Visão geral e instalação do andaime da braçadeira
Devido ao seu design, o andaime de fixação é adequado para trabalhar com objetos difíceis em terrenos irregulares. A flexibilidade de seu ajuste fornece uma braçadeira giratória ou outro tipo de fixação. Este artigo discute a estrutura do LSPKh-40, LSPKh-60 e outros modelos.
Características de design
A principal característica do andaime de grampo - suas partes componentes são fixadas com grampos de fixação. Graças a esta solução, as peças podem ser fixadas em qualquer posição, não apenas em pontos de fixação fixos. Em última análise, isso melhora a usabilidade e expande o escopo de uso:
- para a construção e decoração de edifícios até 80 m de altura;
- para trabalhos de alvenaria à cota até 20 m (andaime com travessa reforçada);
- para a construção de stands, palcos, racks e outros produtos não padronizados.
Existem 2 tipos dessas florestas no total: braçadeira de tubo (fixada com braçadeiras de parafuso) e braçadeira de cunha (fixada com travas de cunha). Para montar o parafuso, você precisa de uma chave inglesa e, para a cunha, de um martelo. O resto das características são as mesmas.
Em comparação com outros tipos de andaimes, os andaimes de braçadeira têm uma série de vantagens.
- Variabilidade de montagem. O andaime assume qualquer forma - você pode trabalhar em fachadas com uma configuração e perímetro complexos. Além disso, a altura de trabalho é infinitamente variável.
- O andaime tubular pode ser instalado em superfícies inclinadas e escalonadas sem o risco de tombar.
- Segurança. Quando sobrecarregada, a plataforma com pessoas "desliza" para baixo e a estrutura não se quebra.
- Fácil de ajustar. Você pode alterar a posição das peças em várias direções ao mesmo tempo.
- Versatilidade. Eles podem ser usados em conjunto com outros tipos de andaimes montados em rack, dentro e fora das instalações.
Mas, ao mesmo tempo, eles têm desvantagens.
- A principal desvantagem é o preço. Os grampos de mangueira são significativamente mais caros do que outros tipos de andaimes.
- Um grande número de componentes (principalmente grampos e plugues). Isso requer armazenamento e transporte cuidadosos.
- Se você alterar o esquema de montagem, precisará de fixadores adicionais.
- Montagem demorada.
Portanto, é necessário montar o andaime com cuidado, principalmente porque são muitos os elementos constituintes da estrutura.
- Racks - as partes principais das florestas. Eles são colocados verticalmente, o resto dos elementos são anexados a eles. Os racks são padrão (4 m de comprimento) e adicionais (2 m de comprimento). Quando montados, eles são inseridos um no outro.
- Sapato (rolamentos axiais) - peças de suporte dos racks da camada inferior. Eles são instalados em suportes de madeira e fixados com pregos. Sua altura não é ajustável.
- Rigeli... Suportes cruzados que conectam os racks uns aos outros. Eles também fixam o andaime na parede. O piso é colocado sobre eles.
- Âncoras... Eles são montados na parede do prédio, com vigas presas a eles.
- Pisos... Uma plataforma sobre a qual os trabalhadores caminham e movimentam cargas. Feito de pranchas de coníferas com 35-50 mm de espessura (para evitar dobras). Para isso, utiliza-se madeira de no mínimo 2 graus. As dimensões do piso serial são 0,5x2m e 0,75x1,2m.
- Laços diagonais. Eles adicionam rigidez à estrutura. O comprimento padrão de tal elemento é 3,7 m ou 5,3 m, e seu peso é 20-30 kg.
- Escadaria... Os trabalhadores sobem ao longo deles. O comprimento padrão é de 2 ou 2,38 m. Em uma extremidade, eles são equipados com ganchos, com os quais são pendurados no gio. A outra extremidade da escada repousa no solo ou piso da camada anterior.
- Grampos... Conecte todas as partes da floresta juntas
Estas são peças típicas de andaimes, são iguais em modelos diferentes (apenas o diâmetro dos tubos pode ser diferente). Portanto, todos os produtos de série têm características semelhantes:
- carga máxima - 200-250 kg / m2;
- a distância entre as cremalheiras é de 150, 200 ou 300 cm;
- altura da camada - 200 cm (deve haver uma barra transversal a cada 2 m);
- a altura da instalação do corrimão - 100-150 cm;
- o diâmetro externo do rack - 42 ou 48 mm;
- espessura da parede do rack - 1,5 ou 2 mm.
As características exatas podem ser encontradas no passaporte do seu modelo. E se não existe, não use essas florestas. Subir a uma altura de 40 metros através de florestas desconhecidas é um risco muito grande.
Durante a operação, a maior carga recai sobre os fixadores, portanto, vale a pena nos determos na descrição dos fixadores com mais detalhes.
Variedade de fechos
Os fechos são a parte mais importante do design. Deve ser o mais forte e confiável possível, portanto, os grampos são feitos de grau de aço não inferior ao art. 3 e art. 4 de acordo com GOST 380. Para evitar a corrosão, uma camada protetora (geralmente zinco) é aplicada a eles.
Os grampos conectam os elementos do rack em diferentes planos e direções e são divididos em 2 grupos.
- Surdo... Conecte os elementos apenas em ângulos retos (por exemplo, um rack e uma barra transversal).
- Swivel... Eles são necessários para a fixação de partes inclinadas (principalmente laços diagonais). Eles são usados em pares e geralmente são dispostos simetricamente. Às vezes, eles têm um design de cunha, no qual o apoio de cabeça do parafuso é feito em forma de um cone truncado. Então, ao apertar, a força aumenta suavemente, a braçadeira não deforma.
Importante! Os grampos giratórios são menos duráveis do que os grampos cegos. Na montagem, devem ser colocados uniformemente em toda a estrutura e seu número total não ultrapassa 20% de todos os fixadores.
As metades da braçadeira são uma placa em forma de U com um raio de 42, 48 ou 57 mm. Eles são conectados por parafusos e arruelas. Os parafusos devem ter um arredondamento na transição da cabeça para a haste (ranhura não é permitida - ponto fraco).
Quanto maior for a altura de trabalho do andaime, maior deve ser a resistência dos componentes. As braçadeiras são feitas por estampagem a frio, enquanto o metal é um pouco endurecido. Isso aumenta a resistência final do material para 400 MPa.
Os parafusos e porcas de fixação devem ter classe de resistência de pelo menos 5,6.
As florestas são montadas a partir de partes unificadas. Suas diferentes alturas são fornecidas pelo número de elementos, enquanto o número de componentes depende da marca do andaime.
Dimensões e marcações
A marcação consiste em partes alfabéticas e numéricas. Os andaimes de grampo são designados LSPH (Mobile Clamp Scaffolding). O número indica a altura mais alta (em metros) até a qual este modelo pode ser montado. Por exemplo, o LSPH-60 tem uma altura máxima de trabalho de 60 m.
Às vezes, há letras "US" após os números. Isso significa que vigas reforçadas são usadas para decks. Um exemplo de designação é LSPH-40US. Outros modelos são decifrados de forma semelhante. Informações detalhadas não são indicadas na rotulagem... A razão disso é que as estruturas dos andaimes são semelhantes (diferem apenas o equipamento, o diâmetro das estantes, etc.).
Portanto, todos os modelos são coletados da mesma maneira e na mesma sequência.
Tudo sobre montagem
Verifique a qualidade das madeiras antes de colhê-las.
- Deve haver uma instrução ou um passaporte.
- A resistência dos andaimes deve ser regularmente testada. Os resultados das verificações são registrados em um passaporte ou jornal especial. Verifique se o número de inventário dos andaimes corresponde ao indicado no registro de teste.
- Verifique a data dos testes aprovados e a data dos próximos. Certifique-se de que o design passe nos testes.
- Inspecione visualmente cada detalhe. Não deve haver nenhum dano nele. Preste atenção especial às braçadeiras e às roscas dos parafusos.
- Se pelo menos um ponto não for atendido, você tem o direito de se recusar a trabalhar.
Sempre estude os regulamentos, mesmo se você estiver com pouco tempo. Ainda assim, você confia nas florestas com sua vida, e não vale a pena os minutos salvos.
Se tudo estiver em ordem, você pode começar a trabalhar. É preciso ter chaves, um nível de construção e muito tempo de trabalho.
Comece com o trabalho preparatório. Determine a configuração de montagem necessária, preencha o PPR (Plano de Trabalho) e os desenhos de instalação, calcule o número de componentes. Quando tudo estiver pronto, prossiga com a instalação.
- A montagem começa na esquina do edifício.
- Prepare o local de instalação. Desníveis e diferenças de elevação são permitidos, mas o terreno deve ser denso.
- Coloque almofadas de madeira no chão na área onde os racks serão instalados. Sua espessura é de pelo menos 40 mm.
- Coloque os sapatos nas almofadas e fixe-os com pregos.
- Insira os racks da primeira camada nos sapatos. Devem ser típicos (4 m de comprimento). Importante! As estantes devem ser estritamente verticais, verifique sua posição no nível.
- A uma altura de 2 m, fixe as travessas aos postes. Verifique o nível em que os livros-razão estão instalados estritamente horizontalmente.
- Instale os plugues nas extremidades. Eles protegerão as superfícies internas dos tubos.
- Fixe os suportes na parede.
- Coloque o piso nas travessas. Proteja a escada.
- Aumente o andaime até a altura necessária. Para fazer isso, repita as etapas 4-8. Durante a construção, os racks padrão (4 m de comprimento) e adicionais (2 m de comprimento) devem ser alternados.
- Em 2 vãos extremos e nas extremidades do andaime, instale amarras diagonais em toda a altura da estrutura. Para fazer isso, você precisa de grampos giratórios (lembre-se, não mais do que 20% de todos os fixadores). Se o andaime for superior a 50 m, os dormentes são colocados a cada 25-30 m em 2 vãos adjacentes.
Observe as precauções de segurança. Aperte bem os parafusos de fixação durante a montagem. Use apenas peças sobressalentes completas, não leve fixadores estranhos. E não se esqueça das regras para trabalhar em altura.
Uma visão geral do andaime de fixação e sua instalação, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.