Que tipo de bancadas existem?
Um dos elementos mais interessantes da cozinha é a bancada. É uma superfície de mesa que cumpre uma série de finalidades funcionais, estéticas e decorativas.
Ao escolher este produto, é importante estar atento à qualidade de seu acabamento, praticidade e estilo. É importante que a bancada selecionada se harmonize perfeitamente com o design de toda a cozinha e se pareça com uma decoração funcional.
A bancada da cozinha é quase o principal local de trabalho da dona de casa e, portanto, está constantemente exposta a três tipos principais de exposição: mecânica, térmica e química. Por isso, ao escolher o material com que deve ser feita a mesa, é preciso conhecer bem todos os seus prós e contras.
Na escolha de um produto, suas características de qualidade são necessariamente levadas em consideração:
- resistência à umidade e diferentes temperaturas;
- resistência ao choque e resistência a danos;
- sem medo de produtos químicos e facilidade de manutenção.
Ao produzir superfícies de trabalho para a cozinha, a escolha geralmente é feita nos seguintes materiais:
- pedra natural e artificial;
- Madeira;
- aglomerado laminado;
- copo;
- metal;
- cerâmica ou azulejo;
- concreto.
Também é possível encontrar materiais mais raros para a produção de bancadas modernas, por exemplo, pedra vulcânica, revestida com esmalte, mas é muito menos comum. E na maioria das vezes o carvalho, a faia ou a teca são usados para a fabricação de estruturas de madeira.
Estas são belas, mas muito difíceis de manter as variedades de madeira. Freqüentemente, eles terão que ser limpos com certos produtos com óleos.
Você também pode escolher variedades lenhosas mais conhecidas - amieiro ou larício, pinheiro ou bétula. Essas opções são ideais para moradias de madeira sustentáveis. As bordas do produto são fresadas, e a superfície da mesa é revestida com um óleo especial para protegê-la da umidade, vários tipos de sujeira e altas temperaturas. Você também pode pedir uma bancada feita de espécies de madeira exóticas, mas então seu custo será muito alto.
Vale lembrar que não se pode colocar panelas e frigideiras excessivamente quentes sobre uma bancada de madeira.
Você pode optar por uma bancada de aço inoxidável ao decorar cozinhas de alta tecnologia. Você pode tentar a opção de instalar uma superfície de cobre, mas é mais adequada para decorações tradicionais.
Para informações sobre como escolher uma bancada, veja o próximo vídeo.
Formas e tamanhos
As bancadas de cozinhas modernas têm de 3 a 4 centímetros de espessura, mas podem ser ainda mais grossas dependendo das preferências dos donos da casa.
O comprimento das bancadas varia de acordo com o tamanho da cozinha, porém, alguns materiais possuem uma limitação no comprimento da tela. O comprimento longo em seu estojo levará à presença de costuras e juntas perceptíveis. Este fato deve ser levado em consideração na escolha de uma superfície. Assim, a pedra ficará sem costura no maior comprimento, portanto é adequada para instalar uma superfície longa, mas o aglomerado não pode ser maior que 3 metros, por isso é melhor usar outro material em uma grande cozinha.
A largura da parte superior do móvel (como os designers costumam chamar a bancada) é geralmente padrão - 60 cm. Também há bancadas mais largas. Eles podem se projetar significativamente acima dos gabinetes ou ficar quase nivelados com eles.
O principal parâmetro na escolha de uma bancada será sua espessura. Geralmente é de 2 a 6 cm. Quanto mais grossa for a base, mais durável ela será, mas mais cara vai custar para você.
Se você for escolher uma base de pedra, quanto mais grossa a pedra, mais pesada ela será, então você precisará fortalecer os armários e as fachadas.
Em muitas cozinhas, você pode encontrar uma bancada dupla, geralmente um pull-out. Este projeto irá ajudá-lo a salvar significativamente a filmagem da sala. Se você costuma usar a bancada da cozinha como sua própria área de trabalho em vez de um escritório, o mecanismo de inclinação será útil, o que permite ajustar a posição mais confortável da bancada.
Metálico os produtos são fortes, duráveis, não tem medo de mudanças de temperatura.
Entre as desvantagens de tais produtos, pode-se destacar o fato de que neles são visíveis impressões digitais, depois de um tempo o metal pode desbotar, quando objetos pesados caem sobre ele, podem permanecer amolgadelas, até mesmo pequenos arranhões são claramente visíveis na superfície metálica. Bancadas que imitam a composição de bronze do material são muito populares hoje, embora seja muito difícil encontrar uma bancada de bronze em sua forma pura.
Copo as bancadas têm uma aparência estética interessante. A mesa de vidro é surpreendentemente durável e estável. O vidro temperado é o mais usado. Padrões e desenhos às vezes são aplicados a ele, pintura ou várias manchas, a impressão de fotos é usada. Este material é muito procurado devido ao seu design incomum e excelentes características. Os produtos de vidro são higiênicos, mas também costumam ter marcas de mãos.
A principal vantagem de bancadas altamente práticas de aglomerado - este é o seu baixo custo. Além disso, os produtos de aglomerado são resistentes a temperaturas de até 200 graus. Mas, infelizmente, eles também têm muitas desvantagens: este material tem medo da umidade e incha sob sua influência, ele também tem medo de danos. É preciso lembrar que o aglomerado não é um material ecológico, as resinas que aderem às aparas contêm formol. Um produto feito de placas de aglomerado, ao contrário dos produtos de aglomerado, possui uma película protetora de revestimento especial pressionada em sua estrutura, tornando o material utilizado mais durável e resistente à umidade.
Tampo da mesa telhas de cerâmica pode parecer diferente. Você mesmo pode criar um padrão ou enfeite. Para uma superfície em miniatura, os ladrilhos são geralmente selecionados; você também pode usar os ladrilhos de mosaico como base. Parece muito impressionante, muito simples de trabalhar e instalar. Para tornar esse produto o mais confiável possível, ele é fixado com uma moldura, que posteriormente é colada com ladrilhos. Esta mesa exigirá cuidados especiais, não será possível colocar pratos quentes ou muito frios sobre ela. O rejunte entre as juntas também exigirá uma lavagem cuidadosa ao sair.
Diamante falsoque é utilizado para a produção de bancadas não tem poros, o que ajuda a não absorver água, abrasivos e componentes de coloração. Esta base também não tem medo de bactérias e fungos e é totalmente amiga do ambiente. Se aparecer sujeira teimosa, ela pode ser removida facilmente. Basta limpar a superfície com um pano embebido em água com sabão. Você não deve colocar pratos quentes neste produto. Embora não seja combustível, pode derreter. A pedra artificial é uma excelente alternativa ao material natural, além disso, é mais barata e possui alta resistência ao desgaste.
Pedra acrílica tem uma estrutura especial, graças à qual é o material mais resistente à umidade. Não vai, como a madeira, ficar mofado ou bolorento. Outra vantagem importante dessa pedra é sua estabilidade térmica. Mas o acrílico é fácil de riscar e só pode ser lavado com detergentes especiais.
Aglomerado (quartzo) É parente direto da pedra natural, que não tem medo de pratos quentes e é mais barato que o acrílico. Ao sair, ele não tem medo de substâncias agressivas. Os aglomerados são muito frios e muito pesados ao toque.
Pedra natural se destaca por sua aparência cativante, força especial.As bancadas de pedra podem ser um grampo de qualquer espaço. O produto também pode ser feito de qualquer pedra natural. Para fazer isso, basta pegar uma placa de pedra com alguns centímetros de espessura. Este material não tem medo de umidade, temperaturas diferentes, choques e arranhões profundos. Se necessário, a pedra pode ser lixada para restaurar sua cor e aparência originais. Um produto de pedra é considerado amigo do ambiente, é fácil de limpar. O preço desse produto é alto. O custo da superfície do mármore será menor, mas a superfície do granito será muito mais prática.
Plástico é considerado um dos materiais mais populares entre os consumidores modernos. É muito prático, capaz de imitar outros materiais. A desvantagem das bancadas de plástico é que podem derreter quando em contato com altas temperaturas e também queimar sob os raios solares.
Bancadas de polipropileno são caracterizados por boa resistência química, resistência à umidade e vapor, alta resistência ao desgaste, resistência ao impacto. No entanto, são usados com mais frequência para fins industriais e raramente podem ser encontrados em cozinhas comuns.
Concreto as superfícies estão disponíveis para todos os gostos, podem ser lixadas, polidas sem problemas, bem como pintadas ou incorporadas, quando libertadas, conchas ou pequenos seixos. Quanto aos requisitos de cuidado, tais produtos devem ser regularmente impregnados com equipamentos de proteção especiais.
Às vezes, você também pode encontrar bancadas com inserções de couro ao longo da borda da mesa. Na verdade, o material usado aqui é apenas uma boa imitação de couro, por isso é muito fácil e simples de cuidar.
Construções
Ao escolher uma superfície de trabalho para a cozinha, você não pode prestar toda a atenção na cor e no material que ficará melhor em uma determinada sala, também é muito importante escolher o design certo para este produto. Existem:
- Tampo da mesa retrátil (roll-out). Um design retrátil pode substituir uma mesa para uma família de 2 a 3 pessoas. Também pode servir como uma continuação da superfície de trabalho. Uma sala com tal bancada parecerá mais espaçosa.
- Altura variável. Você pode personalizá-lo facilmente para atender às suas necessidades. Em pé ao lado desse produto, você pode simplesmente mudar a posição, o que relaxará a coluna e dará descanso às pernas. Colocar o plano de trabalho elevado no nível ideal garante uma pose natural. Não há necessidade de se curvar ou, ao contrário, esticar o pescoço. Um dispositivo de levantamento a gás do tipo mola, pernas telescópicas podem atuar como um mecanismo de levantamento.
- Girando. Na maioria das vezes é feito de aglomerado de alta qualidade, coberto em ambos os lados com uma película de melamina que imita espécies valiosas de madeira. Um mecanismo giratório de metal conecta as bancadas superior e inferior. A julgar pelos comentários das pessoas comuns que utilizaram esta modificação na sua cozinha, permite delimitar a área de trabalho ativa da bancada principal da área onde, por exemplo, alguns produtos podem simplesmente esperar nas coxias, que é muito conveniente para a anfitriã.
Soluções de cor
A escolha das cores e formas da superfície da cozinha depende da concepção da divisão. As opções mais originais são as bancadas bicolores ou decoradas na cor de uma das frentes.
O branco é considerado muito popular. Os produtos brilhantes branco como a neve podem ser escolhidos tanto pelo estilo urbano quanto pelo minimalismo. Eles estão em harmonia com uma sala contrastante ou igualmente branca. Uma base de pedra branca como a neve se tornará um destaque para uma cozinha conservadora.
A bancada cinza pode ser combinada com conjuntos de cozinha branco ou cinza escuro, não mostra os resquícios de respingos de água e migalhas.
A bancada preta parece muito estilosa e é adequada para uma cozinha média e um pouco mais, dividindo visualmente os armários superior e inferior do conjunto de cozinha. Os produtos vermelhos estão em perfeita harmonia com os fones de ouvido brancos e escuros. A superfície vermelha brilhante pode ser repetida na cor da mesa de jantar ou do piso.
Cores marrons - tons de cappuccino, chocolate, ficam bem com piso ou uma mesa dos mesmos tons. Adequado para cozinhas leves como um contraste claro. Uma bancada laranja em combinação com um conjunto branco é adequada para uma sala em miniatura e ficará harmoniosamente com móveis marrons em uma cozinha espaçosa.
Opções de interiores
A superfície espelhada de aço ficará muito bem em um interior moderno e destacará todas as vantagens de uma pequena cozinha.
A bancada de madeira maciça se tornará uma verdadeira decoração para um interior clássico, dando-lhe solidez e aconchego.
Uma bancada de vidro iluminada pode transformar sua cozinha em um canto de descanso e relaxamento de qualidade. Se você adicionar aqui uma pequena mesa de jantar com os mesmos efeitos, a cozinha se torna uma verdadeira obra de arte.
O comentário foi enviado com sucesso.