadro, são utilizados tubos adicionais, que são fixados transversalmente no interior de cada seção nos cantos.

Para a movimentação dos trabalhadores, utilizam-se pranchas de madeira ou pisos de pinho ou abeto. Para movimentação de cargas e ferramentas pesadas, é recomendado o uso de plataformas de aço perfuradas. Ao mesmo tempo, também existe um tipo combinado. Ele é ordenado de acordo com as tarefas à frente.

Cunha

O andaime dobrável em cunha é uma estrutura de construção versátil e funcional, a sua utilização é possível em quase todos os tipos de obra. Essas qualidades são uma consequência dos recursos de configuração: pode ser absolutamente qualquer e depende apenas da forma do edifício atendido ou de outra estrutura.

A montagem em cunha fortalece a instalação e a torna muito mais confiável. A vantagem incomparável dos andaimes em forma de cunha é a facilidade de montagem, que não requer muita experiência dos construtores.

Mesmo assim, a preparação da estrutura de trabalho deve ser confiada a especialistas. Este tipo de floresta é usado:

  • para construção e reparação naval;
  • para trabalhar na produção de petróleo e gás;
  • na execução de atividades de alvenaria em materiais de pedra pesados;
  • para a produção de interiores;
  • para a realização de estruturas não padronizadas (pódios de concertos e palcos com arquibancadas).

Este dispositivo de construção é considerado o mais adequado precisamente para a realização de trabalhos de restauração de fachadas. Isso se deve à leveza do design básico. Esta qualidade irá garantir a preservação máxima da fachada de um edifício ou outra estrutura.

Alfinete

Este termo é denominado estrutura de construção temporária, na qual os elementos constituintes são fixados uns aos outros por meio de juntas articuladas. Este método de fixação, bem como a utilização de resistentes elementos tubulares com paredes espessadas em vez de tubos de aço convencionais, garantem a máxima segurança dos trabalhos realizados e aumentam a carga possível. Assim, um metro quadrado a uma altura de 80 m dessa estrutura de pino temporária pode suportar um peso de até meia tonelada. Esta variedade é usada para:

  • execução de atividades de alvenaria de materiais pétreos pesados;
  • realização de trabalhos de acabamento e reparação de frontais.

Esta estrutura, devido ao seu design, apresenta características acrescidas de robustez e fiabilidade, o que garante a segurança do pessoal de produção. Além disso, os andaimes de pino são muito duráveis ​​e não estão sujeitos a desgaste rápido. A montagem / desmontagem dos andaimes de pinos é realizada com rapidez suficiente, o que possibilita a transferência de toda a estrutura para um novo local sem obstáculos especiais, se necessário. Os elementos do produto de pino também são armazenados de forma bastante compacta.

Braçadeira

Os andaimes deste tipo são montados a partir de elementos de suporte, cuja ligação é efectuada por meio de fechos especiais. Este design apresenta um elevado nível de resistência e segurança, o que aumenta a sua funcionalidade. O andaime de grampo é usado para:

  • a produção de trabalhos de alvenaria, se estes puderem ser executados a uma altura não superior a 20 metros;
  • a produção de obras de acabamento e restauração, desde que a altura do edifício atendido não ultrapasse 80 metros;
  • a execução de obras de fachada em talude ou edifícios com configuração atípica;
  • a construção de várias estruturas não padronizadas, por exemplo, palcos, estandes ou estantes.

As estruturas pré-fabricadas com grampo podem ser combinadas com vários tipos de estruturas de construção anexadas. No entanto, deve-se lembrar que devido à sua finalidade e tecnologia de montagem, eles não são móveis.

Para montar as estantes nessas estruturas, são utilizadas travessas, que são instaladas ao longo da estrutura e presas às paredes do edifício.

O principal método de movimento vertical no andaime para trabalhadores são as escadas, uma das extremidades das quais é pendurada na barra transversal com a ajuda de ganchos embutidos. Toda a estrutura do andaime de fixação é montada nas paredes da estrutura com chumbadores.

Suspenso

Este tipo inclui a subespécie "cordões" e é utilizado quando, por um motivo ou outro, é impossível utilizar o ponto zero como suporte (solo, cobertura de pedra, etc.). Nesse sentido, os tipos tradicionais de florestas também não podem ser erguidos. Isso pode acontecer quando:

  • extensões de fachada e elementos arquitetônicos são fracos;
  • os meios técnicos não têm acesso ao objeto;
  • estruturas de pontes estão sendo reparadas;
  • as obras de construção e reparação sejam executadas a mais de 100 m de altitude;
  • o envidraçamento de fachadas é executado em simultâneo com as obras de construção e reparação;
  • tubos industriais nos níveis superiores estão sujeitos a reconstrução e diagnóstico.

A base da estrutura do andaime suspenso é composta por uma estrutura leve e elementos de estante. Os laços de braçadeira / corda são geralmente usados ​​para conectar todos os componentes constituintes. Para utilizar tal estrutura, é necessário pendurá-la na fachada do objeto utilizando os suportes destinados a isso. Apesar da aparente simplicidade de instalação, antes de cada instalação de andaimes suspensos, é elaborado um projeto de instalação detalhado, que prescreve o método escolhido para a futura fixação da estrutura à superfície do edifício.

xícara

Esse andaime montado em rack é usado para trabalhos de construção, reparo e restauração diretamente no local de sua necessidade. Este projeto usa um anexo do tipo copo de elementos modulares. Esta solução elimina a necessidade de reforços diagonais.

Este tipo de andaime possui um número mínimo de peças montadas:

  • prateleiras verticais equipadas com um suporte de copo;
  • nervuras horizontais - travessas;
  • elementos de suporte ajustáveis;
  • escadas para comunicação entre níveis e plataformas de trabalho para movimento horizontal ao longo da estrutura do edifício.

Este tipo de floresta tem as seguintes vantagens claras:

  • altos indicadores de confiabilidade e segurança de operação;
  • boa rigidez estrutural e consequente aumento da carga máxima na estrutura até sua deformação irreversível;
  • a capacidade de criar vãos suficientemente longos sem sacrificar a confiabilidade (até 3 metros);
  • características de alta resistência ao impacto;
  • montagem rápida;
  • flexibilidade em termos de capacidade de criar vários formulários;
  • sistema de conexão incomum;
  • falta de fixadores e acessórios desnecessários, que se perdem muito durante a desmontagem e transporte.

Macacos de andaimes mecânicos

Muitas vezes acontece que as florestas precisam ser colocadas em terreno irregular, que não é possível consertar. Em seguida, eles usam andaimes mecânicos equipados com macacos de construção. São dispositivos estabilizadores que permitem alinhar toda a estrutura em relação ao ponto zero de apoio. O alinhamento é realizado girando as porcas nas hastes dos parafusos, que são equipadas com suportes.Os macacos não precisam de manutenção cara e meticulosa. A lubrificação periódica e a verificação da integridade do dispositivo serão suficientes para eles.

Dimensões e peso

As dimensões e o peso dessas estruturas variam de acordo com seu tipo e finalidade. As estruturas móveis em cunha podem atingir dimensões de até 100 metros de altura e suportar cargas de até 500 kg por metro quadrado. O andaime de pino tem um total de três variedades de modelo, cada uma com suas próprias características:

  • o modelo LSh-50 atinge uma altura de 50 metros;
  • ЛСПШ02000-4: a altura de 40 metros é o máximo para esta estrutura;
  • O E-507 pode ser montado em até 60 metros de altura.

Os andaimes de fixação, devido à sua forte estrutura rígida, podem atingir uma altura de 80 metros, porém, as peculiaridades de sua montagem não permitem que sejam inferiores a 30 metros. Esses andaimes podem ter qualquer forma desejada, se necessário, eles podem até ser triangulares.

Existem também andaimes caseiros que são colhidos para reforma e revestimento da casa por seus proprietários. A altura de uma instalação "self-made" pode chegar a 6 metros. O menor representante são as chamadas miniflorestas. Na verdade, esta é uma cabra de construção comum, que atinge a altura de 1 metro e é usada em trabalhos a uma altura ligeiramente superior à altura humana.

Componentes

  • Frames. Eles são o principal elemento de suporte dos andaimes feitos de tubos de vários diâmetros e materiais (metal, bambu, madeira). Eles são conectados uns aos outros usando o método tubo a tubo no plano vertical, e para a fixação horizontal, amarrações diagonais e horizontais são usadas. Existem estruturas de escada e passagens.
  • Gravata diagonal. Consiste em dois tubos ligados entre si de forma cruciforme. Todas as quatro extremidades são presas aos cantos da estrutura, tornando-a rígida e menos sujeita a deformações. Instalado do lado de fora do andaime. Usado em uma seção, mas em alguns casos pode ser usado para amarrar cada quadro externo.
  • Link horizontal. É um elemento constituído por um tubo de 25 mm de diâmetro para fixação à moldura. Usado para amarrar estruturas e barreiras de suporte para o pessoal de produção. Preso na parte externa do andaime.
  • Apoio, suporte. O elemento de apoio de toda a estrutura do edifício serve como base de apoio para ela. A versão padrão é um tubo com um talão de metal soldado nele. As versões mais avançadas são ajustáveis ​​e equipadas com elementos de parafuso para ajustar a altura. A quantidade de apoios incluídos no kit varia (depende dos requisitos do cliente e das características da paisagem).
  • Rigel. Este elemento destina-se à colocação de pavimentos. É um tubo equipado com ganchos especiais e fixado a caixilhos ao longo da fachada para que os trabalhadores possam circular livremente no plano horizontal.
  • Pisos. É um palete de madeira ou escudo de aço para movimentação horizontal de trabalhadores, bem como para movimentação de cargas, ferramentas, equipamentos.
  • Âncora. Elemento de fixação, montado sobre parafusos entre a fachada do edifício e a estrutura do andaime. É feito na forma de um tubo e uma braçadeira (tubular) ou de uma tira de aço com uma braçadeira (tira).

Nuances de escolha

  • A escolha mais acessível para uma casa de campo ou para uma residência de verão são os andaimes. Além disso, tal projeto pode ser usado não apenas para trabalho externo, mas também interno.
  • Se for necessário realizar trabalhos de alvenaria em grande altitude, vale a pena adquirir andaimes em cunha - eles diferem na carga máxima por 1 m2. metros até 500 quilogramas com uma altura máxima possível de até 100 metros.
  • Em andaimes de jugo, é possível executar paredes de alvenaria até 20 metros de altura ou organizar obras de fachada a uma altura de até 60 metros.
  • O projeto do pino ajudará a organizar os trabalhos de reparo e acabamento em edifícios com uma configuração fora do padrão. Esses andaimes são duráveis ​​e confiáveis, e também têm uma alta capacidade de carga.
  • Os pórticos de construção são ideais quando todos os trabalhos são executados ao nível do solo. Eles são extremamente móveis e fáceis de usar, e não requerem manutenção cara e complexa ou montagem / desmontagem permanente.

Neste vídeo, você aprenderá a fazer andaimes de pranchas com suas próprias mãos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário