Escolhendo um cortador de tubos para tubos de cobre
Cortadores de tubos especializados para tubos de cobre são necessários para encanadores profissionais e DIYers que substituem e cortam esses elementos por conta própria. Uma ampla seleção de ferramentas está à venda hoje, você pode encontrar mini-modelos elétricos e sem fio. Para descobrir quais são os mais adequados para cortar tubos de cobre e alumínio, uma revisão dos melhores modelos com dicas para escolhê-los ajudará.
Visualizações
O cortador de tubos de cobre é a única ferramenta correta para cortar tubos de cobre. É o equipamento especializado que deixa uma borda lisa e limpa na superfície do metal.
Para obter um resultado semelhante com um moedor ou uma serra, não funcionará.
Todos os cortadores de tubos disponíveis comercialmente adequados para uso doméstico podem ser divididos em grupos com base em suas características e tipo de construção.
- Manual. Este tipo de ferramenta é uma tesoura de metal equipada com um mecanismo de catraca. O movimento das lâminas é realizado com o auxílio da força muscular do próprio mestre. Os modernos cortadores de tubos manuais também são apresentados em uma versão leve, eles cortam o metal girando o cabo, sem esforço físico significativo. O diâmetro dos produtos metálicos que podem ser processados desta forma não ultrapassa 125 mm, o equipamento pode ser utilizado independentemente das condições de trabalho.
- Elétrico. Esses dispositivos são relevantes para operações de corte de tubos em linha. Uma máquina especial oferece corte rápido e preciso de metal de vários diâmetros e espessuras. Todo o processo leva segundos, mas o equipamento é muito mais caro do que as contrapartes manuais, requer conexão com a fonte de alimentação.
- Recarregável. Mini-versão do corta-tubos elétrico, é conveniente transportar e usar se necessário. Uma bateria carregada dura de 20 a 30 minutos. A técnica é mais produtiva do que as contrapartes manuais, mas não tem uma potência tão alta quanto os cortadores de tubos elétricos.
- Pneumático. Esse cortador de tubos pode ser visto em produção. A máquina é conectada a um compressor que fornece ar comprimido sob pressão. A ferramenta pneumática tem um design dividido. Pode cortar tubos de cobre de grande diâmetro.
- Hidráulico. O princípio de seu funcionamento é semelhante aos modelos pneumáticos, apenas a pressão é criada não pelo ar, mas pela água. O equipamento está conectado a uma bomba hidráulica e requer alimentação ininterrupta.
Além disso, os modelos de equipamento manual têm seus próprios subgrupos. Eles diferem no tipo de construção, mas sempre apresentam características comuns. Cada cortador de tubos possui um corpo metálico, um elemento de corte e um dispositivo de fixação. Existe também uma unidade de controle, com a qual é executado o corte do metal. O elemento de fixação é responsável pelo correto posicionamento do equipamento em relação à superfície da peça.
Os cortadores de tubos manuais são geralmente divididos nos seguintes grupos.
- Tipo de fixação. Externamente, lembram grampos clássicos de carpintaria e chaveiro, equipados com haste de rosca. Um cortador em forma de roda é colocado no suporte, no verso há um bloco de pressão com roletes. O tubo de cobre é inserido no corpo da ferramenta e o parafuso é girado até que o cortador seja empurrado através do metal. O trabalho requer algum esforço físico.
- Tipo telescópico. Externamente, são semelhantes aos de fixação, mas o ajuste do parafuso de avanço é feito aqui por meio de uma alça.Os rolos de pressão permanecem estacionários durante o corte. A ferramenta é fixada na dobra, o elemento rotativo é rolado e as etapas são repetidas. O trabalho é mais trabalhoso, a precisão do método é menor do que no caso do corte por grampo.
- Rollerballs. Eles têm um corpo em forma de gancho em C e uma haste giratória com um cortador. Esta é a opção mais compacta, permitindo cortar tubos com diâmetro de até 22 mm. O rolo de corte está equipado com um mecanismo de mola que ajusta automaticamente a pressão na peça de trabalho. Essa miniferramenta é conveniente para trabalhar em locais de difícil acesso.
- Com uma catraca. Esses instrumentos possuem um corpo tubular. Não é necessário fazer uma revolução completa em torno do local da incisão. Basta realizar movimentos oscilatórios com a alça. Esta é a melhor opção para trabalhar em áreas próximas a paredes, em cantos.
- Cadeia. Estão equipados com 2 puxadores e são adequados para trabalhar tubos de diferentes diâmetros. Uma corrente é fixada em uma extremidade da ferramenta, na outra é fixada na distância desejada, levando em consideração o tamanho do produto a ser trabalhado. A tensão dos elos é ajustada girando os botões, o que cria vibrações que permitem que o fio de corte execute suas tarefas.
As ferramentas elétricas também possuem 2 subcategorias. Modelos destacáveis são usados em dutos já colocados em operação.
Os fixos são adequados para o corte preparatório de materiais, bem como para trabalhar com produtos com grandes espessuras de parede e diâmetros não padronizados.
Como escolher
Para tubos de cobre, alumínio e outros metais macios, uma ampla gama de cortadores de tubos é usada, tanto os mais simples como os mais complexos. Para entender quais opções são adequadas para compra, as seguintes recomendações úteis ajudarão um mestre novato.
- Tipo de unidade. Para realizar o trabalho em casa, o mais simples cortador de tubos manual será suficiente. O acionamento mecânico permite lidar facilmente com uma única operação, permite um melhor controle do processo com um pequeno diâmetro dos elementos. Aconselha-se a compra de uma ferramenta elétrica se o corte dos tubos de cobre for realizado com frequência ou se o trabalho for realizado com uma espessura significativa do metal.
- Material da lâmina. A melhor opção é aço inoxidável ou aço-liga. O metal ferroso comum enferruja ou embaça rapidamente.
- Ângulo de afiação do cortador. A versão de ângulo obtuso é mais resistente a distorções, mas oferece um corte áspero. Será necessária usinagem adicional das bordas do tubo. O cortador de barbear oferece alta precisão e velocidade de corte. Mas a lâmina tende a se mover conforme você trabalha com ela.
- Altura do rolo. Para cortar tubos de cobre, deve ser 3,5-5,5 mm.
- O diâmetro dos produtos processados. Na vida cotidiana, raramente são encontrados tubos com dimensões superiores a 25 mm. Para produtos maiores, é produzido equipamento de corte profissional.
- Conveniência de trabalho. Uma ferramenta de qualidade possui uma empunhadura antiderrapante revestida com borracha ou polímero. Um cortador de tubos para uso doméstico deve ser leve, compacto e móvel. Na oficina, você pode comprar uma máquina completa com acionamento hidráulico ou pneumático.
- Orçamento de compra. Os cortadores de tubos móveis profissionais de alta qualidade são vendidos a um preço de 3.500 rublos. Ferramentas manuais de marcas líderes custam de 1.000 a 3.000 rublos. Modelos de orçamento com um mecanismo primitivo podem ser encontrados à venda ainda mais baratos. Em média, esses cortadores de tubos não custam mais do que 400 rublos.
Dados esses parâmetros, você pode escolher o modelo de ferramenta certo para diferentes tarefas.
Na maioria dos casos, os DIYers se contentam com cortadores de tubos manuais.
Modelos populares
No sortimento de lojas de ferragens russas, a ferramenta para cortar tubos de cobre ou alumínio é amplamente apresentada. Aqui você pode encontrar produtos de marcas dos EUA, Europa, bem como marcas chinesas de baixo custo e empresas nacionais.
Notas altas são concedidas Marcas Stayer, Zubr e Enkor... Os profissionais escolhem o cortador de tubos com catraca manual para eles próprios Rothenberg Automatic I 70030 ou produtos de uma empresa americana Ridgid com um mecanismo semelhante. Eles estão adaptados para trabalhar com comunicações de diferentes diâmetros, e se distinguem por uma alta velocidade de trabalho.
Entre os cortadores de tubos não profissionais, também existem muitas opções interessantes. A parte superior inclui os seguintes modelos com certeza.
- "Zubr Professional". Modelo universal para metais não ferrosos. Adequado para cortar tubos com diâmetros de 6 a 64 mm. Tipo de construção - rolo, fácil de operar.
- Stayer Pro Cut Professional. A ferramenta foi projetada para trabalhar com tubos de cobre com diâmetro de 3-32 mm. O desenho do rolo é fácil de operar com apenas uma mão. A lâmina é feita de aço ferramenta.
- "Kraftul". Cortador de tubos telescópico manual. Adequado para cortar elementos de cobre com seção transversal de 3 a 32 mm.
Prestando atenção aos cortadores de tubos de alta qualidade, você não precisa se preocupar com a ferramenta se tornar romba ou quebrar rapidamente. À venda você pode encontrar muitos modelos acessíveis adequados para uso doméstico.
Você aprenderá a usar o cortador de tubos no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.