Pernas de mesa de metal: forma e design
Muitas pessoas, ao escolherem uma mesa de cozinha, nem prestam atenção às suas pernas, mas por enquanto, este detalhe é muito importante no futuro aproveitamento dos móveis. Normalmente, uma mesa de cozinha clássica tem quatro pernas e uma bancada. No entanto, nas lojas você também pode encontrar estruturas não menos estáveis com três pernas ou uma estrutura inferior em forma de x. Hoje vamos falar sobre essas peças feitas de diferentes materiais.
Visualizações
Metálico
O metal é um material extremamente comum para a produção de suportes de mesa de cozinha. Por ser uma matéria-prima muito forte, as pernas feitas dela são extremamente estáveis e duráveis. Estabilidade adicional é fornecida por tampões de plástico ou borracha, que são colocados nos suportes para evitar que deslizem no chão. Além disso, esse material é muito procurado por artesãos que fazem suas próprias mesas. Isso se deve ao baixo preço e durabilidade do metal. Essas estruturas são frequentemente manchadas ou cromadas.
Vale destacar os modelos com pernas em ferro forjado. Este tipo de suporte é extremamente estável, durável e, via de regra, não necessita de reparos. Essas pernas são universais e cabem facilmente em qualquer design de interiores, sempre parecem vantajosas e caras. Esta escolha também é conveniente porque não necessita de cuidados especiais. Não há recomendações específicas para seu uso ou limpeza.
As pernas de metal geralmente consistem em tubos com um diâmetro de até 60 mm e uma espessura de parede de tubo próxima de 1 mm. Um núcleo de metal é inserido dentro dessa peça e todo o espaço é preenchido com enchimento. Em mesas caras, o material de suporte costuma ser aço inoxidável. Alumínio, ferro e cromo são matérias-primas igualmente populares.
A superfície das pernas de metal pode ser:
- brilhante;
- fosco;
- tingido com bronze, ouro ou outro metal mais caro;
- pintado com esmalte.
Os suportes de aço são tubos moldados, para que você mesmo os faça, sem esquecer os plugues nas extremidades. É permitido equipar mesas retangulares com tais pés. Para uma escrivaninha ou mesa de computador no estilo loft, apenas estruturas de metal esculpido são adequadas. Para cadeiras, também é melhor usar metal para criar um conjunto completo.
De madeira
A madeira é o tipo de perna mais comum. Um grande número de adeptos de antigas tradições escolhe as mesas de madeira. Além disso, esse material de decoração se encaixa organicamente no interior mais exigente. Muitos consumidores valorizam a compatibilidade ambiental deste material. A simplicidade do processamento da madeira permite que você crie suportes de qualquer tamanho e forma: de redondo e quadrado a entalhado.
Modelos com belas pernas esculpidas parecem sofisticados e graciosos. Muitas vezes, esses suportes criam uma impressão geral do móvel, permitem que você escolha um material mais simples para a bancada, concentrando a atenção em você. Ao criar suportes de madeira para maior beleza e durabilidade, eles são lixados e cobertos com várias camadas de verniz. A quantidade desta composição será necessária tanto quanto for necessário para obter uma superfície lisa.
Para o fabrico de suportes de madeira, utiliza-se uma barra com uma largura de pelo menos 5 cm. As espécies de árvores mais democráticas para as pernas são o pinho, a nogueira, o freixo, a faia, a bétula. Espécies como mogno, carvalho ou wengé são consideradas caras.
Plástico
As estruturas de plástico também são populares e comuns, pois são feitas de um material barato. Além disso, é fácil de trabalhar. O processo tecnológico de fabricação do plástico atingiu agora tais alturas que permite, usando aditivos especiais ou criando condições especiais, obter um material com propriedades completamente diferentes - desde extremamente elástica a muito dura, semelhante em dureza à pedra. Assim, por exemplo, pernas de móveis feitas de poliuretano são muito duráveis. Eles podem suportar cargas pesadas e vibrações, e as propriedades do poliuretano permitem que eles recebam qualquer formato desejado.
Os suportes deste material combinam bem com qualquer tipo de bancada, o que aumenta a variedade de escolha. A durabilidade de tais materiais se deve à sua resistência à umidade e vapores. Isso permite que sejam usados para mesas de banheiro, bem como ao ar livre. Mas vale a pena considerar a espessura do suporte: quanto mais espesso o plástico, mais confiável é o suporte.
Uma boa escolha de tais estruturas é também em termos de segurança contra incêndios das instalações, pois tais materiais são dificilmente combustíveis, ou seja, quando ocorrer um incêndio, evitarão a sua propagação por toda a área da habitação.
Suportes de plástico têm uma grande seleção, já que este material é o mais fácil de deformar e criar a forma desejada. Mas, infelizmente, as características de resistência do plástico barato não podem competir com as de materiais como madeira ou metal.
A fabricação de plástico com resistência especial ou ductilidade é um processo trabalhoso e caro. Portanto, na maioria das vezes neste caso, o plástico não vence outros materiais em custo. E ao escolher entre materiais familiares ou plásticos, os usuários fazem uma escolha em favor do primeiro. Isso se deve às características ambientais do material e em parte às tradições usuais.
Para tampos de vidro
Grande atenção é dada ao design das pernas da mesa quando o cliente escolhe um tampo de mesa transparente (vidro). Neste caso, a mesa assume um aspecto verdadeiramente inusitado e as pernas desempenham um papel fundamental no seu design, pois com a ajuda da sua forma, tamanho e cor, é criada uma orientação geral do estilo do utensílio doméstico. É por isso que uma caixa de metal curva em um ângulo reto com uma seção transversal é freqüentemente usada como suporte.
Pernas de metal com uma trama com orifícios parecem luxuosas. Pode ocupar todo o espaço embaixo da bancada, ou fazer parte de um projeto geral, por exemplo, pode ter o formato de um galho com folhas que envolvem lindamente a parte principal do suporte. Postes forjados são mais estáveis e os produtos de perfis de metal são mais leves e mais acessíveis. A escolha dessas ou daquelas opções é um assunto pessoal de todos.
Com tampo de vidro, os modelos de pernas de madeira maciça em forma de X a partir de uma barra de secção quadrada parecem muito extravagantes. Esses apoios, inclinados em um ângulo e convergindo no centro, parecem harmoniosos.
Outros materiais
Pernas feitas de bambu irão adicionar um extraordinário espírito africano ao design geral da sala. Um labirinto complexo de hastes de bambu intrincadas irá deliciar até os conhecedores de luxo mais exigentes. Além disso, galhos de salgueiro ou cipós podem ser materiais bastante populares para pernas de vime. É possível usar outros materiais com flexibilidade suficiente. Móveis com pernas ornamentadas são encomendados com mais frequência para chalés de verão e casas fora da cidade. Este tipo de apoio aproxima o estilo geral da divisão do rústico ou ecológico.
Uma mesa de jantar toda em vidro parece muito cara e incomum. Isso é especialmente verdadeiro para o interior de salas, que incluem uma grande quantidade de pratos de vidro ou porcelana. Essas mesas são mais frágeis e servirão para pessoas para quem a beleza está em primeiro lugar, não a funcionalidade do objeto. A cor e o formato das pernas de vidro também são bastante variados.Freqüentemente, o tom das pernas de vidro é radicalmente diferente da cor da bancada.
Combinar diferentes materiais para criar pernas, como vidro e madeira, é uma boa opção.
No interior
Muitos designers preferem pernas cromadas. Esses suportes se encaixam bem em estilos minimalistas e de alta tecnologia, e também atualizam o estilo retro. Os mais recentes desenvolvimentos no design das pernas surpreendem com seu desempenho incomum. Freqüentemente, os fabricantes brincam com o formato das pernas, criando opções muito largas ou muito estreitas para a mesa. Suportes curvos ou produtos decorados com todos os tipos de decoração são populares.
conjunto
Os especialistas afirmam que a garantia da estabilidade do tampo da mesa está na correta montagem da mesa e na correta instalação dos suportes. Os produtos forjados nesta matéria são uma ordem de magnitude melhores do que todos os outros, e o forjamento artístico cria obras-primas de metal que nem todas as pessoas são capazes de imaginar. Esses suportes são pintados em tons de preto, bronze ou ouro. Além disso, isso enfatiza a elegância dos detalhes individuais, a nobreza do produto e o protege de influências externas.
Com suas próprias mãos
Uma nova tendência popular é a fabricação de utensílios domésticos com as próprias mãos. As tabelas são criadas de maneira semelhante. Nesse caso, os artesãos populares aconselham o uso de canos de água comuns. Na verdade, ao ver imagens de móveis feitos de tais tubos, você entende que parece muito original.
Para informações sobre como fazer uma mesa com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
Os tubos de metal são muito duráveis. A fabricação "faça você mesmo" garante o preço mais baixo desses produtos. Assim, tendo estabelecido a meta de fazer uma mesa sozinho, você pode acabar conseguindo por um centavo uma coisa forte e durável, mas é preciso levar em conta que neste caso se trata de um processo muito longo e difícil.
O comentário foi enviado com sucesso.