Como escolher uma mesa para uma pequena cozinha?

Como escolher uma mesa para uma pequena cozinha?
  1. Variedades
  2. Materiais (editar)
  3. Formulários
  4. Como escolher?
  5. Exemplos no interior

Uma pequena cozinha é um dos problemas mais urgentes de muitos apartamentos modernos, especialmente aqueles que foram construídos na época soviética. Em uma área limitada, é bastante difícil organizar um espaço confortável onde seja conveniente cozinhar e todos os membros da família possam caber à mesa, porque o layout apertado, é claro, não implica uma sala de jantar separada.

Normalmente, os aparelhos de cozinha não são um detalhe de sacrifício, e ainda não ocorre menos que uma certa compactação, pois todas as tentativas de otimizar o espaço geralmente se limitam a experimentos com uma mesa de jantar. Felizmente, os desenvolvedores e designers modernos surgiram com muitas opções interessantes para torná-lo extremamente compacto e, ao mesmo tempo, o mais espaçoso possível.

Variedades

A mesa da cozinha geralmente não é a menor peça de mobília, mas em uma cozinha apertada você tem que sair de alguma forma. Para resolver este problema, eles costumam escolher um acessório dobrável, ou uma forma compacta e um tanto incomum, de modo que tal peça de mobiliário se encaixe bem no interior, permite que as famílias fiquem confortavelmente e ao mesmo tempo não bloqueie metade do área inteira.

Para cada pequena cozinha, a melhor opção pode ser diferente, portanto, vale a pena considerar com mais detalhes todas as propostas atuais.

Montado na parede

Qualquer pessoa que viajou em uma carruagem com assento reservado pelo menos uma vez, e até mesmo se sentou nos assentos laterais, deve entender o que está em jogo. O conceito de tal mesa de cozinha é muito semelhante ao de um trem, mas normalmente não pode se transformar em nenhuma prateleira - seria mais correto chamá-la de mesa dobrável, pois quando dobrada, seu tampo ocupa uma posição vertical, sendo pressionado contra a parede, e praticamente não limita o espaço. Outra boa comparação para esse tipo de mobília seria uma tábua de passar - ela também costuma ser montada na parede de acordo com o mesmo princípio.

Uma certa desvantagem dessa mesa é que geralmente é muito pequena - a grande maioria dos modelos cabem apenas duas pessoas, a terceira só pode sentar-se no caso de uma refeição muito modesta. No entanto, muitas pessoas geralmente não moram em um apartamento pequeno, portanto, essa solução pode ser muito apropriada para uma cozinha pequena.

Transformador de mesa

Muitos representantes da geração anterior chamariam esse mecanismo de simplesmente dobrável, mas ele poderia simplesmente mudar de tamanho, enquanto um transformador real deveria ser capaz de se transformar em um objeto com uma finalidade completamente diferente. Em particular, metade da bancada não é apenas removida, agarrando-se à principal, mas sobe acima dela a uma certa altura, devido à qual as prateleiras são obtidas, por assim dizer. Por um lado, não é muito prático usá-los, porque toda vez que a mesa é aberta, as coisas precisam ser colocadas em algum lugar, por outro lado, ninguém proíbe o serviço multinível!

Esta opção objetivamente faz sentido se, na esmagadora maioria dos casos, o tamanho da bancada é suficiente para as famílias, mesmo quando dobrada., mas móveis maiores são necessários para ocasiões especiais. Se a mesa for totalmente arrumada não mais do que uma vez a cada dois ou três meses, então suas prateleiras podem realmente ser usadas para armazenar algo.

Windowsill

O que muitas vezes é ignorado em nossas realidades é o peitoril da janela, e de fato sua largura em alguns edifícios com paredes grossas pode ser impressionante. Mesmo que o peitoril da janela do seu apartamento seja estreito e não ultrapasse 15-20 cm, eles podem ser usados ​​com sabedoria instalando uma bancada mais larga em cima. Devido ao espaço adicional, como se estivesse dentro da parede no fundo da sala, essa mesa se projetará muito menos, o que significa que não limitará muito o espaço livre. Se a janela também estiver localizada como se estivesse em um nicho, você pode colocar prateleiras adicionais sob a mesa e, se não houver espaço suficiente na mesa, ela pode ser estendida em diferentes direções da janela ao longo das paredes.

Esta opção é uma das que mais economizam espaço, mas, infelizmente, não para todos. Agora, as famílias terão que jantar sempre perto da janela e, se você não quiser fazer isso na frente de todos, esta opção não funcionará para você. Você não pode se proteger do mundo exterior com cortinas, porque elas ocupam espaço, então você só precisa usar cortinas ou cortinas romanas. Além disso, presume-se que a vista do lado de fora da janela seja interessante e atraente, porque não é muito emocionante olhar constantemente até mesmo para as belas cortinas romanas bem na frente de seu nariz.

Balcão de bar

Uma mesa de bar é outra solução popular para uma cozinha apertada. Tal mesa nunca é muito larga, mas seu comprimento é determinado unicamente pelos desejos do proprietário. E embora talvez não seja adequado para banquetes completos, um lanche bastante simples depois disso será muito conveniente, especialmente se não houver muitas famílias e convidados no apartamento. Uma vantagem adicional de optar por um balcão de bar é o facto de, de facto, obtermos um armário de mesa com gavetas onde pode guardar vários utensílios de cozinha ou mesmo comida. Proprietários de apartamentos especialmente avançados até constroem um refrigerador especial para vinho nesses móveis, de modo que a ausência de uma mesa grande não afete de forma alguma o conforto da cozinha.

Deve-se notar que, na presença de um layout clássico, é improvável que o balcão do bar economize espaço., uma vez que normalmente tem que ser acessível de ambos os lados - desta forma irá acomodar mais pessoas. Essa solução de design é muito apropriada em um pequeno estúdio, onde o rack pode atuar como uma espécie de fronteira entre duas áreas funcionais, sem restringir a visão de todo o ambiente.

Deslizante

Este método de transformar uma grande mesa em uma peça compacta de mobiliário é amplamente conhecido em nosso país e tem sido popular por muitas décadas, pois sua essência é extremamente simples - parte da mesa está escondida sob outras, deslizando ou abaixada à direita ângulos com a horizontal - esta parte da mesa dobrada pode ser movida para a parede. Ao contrário de uma mesa para livros fixada na parede ou de uma mesa embutida no peitoril de uma janela, os móveis deslizantes não pesam muito e podem ser facilmente movidos da cozinha, onde há pouco espaço, para uma sala de estar mais espaçosa, se necessário .

As mesas deslizantes são boas por sua simplicidade e facilidade de uso, seu design é familiar para representantes de qualquer geração, portanto, essa compra é apropriada para qualquer cozinha pequena. Deve-se ter em mente que tal modelo, como poderia ter um transformador, não terá funções adicionais - pode ser usado exclusivamente como mesa e nada mais.

Retrátil

Esta opção de organização da bancada é ainda uma raridade comparativa e pode ser vista longe de todo o lado, mas é possível que seja nessas mesas que esteja o futuro das pequenas cozinhas. A mesa dobrada ocupa o espaço que foi alocado para uma das gavetas mais ou menos na mesma altura em que a mesa de jantar costuma ficar.As dimensões de uma mesma gaveta, aliás, também limitam o tamanho da mesa extraível, pois normalmente não é muito grande e é destinada principalmente para uma, no máximo duas pessoas. A horizontalidade das guias do tampo da mesa e o ângulo das pernas retráteis devem ser calculados cuidadosamente, caso contrário, é possível que o tampo da mesa fique inclinado para qualquer um dos lados.

Esta solução é das mais modestas, não tem grande área e nem sempre é fácil alinhá-la horizontalmente, mas é a que ocupa a menor área, pois quando dobrada é impossível adivinhar que esta cozinha também tem uma mesa de jantar. Outra coisa é que durante o uso de tal mesa é difícil chegar à grande gaveta embaixo dela, mas, por outro lado, ela não só se desdobra facilmente, como também se retrai facilmente.

Angular

Em condições em que uma parte significativa dos moradores de apartamentos apertados reclama da falta de espaço, designers e incorporadores de móveis começaram a prestar cada vez mais atenção aos cantos desocupados. Eles podem ser encontrados em quase todos os cômodos, a menos que a mobília seja feita sob medida para se encaixar perfeitamente. Ao mesmo tempo, mesmo uma peça de mobiliário relativamente pequena com um lado chanfrado permite que você use de forma produtiva uma área desocupada sem se projetar para o centro da sala. Os cantos da cozinha não são necessariamente sofás, mas às vezes as mesas também o são.

Outra coisa é que essa versão da tabela é usada muito raramente devido ao acesso limitado a ela. Na bancada, como regra, você pode colocar um número significativo de pratos diferentes, mas apenas uma pessoa pode sentar-se a ele.

Mesmo que você more sozinho em um apartamento, isso limita sua capacidade de trazer convidados. Por este motivo, tal mesa é um complemento de qualquer uma das soluções descritas acima ou, por baixo do canto, ainda significa um sofá com uma pequena mesa anexada.

Materiais (editar)

À primeira vista, o material de que são feitas as pernas e a mesa não é tão importante, mas esse ponto de vista é errôneo. Mobilizando uma pequena cozinha e cuidando do conforto de todos os lados, devemos entender quais as vantagens e desvantagens do uso de cada um dos materiais comuns com os quais as mesas de cozinha são feitas. Para entender o que a escolha do material afeta, considere as posições principais.

Madeira

Claro, a solução mais popular para uma mesa de cozinha de qualquer tamanho é a madeira, mas aqui você precisa entender que uma mesa de madeira pode ter uma natureza completamente diferente. Se as peças forem de madeira maciça, ou seja, uma peça maciça de madeira natural, esse produto será ecologicamente correto (a menos que o quadro esteja estragado por verniz ou tinta), hipoalergênico, muito resistente e durável, e também estiloso. É verdade que essa compra pode atingir duramente o orçamento familiar, mas durará várias décadas, e o peso médio permitirá que você mova uma pequena mesa pelo apartamento. Hoje em dia, costuma-se fazer móveis também com placas de madeira prensada - MDF mais seguro e durável e muito duvidosos painéis de fibra e aglomerado.

Eles são muito mais baratos e muitas vezes também diferem no peso reduzido, mas em todos os outros parâmetros são piores - e não podem se orgulhar de uma durabilidade especial e não são tão resistentes e, em alguns casos, podem até ser tóxicos devido aos vapores da cola.

Copo

As mesas de vidro nas cozinhas de nosso país ainda são consideradas uma raridade, mas hoje cada vez mais consumidores preferem essa solução. Muitos inexperientes ficam intrigados como um material tão frágil pode ser usado para fazer bancadas, portanto, é necessário esclarecer que não se usa vidro de janela, mas vidro temperado - por analogia com aquele de que são feitos os aventais de cozinha.

Em termos de resistência e durabilidade, os móveis de vidro podem não ser inferiores a algumas amostras do mesmo MDFalém disso, o vidro é ambientalmente seguro. Uma grande vantagem de tal solução são as possibilidades de decoração melhoradas, pois várias decorações, areia multicolorida, brilhos e até LEDs podem ser montados no tampo da mesa transparente, o que faz parecer que você não está jantando em casa, mas em um ambiente decente instituição.

Plástico

Muitos consumidores são muito inclinados para as mesas de plástico, mas algumas características do plástico estão forçando os fabricantes a usá-lo cada vez mais em uma ampla variedade de indústrias. O plástico é muito leve, pois é muito fácil tirar uma mesa dele por todo o apartamento ou fixá-lo na parede, para sua produção não é preciso derrubar matas ou procurar recursos de alto custo, porque os plásticos são geralmente muito barato.

Plástico de alta qualidade não causa reclamações nem mesmo de especialistas - pode ter uma boa margem de segurança por mais de uma década de uso, é ecologicamente correto e não produz gases nocivos, não absorve poluição e pertence a materiais hipoalergênicos. Outra coisa é que a popularidade das coisas feitas de plástico se deve em grande parte ao desejo de economizar dinheiro na compra, e as variedades baratas de plástico não se distinguem mais pela resistência ou segurança em termos de emissões tóxicas, portanto, em certo sentido, comprar tal mesa sempre representa um risco.

Formulários

Para a comodidade de se deslocar numa pequena cozinha, não só as dimensões são importantes, mas também a forma da mesa, que deve caber na situação, ocupando espaços não utilizados e não invadindo corredores constantemente utilizados. Por este motivo, é importante escolher corretamente não só o tipo de bancada, mas também a sua forma.

Tradicionalmente, a solução mais popular é uma mesa retangular (ou quadrada) que permite que os clientes se sentem lado a lado ou de frente um para o outro. Tal móvel pode ocupar uma posição central na cozinha ou ser pressionado contra a parede com um de seus lados. A maioria dos modelos de mesas acima são afiados para a forma retangular do tampo da mesa - é difícil imaginar uma mesa extensível, um peitoril de janela de mesa ou um balcão de bar de uma forma fundamentalmente diferente.

A principal diferença talvez seja a versão oval, que globalmente se assemelha ao mesmo retângulo, mas não tem cantos - isso é conveniente se os corredores ao redor da mesa forem estreitos.

Outra forma de mesa de cozinha popular é redonda. A demanda por tal design está associada a lendas antigas, nas quais as mesas-redondas eram consideradas uma demonstração de igualdade e, portanto, hoje alguns consumidores se esforçam para escolher tal forma por motivos semelhantes. Deve-se notar que em uma cozinha pequena, tal passo geralmente não é muito justificado - ainda seria difícil determinar quem está sentado atrás de uma pequena bancada, e a ausência de cantos com um diâmetro muito pequeno não permite para ser mais conveniente contornar esses móveis. Por este motivo, a escolha de uma mesa redonda para uma pequena cozinha geralmente é determinada apenas pelas características do design, porque em termos de praticidade é um pouco inferior a uma mesa quadrada de tamanho comparável.

Se a ênfase na economia de espaço é colocada na praticidade máxima de cada metro quadrado ou um design específico especial, você não deve se surpreender que a mesa pode ter absolutamente qualquer formato... Acima, já mencionamos uma mesa de canto, cujo lado voltado para o centro da sala pode ser chanfrado, mas em apartamentos estúdio às vezes você pode encontrar uma mesa em torno de um canto saliente - meio que "abraça" o canto e permite que você ocupe o espaço onde nenhuma outra mobília não suba. Se falamos sobre a busca de gostos estéticos incomuns de designers individuais, então devemos dizer que a forma da bancada pode ser absolutamente qualquer, pelo menos diferir da correta, embora isso nem sempre seja apropriado para economizar espaço.

Como escolher?

Se você tiver sorte com a cozinha e ela não o limitar na escolha de qualquer mesa que você goste, você pode se considerar um sortudo, mas os donos de uma cozinha apertada terão que se perguntar como escolher uma pequena peça funcional, esteticamente atraente e barata de móveis.Nesse caso, definitivamente não vale a pena se apressar para tomar uma decisão final - é melhor pensar com cuidado e pesar todos os prós e contras, comparar seus desejos, possibilidades e praticidade de todas as opções em consideração. Uma boa opção é quando a mesa comprada não só não bagunça o espaço, mas também fornece conforto adicional ao comer confortavelmente.

Ao mesmo tempo, você não deve ignorar completamente o design estético da mesa, porque o apetite depende do humor e a saúde em geral depende do apetite. É importante que a mesa não seja apenas bonita em si mesma, mas que esteja em harmonia com o ambiente da cozinha - então não será uma pena convidar pessoas para lá. Se você não tem certeza se entende claramente como fazer isso, procure a ajuda de um designer profissional - embora tenha que gastar um dinheiro extra, você nunca se arrependerá de comprar.

Todas as informações acima são de natureza geral e já são óbvias para uma boa metade dos consumidores. A situação é muito mais complicada quando se trata de escolher um modelo específico. Cada consumidor deve guiar-se pelo seu gosto, mas, ao mesmo tempo, pode dar conselhos realmente valiosos que o ajudarão a não cometer erros.

  • Se algum mecanismo de dobramento deve estar na mesa, preste atenção especial aos encaixes ao escolher. Freqüentemente, uma versão de alta qualidade pode custar nada menos que um tampo de mesa, pois é dela que dependem a confiabilidade e a facilidade de desdobramento da mesa. Durante o processo de substituição, pode ser difícil encontrar uma posição conveniente para anexar novas dobradiças a uma mesa velha, às vezes o próprio material não contribui para isso, portanto, será muito mais barato pagar a mais pelos acessórios uma vez do que comprar uma nova mesa no futuro próximo.
  • Muitas vezes, o consumidor é guiado não apenas pela facilidade de uso e design estético, mas também por um preço razoável. Existem soluções mais baratas no segmento de mesas de cozinha de qualquer material, mas é preciso ter em mente que economizar é sempre um risco. Portanto, os especialistas geralmente não recomendam a compra de mesas de vidro baratas - o vidro temperado de alta qualidade, forte e durável simplesmente não pode ser barato.

Se você quiser economizar no geral, compre uma mesa de plástico, pois o plástico é em média mais barato que os materiais concorrentes, mas, novamente, nunca opte pelo modelo mais barato a menos que o preço seja devido ao seu tamanho modesto.

  • Ao escolher um modelo de mesa, o consumidor deve ter certeza de que não será um problema para ele dobrar ou desdobrar a mesa se necessário. Este ponto deve ser pensado com cuidado, pois tudo na loja pode parecer simples e óbvio, mas em casa ficará claro que devido à localização muito próxima de outros móveis, não é tão fácil fazer qualquer manipulação com um novo compra.

Mais uma vez, se pretende utilizar a mesa desdobrada para receber os convidados, levando-a para a sala, deve primeiro certificar-se de que o seu peso e dimensões quando dobrada permitem transportar os móveis de uma divisão para a outra sem muita dificuldade.

  • Em alguns casos, se você precisa economizar muito espaço, concentre-se principalmente na facilidade de desdobramento. Ao mesmo tempo, é preciso entender que nem todo consumidor é um homem adulto que adora mexer em mecanismos e tem uma certa força, e as mulheres e os adolescentes, se moram em apartamento, também devem saber pôr a mesa. por conta deles. Por esse motivo, faz sentido escolher designs relativamente simples, como mesas de livros, mas você não deve confiar no tipo de mobília em si para significar conveniência - certifique-se de testar uma compra potencial em uma loja antes de fazer o pagamento.
  • Ao contrário, as soluções de design original frequentemente envolvem um mecanismo de transformação bastante complexo.Tal produto pode cativar com seu design, mas aqui é importante lembrar a mesma simplicidade. Mesmo que você more sozinho e ame as dificuldades, tente primeiro montar e desmontar essa mesa e, em seguida, imagine que terá de fazer isso toda vez que sentir fome. Vale a pena comprar uma obra-prima apenas se você imaginar claramente esta imagem, mas ainda assim não mudar de ideia.
  • Modelos de transformação incomuns costumam ter certas dificuldades para se encaixar no interior, onde são acompanhados por coisas mais comuns, portanto, muitas vezes são vendidos em conjunto - junto com cadeiras de transformação. Se tal oferta estiver disponível, seria ilógico recusá-la, porque pelo menos o problema de seleção de acessórios desaparece, e a cozinha definitivamente parecerá bastante holística.

Além disso, comprar qualquer móvel em conjunto implica sempre uma certa redução de custo em relação ao fato de todas as peças incluídas no kit serem adquiridas separadamente, portanto, essa também é uma boa economia.

Exemplos no interior

  • O primeiro exemplo é um bom exemplo de como usar o peitoril de uma janela de cozinha como bancada. Na foto, ele está ocupado principalmente com itens não alimentares, mas há um lugar para flores em qualquer mesa, e o laptop pode ser removido. Tal mesa não é adequada para banquetes ricos, você não pode nem mesmo acomodar vários convidados atrás dela, mas pode comer atrás dela, e a enorme economia de espaço parece óbvia.
  • A segunda foto mostra uma mesa extraível típica, embora este modelo em particular tenha uma certa desvantagem - não tem pernas extraíveis adicionais, portanto, o tampo da mesa não pode ser sobrecarregado. Por outro lado, a área de tal mesa não permitirá que você vagueie muito, lembrando fortemente móveis semelhantes em trens, mas por outro lado, durante o cozimento, ela pode ser removida completamente para que não interfira com movimento. Com todo o espaço apertado, duas pessoas só precisam caber aqui.
  • O último exemplo mostra como um balcão de bar permite zonear uma sala em um estúdio, sendo tanto uma mesa de cozinha quanto um depósito para mantimentos. Na lateral da cozinha provavelmente estão embutidas várias gavetas ou mesmo um mini-bar, para que o espaço por baixo da bancada não fique vazio, desempenhando também funções úteis.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral de uma prática mesa de cozinha para uma pequena cozinha.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário