Mesas de centro de madeira

Contente
  1. Vantagens
  2. Variedades
  3. O que escolher?
  4. Opções de design

Uma pequena mesa de centro é uma peça de mobiliário importante e funcional. As vantagens e versatilidade de uma mesa de centro de madeira mantiveram este móvel popular por muitos anos. Um modelo escolhido corretamente irá enfatizar o estilo geral, trazer conforto e harmonia ao interior do quarto.

Vantagens

As tendências modernas do design de interiores baseiam-se na utilização de elementos ecológicos e naturais, tanto no material de renovação como na decoração de interiores. Uma mesa de centro de madeira atende da melhor forma às exigências do design moderno. Móveis de madeira natural parecem caros, esteticamente agradáveis, bonitos e monumentais.

A popularidade do uso no interior de uma mesa de centro de madeira é garantida por ele características e benefícios únicos em comparação com produtos de outros materiais.

  • Material ecológico e natural: Na escolha de móveis feitos com materiais naturais, a madeira é uma das opções de maior sucesso.
  • Segurança material que não provoca alergias: as propriedades especiais da madeira contribuem para a aeração e purificação do ar da sala com resinas naturais de madeira, desde que a superfície do produto não seja totalmente recoberta com verniz ou tinta.
  • A madeira é um material quenteDevido a esta propriedade, os móveis de madeira criam um aconchego especial na sala e têm um efeito relaxante com o contato tátil.
  • A singularidade de cada modelo: o corte da madeira maciça é único, portanto o padrão na superfície do produto acabado será sempre diferente.
  • Longa vida útil: uma madeira sólida devidamente preparada irá garantir uma longa vida útil, resistência e confiabilidade da mesa de centro. A superfície de madeira permite trabalhos de restauro e restauração do aspecto original do produto, o que não pode ser feito com produtos de materiais artificiais.
  • Vasta gama de produtos: a disponibilidade do material e a sua capacidade de processamento em casa permitem fazer mesas de centro em madeira tanto à escala industrial como em casa.
  • Versatilidade do material: uma mesa de centro de madeira vai se encaixar harmoniosamente em qualquer estilo e design da sala.
  • Multifuncionalidade: arrumação da prensa, pequenos elementos decorativos (velas, conchas), serviço de chá ou café, actividades de lazer (jogos de tabuleiro para toda a família).

As primeiras mesas de centro eram feitas precisamente de madeira, mas ao longo da sua longa história no mundo do interior, a forma e o design sofreram alterações.

Hoje, uma mesa de madeira assume as formas mais bizarras e inusitadas, é combinada com vários materiais (vidro, metal, plástico, pedra, etc.), o design do produto está sendo aprimorado e modificado - tudo isso determina a popularidade e demanda por este item como o elemento final de mobília de um quarto.

Variedades

Os modelos de mesas de centro de madeira são variados. O processamento da madeira tornou-se mais perfeito, ferramentas e tecnologias especiais permitem cortar novos padrões, dar curvatura ao painel de madeira.

As mesas feitas de madeira maciça de espécies caras parecem maciças e ásperas, caras e esteticamente agradáveis. Produtos sólidos complementarão os interiores modernos em estilos de alta tecnologia, art déco e minimalismo.

Esculturas de madeira feitas à mão adornam modelos caros.A borda do tampo da mesa, a base da mesa ou a borda do tampo da mesa, a chamada saia, podem ser decoradas com entalhes. Modelos esculpidos parecem arejados e românticos. Estes modelos são adequados para quartos de estilo clássico, provençal ou campestre.

Modelos vintage de mesas de centro têm um valor especial. Após a restauração, as mesas de madeira de alta qualidade podem durar muitos anos, mantendo um toque de história altamente valorizado no mundo do design. As mesas de centro de madeira envelhecida pelo tempo são leiloadas e podem custar tanto quanto uma mansão.

Para decorar interiores vintage em um apartamento moderno, os fabricantes usam envelhecimento artificial de madeira. Esses modelos parecem espetaculares e caros e vão caber bem em quartos em um estilo rústico e vintage, complementando organicamente o estilo barroco.

Os designers modernos usam ativamente várias combinações de madeira com outros materiais: vidro, metal, pedra, rattan. Menos comum é uma combinação de madeira com materiais artificiais. Nos modelos combinados, a maior parte do produto é feita de madeira, e os materiais combinatórios são usados ​​para a base, ou para a orla do tampo da mesa, ou como uma inserção no tampo da mesa.

A superfície do produto acabado pode ser coberta com painéis de madeira, o que permite criar um padrão de textura complexo. A superfície polida é coberta com verniz, cera de abelha, menos frequentemente pintada com tinta sobre madeira.

Para maior comodidade e aumento da funcionalidade da mesa de centro, o design do produto é equipado com mecanismos adicionais: levantamento ou parafuso para alterar a altura, partes deslizantes ou dobráveis ​​para aumentar a área e alterar o formato da mesa.

De acordo com as características de design, os seguintes tipos de mesas de centro são diferenciados.

  • Monolítico ou sólido: tais produtos não alteram nem a altura nem a área da bancada.
  • Deslizante: as metades do tampo da mesa deslizam ao longo de guias ocultas, o espaço resultante é preenchido com uma inserção feita do mesmo material que o tampo da mesa.
  • Dobrando: a bancada está equipada com elementos adicionais articulados que se dobram para trás e aumentam a área da bancada. Neste caso, a forma do tampo da mesa fica incorreta. Esses modelos se transformam bem em modelos angulares de vários níveis.
  • Modelos transformadores: O mecanismo de levantamento permite alterar a altura da mesa de centro, transformando a mesa de centro em uma opção de jantar completa.
  • Modelos sobre rodas: para facilidade de movimentação e segurança de movimentação do produto no revestimento do piso e para evitar arranhões, as pernas da mesa de centro podem ser equipadas com pequenas rodas de móveis. As rodas são combinadas com o material de base, portanto, são quase invisíveis.

Cortes de troncos grandes ou tocos de árvores com processamento mínimo e uma camada protetora parecem interessantes.

Materiais (editar)

Como material principal para a base e a bancada, podem ser usadas opções caras e econômicas de madeira maciça: pinho, amieiro, carvalho, faia, freixo, cereja (cereja), larício, bétula, nogueira, mogno, hevea.

As opções de orçamento incluem pinho, bétula, nogueira, amieiro... Esses materiais são mais fáceis de processar e têm baixo peso específico. O pinho possui grande quantidade de resinas, portanto, para manter a resistência do produto, o material deve passar por uma secagem de alta qualidade.

Os cortes de bétula, pinho e nogueira podem ter muitos nós. Os nós não são considerados defeito do produto, mas reduzem sua resistência e durabilidade. Os produtos acabados são colados com folhas folheadas, que mantêm o padrão da madeira natural. Os produtos de amieiro são baratos em preço, mas significativamente inferiores em propriedades de desempenho em relação a outros materiais.

Carvalho e faia são os materiais mais duráveis. O carvalho é difícil de processar devido à sua estrutura densa.A faia não é inferior em qualidade ao carvalho, mas não requer um processo preparatório complexo antes da produção, ao contrário do carvalho.

A escultura em madeira parece vantajosa e impressionante em telas feitas de carvalho, freixo, faia, nogueira, mogno (mogno).

As mesas de centro de hevea da Malásia estão ganhando popularidade. O maciço de hevea não está sujeito a mudanças de umidade e temperatura, resiste a temperaturas abaixo de zero, não se deforma, tem um peso específico elevado, semelhante ao carvalho, a elasticidade do material permite desenhos entalhados complexos.

Os fabricantes modernos usam o método de combinar diferentes tipos de madeira em um produto.

As características semelhantes dos maciços arbóreos, as diferentes texturas, o ajuste preciso dos elementos do produto permitem a criação de modelos únicos.

Os designers modernos estão experimentando o design de mesas de madeira: um tampo de mesa de madeira maciça é instalado em aquários iluminados, pernas de pedra. As bases, feitas com tecnologia de forja, enfatizam a beleza da bancada de madeira.

Formulários

No mercado moveleiro, o formato não só das bancadas, mas também da base da mesa de centro de madeira, surpreende. Quadrado, retangular, redondo, oval - formas clássicas de tampo de mesa de madeira.

Na presença de elementos estruturais deslizantes, a forma original do tampo da mesa pode ser modificada: redonda - em oval, quadrada - em retangular. Os designers modernos dão às bancadas formas extraordinárias (polígono irregular, configuração abstrata), a prática de usar uma forma natural (toco, corte de um tronco de árvore) é amplamente difundida.

Designers e fabricantes de produtos de massa também estão experimentando com a base da mesa: eles são feitos na forma de pernas clássicas, eles fixam o tampo da mesa em materiais naturais (pedra, rattan, chifres de animais) e formas e padrões interessantes são recortados de madeira maciça.

Uma base interessante e bonita para uma mesa de centro pode ser uma estrutura de harpa invertida, um deck de guitarra, um aquário ou terrário com animais e semelhantes.

O que escolher?

Escolher uma mesa de centro é uma tarefa difícil e responsável. Uma peça de mobiliário selecionada corretamente irá decorar o interior e enfatizar a orientação estilística da sala.

Ao escolher uma mesa de centro, em primeiro lugar, você precisa se concentrar na especificação do estilo da sala.

  • Para interiores clássicos produtos com design contido dispensarão elementos decorativos intrusivos com as pernas usuais ou um pedestal maciço.
  • Premissas barroco, art déco requerem modelos requintados. Modelos esculpidos revestidos com verniz ou cera de abelha, com pernas curvas ou uma base de mesa intrincada são adequados. Bancadas esculpidas, uma combinação de materiais e bases peculiares são elementos indispensáveis ​​de uma mesa barroca.
  • Estilo provençal, country, vintage vai decorar modelos vintage, assim como modelos com patinação transparente da superfície do produto. A madeira envelhecida artificialmente ou velha do produto após a restauração irá se encaixar organicamente nas instalações de tais estilos. As mesas feitas de antigos itens de interior ficarão interessantes: de uma arca, um velho barril de vinho, um armário de cozinha envidraçado. Para o estilo provençal e country, um porta-revistas deve desempenhar tantas funções quanto possível e ter espaço de armazenamento.
  • Dentro de casa em estilo moderno e de alta tecnologia a mesa de centro assume as formas e contornos mais intrincados. Em estilos modernos, a mesa de centro é mais um elemento de decoração do que uma peça funcional de mobiliário. Quanto mais incomum for a base da bancada, melhor será a ideia de estilo.
  • Design de casa em estilo escandinavo e ecológico complemente as mesas de centro com processamento de material bruto ou mínimo. As superfícies dessas mesas permanecem sem revestimento, ou a impregnação da madeira permanece invisível, revelando a estrutura natural do corte da madeira.

Uma mesa de centro de madeira deve corresponder não só ao estilo da sala, mas também à textura e cor da madeira que está presente nos demais elementos do móvel. Alguns fabricantes de móveis incluem mesas de centro em conjuntos de um grupo de sofás, um conjunto de quarto e uma área de estar ao ar livre. Ao escolher uma mesa para um cômodo sozinho, você deve se concentrar na cor e na textura do cômodo.

Se a cor e a textura da madeira da mesa e dos móveis da sala não combinam completamente, você não deve combinar essas opções. Neste caso, é preferível escolher uma mesa com uma cor contrastante, que se tornará um destaque independente do interior.

Opções de design

Com a escolha certa do modelo certo, as mesas de centro de madeira parecem espetaculares e orgânicas em interiores de vários estilos. Exemplos bonitos e inovadores do uso de mesas de centro em diferentes salas residenciais e não residenciais são demonstrados por designers em exposições de interiores.

Formas simples e ásperas, a ausência de ornamentos decorativos complementam organicamente o maciço conjunto de sofás de couro genuíno, enfatizando a naturalidade dos materiais interiores.

Mesas de centro de madeira parecem autênticas, que encontraram uma segunda vida, uma vez que foram feitas com móveis antigos (baús, armários de cozinha, barris e assim por diante). Esses modelos são equipados com espaço de armazenamento e são feitos em estilo vintage.

Belos produtos de um único corte do tronco de uma árvore estão em harmonia em interiores de estilo escandinavo.

A combinação de uma mesa de madeira com um vidro transparente parece incrivelmente bela e incomum.

As mesas esculpidas são muito bonitas e justamente consideradas uma obra de arte.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário