Tamanhos de mesas de centro: normas e dicas para a escolha
Na hora de escolher móveis para casa e escritório, antes de mais nada, deve-se levar em consideração as funções que eles irão desempenhar. De acordo com as responsabilidades atribuídas ao mobiliário, todos os seus parâmetros foram desenvolvidos. Talvez não haja um único interior que dispensaria facilmente um item como uma mesa de centro. É o centro estilístico do interior e desempenha um determinado conjunto de funções. Você deve considerar todas as nuances que terá que enfrentar ao comprar este móvel.
Peculiaridades
Os modelos de revistas diferem de outras tabelas em várias características.
Funcionalidade
Em primeiro lugar, você precisa decidir que propósito dará à nova mesa de centro: se ela armazenará livros e correspondência, participará de um chá aconchegante com os convidados ou será um estande para um arranjo de flores e lembranças memoráveis, fotos de membros da família e animais de estimação favoritos. Para cada finalidade, os parâmetros da tabela variam muito, então pense no tamanho.
Altura
Talvez o fator chave na escolha de uma mesa de centro seja sua altura. Outro grande construtivista e arquiteto Le Corbusier desenvolveu um padrão de altura para mesas para diversos fins. Assim, de acordo com seus cálculos, a altura ideal da sala de jantar deve ser de 70 cm - altura que permite sentar em uma cadeira padrão, não se curvar ou se esticar, mas ficar confortável. Todas as outras mesas e mesas, cuja altura é mais baixa, o grande arquiteto atribuiu à revista. É confortável sentar atrás deles em uma poltrona macia ou em um pufe baixo. A altura de tais produtos pode variar de muito baixa (40 cm) a muito alta (60-65 cm).
As mesas com uma altura de 40-50 cm são adequadas para sentar atrás delas com uma xícara de café durante uma conversa de lazer com os convidados ou relaxar com um jornal ou revista. Modelos com altura de 60-65 cm também são modelos de revistas, mas funcionam principalmente como suportes para arranjos de flores, fotografias em lindas molduras e lembranças. A principal nuance do móvel anexo, que inclui mesas de centro, é o nível do tampo da mesa. Não deve ser mais alto que o assento estofado do móvel. É importante lembrar que a mesa de centro é um detalhe importante do interior e deve se encaixar no estilo geral, além disso, deve cumprir também uma finalidade utilitária. Conseqüentemente, segue-se um parâmetro tão importante quanto a largura do tampo da mesa.
Largura
Os parâmetros da mesa têm uma grande influência tanto no papel funcional da mesa de centro quanto em sua percepção no interior. Acredita-se que com o aumento da altura da mesa, a área do tampo da mesa possa aumentar, mas os designers às vezes ignoram deliberadamente essas proporções, criando modelos únicos.
Ao escolher a largura da mesa, você deve considerar em qual cômodo planeja colocá-la.
Os parâmetros médios de um tampo de mesa retangular são 120x60 cm, no entanto, essas dimensões são opcionais e os parâmetros reais dependem do formato do tampo de mesa. O principal critério na escolha da largura de uma mesa são os parâmetros da sala para a qual ela foi selecionada. Uma mesa muito pequena se perderá em uma sala espaçosa e será imperceptível, e vice-versa, uma mesa muito grande em uma sala pequena parecerá incômoda e introduzirá dissonância no interior.
Tipos de mesas
Querendo satisfazer todas as necessidades do consumidor, os fabricantes de móveis estão desenvolvendo diversos tipos de mesinhas.
- Servindo. Este modelo pode ter uma mesa removível. Isso é conveniente para um pequeno jantar em frente à TV ou reuniões com amigos durante um chá ou café. A bancada removível é fácil de preencher na cozinha, leve-a para a sala e monte-a sobre pernas. A limpeza é igualmente fácil.
- Transformador. Um modelo muito conveniente para pequenos apartamentos. Quando dobrado, pode ser miniatura e imperceptível, enquanto desdobrado, muda de altura até a hora de jantar, e o tampo da mesa pode se abrir para uma grande área.
- Adicional. Este modelo está equipado principalmente com rodas e é utilizado como auxiliar para servir e servir uma grande mesa de jantar. Graças aos rodízios, é conveniente transportá-lo da cozinha para a sala de jantar.
- Decorativo. Essa mesa geralmente cumpre uma tarefa de design. Ajustando-se ao estilo geral do interior, é um dos detalhes-chave do design interior ou recebe um papel de apoio.
Um fator importante na escolha de uma mesa pequena é seu formato, e as mais populares devem ser consideradas.
- Quadrado. A forma mais comum e familiar para o consumidor. Os parâmetros ideais de seu tampo da mesa são 80x80 cm, mas às vezes uma mesa quadrada pode ter dimensões muito modestas. A altura das pernas pode variar dependendo da ideia do designer ou das preferências do consumidor. Este modelo é universal e cabe perfeitamente em qualquer canto do interior devido ao seu tamanho compacto.
- Retângulo. Ao contrário de suas contrapartes quadradas, as mesas retangulares têm uma capacidade muito maior e o comprimento do tampo pode chegar a 160 cm, a largura média não excede 60 cm. A altura para tais modelos varia de 40-50 cm. São bastante grandes -Estruturas em escala, e eles se encaixam bem na área de estar, complementados por um par de poltronas e pufes.
- Redondo e oval. Essas tabelas, como as quadradas, são consideradas universais, pois não possuem nenhum padrão em seus parâmetros. Eles podem ter qualquer altura, largura e comprimento. Entre eles encontram-se modelos bastante amplos, com um tampo de mesa impressionante e funcional, e modelos em miniatura, com cerca de 40 cm de diâmetro, que funcionam como mesas de centro. Estas peças requintadas irão alegrar qualquer sala de estar delicadamente decorada. Além disso, esta forma é ideal para casa com crianças pequenas. As formas arredondadas suaves não representam perigo para os jogos infantis ao ar livre.
- Fora do padrão. Além dos formulários acima, também existem os de design não padronizados. Por exemplo, no interior de um design étnico ou colonial, um baú original esculpido fará o papel de uma mesa de centro. Em uma sala de estar minimalista, uma mesa de vidro triangular em miniatura estará convenientemente localizada. A principal condição na escolha de uma forma é a sua compatibilidade com os materiais com os quais a mesa é feita e com o ambiente.
Materiais (editar)
Há uma grande variedade de materiais para a confecção de pequenas mesas, desde convencionais e familiares até não convencionais e até exóticas.
- Madeira. Um dos materiais mais comuns desde então. os seus produtos não são nada difíceis de combinar com o resto do mobiliário. Basta escolher a cor da mesa na mesma cor. Os móveis de madeira têm uma aparência sólida, são bonitos, práticos e duráveis. Uma mesa de madeira pode servir por décadas. Existem apenas duas desvantagens: uma mesa de madeira não pode ser colocada perto de uma bateria ou radiadores portáteis, pois a madeira pode secar, e também um preço alto.
- MDF e aglomerado. Assim como a madeira, os materiais são muito populares para a fabricação de móveis. O preço acessível é uma vantagem definitiva. As mesas de MDF e aglomerado laminado, com superfície folheada no exterior, não são inferiores em beleza às de madeira, sendo também muito práticas e duradouras. Uma rica variedade de cores e texturas irá ajudá-lo a escolher o modelo ideal para o seu gosto, idealmente adequado para o seu interior.
- Copo. Os vidros são muito elegantes e têm um aspecto elegante no interior. Apesar de sua aparente leveza, são práticos e enfeitam qualquer ambiente. São muito mais fáceis de encaixar no interior do que outros. Mas eles têm uma desvantagem indiscutível: a superfície do vidro se suja rapidamente, e permanecem vestígios do menor toque ou gotas de água limpa. Tal mesa requer polimento constante.
Opções fora do padrão
Hoje em dia, quando qualquer consumidor quer decorar seu interior com um detalhe único, as mesas de centro são feitas de materiais totalmente atípicos e suas combinações.
Por exemplo, uma mesa com uma grande base de pedra e tampo de vidro. Ele vai decorar um interior minimalista e também se encaixar em um estilo ecológico.
As mesas de vidro com um suporte feito de belos ressaltos curvos são muito eficazes.
No interior do loft, será adequada uma mesa montada a partir de um par de paletes de madeira ou caixas para legumes. Impregnados com óleo de linhaça ou vernizes escuros, eles criarão um charme rústico e enfatizarão o design industrial do ambiente.
Para informações sobre como fazer uma mesa de centro, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.