Mesa lateral no interior da sala
No interior de uma casa moderna, todo acessório de decoração é funcional. Se não houver mobília suficiente ou não houver espaço suficiente na sala, um tipo especial de mobília é usado. Entre essas peças está uma mesinha de cabeceira que, pelas suas características de design, se adapta perfeitamente ao interior da divisão, aliando funcionalidade e estilo.
Recursos e tipos
A mesa lateral é uma estrutura que complementa o mobiliário existente. Ao mesmo tempo, pode ser uma mesa de console separada, semelhante a um modelo de cabeceira (anexado) ou uma espécie de anexo com suportes. Na verdade, trata-se de uma mesa adicional compacta que compensa a falta de espaço livre na mesa principal ou é utilizada como móvel independente onde não há como colocar uma mesa normal. Uma característica distintiva deste acessório é altura, que é significativamente mais alta do que as versões de revistas e café.
Exteriormente, pode ser diferente:
- semelhante a uma extensão semicircular ou retangular de uma mesa de computador;
- assemelhando-se a uma mesa na forma das letras "G", "C", "T", "P";
- um produto de fezes com um tampo de mesa redondo ou quadrado;
- uma espécie de mesa de cozinha com suportes confiáveis.
Todos os modelos são unidos pela localização próxima à parede ou ao usuário, o que é conveniente próximo ao sofá, poltrona, cama, mesa, área de cozinha, varanda, na loggia, no corredor.
A mesa lateral fica ótima perto do peitoril da janela, permitindo que você coloque flores frescas na superfície. No entanto, pode ser:
- clássico simples com tampo de mesa e suportes;
- na forma de um organizador - com prateleiras ou bolsos têxteis;
- decorativo e funcional, projetado para acentuar o estilo do interior, colocando estatuetas, conchas, flores, vasos, etc. na superfície.
Os produtos são estacionários e transformáveis. A primeira categoria inclui modelos que não prevêem desdobramento. Eles são instalados no lugar certo, com ou sem fixadores (dependendo do produto específico). A segunda linha é mais criativa e inclui variedades com vários graus de complexidade de designs. Podem assemelhar-se a uma cómoda com sistema dobrável ou extraível, em que a mesa dobrada assemelha-se a um cubo com compartimentos internos.
Ao transformar esses produtos, a mesinha lateral, que faz parte integrante, sobe, movendo-se até a distância desejada, enquanto abre o tampo da cômoda.
Outros modelos podem ter elementos de mesa dobráveis adicionais, graças aos quais a área da mesa é aumentada. Dependendo da ideia do design, a forma é diferente, que é padrão (redondo, quadrado, oval, semicircular) ou incomum (ondulado, em forma de oval alongado). O design também está associado ao método de instalação, que pode ser clássico (colocação no chão) ou suspenso (fixação da mesa na parede).
As opções de montagem no piso podem ter rodízios. Isso é inerente aos modelos do tipo anexado, que se destinam a um movimento constante. As rodas giratórias fornecem manuseio cuidadoso do revestimento do piso, proteja-o de arranhões e abrasões. Por outro lado, os rodízios nem sempre são convenientes, especialmente se a mesa estiver em piso acarpetado.
Funcionalidade
Uma mesa lateral é um item funcional que, dependendo do modelo e caixa específicos, pode:
- para aumentar o espaço de trabalho para uma localização conveniente da documentação necessária, pastas, equipamento de escritório;
- modificar a mesa para acomodar dois ou mais usuários;
- usado como uma mesa para tratar convidados ou famílias em frente a uma tela de TV;
- proporcione um descanso confortável colocando um laptop, tablet ou outros itens sobre a mesa para assistir a filmes ou outros recursos de mídia, sentado em uma poltrona ou sofá.
A mesa lateral pode ser usada como organizador caso seja necessário posicionar uma máquina de costura ou outros acessórios de artesanato. Alguns modelos são projetados especificamente para o encosto do sofá: a mesa é fixada diretamente nele, geralmente com bolsos de tecido para acomodar pequenas coisas. Esses acessórios são os mais compactos de toda a linha, eles diferem na capacidade de remover quando desnecessário, transformando-se em uma mesa dobrada duas vezes.
Vantagens
As mesas laterais têm muitas vantagens:
- são fabricados com equipamento profissional, atendendo aos novos desenvolvimentos tecnológicos que aumentam a qualidade e o desempenho prático;
- são feitos de diferentes matérias-primas, o que aumenta as possibilidades de design e aumenta a infusão harmoniosa desses acessórios em qualquer estilo do conjunto de interiores, seja loft, alta tecnologia, minimalismo, rústico, biônico e outros;
- acentuam discretamente o espaço da sala, realçando visualmente a falta de espaço utilizável e de iluminação devido à cor e ao tamanho;
- permitem colocar na superfície os itens que estão sempre à mão (smartphone, controle remoto da TV, chaves da casa ou do carro);
- salvar a área útil da sala, sendo selecionada de acordo com o espaço da sala;
- dependendo do modelo, distinguem-se por um rico esquema de cores, que permite escolher um modelo para o mobiliário existente ou fazer um conjunto com cadeiras, estantes, mesas de computador;
- Com base nas características de design, preços e número de componentes, eles diferem em custo, permitindo que cada comprador encontre uma opção conveniente para si, levando em consideração as preferências de gosto e o orçamento planejado para a compra.
Materiais (editar)
As matérias-primas para a produção de mesas laterais são diferentes. Os principais tipos de materiais são:
- madeira e papelão;
- vidro (duplo, temperado, resistente a impactos);
- metal (aço cromo e alumínio);
- plástico.
A madeira é um componente premium da carcaça. Proporciona máxima durabilidade aos modelos, tem um aspecto caro e adequa-se ao ambiente. Os MDF, aglomerados laminados são mais leves que a madeira, proporcionam envernizamento e colagem do material em qualquer cor, mas quebram mais rápido, pois a rosca dos fechos nesses modelos é mais fraca que a das contrapartes em madeira. A caixa de metal é confiável, durável, caracterizada pela durabilidade das estruturas, é mais frequentemente ligada ao vidro, portanto tem um estilo limitado e é adequada principalmente para móveis existentes com um material semelhante.
O plástico como material independente é frágil, esses móveis têm vida curta e, apesar das garantias dos fabricantes quanto à segurança, são nocivos (o material libera toxinas para o ar).
Projeto
Graças à abundância de técnicas decorativas, as soluções de design para mesas laterais são variadas. Eles podem ser baseados na cor, textura, combinação de materiais de acabamento, uso de formas incomuns e métodos de decoração. Usando uma combinação de cores, você pode ajustar com sucesso os produtos ao ambiente existente. Os tons populares da paleta de cores são branco, mármore, bege, carvalho claro wengé e contrastes de marrom e preto.
Uma técnica de design interessante é a tonificação., vitral e madeira (criando o efeito de volume e profundidade).Móveis feitos com uma transição suave do tom marrom para o chocolate parecem caros e sugerem o sabor especial do proprietário. O vidro pintado afirma ser premium, sem carregar o espaço com uma sensação de peso, como os móveis de madeira.
As abordagens de decoração mais criativas incluem impressão de fotos. É aplicado em tampos de mesa de diversos materiais, mas a matéria-prima mais interessante para uma imagem tridimensional e dinâmica é o vidro temperado. Várias técnicas permitem que você aplique um padrão na forma de jato de areia, um filme especial colocado entre dois plásticos de vidro ou sob uma mesa usando uma composição adesiva. O desenho pode ser feito sob encomenda, inclusive com o encaixe das características do tampo da mesa.
Como escolher?
A seleção da mesa lateral é baseada no desempenho, conveniência e estética. Todo mundo tem seus próprios conceitos de conveniência. Se você deseja adquirir uma estrutura fixa, pode prestar atenção aos modelos "Malm" da empresa Ikea... Seu comprimento permite que o modelo seja colocado em ambos os lados da cama, enquanto a superfície de trabalho é suficiente para os usuários comerem ou trabalharem em um laptop sem sair da cama.
Se desejar, você pode encontrar uma opção de compra válida de empresas e fabricantes americanas Itália e Federação Russa.
A funcionalidade é importante:
- os suportes devem ser confiáveis e duráveis (MDF é inaceitável);
- a complexidade do design nem sempre é um ponto positivo (mais locais de possível quebra);
- o modelo sobre rodas não é adequado para uma área coberta com um tapete de pêlo comprido (as fibras ficam presas nas rodas);
- não há necessidade de comprar estande-modelo para dois lugares adicionais se houver apenas um usuário (é melhor ordenar retirando tudo o que for desnecessário de dentro das prateleiras ou gavetas);
- a caixa no centro da sala é inadequada se a mesa está sendo transformada de tempos em tempos.
A praticidade é importante: a mesa branca é linda, mas as manchas mais leves são visíveis nela. Se você gosta de um modelo com superfície de vidro, é preferível comprar um produto com vidro fosco: fica menos visível com impressões digitais e arranhões. É importante levar em consideração a condutividade térmica do material: a madeira é a mais confortável, e o vidro e o metal têm tipos de superfície fria.
Vale a pena comprar modelos de plástico em caso de mudanças frequentes ou aluguel de apartamento: são móveis, leves, mas com danos mecânicos significativos, formam lascas e rachaduras.
Para informações sobre como fazer uma mesinha lateral com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.