Mesas dobráveis ​​DIY

Contente
  1. Formas e tamanhos
  2. Materiais (editar)
  3. Como fazer isso?
  4. Belos exemplos

O desejo de economizar dinheiro leva pessoas a tentar fazer móveis com as próprias mãos. Essa intenção é louvável, mas para se chegar a um bom resultado é preciso levar em conta muitas sutilezas e nuances, refletir cuidadosamente sobre tudo. Pense na forma e na cor, no material e na construção.

Formas e tamanhos

Uma mesa oval é considerada confortável e prática, devido à ausência de cantos e linhas borradas, o design parece muito elegante. Na verdade, ele combina as melhores características das variações redondas e retangulares para criar um ambiente confortável e acolhedor. Enquanto economiza espaço na sala, haverá espaço suficiente na superfície da bancada para quase qualquer finalidade.

A forma semicircular é adequada a uma variedade de estilos, devido à decoração e design, pode ser utilizada tanto no barroco exuberante como no discreto high-tech. Você não ficará limitado na escolha dos materiais. São tradicionais e os mais modernos:

  • Uma pequena mesa quadrada é boa por sua expressividade clássica; muitas vezes é equipado com um mecanismo de transformação.
  • Uma pequena mesa dobrável é apropriada para chalés de verão (casas de campo), que são visitados apenas em determinadas épocas do ano, se necessário, não é difícil dar-lhes uma carona e levá-los de volta.
  • No entanto, se você quiser, pode fazer imediatamente uma mesa grande para acomodar toda a família e convidados.

Considere considerações puramente práticas ao dimensionar. Para 1 a 3 pessoas, simplesmente não há sentido em fazer grandes estruturas, mas para quem gosta de montar grandes empresas, a situação é completamente diferente.

Observe que a mobília não deve parecer excessivamente volumosa ou perdida no meio da sala. Normalmente, são atribuídos 60 cm de largura e 40 cm de profundidade para cada pessoa sentada, reservando-se adicionalmente parte da bancada para uma saladeira, pratos comuns. Quatro adultos ficarão muito desconfortáveis ​​se o diâmetro do círculo for inferior a um metro, seis pessoas precisarão de pelo menos 1,3 me 8 - pelo menos 1,5 m.

Materiais (editar)

As bancadas de madeira são uma solução clássica onde todos ganham, que se distingue por uma longa vida útil, prática de usar e muito elegante. Sua séria desvantagem é o alto custo, bem como a inadequação estilística em ambientes pequenos. Na falta de espaço, é melhor fazer com as próprias mãos uma mesa dobrável de aglomerado. Este projeto também é ideal para cozinhas porque tolera facilmente a umidade e é fácil de limpar.

Uma mesa de madeira maciça raramente é encontrada, mesmo onde é permitido por razões de design. Afinal, as pernas de metal são preferíveis ao carvalho, pinho ou bétula devido à sua maior resistência e estabilidade. O tubo de perfil é adequado para a criação de pernas e racks, as rodas podem ser instaladas abaixo se houver desejo de tornar a mesa também móvel.

A madeira compensada também pode ser usada no design da concha. Os tubos de polipropileno podem servir como um excelente substituto para metal e madeira na fabricação de peças individuais de móveis. Embora não sejam muito duráveis, permitem-lhe criar elementos decorativos com um aspecto original. Importante: se você não sabe fazer solda difusa, entalhe plástico, pode usar o método de colagem. O material, ao contrário do PVC, não é tóxico, podendo ser utilizado até em quartos de crianças.

Como fazer isso?

Um método diferente é usado para cada tipo de mesa dobrável.

Transformador

Ao preparar uma mesa transformadora, você sempre precisa escolher os mecanismos dos transformadores. Podem ser feitas com molas ou com elevador a gás, ambas as soluções ajudam a desdobrar e dobrar os móveis da maneira mais cuidadosa possível. Pessoas inexperientes deveriam preferir opção de primavera, é simples e confiável de usar, enquanto as molas não prejudicarão a aparência da estrutura.

O cálculo do produto é bastante simples, principalmente se você utilizar programas de computador. Escolha o cartão laminado, peça o corte a profissionais ou faça você mesmo uma placa de corte detalhada. Nunca se desvie da espessura da mesa recomendada pelo fabricante. Quando o material original for recebido, dobre todos os blocos para verificar a precisão das dimensões pretendidas.

Ao marcar o cartão escuro, use adesivos. As marcas de lápis e marcadores são completamente invisíveis.

Para montar o quadro da mesa, use confirmações e uma broca especial. Quando a base estiver pronta, insira as molas e, em seguida, o mecanismo. Se for suficientemente pesado, as peças geralmente precisam ser conectadas. Tendo calculado corretamente todas as nuances, você não pode ter medo de que a mesa de centro fique torta, frágil, feia.

Mesa de banco

Não será difícil fazer uma mesa de parede, como a opção fixada no parapeito da janela. O tampo da mesa não deve ser mais fino do que 20 e mais espesso do que 30 mm, então será forte e não muito pesado. Qualquer largura pode ser feita, desde que esteja em harmonia com a altura desejada. Quanto ao comprimento, ao calculá-lo são levados em consideração as características funcionais, a próxima colocação e a facilidade de uso. As pernas devem ser fortes o suficiente para suportar tanto a massa da estrutura principal quanto os pratos e travessas expostos. Em casos especialmente difíceis, as pernas são presas por laços mútuos.

Para não se confundir com o local onde as pernas são aparafusadas ao chão, você pode fazer isso de forma simples - fure onde colocou.

Uma mesa dobrável localizada acima do radiador (bateria) deve ter um certo número de orifícios, caso contrário, o aquecimento da sala se deteriorará. Atenção: quando montado acima de dispositivos de aquecimento e aquecimento, o cartão não é adequado. É melhor usar madeira maciça natural, placa de MDF ou contraplacado. É necessário o uso de suportes triangulares apenas para mesas curtas e médias, também são inaceitáveis ​​quando localizados acima das baterias. A fixação direta na parede será muito mais apropriada. Não se esqueça de prender a peça de trabalho ao ponto de fixação para mais uma vez esclarecer todos os parâmetros e eliminar erros.

Cama-mesa

Esta solução é muito procurada, mas é necessário preparar um espaço na parede para a exposição dos móveis - o melhor de tudo, racks e armários. Pense em quais dimensões devem ser, certifique-se de fazer desenhos para evitar erros. Fazer uma mesa de sofá significa preparar uma caixa, uma cama e um mecanismo de elevação. A caixa tem um design independente ou está incluída no produto, dependendo das intenções do fabricante. Ele está preso à parede.

Atenção: mesas que se transformam em camas são mais bem montadas feitas de aglomerado, as proteções de móveis não são adequadas para eles. As caixas são constituídas por barras de 5x5 cm, para a cintagem externa das molduras, tomam suportes com altura de 14 cm. As estruturas de decoração laterais são constituídas por uma tábua de polegada com uma camada de madeira de 1,2-1,5 cm, e uma peça 4 cm de profundidade são usados ​​para formar as pernas. Facilitar não é difícil, para isso basta recortar o núcleo dos suportes.

Para tornar a estrutura acabada mais forte, aparafuse os parafusos auto-roscantes que ocupam as pernas de cima para baixo.

Dobradiças de piano ou laços de barra são necessários para criar bases que podem ser arrumadas quando a cama é dobrada; uma ligeira inclinação das extremidades inferior e superior das pernas ajudará a tornar o móvel mais confiável. Profissionais recomendam não faça você mesmo o mecanismo, mas compre um já pronto, com tubulação para gasoduto doméstico na base: com garantia de abertura e fechamento milhares de vezes. E, ao mesmo tempo, o sofá certamente será posicionado conforme necessário. A mesa é mantida junto à cama por hastes auxiliares, que podem ser facilmente puxadas para fora conforme necessário.

Dobrável giratório

Fazer você mesmo uma mesa dobrável não é mais difícil do que as opções descritas acima. Mesmo os fechos giratórios especiais (por exemplo, um mecanismo giratório para a montagem de uma TV), se o móvel for usado ocasionalmente, não podem ser usados. Mas com certeza você vai precisar de aglomerado laminado, a espessura ideal da camada é de 2,5 cm. O tampo da mesa dobrável deve ter 77x50 cm.

É feito um tampo falso com o tamanho de 40x67 cm, são preparadas pernas e cintas para elas, cantos e confirmações são tomadas. O tampo da mesa é fixado com argolas ombre, utilizando de 4 a 6 buchas de madeira. Uma falsa mesa é colocada em cima, seus cantos são geralmente mantidos por confirmações, embora cantos de móveis também possam ser usados. Um mecanismo é colocado no centro da volta, ou um orifício cego é perfurado no qual um pino de aço é inserido pela metade.

Além disso, resta apenas fixar a parte inferior do tampo da mesa ao sistema giratório ou fazer um furo nele para a metade restante do pino.

Opcionalmente, você pode usar pinos para amarrar a falsa mesa na parte inferior da peça giratória.

Para obter informações sobre como fazer um toca-discos com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

Tabela de livros

As vantagens deste formato são as seguintes:

  • Pegada mínima;
  • Facilidade de movimento;
  • A capacidade de converter facilmente a estrutura em uma tabela de tamanho real.

Leva apenas algumas horas para criar um produto; o tampo da mesa é formado por três partes. O centro é sempre estável e as laterais podem ser baixadas ou levantadas. Quanto ao resto, é permitido diversificar o dispositivo de mesa a seu critério: você pode usar pés de roda, fazer paredes laterais sólidas ou em moldura. Se desejar, não é difícil alongar o meio do tampo da mesa colocando um frigobar ou uma cavidade para cadeiras dobráveis ​​em seu interior. Existem também versões de tabelas de livros sem nenhum fragmento do meio, elas são especialmente compactas.

Os artesãos novatos devem fazer exatamente a estrutura, não equipado com nada extra. É mais fácil fazer asas retangulares em casa, mas se você puder encomendá-las com profissionais, as opções arredondadas estão disponíveis. É possível fabricar todas as peças em aglomerado. Outro esquema envolve a criação de pernas e escoras laterais de aço moldado enrolado com rodas inferiores. Segundo os profissionais, é necessário abandonar as dobradiças do piano em favor das “borboletas”, pois são mais resistentes a cargas pesadas. Quando as peças de trabalho são cortadas, todas as peças devem ser cobertas com uma borda. Nas bordas das bancadas, a borda plana pode ser substituída por perfis de borda.

A mala de mesa se assemelha exteriormente a uma mala de verdade, dentro da qual estão enroladas as pernas e o tampo da mesa. Essas estruturas podem ser muito pequenas e muito grandes. Em condições de campo, os produtos de alumínio são ideais. As pernas devem ser feitas de madeira, dobrando-se para dentro graças às dobradiças; eles devem ser relativamente maciços e o mais estáveis ​​possível.

Barras, compensados ​​ou placas devem ser envernizadas para proteção contra intempéries.

Estante

Uma mesa infantil dobrável montada na parede será uma excelente oportunidade para fazer aulas, desenhar e esculpir e outros hobbies. Quando dobrada, ela ocupa exatamente a mesma área de uma prateleira normal. Para a confecção de uma mesa, um painel de fibra com espessura de 12 mm e um multiplex de 15 mm são úteis. No processo de montagem, são utilizadas cavilhas planas, sendo desejável uma fresadora de bucha plana e uma lixadeira excêntrica. A fixação de partes individuais da estrutura é realizada com grampos.

Belos exemplos

As mesas dobráveis ​​podem parecer atraentes em cozinhas e salas de estar, onde oferecem uma oportunidade para acomodar toda a família. Para interiores leves, as estruturas metálicas, especialmente as cromadas, são perfeitas. Não recomendamos nem no corredor, sem falar na cozinha ou em qualquer outro cômodo mais sujo, colocar mesas de um branco puro. Contraste entre a mesa e as cadeiras quando combinar com a cor das paredes parece muito bom e vantajoso.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário