Máquinas de lavar embutidas sob a bancada: características, variedades e instalação
Hoje em dia, nenhuma dona de casa moderna pode viver sem uma máquina de lavar. Esses eletrodomésticos costumam ser colocados no banheiro, mas se a área do cômodo for pequena, encontrar um local adequado para esta unidade se torna um problema real. A dificuldade reside no fato de que a máquina de lavar deve estar conectada a um sistema de comunicação - um ralo de esgoto e um sistema de abastecimento de água. A saída dessa situação será a compra de um modelo construído sob a bancada.
Recurso, prós e contras
As máquinas de lavar embutidas são um tipo especial de eletrodomésticos que se diferencia dos modelos convencionais por serem instaladas no banheiro ou na cozinha sob a bancada, economizando espaço e não perturbando o seu aspecto estético.
Tais unidades possuem em seu design um ajuste das pernas, ranhuras para fixação e partes removíveis de plástico. Na parte frontal do equipamento existem painéis sob a porta, e na parte inferior existe uma saliência para a base do conjunto de móveis. Tais unidades são produzidas com sistema de proteção contra possíveis vazamentos, além disso, são caracterizadas por um nível mínimo de vibração.
O projeto do equipamento prevê apenas a desmontagem da parte superior, e não de todos os painéis.
As máquinas de lavar embutidas podem ser usadas da mesma forma que os aparelhos independentes, no entanto, eles não são totalmente adequados para tal integração. Ao escolher um determinado modelo, é importante levar em consideração as dimensões do fone de ouvido no banheiro, das quais dependerão as dimensões do aparelho. Quanto à funcionalidade, cada modelo dessas máquinas possui características de desempenho idênticas, possuem durabilidade e alta confiabilidade.
Na maioria das vezes, eles preferem escolher modelos horizontais (frontais) para instalação sob uma bancada, eles são os mais comuns. Máquinas de lavar com um tipo de carregamento vertical raramente são integradas a um fone de ouvido. Em que é importante notar que tal técnica só pode ser colocada sob um tampo de mesa dobrável, que no futuro não pode ser totalmente explorado.
As principais vantagens dessas unidades incluem:
- uso eficaz do espaço livre na sala, o que é especialmente importante para apartamentos pequenos;
- uma grande seleção de uma programação com qualquer capacidade;
- como o equipamento é instalado sob a bancada, não há necessidade de se limitar a modelos compactos na hora de escolhê-lo;
- fácil instalação e capacidade de ocultar mangueiras sem prejudicar o design da sala.
Quanto às deficiências, elas também existem. O principal problema considerado é a dificuldade de reparo do equipamento e sua desmontagem, uma vez que a unidade não fica apenas escondida sob o tampo da mesa, mas também fechada por uma fachada ou pedestal. Isso também apresenta uma série de inconvenientes associados à aeração do tambor. Além disso, se a máquina for colocada sob uma bancada de cozinha, pode impedir a sua livre movimentação ao abrir a porta. A dificuldade está em guardar os cestos de roupas, detergentes que não devem ser colocados perto dos alimentos. Em todos os outros aspectos, o modelo embutido é uma peça de mobiliário funcional, bonita e confortável que torna a vida muito mais fácil.
Para que esta técnica funcione de forma confiável por um longo tempo e seja conveniente na operação, é necessário selecioná-la corretamente, levando em consideração as dimensões, o volume de carga e as características técnicas.
Dimensões (editar)
Antes de comprar uma máquina de lavar embutida embaixo do balcão, é importante atentar para suas dimensões, pois disso dependerá a posterior instalação do equipamento. Hoje, os modelos que são produzidos com fixadores especiais para fachadas são muito populares. Neste caso, as portas do armário são penduradas em dobradiças localizadas na parte frontal da unidade.
Essas máquinas de lavar têm uma largura de 60 cm e uma profundidade de 55 a 60 cm. A altura da unidade é padrão - 83 cm, mas se desejar, você pode ajustar a altura de forma independente, expondo as pernas do fone de ouvido. Este é um modelo padrão de eletrodomésticos, você também pode encontrar unidades estreitas à venda, o que permite que você economize espaço ao máximo.
Carregamento frontal
Máquinas de lavar com um carregamento frontal são geralmente de tamanho normal, sua profundidade e largura não excede 65 cm, altura - 90 cm. O volume de carregamento pode ser diferente - de 5 a 7 kg. As unidades estreitas diferem em profundidade, que, em regra, é cerca de 40 cm. São concebidas para uma carga de roupa de 3,5 a 5 kg. Existem também modelos ultra estreitos com uma profundidade de 32-35 cm, sua capacidade é pequena - de 3 a 4 kg.
Carregamento superior
As máquinas de lavar com carga vertical de roupa são compactas em tamanho, na maioria dos casos a sua largura não ultrapassa 45 cm, a profundidade é de 60 cm (às vezes 65 cm) e a altura é de 85 cm. Tais unidades têm um volume de carga de 5 a 7 kg.
Apesar de tais modelos serem ergonômicos e baratos, sua instalação requer um tampo de mesa dobrável feito sob medida.
Top models
Ao comprar um eletrodoméstico tão importante como uma máquina de lavar embutida, deve-se prestar atenção não só às suas dimensões, mas também às características técnicas, das quais dependerá diretamente a vida útil da unidade. Como hoje o mercado é representado por uma vasta gama de máquinas automáticas, é difícil fazer a escolha certa a favor deste ou daquele “assistente”. Os especialistas recomendam prestar atenção aos seguintes modelos de equipamento, que receberam muitos comentários positivos dos usuários.
- Siemens WK 14D540. Esta é a máquina de lavar de baixo da bancada mais acessível e confiável, que mede 60 * 60 * 82 cm e é projetada para uma carga de roupa de até 5 kg. O fabricante equipou o equipamento com uma cuba de aço inoxidável de alta qualidade e 22 programas de lavagem. A vantagem do modelo é que ele se encaixa perfeitamente em todos os fones de ouvido padrão, não cria vibrações em altas velocidades, é protegido contra vazamentos e possui controle de desequilíbrio. Não há desvantagens.
- Zanussi FCS 1020C. Este modelo pode ser usado simultaneamente como autônomo e embutido sob a bancada. Suas dimensões são 50 * 52 * 67 cm, carregando - 3 kg. Devido ao seu tamanho compacto, a unidade ocupa um mínimo de espaço na sala, podendo ser facilmente escondida sob a bancada. Além disso, a máquina é caracterizada pelo baixo consumo de água (até 39 litros) e consumo de energia classe A. A desvantagem é o preço ser superior à média.
- Miele W 2859 iR WPM ED Supertronic... Este é um modelo popular com uma tampa superior removível, que tem dimensões de 60 * 58 * 82 cm e é projetado para uma carga de roupa de até 5,5 kg. A unidade está equipada com 16 programas principais de lavagem, distingue-se pelo consumo económico de água (até 42 litros) e electricidade, funcionamento silencioso e presença de tambor especial em favo de mel com iluminação original. Não há desvantagens.
- Bosch WFC 2067 OE. É um aparelho embutido que também pode ser usado como um aparelho autônomo. O fabricante produz nas dimensões 60 * 40 * 85 cm, com uma carga de até 4,5 kg.Apesar da presença de apenas 12 programas de lavagem, a unidade faz um excelente trabalho com as tarefas definidas e atende com segurança por um longo tempo sem avarias. Além disso - é rapidamente instalado sob a bancada, consumo de energia classe A. Menos - é caro.
- LG F-10B8MD. Este modelo é ideal para apartamentos pequenos, uma vez que as suas dimensões não ultrapassam os parâmetros de 60 * 44 * 85 cm. A unidade está desenhada para 5,5 kg de roupa, está equipada com 13 programas e ainda possui uma modalidade de “peças volumosas”. Não há desvantagens.
- Candy Aquamatic 2D1140-07... É um modelo autônomo com possibilidade de embutir sob uma bancada. Suas dimensões são 51 * 46 * 70 cm, a possibilidade de carregamento é de 4 kg. O produto está equipado com protecção infantil especial e 16 programas de lavagem. Além disso, a unidade pode ser colocada sob a pia e sob a bancada. Não há desvantagens.
O que considerar ao escolher?
Na hora de comprar uma máquina de lavar montada embaixo da bancada, antes de mais nada, é preciso focar nas suas dimensões, pois a instalação do produto vai depender disso. Hoje, os fabricantes oferecem aos clientes uma grande variedade de modelos compactos de eletrodomésticos que podem ser colocados em banheiros e na cozinha. Se o apartamento for pequeno, os especialistas recomendam escolher unidades de até 45 cm de profundidade e 65 cm de altura.
Além disso, o tipo de carregamento da roupa também não é de pouca importância, uma vez que existem modelos com carregamento frontal e vertical à venda. A última opção é caracterizada pela compactação, visto que possui uma largura de 20 a 25 cm. esses modelos não são adequados para instalação em um conjunto de cozinha - sua parte superior não pode ser coberta com uma bancada fixa e usada como superfície de trabalho.
O volume da carga de roupa também desempenha um papel importante, é calculado em função do número de membros da família.
Recursos de instalação
Após a compra do novo "assistente", o mais importante permanecerá - sua instalação. Antes de esconder o aparelho no meio-fio, é necessário tomar todas as medidas e colocar alguns centímetros de reserva, pois deve haver um pequeno vão entre o equipamento, as paredes laterais do gabinete e o tampo da mesa para a localização das mangueiras . Além disso, é necessário espaço para uma circulação de ar constante. Não deve ser permitido que a largura do tampo da mesa coincida completamente com a profundidade da máquina.
Comparado aos modelos padrão, para aparelhos embutidos, a parte superior deve estar completamente fechada... Se isso não for feito, os detritos e a água da superfície dos móveis cairão sobre a máquina, o que, por sua vez, causará várias avarias. A unidade também deve ser instalada de forma a garantir a estabilidade máxima. Para fazer isso, torça as pernas e faça as medições usando o nível do edifício. Além do mais, é importante deixar espaço para abrir (fechar) a porta e colocar os detergentes.
Como terá que limpar periodicamente os filtros do sistema de drenagem da máquina, sua parte inferior também deve ser de livre acesso.... Hoje, os fabricantes produzem modelos modernos, cujo design prevê a limpeza do filtro sem desmontar a base. Se uma máquina de lavar fixa for instalada, sua base terá que ser removida e as pernas reinseridas. Para minimizar o ruído durante o funcionamento do equipamento, é recomendável colar adicionalmente almofadas de feltro nas paredes laterais dos móveis.
Após a instalação, as extremidades dos gabinetes e as dobradiças da máquina podem interferir na abertura da bandeja removível de pó. Para resolver este problema, basta deixar um pequeno espaço de um lado entre uma parede do gabinete e a unidade. Se a instalação da máquina for realizada sem porta, o tampo da mesa deverá ser fixado à parede.
Ao mesmo tempo, vale a pena prestar atenção ao fato de que a profundidade da bancada deve ser maior do que a profundidade da própria máquina de lavar - isso é necessário para conectar as comunicações.
Ao conectar o equipamento ao abastecimento de água, deve-se ter em mente que A mangueira de entrada deve ser posicionada em um ângulo de 35 ° em relação ao local da fonte de água à esquerda e 45 ° à direita. Além disso, você precisará instalar uma conexão e um T no abastecimento de água central. Uma válvula de corte será conectada a uma das torneiras e um misturador de cozinha à outra. Atenção especial deve ser dada à conexão do equipamento ao sistema de esgoto. Para isso, o sifão deve ter uma saída especial, que é conduzida para o tubo de drenagem e, em seguida, a mangueira é conduzida através do T para o tubo de esgoto.
A instalação da máquina de lavar é concluída com a fixação da mangueira de esgoto a uma altura de 60 a 90 cm do chão. Não devemos esquecer o aterramento do equipamento, desmontando os parafusos de transporte e substituindo-os por plugues especiais.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral da máquina de lavar embutida Bosch WIW 28540.
O comentário foi enviado com sucesso.