Mesas de epóxi no interior
Móveis de madeira natural com um design original são sempre uma decoração interior requintada. Um exemplo interessante de uma decoração elegante e incomum é uma mesa de resina epóxi.
Peculiaridades
As mesas de resina epóxi modernas são muito procuradas devido à sua exclusividade e originalidade. Anteriormente, esse material era utilizado exclusivamente na produção de plásticos, adesivos e diversos vernizes isolantes elétricos. Hoje, essa resina se tornou um material popular entre os designers, pois permite criar peças originais e muito bonitas para decorar diversos estilos.
As mesas de epóxi são exclusivas. Se você se familiarizar com as complexidades de trabalhar com este material, poderá até fazer uma mesa única.
A principal vantagem da resina epóxi é que, após a secagem, ela mantém seu volume original. O endurecimento da resina ocorre devido à passagem de uma reação química.
As mesas de epóxi se caracterizam não apenas por sua bela aparência, mas também por sua confiabilidade e durabilidade. O tampo da mesa é resistente a danos mecânicos, umidade elevada e temperaturas extremas. A durabilidade dos produtos é uma das principais vantagens.
O epóxi é usado não apenas para criar novos produtos, mas também para transformar uma mesa antiga.
O preço acessível é outra vantagem. Trabalhar com resina é rápido e fácil, por isso esses produtos se destacam pelo baixo custo.
Visualizações
Os fabricantes de móveis modernos costumam usar resina epóxi na fabricação de modelos de mesa originais. Eles fornecem uma ampla gama de modelos usando uma variedade de formas. Para a fabricação de tal mesa será necessária a utilização de resina de cura a frio ou a quente.
Para a autoprodução da versão em madeira, vale a pena usar substâncias passíveis de cura a frio.
As mesas elegantes atraem a atenção com seu design incomum. Modelos em que o tampo da mesa é totalmente feito de epóxi são muito procurados. Muitas opções são feitas usando uma combinação de materiais, o que permite que os designers expressem sua imaginação. As tabelas podem ser de uma cor ou incluir várias cores ao mesmo tempo. As pastilhas são frequentemente utilizadas para decorar produtos.
A combinação de resina epóxi e madeira natural parece espetacular. O padrão brilhante chamado "Lightning" é popular entre muitos compradores. Essa mesa certamente se tornará uma decoração de interior original. Ao combinar madeira maciça e epóxi, você pode criar efeitos incomuns, que vão desde a montanha ao marinho.
Requisitos de material
Ao escolher uma resina epóxi, você precisa levar em consideração os requisitos básicos para adquirir um material de qualidade:
- Não se deve comprar resina cara, pois vai demorar muito na fabricação de bancadas. Você não deve comprar materiais de joalheria, bem como substâncias para ótica.
- A viscosidade da resina deve ser baixa. Isso evitará a formação de bolhas após a mistura.
- O material deve permanecer no mesmo volume de antes da solidificação.
- O epóxi precisa endurecer gradualmente para criar um design interessante. Para o trabalho, use um material líquido com boa viscosidade.De acordo com suas características, deve ser semelhante à borracha.
- Usar resina transparente permitirá que você crie uma variedade de efeitos visuais. Então será possível alterar sua cor adicionando o esquema de cores desejado.
- Alguns modelos de mesas possuem iluminação embaixo do tampo em forma de faixa de LED ou fósforo. Isso dá brilho e originalidade ao material.
Estágios de solidificação
Existem vários estágios de endurecimento de resina epóxi:
- A versão líquida geralmente é usada para preencher a forma selecionada. É ideal para preencher cavidades. Na forma líquida, a resina escorre rapidamente do stick.
- O epóxi tem a mesma consistência do mel. É usado principalmente como adesivo e não se destina a ser moldado no formato desejado.
- A resina praticamente não separável não está em demanda. Não é usado para fazer tabelas. Você não deve trazer o material para este estágio se pretende utilizá-lo na fabricação de bancadas. Outra opção é esperar que a resina endureça um pouco mais.
- A resina na forma de borracha tem propriedades semelhantes às da plasticina. Esta forma é perfeita para criar formas incomuns.
- A resina dura é a última etapa da solidificação. Neste formulário, o produto já está totalmente acabado.
Decoração
Basicamente, as mesas de resina epóxi são feitas de madeira natural. Madeira velha com irregularidades diferentes é freqüentemente usada. Ao moldar o tampo da mesa, pequenos pedaços de tábuas, cortes redondos ou lascas servirão. Efeitos de design impressionantes podem ser criados usando resina para preencher covinhas e irregularidades.
Ao criar uma mesa, vale a pena considerar a direção de estilo do interior em que o produto será usado. Freqüentemente, ramos de abeto, cones, conchas, seixos de rio, moedas e fotografias são usados como elementos decorativos.
Os modelos com brilho de superfície parecem requintados e originais. Você pode usar pó fluorescente para criar um efeito brilhante.
A resina epóxi é ideal para a criação de mesas em estilos modernos. Pode ser complementado com pedras semipreciosas, decorações metálicas ou folhas. Incríveis transbordamentos podem ser obtidos com o uso de tintas metalizadas.
Recursos de fabricação
Antes de fazer uma mesa com resina epóxi, vale a pena preparar bem. O resultado final dependerá desta etapa, portanto você não deve ignorá-lo. Primeiro você precisa decidir sobre os pratos. Isso permitirá que você misture o material de maneira conveniente. Quanto mais epóxi você planeja usar, maior deve ser o recipiente. Lembre-se de pegar um palito com o qual possa mexer a resina.
Antes de preparar o material, certifique-se de ler atentamente suas instruções. Cada fabricante oferece suas próprias proporções. Vale a pena escolher a sala certa onde ocorrerá o processo de trabalho com a resina. Deve ser gratuito. Vale a pena trabalhar exclusivamente à temperatura ambiente.
Antes de iniciar o trabalho, é necessário preparar espaçadores que evitem que a resina grude no molde, além de rejuntes e plasticina. Para lixar, você pode usar ferramentas especiais ou uma lixadeira. Se desejar, você pode comprar pigmentos, fósforos, decoração.
Primeiro você precisa medir a resina e só depois passar para o endurecedor. O material deve ser misturado ativa e completamente.
Opções de bancada
Quando a resina epóxi estiver com a consistência necessária, pode-se proceder à sua aplicação.
Madeira rachada
Para criar uma bancada de madeira rachada, você pode usar madeira danificada por fungos ou besouros da casca. Todas as fissuras devem ser preenchidas com epóxi. Isso criará designs encantadores. Se desejar, você mesmo pode fazer rachaduras na madeira. Para maior comodidade de trabalhar com epóxi, use uma espátula ou pincel.
Após o endurecimento, o excesso de resina deve ser cuidadosamente escovado com uma lixa. A resina deve ser colocada apenas nos orifícios.
A seguir, o tampo da mesa deve ser coberto com um verniz especial para proteger de forma confiável a madeira da umidade, além de dar brilho à imagem.
Superfície transparente ou de cor sólida
O trabalho com madeira deve começar pelo desengorduramento, pois este material tem um inconveniente - tem tendência para absorver a humidade. A madeira deve ser preparada com uma fina camada de resina. Isso evitará a possibilidade de bolhas. Em seguida, você precisa preparar o epóxi para a consistência desejada e despejá-lo no molde.
Para criar uma bancada colorida, você precisa adicionar corante.
É melhor usar materiais de uma fonte. Se você estiver interessado em combinações interessantes de tons, vale a pena usar vários corantes.
Depois de despejar a forma, é necessário aguardar 15 minutos e, caso se formem bolhas, elimine-as imediatamente. Depois que a resina solidificou, isso não será mais possível. A peça de trabalho deve ser deixada por cerca de dois dias. Em seguida, você pode prosseguir para lixar e polir a superfície. Depois de uma semana, a mesa pode ser usada.
Superfícies preenchidas
As mesas de epóxi, complementadas com enchimentos, são muito procuradas. Eles criam padrões e designs impressionantes. Os designers não limitam o voo da sua imaginação, utilizando uma variedade de objetos e elementos. Podem ser tanto belas pedras quanto tampas de garrafa comuns.
Antes de trabalhar com resina, é necessário preparar um pedaço de madeira. Deve ser desengordurado ou pintado. Enchimentos secos devem ser colocados em seu fundo. Se forem caracterizados pela leveza, então existe a possibilidade de flutuarem, por isso é melhor colá-los imediatamente a uma folha de madeira.
Se as cargas forem apresentadas de forma simples e não tiverem mais de cinco milímetros de altura, podem ser preenchidas com apenas uma camada de resina epóxi.
Decorar com saliências, as reentrâncias exigirão o derramamento de resina em vários estágios. A nova camada pode ser derramada somente após dois dias para que a camada anterior esteja completamente seca.
Uso interior
As mesas de epóxi têm sempre um aspecto espetacular e inesquecível. Coisas tão exclusivas atuam como decoração de interiores, atraindo olhos interessados. Como mesa de jantar, você pode usar uma versão exclusiva, que consiste em madeira natural e resina transparente.
A mesa retangular perde a forma, adquirindo um formato interessante. Há uma ilusão de que temos vários elementos de madeira à nossa frente, que estão separados uns dos outros.
A mesa da cozinha, decorada com pedras de rio, parece atraente. O formato oval do produto facilita o uso. Os motivos marinhos ficam bem em uma variedade de estilos. A mesa de jantar Abyss de Christopher Duffy se distingue pela sofisticação e luxo. O mestre trabalhou na criação de tal produto durante um ano inteiro. Cada detalhe é pensado nos mínimos detalhes. O lindo design torna esta mesa uma verdadeira obra de arte.
Para informações sobre como fazer uma mesa de epóxi, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.