Mesas de centro de vidro: elegância no interior

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Dimensões (editar)
  5. Formulários
  6. Materiais (editar)
  7. Cores
  8. Em vários estilos
  9. Qual mesa escolher?
  10. Opções de interiores

A moderna composição interior lembra o trabalho de um bom artista. Tudo nele deve ser pensado até a colocação dos acentos certos. Um dos acessórios indispensáveis ​​para o design de apartamentos são as mesas de centro. Eles criam a atmosfera certa, são o elemento estilístico final e indicam a ideia do design. Entre a variedade de modelos apresentados para venda pelas marcas, as mesas de centro de vidro são especialmente populares entre os compradores.

Peculiaridades

As mesas de centro de vidro são móveis especiais que complementam a área de estar principal. Externamente, trata-se de pequenos acessórios instalados na frente de um sofá ou poltrona, cuja característica distintiva é sua compactação e altura reduzida. Eles não são uma alternativa ao jantar e às contrapartes escritas, eles não fornecem uma refeição ou trabalho em um laptop, embora em alguns casos, sem saber, eles são usados ​​como mesas de chá. Esta é uma linha separada de móveis que combina funcionalidade e estética.

O objetivo principal deste acessório é decorar o interior, tornando-o único. É uma forma de arranjar pequenos móveis que podem dar ao ambiente o ambiente desejado.

Este mobiliário pode conter jornais, revistas, livros, flores frescas, elementos do tema pretendido que suportam o estilo do interior (conchas, estatuetas graciosas, candeeiros de mesa e outras ninharias decorativas). Muitas vezes, esse móvel guarda as coisinhas necessárias que devem estar sempre à mão (controle remoto da TV, teclas, telefone celular).

Vantagens e desvantagens

Uma mesa de centro de vidro é um acessório especial de mobiliário que apresenta muitas vantagens:

  • devido ao material principal de fabricação, traz leveza e arejamento para o interior da sala, sem atrapalhar a área útil;
  • possui uma vasta gama de modelos, pelo que pode escolher um produto ao estilo do mobiliário existente;
  • tem uma ampla gama de tamanhos, que permite encaixar harmoniosamente o acessório em um ambiente de qualquer tipo (especialmente importante em ambientes pequenos);
  • mantém a iluminação da sala, alisando as manchas escuras do interior e enchendo-o de luz;
  • com a abordagem certa para a escolha, fica harmoniosa em qualquer estilo de interior (brincando com a textura do material e criando as técnicas de decoração necessárias);
  • distingue-se pela sua construção robusta: é feito de vidro fiável e denso, resistente a esforços mecânicos acidentais;
  • é um acessório prático, que se distingue pela durabilidade de operação, excelente aparência, facilidade de manutenção;
  • dependendo do modelo, possui variabilidade de formato, o que permite ao comprador escolher um produto, levando em consideração as peculiaridades do móvel existente;
  • tem um aspecto impressionante, independentemente do modelo: este móvel é sempre único e chama a atenção, permitindo-se distraí-lo dos recantos impenetráveis ​​da divisão;
  • mobiliário ecológico e hipoalergénico, não inferior aos análogos de madeira: durante o funcionamento não emite substâncias nocivas para o ar, não está sujeito à destruição, exclui a formação de microrganismos e bolores;
  • complementa perfeitamente a composição interior dos diferentes cômodos (quarto, sala), zoneando o cômodo se necessário;
  • dependendo da densidade, da quantidade de material, da composição do acabamento, difere no preço, permitindo ao comprador escolher a melhor opção, tendo em conta as preferências de sabor e o orçamento previsto.

As mesas de vidro não estão sujeitas a temperaturas extremas, são resistentes à humidade, pelo que podem decorar o interior de qualquer casa, incluindo divisões com elevada humidade. Esses modelos diferem de suas contrapartes de cabeceira na forma: eles são um pouco mais largos, mais baixos e têm uma grande área de balcão. Muitas vezes, os modelos são móveis e possuem rodas: desta forma, você pode movê-los para mais perto do sofá, afastá-los se atrapalharem, colocá-los no canto da sala se precisar liberar espaço com urgência.

Devido ao uso de tinturas, os modelos podem ter cores diferenciadas, o que torna seu visual premium e indica o bem-estar dos donos da casa. Além disso, a superfície pode ser gofrada, colorida ou impressa.

Embora a mesa de centro de vidro esteja repleta de méritos, ela tem desvantagens.

Este móvel:

  • traz notas frias para o interior, portanto, requer uma escolha criteriosa de tons de mobiliário, incluindo revestimento de parede, a cor do piso, móveis, cortinas, lâmpadas;
  • com danos mecânicos significativos, pode quebrar, formar riscos ou rachaduras, portanto, necessita de uso cuidadoso;
  • precisa de limpeza perfeita: manchas de água, impressões digitais, poeira são perfeitamente visíveis na superfície transparente;
  • complementados por diferentes acabamentos, poeira e pequenas partículas de lixo se acumulam nas juntas, que nem sempre podem ser removidas.

Uma mesa de centro de vidro obriga você a um certo status do mobiliário: móveis, tecidos, decoração de parede, pequena decoração de interiores serão comparados com ela, portanto, devem combinar com o acessório. Além disso, essas mesas precisam de uma repetição do material utilizado: se forem feitas exclusivamente de vidro, também devem ser utilizadas em uma fonte de luz de teto ou parede. Escolhendo um modelo com acabamento em metal ou madeira, a decoração do interior deve ser repetida (pelo menos na tonalidade, no máximo na textura). Caso contrário, o acessório parecerá isolado, dividindo a atmosfera em elementos dispersos separados.

Variedades

Mesas de centro de vidro - um enorme mundo de modelos. Eles podem ser condicionalmente divididos em três grupos:

  • monolítico;
  • deslizamento;
  • dobrando.

Cada desenho tem uma variedade de formas, seu próprio conjunto de técnicas decorativas, combinação com outras matérias-primas. As variedades monolíticas são principalmente mesas decorativas, principalmente com tampo sólido fosco ou transparente. O material é endurecido, o que aumenta sua resistência.

O vidro fosco é uma técnica de design complicada: portanto, as impressões digitais são menos visíveis na superfície. Esses acessórios são confortáveis ​​e, devido à tonalidade, difundem suavemente a luz.

A possibilidade de transformação torna o produto mais funcional. As estruturas deslizantes são diferenciadas por um mecanismo síncrono, enquanto a área do tampo da mesa do acessório pode ser duplicada ou até quadruplicada. Não é incomum que um modelo mude de forma durante a transformação.

As contrapartes dobráveis ​​não são inferiores às variedades anteriores em uma ampla variedade. A sua característica distintiva dos elementos deslizantes é o facto de, no primeiro caso, a área da bancada ser aumentada dobrando-a para fora, no segundo - adicionando peças adicionais.

Devido ao cuidado da ergonomia, a transformação permite criar uma opção única e estilosa, que pode ser simétrica ou com design - com assimetria.

Cada linha contém produtos clássicos, padrão e luxuosos de design que podem estar em:

  • uma perna;
  • três ou quatro suportes;
  • um suporte redondo ou dois cruzados;
  • rodas;
  • faces laterais de vidro.

Dimensões (editar)

As dimensões das modernas mesas de centro de vidro não seguem padrões rígidos. Hoje, os parâmetros são definidos pelos fabricantes, para que cada marca siga suas próprias dimensões.

Em geral, os modelos podem ser divididos em:

  • pequena;
  • moderado a médio;
  • espaçoso.

Neste caso, as variedades menores são dobráveis: o tampo da mesa pode ter 40x40, 50x50 cm, ter uma altura de 35-45 cm. Alguns produtos têm até 1 metro de comprimento. Os transformadores atingem um comprimento de 130 cm, tendo uma largura de 65-70 cm.

Formulários

As mesinhas de centro de vidro chamam a atenção com um formato único, que é complementado por técnicas decorativas.

Os produtos mais populares:

  • Formas redondas e triangulares com destaque na base e acrescentos em forma de elementos decorativos, pequenas prateleiras ou sem estantes;
  • Modelos retangulares - um clássico com os habituais suportes e a presença de prateleiras adicionais sob o tampo da mesa;
  • Mesas quadradas ou cúbicas - modelos na sua maioria sem estantes com desenho original dos suportes;
  • Variedades ovais - opções para uma planta de um ou dois andares com uma arquibancada inferior incomum para pequenas coisas;
  • Opções encaracoladas - formas incomuns com uma base funcional (vidro curvo, partes cruzadas, borda encaracolada);
  • A abstração é uma espécie de criativo, sintonizado com a percepção estética, portanto, muitas vezes, não possui uma carga funcional.

Materiais (editar)

A singularidade do material reside na sua combinação com diferentes matérias-primas. O vidro combina bem com acabamentos de metal, rattan, madeira, bordo, cromo e plástico. Ao mesmo tempo, a superfície do vidro e o acabamento podem ser diferentes (fosco, brilhante, liso, em relevo, esculpido).

As opções de combinação de maior sucesso são o cromo e a madeira maciça. Os produtos criados com esse acabamento ou corpo se destacam no cenário de móveis estofados.

Distinguem-se pela solidez, porém, se os modelos em madeira parecem maciços, os análogos com decoração forjada em metal dobrado são capazes de esticar qualquer ambiente, conferindo-lhe leveza.

Lacobel (vidro colorido) com uma cor uniforme, vidro reforçado ou triplex é usado na produção. A técnica preferida é o lacobel: desenhos monocromáticos ou modelos com estampa destacam-se no fundo de qualquer móvel. Mais frequentemente, o design prevê duas tonalidades, com a ajuda das quais uma das tonalidades dos produtos monocromáticos se distingue ou acentua o padrão da bancada.

As estampas são variadas: são linhas rígidas, motivos entalhados, desenhos florais, geometrias e imagens do sol.

Cores

Graças à tecnologia moderna, a cor das mesas de vidro é variada. Além dos clássicos (transparente e branco), os tons de marrom e preto opacos são tons da moda e estilosos dos modelos. Combinado com o tom claro do metal ou da madeira, o lado escuro da mesa cria uma atmosfera especial.

As opções transparentes com aditivo de cor (azul, acinzentado, turquesa) são originais, mas requerem o apoio da sombra nos móveis.

Uma técnica excelente e moderna é o acabamento na cor wengé claro ou escuro: os modelos de vidro com caixa de madeira neste tom se encaixam perfeitamente em qualquer direção clássica e moderna. Hoje eles estão no centro das atenções.

Ao mesmo tempo, não importa se o modelo é feito com divisória, suportes, prateleiras ou outros complementos: a sombra fala do estatuto especial da mesa, mesmo que o tampo da mesa seja lacônico e não tenha ondulação forma.

Em vários estilos

Uma abordagem magistral para o design da composição interior permite que você encaixe mesas de centro de vidro em diferentes estilos. Claro, eles não são adequados para designs ásperos no espírito de um loft, mesmo que gritem deliberadamente com design minimalista e simplicidade de forma. É indesejável usá-los no estilo country: móveis de status é uma ordem de magnitude maior do que o tema rústico. O vidro é apropriado para técnicas de design modernas e clássicas.

Esses acessórios parecem mais harmoniosamente na direção:

  • moderno;
  • clássico;
  • minimalismo;
  • alta tecnologia;
  • vanguarda;
  • Art Deco;
  • bauhaus;
  • biônica;
  • construtivismo;
  • contemporâneo.

A base para uma infusão bem-sucedida no estilo desejado deve-se à presença do sabor: às vezes você pode combinar o incongruente, enquanto parece que será uma parte inseparável de todo o ambiente.

Qual mesa escolher?

Ao escolher um modelo, você não pode copiar um determinado estilo. Claro, o produto deve ser apreciado, no entanto, os hábitos e gostos de cada pessoa são diferentes. O que é bom para um usuário parece desconfortável para outro.

A escolha é baseada em vários fatores:

  • Se você precisa de um modelo funcional, deve prestar atenção à opção de dobrar: é conveniente, se adapta a um caso específico, é simples na aparência, embora não seja desprovido de um visual premium e se encaixa harmoniosamente na maioria das direções de design estilístico.
  • Se não houver tapete de pêlo comprido no local da mesa, vale a pena escolher um modelo sobre rodas: é móvel, sua localização pode ser ajustada, enquanto as pernas não arranham a superfície do revestimento do piso.
  • Se houver carpete, faz sentido prestar atenção a um produto com pernas maciças de formato alisado: não criarão amassados ​​pronunciados na superfície do carpete e não danificarão sua estrutura caso seja necessário deslocar a mesa (eles não enganchará ou rasgará a pilha).
  • Na hora de escolher um modelo de vidro para a sala, é importante pensar na praticidade: é preferível adquirir um modelo com caixa de metal ou madeira e pés confiáveis ​​(com limpeza regular do piso, os suportes não perderão seus aparência atraente).
  • Caso necessite de uma versão exclusiva do acessório, ao fazer o pedido, deve-se atentar para a inadmissibilidade de elementos decorativos pontiagudos que podem ferir o usuário ou lascar a superfície.
  • Se sair não é um problema, você deve olhar mais de perto o modelo com um top-stop: objetos localizados em uma mesa com uma tubulação feita de um material diferente não cairão no chão, mesmo que o chão da sala não seja completamente plano (especialmente importante se a mesa estiver localizada no tapete).
  • No que diz respeito ao design, tudo é individual, embora quanto mais complexo for o produto, maior será a probabilidade de avaria do mecanismo (é melhor confiar num visual elegante e fiável do que num design técnico maciço e complexo).
  • O tamanho do tampo da mesa e a altura da mesa dependem das características da sala e dos parâmetros do móvel: deve ser conveniente tirar o item desejado do sofá, a área da superfície deve ser suficiente, caso contrário, a mesa parece uma cadeira que caiu do conjunto de móveis.
  • A cor importa: através da sombra, você pode vencer a falta de iluminação na sala, ou, pelo contrário, enfatizar com sua ajuda as cores claras do interior.

A verificação do modelo é realizada empiricamente: ao colocar um objeto de peso no tampo da mesa, é possível avaliar a estabilidade da estrutura e a capacidade de movimentação (para modelos com rodas). Além das regras básicas, a qualidade de construção, a disponibilidade de um certificado de qualidade e um passaporte de produto são importantes.

Não faz sentido comprar na Internet: existe o grande risco de se adquirir uma falsificação de baixa qualidade.

Opções de interiores

As mesas de centro de vidro são uma ótima solução para interiores. Para apreciar sua beleza, você pode ver exemplos de locais sugeridos por designers experientes:

  • O modelo com tampo em vidro, corpo em madeira e pernas esculpidas, confeccionadas na cor preta, vai completar harmoniosamente o conjunto de móveis estofados em tons leitosos, apoiados em almofadas decorativas a condizer com a mesa.
  • Um lacônico modelo retangular, emoldurado em uma caixa de metal, convém ao interior de uma biblioteca doméstica: para acentuá-la, bastam flores frescas e um pequeno tapete monocromático.
  • Caberá no interior da sala uma mesa redonda de vidro sobre quatro pés de metal, feita nas cores bege e cinza: para apoiar o produto, pode-se usar uma jarra de flores, uma tigela de frutas e vários livros.
  • Pode-se destacar a área de lazer com um modelo oval de dois andares, colocando acessórios de decoração claros no tampo da mesa, e embaixo de engenhocas inusitadas no mesmo tom da cor de almofadas decorativas: simples e elegantes.

Você pode fazer uma mesa de centro de vidro com suas próprias mãos. Como fazer isso, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário