Como fazer andaimes de madeira com as próprias mãos?

Contente
  1. Ferramentas e materiais
  2. Desenhos e dimensões
  3. Processo de manufatura

Muitos proprietários de casas de campo e casas de campo reparam de forma independente as paredes externas e internas de uma casa e tetos privados. Para trabalhos em altura, será necessário andaime. Eles podem ser montados rapidamente de madeira com suas próprias mãos. No entanto, primeiro vale a pena escolher uma estrutura segura e confiável na qual uma pessoa possa trabalhar livremente. Ao contrário dos análogos da produção industrial, com a automontagem de estruturas de madeira, é possível coletar florestas de qualquer tamanho, com base nas características da arquitetura e layout do edifício.

Ferramentas e materiais

Em primeiro lugar, vale a pena escolher os materiais adequados para o andaime. Apenas tábuas e vigas de boa qualidade e uma certa espessura devem ser usadas para garantir a resistência do andaime e a capacidade de suportar cargas extremas. Andaimes feitos de pranchas velhas não devem ser usados. Os materiais adequados são pinho, abeto ou madeiras duras de terceiro grau de baixo custo. O que importa não é a aparência, mas apenas a espessura e a resistência das placas.

Para a construção de andaimes, recomenda-se a utilização de madeira serrada com os seguintes parâmetros:

  • pranchas de 6 metros de comprimento e 4-5 cm de espessura;
  • barras com secção de 5x5 e 10x10 cm.

A árvore não precisa ser tratada com anti-séptico se as florestas forem necessárias apenas para uma estação de trabalho.

É importante que as estruturas de madeira não sejam afetadas por mofo ou bolor, que destrói a estrutura da madeira. Além disso, não deve haver rachaduras ou outros defeitos nas placas, que possam quebrar o piso ou o suporte de madeira.

Os paletes podem ser usados ​​para fazer o deck do painel se não houver pranchas com o comprimento necessário.

Você também precisará preparar as ferramentas com as quais a estrutura será montada:

  • martelo;
  • roleta;
  • serra para madeira;
  • parafusos ou pregos;
  • nível.

Depois de preparar as ferramentas e o material, é necessário fazer as medições da parede, onde ficará o andaime. A partir das medições, será necessário fazer desenhos da futura estrutura para não cometer erros na montagem e fazer o trabalho com mais rapidez.

Desenhos e dimensões

É necessária a recolha de andaimes de madeira segundo desenhos, os quais são elaborados tendo em consideração as características e dimensões das fachadas e interiores. Para a automontagem em madeira, os andaimes são os mais adequados, pois têm boa estabilidade e não requerem muito tempo para instalação. Para eles, pode-se utilizar madeira de terceiro grau sem defeitos, que pode ser descartada para lenha após a conclusão da obra.

O comprimento máximo não pode ser superior a 6 metros, caso contrário, será difícil mover tal estrutura ao longo da fachada ou dentro de casa. Deve-se também ter em mente que os andaimes devem estar a uma distância não superior a 15 cm da parede externa. Na execução de trabalhos internos, tais estruturas devem estar a uma distância não superior a 10 cm da parede.

Aqui estão os desenhos para os diferentes tipos de estruturas de andaimes:

Os mais simples são considerados andaimes fixos, que são usados ​​para revestir a fachada de um edifício baixo com revestimento lateral, no preenchimento de empenas... Na realização de trabalhos de reboco, acabamento da fachada em pedra ou tijolos de fachada, será necessária a montagem de andaimes de maior durabilidade.

O andaime anexado consiste em vários elementos:

  • racks;
  • vergas nas quais o passeio de tábuas é colocado;
  • escoras e batentes, conferindo rigidez e resistência ao andaime;
  • cercas sob a forma de grades de madeira.

Se você planeja subir até o topo da parede, precisará usar escadas e escadas para poder subir até o nível desejado da parede. As dimensões dos andaimes dependem das dimensões das paredes adjacentes às quais são instalados.

Não é recomendável fazer estruturas muito grandes, pois será difícil movê-las ao longo das paredes.

Processo de manufatura

Inicialmente, você deve montar a moldura correta com suas próprias mãos. Na maioria dos casos, é mais racional usar andaimes fixos, que exigirão menos madeira. Para fazer você mesmo as estruturas caseiras corretamente, que podem então simplesmente ser fixadas na parede, você deve aderir à tecnologia de instalação, que o ajudará a montar você mesmo o andaime de madeira. Para construir uma estrutura confiável onde você possa trabalhar sem medo na ampliação, para acabamento de obras, você deve aderir a um determinado esquema.

Quadro

Antes de iniciar os trabalhos de montagem da moldura, a plataforma deve ser nivelada e, se necessário, seca para que a estrutura acabada não balance durante a operação. Em uma área plana, é mais fácil instalar racks de moldura verticais, sob os quais você não precisa colocar tijolos e placas de acabamento.

Os primeiros a serem montados são 4 racks verticais, para os quais são utilizadas vigas de 10x10 cm ou placas grossas de 4-5 cm de largura... Os ralos são cortados na altura e mantidos juntos por meio de barras horizontais ou tábuas curtas. Em primeiro lugar, é necessário montar as laterais da moldura no solo, após o que são levantadas e fixadas com elementos paralelos. Racks para o quadro, para melhor estabilidade, é melhor fazer uma forma trapezoidal. Por exemplo, a cinta inferior de uma parede lateral pode ter 1,2 metros de comprimento e a superior 1 metro de comprimento.

Ao montar as laterais da moldura no solo, é melhor trabalhar em conjunto. Se a montagem da moldura for realizada por uma pessoa, primeiro é necessário fixar o espaçador interno na parede.

Deve haver vários racks emparelhados. Eles são o suporte para o piso, que diverge em diferentes direções. O rack pode ser único. Neste caso, seu comprimento não deve ultrapassar 4 metros.

Para que a estrutura seja estável, devem ser feitas escoras diagonais de cada lado, que servirão de reforço e evitarão que o andaime oscile.

Pisos

Quando o andaime estiver montado, pode-se proceder à instalação da placa do painel, que é feita de placas de 4-5 cm de espessura. Ao colocar o piso, lembre-se de que não deve haver grandes espaços entre as placas. O comprimento de um vão do piso não deve exceder 3-4 metros, se a espessura das placas for 4-5 cm. Para placas mais finas, o comprimento não deve ser superior a 2 metros.

Escotilhas e escadas

Para subir as camadas superiores, você precisará fazer uma escada com degraus de 5x5 cm.O intervalo entre os degraus é selecionado individualmente para a pessoa que trabalhará nessa escada.

Se o andaime tiver duas camadas, você precisará fazer uma escotilha para subir até o segundo andar. Geralmente é feito lateralmente. No centro, uma hachura interfere no trabalho. Uma escada é pregada na escotilha, ao longo da qual será feita a subida ao segundo andar do andaime.

Andaime acoplável

Este elemento ajuda a levantar recipientes com composições de trabalho para a camada superior e para os próprios finalizadores. Ele também é coletado das placas por conta própria. Os andaimes estão apoiados no chão em uma extremidade e na parede na outra. Na maioria das vezes, são utilizadas estruturas ou estruturas fixas, que são consideradas as mais confiáveis. Baseiam-se não no quadro, mas no quadro, o que aumenta a sua resistência e garante um movimento seguro no andaime.

Para a sua confecção utiliza-se uma barra de 5x15 cm e uma tábua com 3-4 cm de espessura.Todas as peças de madeira são fixadas com pregos.Um suporte é feito de duas tábuas de 1 m de comprimento. Um elemento é montado verticalmente e olha para baixo, o segundo para o lado. As peças são conectadas em ângulos retos. Sobre esta base, o piso é recheado com um degrau de 1-2 cm, em seguida, para fortalecer a estrutura, lanças feitas de vigas diagonais são fixadas no canto formado. Sua parte inferior deve repousar contra o solo. Para fixar a parte inferior do andaime, uma estaca é cravada na parte inferior. Sua parte superior é pregada na base.

No espaço criado pelas laterais do canto, são colocadas escudos de cada lado, o que vai garantir a rigidez da estrutura. Coloque o piso por cima.

Demora um pouco para construir um andaime de madeira, se você for guiado pelo esquema proposto. Quanto melhores e mais confiáveis ​​forem as estruturas, mais rápido será o trabalho de acabamento. A segurança de quem tem que trabalhar em altura depende diretamente do andaime. Ao realizar trabalhos de construção ou reparo em edifícios baixos, você não pode prescindir de tais estruturas. Portanto, você precisa saber como montar você mesmo, de forma rápida e correta, a partir de placas.

Para mais informações sobre como fazer andaimes de madeira com as próprias mãos, veja o seguinte vídeo:

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário