De que material escolher uma escrivaninha clássica?

Contente
  1. Vantagens
  2. Variedades
  3. Materiais (editar)
  4. Critérios de escolha

Uma ampla variedade de mesas é apresentada por fabricantes modernos. Devido à enorme variedade de texturas e designs, cada consumidor poderá escolher um modelo ao seu gosto e carteira.

Vantagens

As escrivaninhas clássicas são bastante populares e não saíram de moda por muitos anos.

Esses modelos confortáveis ​​e versáteis oferecem os seguintes benefícios:

  • A segurança ambiental dos produtos é garantida através da utilização de materiais naturais.
  • O design das mesas permite utilizar o espaço ergonomicamente, combinando com sucesso a área de armazenamento com o local de trabalho.
  • A aparência chique e o uso de materiais caros e elementos de acabamento na confecção das mesas conferem à sala uma aparência sólida e indicam o alto status e a prosperidade dos proprietários da casa.
  • A boa capacidade de reparo de mesas clássicas de madeira permite restaurar de forma independente a superfície danificada.

Variedades

As escrivaninhas clássicas vêm em uma grande variedade. Por tipo de design e propriedades funcionais, os produtos são divididos nos seguintes tipos:

  • Mesa com meio-fio. O modelo pode ter um ou dois gabinetes amplos, que podem ser equipados com prateleiras e gavetas internas. A profundidade do armário normalmente corresponde à profundidade da bancada e é de 70-80 cm. A vantagem deste projeto é a presença de uma área de armazenamento espaçosa, que é muito conveniente quando se trabalha com uma grande quantidade de documentação e literatura. A desvantagem das mesas laterais é o seu peso e a dificuldade em limpar o chão com água.
  • Mesa de gaveta. O modelo é externamente semelhante aos produtos de gabinete. As caixas são organizadas verticalmente (uma acima da outra) e podem ser de uma ou duas linhas. A vantagem de tais mesas é a sua amplitude e a possibilidade de separar e guardar separadamente utensílios de escrita, material de escritório, livros e documentação. As desvantagens incluem o volume e o peso da estrutura.
  • Mesa com superestrutura. Este modelo é caracterizado pela presença de prateleiras adicionais dispostas verticalmente localizadas acima do tampo da mesa, além de ter um design para surdos e aberto. A vantagem desses produtos é a colocação confortável de diversos objetos, espaço livre sob a bancada que não atrapalha a limpeza do ambiente e um visual estiloso. A desvantagem do projeto é a impossibilidade de colocar tal mesa na frente da janela.
  • Mesa com gavetas com pernas compridas. Este é um modelo muito elegante. As pernas são geralmente curvas, o que parece bastante elegante e fora do padrão. As gavetas encontram-se na horizontal por baixo da bancada e têm uma altura baixa. Adequado para armazenar instrumentos de escrita e pequenos itens. Este design é leve e não esconde o espaço. As desvantagens incluem a pequena capacidade das gavetas.

Materiais (editar)

O material com o qual o produto é feito determina seu peso, custo, aparência, resistência e durabilidade. Para a fabricação de mesas clássicas, utilizam-se madeira maciça, painéis de MDF, aglomerado laminado, painel de fibras, metal e couro.

Madeira sólida

As mesas são feitas de pinho maciço, nogueira, bétula, carvalho, lariço, faia e mogno. Por sua origem natural, o material é ecologicamente correto, higiênico e hipoalergênico.

A capacidade da madeira para pintar bem em diferentes cores permite produzir produtos nas mais variadas cores, o que permite escolher uma mesa para qualquer tonalidade do interior.

Para um estilo clássico, produtos com superfícies lacadas escuras decoradas com entalhes e elementos dourados são adequados. Para a delicada Provence, uma mesa simples de madeira branca com tampo fosco seria uma boa opção.

Mesas clássicas podem combinar bem com alguns interiores. Por exemplo, em um estilo rústico, um modelo leve com uma imitação de madeira rústica, contornos de nós e um padrão claro de fibras de madeira é adequado. Ao decorar um estilo étnico africano, pode-se prestar atenção aos modelos em amarelo vivo e vermelho, que podem ser feitos nas versões lacada e fosca. Para a direção escandinava, uma mesa bege claro com anéis de madeira anuais claramente visíveis e a ausência de gavetas laterais enormes seria uma boa solução.

A Itália e a Indonésia são líderes na produção de móveis de madeira maciça. Padrões intrincados e intrincados são feitos à mão por marceneiros, tornando cada modelo único e irrepetível. Para itens exclusivos, a superfície da mesa é decorada com couro natural, que pode ter diferentes tonalidades. Pernas longas curvas também são uma característica das escrivaninhas italianas.

Esses produtos parecem luxuosos e sofisticados e servem como um elemento independente do design doméstico.

Produtos de madeira maciça se prestam bem a restauração e reparo, o que permite atualizar de forma independente a superfície da bancada por lixamento e envernizamento. As desvantagens das mesas de madeira são seu peso pesado, pouca mobilidade e alto preço. As superfícies lacadas são sensíveis às influências mecânicas e de temperatura: uma caneca de chá quente deixa círculos térmicos na mesa e move objetos pesados ​​sobre a mesa, por exemplo, equipamentos de escritório - listras e arranhões.

O rattan também é usado na fabricação de escrivaninhas. As vantagens de tais modelos são sua leveza, mobilidade e estética. As desvantagens incluem dificuldades para sair e intolerância a altas temperaturas.

Placas de MDF

Devido ao seu respeito ao meio ambiente e (em comparação com a madeira maciça) menor preço, o material é o tipo de matéria-prima mais comum para a fabricação de mesas. A placa é composta por finas aparas de madeira, prensadas a seco sob alta pressão e temperatura. Uma resina de carbamida atua como um aglutinante.

Os modelos feitos de placas de MDF se distinguem por sua alta resistência estrutural e maior resistência à umidade. A estrutura do material permite decorar a superfície com elementos estampados e esculpidos.

O papelão também é um material popular para fazer escrivaninhas clássicas. Consiste em serragem compactada, ligada a uma composição que inclui formaldeído. Este é um composto volátil que pode ser liberado de painéis de partículas por dez anos.

Ao comprar tal modelo, você deve se certificar de que existe um certificado de conformidade confirmando o nível permissível e inofensivo desta substância.

Se não houver documentação de acompanhamento para o produto, é melhor recusar-se a comprar tal mesa.

Como laminador de aglomerado, utiliza-se uma película de PVC que, graças a um grande número de diferentes cores e texturas, imita na perfeição a estrutura das fibras de madeira e a cor da madeira natural. Isso nos permite produzir uma ampla gama de produtos com uma grande variedade de tons e designs. Os modelos laminados têm alta resistência à umidade e maior resistência, e seu baixo custo os torna populares e procurados. As desvantagens do design incluem a impossibilidade de fazer padrões esculpidos e elementos curvos.

Além da laminação, a técnica de estratificação é utilizada na fabricação de mesas clássicas. O folheado é uma folha fina de madeira feita de madeira natural. É feito de freixo, bordo, bétula, carvalho, cereja, nogueira, amieiro, pêra, faia e olmo. O material é absolutamente amigo do ambiente e visualmente não pode ser distinguido da madeira maciça natural. É amplamente utilizado para revestimento de painéis na fabricação de móveis, que não é de forma alguma inferior às suas contrapartes naturais.

De cima, o folheado é coberto com verniz, cuja qualidade determina a resistência da superfície às tensões mecânicas.

As mesas folheadas são muito mais leves do que as de madeira. Eles são altamente duráveis ​​e resistentes à umidade. O material é bonito e prático, não necessita de cuidados especiais e possui longa vida útil.

O folheado pode ser feito não apenas com materiais naturais. As tecnologias modernas tornam possível produzir superfícies folheadas artificiais, visualmente e tátil indistinguíveis de materiais naturais.

Critérios de escolha

Ao escolher um material para uma mesa, você precisa se concentrar no design e no tamanho da sala. Em espaços pequenos, é preferível escolher um produto de formas simples com gavetas pequenas, e para grandes salas de trabalho de estilo clássico ou retro, é adequado um modelo maciço de madeira natural com grandes armários laterais e gavetas de enrolar.

Ao escolher uma mesa de escrita clássica, independentemente do material de que seja feita, deve-se ter em mente que o tamanho da superfície de trabalho não pode ser inferior a 70 cm de comprimento e 60 cm de largura, e a altura do tampo da mesa deve variar entre 70-80 cm.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário