Como restaurar uma mesa antiga com suas próprias mãos?
Não é incomum que uma peça de mobília favorita perca sua aparência original e simplesmente não há dinheiro para comprar uma nova. Nesses casos, a restauração de móveis pode ajudar. Vejamos mais de perto como restaurar uma mesa em casa, o que é importante ter em consideração e quais os passos que não devemos perder.
Os caminhos
Existem várias maneiras de restaurar móveis, desde uma decoração leve "cosmética" até uma grande reforma do produto. Não é tão difícil restaurar uma mesa velha com as próprias mãos se ela não tiver nenhum dano sério. Nesse caso, bastará lixar e pintar o móvel antigo para que brilhe sob uma luz totalmente nova.
Consertar mesas de vidro em casa pode ser mais demorado, bem como um processo muito caro. Se houver quebra da superfície do vidro, pode ser necessário não só repará-la, mas também comprar uma nova, já que nem toda deformação do vidro pode ser eliminada com colagem e esmerilhamento.
O maior espaço para criatividade se abre ao restaurar uma mesa de madeira. Afinal, é nos móveis de madeira maciça que se aplicam com perfeição diversas técnicas de pintura e modelagem, inclusive a técnica de decoupage. Deve-se notar que a pintura e várias técnicas decorativas são mais aplicáveis a pequenas mesas. Isso pode ser usado para terminar, por exemplo, uma pequena escrivaninha ou uma mesa de centro compacta. Mas, para a restauração do modelo dobrável de carvalho, podem ser necessários recursos adicionais. Uma vez que a mesa tem uma grande superfície sólida, será bastante aceitável terminar suas peças com materiais como MDF e aglomerado. Fixados com segurança e cuidadosamente elaborados, eles não só darão um novo sopro de vida à mesa, mas também darão uma aparência completamente diferente.
Uma mesa de plástico pode ser consertada com a mesma tinta, mas isso só pode ser feito se o móvel não estiver muito rachado. O plástico é um material bastante caprichoso e, quando exposto a altas temperaturas, a costura colada pode não resistir, o que causará novos danos.
As mesas de computador feitas de aglomerado e aglomerado são freqüentemente arrancadas e, como resultado, sua aparência se torna desleixada e descuidada. Para o reparo de tais modelos, fitas adesivas especiais e filmes que imitam uma superfície de madeira são adequados.
O livro de mesa da cozinha deve ser reconstruído o mais cuidadosamente possível, utilizando exclusivamente materiais ecológicos e hipoalergênicos. Como a bancada entra em contato com alimentos com bastante frequência, deve-se tomar cuidado para garantir que os materiais de acabamento de sua superfície não sejam tóxicos e prejudiciais à saúde. O mesmo vale para a mesa infantil.
Uma mesa de jantar polida pode ser restaurada lixando a superfície e aplicando uma nova camada de laca decorativa nela. Assim, a superfície do atributo de mobiliário recuperará seu brilho brilhante.
Às vezes pode ser necessário aumentar a altura de, por exemplo, uma penteadeira, em caso de quebra de suas pernas. Nesse caso, subsídios especiais ou novas pernas do tamanho necessário são construídas com material de madeira.Pintados à mão clássicos também podem ser usados para atualizar qualquer modelo. Essa técnica também é adequada para mesas deslizantes que não apresentam nenhum dano superficial crítico.
Materiais e ferramentas
Vários materiais e ferramentas podem ser necessários para o processo de restauração.
Vamos nos familiarizar com mais detalhes com sua lista e propósito:
- Para restaurar mesas com superfície de madeira, você definitivamente vai precisar de uma lixadeira ou lixa grossa. Com essas ferramentas, você pode tornar a superfície lisa removendo toda a aspereza;
- Para dar à superfície um aspecto mais fresco e uma cor diferente, você precisará de uma tinta completamente comum. É muito fácil descobrir com qual variedade você pode pintar a mesa, já que a área de aplicação quase sempre está descrita na embalagem de qualquer fabricante;
- O melhor é aplicar vários padrões e enfeites com tinta acrílica, pois é muito resistente e agüenta por muito tempo a superfície do móvel.
Para reparar quaisquer peças individuais da mesa, você pode precisar de várias ferramentas de construção:
- Por exemplo, usando um martelo, parafusos e pregos simples, você pode fixar corretamente as pernas da mesa;
- Para prender painéis de plástico e MDF, você precisará adquirir uma cola especial, que também é chamada de pregos líquidos e costuma ser usada para reparos;
- Para trabalhar com peças de madeira, você deve ter uma pequena serra ou quebra-cabeça com você, com a qual você pode cortar a parte necessária de um pedaço de madeira maciça.
Vários pequenos detalhes, que simplificam muito o processo de restauração, não devem ser esquecidos. Portanto, é melhor ter uma régua ou fita métrica grande, um marcador ou lápis brilhante, fita adesiva, pincéis para remover poeira e serragem, equipamento de proteção e um pano úmido.
Processo de atualização passo a passo
Reparar um móvel em casa como um todo, na forma em que se encontra, é uma tarefa quase insolúvel, uma vez que muitos detalhes exigem uma abordagem individual. Por exemplo, é melhor retirar a bancada durante o acabamento das peças restantes para protegê-la de causar danos ainda maiores.
A auto-restauração até mesmo da menor mesa pode se tornar um processo muito demorado se você abordar o assunto incorretamente, pulando detalhes e etapas importantes. É para a conclusão em tempo hábil de cada etapa dos trabalhos que é necessário traçar um plano de ação.
Inspeção de danos
Antes de prosseguir com a restauração, é necessário examinar cuidadosamente a frente do próximo trabalho. Muitas vezes existem produtos com danos graves, que não serão possíveis de lidar apenas com o acabamento cosmético. Por exemplo, se uma perna cair de uma mesa, a pintura não vai consertar.
O primeiro passo é desmontar a mesa, se o modelo permitire examine cuidadosamente a superfície de cada peça quanto a danos graves. Se não houver nenhum, você pode prosseguir com outras ações, dependendo do trabalho de restauração planejado.
Se a superfície das peças apresentar cortes bastante profundos, cavacos severos ou danos graves, será necessário tomar medidas para eliminá-los. Se o dano não puder ser simplesmente reparado, você pode ter que recorrer à substituição de alguma parte do atributo de mobiliário.
Somente após um exame minucioso e identificação de todos os "pontos fracos" do móvel, é possível traçar um novo plano de ação e prosseguir diretamente para o próprio processo de restauração. A consistência é muito importante neste assunto.
Esmerilhamento
Em qualquer processo de reparo, após a definição da “frente de trabalho” segue-se a etapa de limpeza e alisamento da superfície. O restauro de mesas não foge à regra e, independentemente do seu tipo, a retificação de peças individuais é uma parte indispensável de todo o processo.
Se você não tiver um dispositivo especial para lixar a superfície em mãos, você precisará usar uma lixa. Para remover os restos da superfície antiga, você precisará de uma aparência de granulação grossa.
Se for possível usar uma fita gravadora para lixar superfícies, deve-se optar por ela, pois ajudará a agilizar o processo. Mas você deve saber que a máquina só é adequada para processar grandes superfícies planas, e pequenas peças ainda terão que ser processadas manualmente.
Se o revestimento for completamente removido e você só precisar dar suavidade à superfície, deve-se usar papel de granulação fina. Desta forma, a rugosidade será suavizada sem danificar a superfície. Em nenhum caso você deve lixar a superfície através das fibras, uma vez que elas estão bastante danificadas e arranhões de diferentes profundidades são formados. O processamento é realizado exclusivamente ao longo da localização das fibras. Também vale a pena usar um respirador ou máscara especial para evitar a entrada de poeira e pequenas partículas de madeira no trato respiratório.
Massa
Conforme mencionado anteriormente, na presença de danos graves e arranhões profundos, será necessário eliminá-los. A forma mais simples e acessível é a massa. Além disso, mesmo os maiores orifícios podem ser selados com massa, tornando desnecessária a substituição de peças.
É necessário usar exclusivamente uma massa especial para madeira, pois a composição usual para outros trabalhos de reparação não funciona e não adere à superfície de madeira.
Se a superfície do produto apresentar apenas rachaduras superficiais, pode-se usar uma mancha e, em seguida, aplicar várias camadas de verniz protetor. Desta forma, a estrutura fibrosa dos elementos de madeira será preservada e lindamente desenhada.
Depois de aplicar a massa e antes de aplicar a demão final, a superfície deve ser cuidadosamente preparada com primer e lixada novamente. O primer ajudará a desengordurar partes do atributo do móvel, e lixar novamente alisará as irregularidades restantes.
Quadro
A etapa final e muito importante que requer atenção especial é o processo de pintura da superfície. É importante não apenas escolher a tinta certa, mas também aplicá-la completamente sem várias formações, caroços, irregularidades e proteger a superfície recém-pintada de pequenas partículas de lã, poeira e cabelos.
Os tons mais escuros são melhor aplicados em várias camadas finas. Isso ajudará a pintura a se fixar melhor e a cor ficará mais saturada.
Para criar um efeito de antiguidade e arranhões, a superfície pintada da mesa precisará ser lixada em alguns lugares.
Deve-se selecionar com cuidado as tonalidades e aplicar a tinta com muito cuidado, pois em caso de insatisfação com o seu trabalho, será muito difícil repintar a mesa, você terá que fazer todo o laborioso trabalho novamente, começando pela etapa de lixamento da superfície.
Para que o brilho tenha um belo brilho na superfície, esta deve ser tratada com uma camada de verniz e, após a secagem, também com uma camada protetora. Na maioria das vezes, vários compostos de polimento são usados para proteger a superfície dos móveis, assim como misturas de cera, que, quando esfregadas na superfície da mesa, darão um brilho brilhante, protegendo da sujeira e de um grande acúmulo de poeira.
Você pode ver como atualizar uma mesa antiga no próximo vídeo.
Decoração e decoração
Após a pintura ou no seu processo, se desejar, pode-se decorar adicionalmente a superfície da mesa, dando-lhe um aspecto mais leve, descontraído e informal. Considere as maneiras mais comuns e bonitas de decorar mesas restauradas:
- Técnica "Decupagem". Para decorar a mesa neste estilo utiliza-se um fundo branco, cola especial, guardanapos finos com enfeites e motivos ou papel decoupage especial, bem como verniz, que cobre a camada final.O papel é aplicado sobre uma fina camada de cola e nivelado, após a secagem é necessário envernizar a superfície.
- Modelos de vidro muitas vezes decorado com impressão de fotos. Mas é quase impossível fazer tal decoração em casa, então você terá que fazer uma bancada sob medida.
- Além disso, partes da mesa antiga com uma superfície lisa podem ser selar com uma película especial para móveis... Mas é necessário levar em consideração um ponto importante - você precisa garantir que bolhas de ar não entrem sob o filme durante a colagem.
- Além disso, a mesa antiga pode ser pintar com padrões no estilo apropriado, e sua superfície é tratada com uma camada protetora especial.
O comentário foi enviado com sucesso.