Tudo sobre máquinas de lavar
Toda pessoa moderna realmente precisa saber tudo sobre máquinas de lavar, é extremamente importante entender os principais tipos e suas características. É útil estudar e obter informações sobre as primeiras máquinas, dados de vida útil e princípio de funcionamento, nos modelos "inteligentes", nas versões com grande carga e outras modificações. Tópicos atuais separados - a escolha de um dispositivo específico por marca e características práticas.
História da aparência
O linho e outros têxteis têm sido usados há milhares de anos. No entanto, as primeiras máquinas de lavar apareceram muito, muito mais tarde. Não apenas nos dias dos faraós ou dos imperadores romanos eles foram dispensados; Realizaram-se cruzadas e grandes descobertas geográficas, as guerras napoleônicas trovejaram, até os vapores já fumegavam - e o negócio da lavagem praticamente não mudou. Somente no século XX os engenheiros condescenderam em criar os primeiros dispositivos mecânicos que vagamente se assemelham às modernas "máquinas de lavar".
Não há unidade quanto ao nome do inventor de tal técnica: algumas fontes chamam William Blackstone, enquanto outras chamam Nathaniel Briggs ou James King.
Os primeiros modelos mecânicos já existem há décadas, desde que a eletrificação do mundo estava apenas começando. A produção em massa de máquinas de lavar, embora do tipo mecânico, destruiu quase completamente as lavanderias públicas - elas permaneceram apenas para as necessidades oficiais. A tosquiadeira automática mais antiga foi desenvolvida nos Estados Unidos na década de 1940. Em 10 anos, todos os fabricantes dominaram a produção de tais dispositivos, embora os dispositivos semiautomáticos e até mesmo as versões manuais tenham permanecido na demanda por um longo tempo.
Mas nem tudo acabou sendo tão simples e fácil como às vezes se imagina. Na primeira metade do século XX, os desenvolvedores de máquinas de lavar se propuseram apenas a cumprir suas funções básicas. Ninguém levou em consideração nenhum padrão de segurança ao projetar e até deixou muitas peças de trabalho abertas. Só mais tarde eles começaram a cuidar da praticidade, ergonomia e redução de ruído.
Na década de 1970, os dispositivos começaram a ser equipados com os microprocessadores mais simples e, no século 21, eles já estão se tornando parte integrante dos complexos domésticos inteligentes.
Compromisso
Todo mundo sabe que uma máquina de lavar é usada para limpar lençóis e roupas, outros tecidos, para fazer os tecidos parecerem decentes. Mas, no estágio atual, qualquer unidade é comum para este propósito:
-
coleta e drena a água;
-
espreme o tecido usando uma centrífuga;
-
enxágües;
-
seca;
-
executa engomar leve;
-
permite que você selecione diferentes programas e modos da própria lavagem.
Tipos e suas características
Manual
Essa técnica simples, estranhamente à primeira vista, é amplamente solicitada. Ao usá-lo, você não precisa consumir eletricidade. No entanto, o principal motivo ainda não é a economia, mas a capacidade de lavar onde não há alimentação ou é extremamente instável. Às vezes, você pode levar uma "máquina de lavar" mecânica manual em uma caminhada ou uma viagem a lugares desabitados.
As desvantagens óbvias serão apenas a baixa produtividade e a laboriosidade do procedimento, mas isso é, antes, uma questão de prioridades.
Semiautomático
Este tipo de tecnologia também tem todo o direito de existir, tendo-o comprovado nas últimas décadas. As máquinas semiautomáticas são usadas em dachas e em casas de campo, onde não há abastecimento de água estável durante todo o ano, onde a água congela. O volume interno, dependendo do modelo, é de 2 a 12 kg.Para muitas pessoas, a função de carregamento adicional de roupa logo no processo de trabalho será atraente; isso é importante não apenas para os esquecidos, mas também para aqueles que estão constantemente ocupados. Apenas as máquinas automáticas mais avançadas, muitas vezes mais caras, têm uma opção semelhante - e o acionamento elétrico da máquina semiautomática é bastante econômico.
Maquinas automáticas
Esses modelos, como as máquinas semiautomáticas, funcionam com a centrifugação da roupa em uma centrífuga. Portanto, não haverá necessidade de espremê-lo com as próprias mãos por um longo e exaustivo caminho. É essa técnica que é mais frequentemente comprada em apartamentos na cidade, e freqüentemente em confortáveis casas particulares. A intervenção direta do usuário no processo de lavagem é muito limitada.
Basta preparar um detergente em pó ou líquido, arrumar a roupa e apertar os botões na seqüência indicada.
O modelo “inteligente” é capaz de calcular de forma independente a quantidade de água e a proporção necessária de pó enxaguado. Ele alerta sobre problemas, permitindo que você corrija erros personalizados e simplifique os reparos. As versões avançadas são equipadas com um sistema de controle de toque. No entanto, quanto mais complexa a automação, mais ela sofre de várias influências, incluindo quedas de energia. Além do mais, As "máquinas automáticas" são muito produtivas ... o que resulta em grandes dimensões, peso e consideráveis consumos de água e eletricidade.
Ativador
Essas modificações já são lançadas muito raramente e não são usadas muito ativamente. O dispositivo precisa de um mínimo de tempo e recursos úteis. Como não há componentes eletrônicos complexos dentro, as avarias são muito menos comuns do que nas amostras modernas. Esse equipamento de lavagem funciona muito mais estável e tem uma vida útil média notavelmente mais longa.
Se a máquina lava 7–8 kg de roupa, então nas máquinas ativadoras este indicador é aumentado para 14 kg; no entanto, os tecidos se desgastam mais rapidamente e os custos de mão-de-obra são altos.
Ultrassônico
Os fabricantes apontam ativamente para o baixo preço deste tipo de máquinas de lavar para uso doméstico, sua compactação e conveniência. No entanto, nem sempre é possível atender a essas unidades na realidade. O dispositivo só precisa ser colocado em pias ou banheiras, e eles começarão a funcionar imediatamente ao serem conectados a uma tomada. Existem muito mais desvantagens do que vantagens:
-
a necessidade de uma grande quantidade de sabão em pó;
-
Produtividade baixa;
-
trabalho normal apenas em água não mais fria do que 50 graus;
-
conscientemente falta de centrifugação e enxágue;
-
participação humana obrigatória (mexer as coisas no processo, caso contrário, elas só podem ser limpas parcialmente).
Bolha
Este princípio de operação começou a ser usado recentemente. A exposição a bolhas de ar permite que você lave roupas de forma eficiente e sem alto aquecimento de água (como nos modelos clássicos). Portanto, a lavagem é feita de forma mais delicada e não prejudica a qualidade da roupa. Esta função é comparável em seus parâmetros técnicos com a lavagem a seco e é a sua substituição completa. Vale destacar também o excelente efeito desinfetante, que se torna cada vez mais relevante em nosso mundo saturado de infecções.
Quase todas as máquinas de lavar modernas são criadas com um tambor de trabalho. Deve ser feito exclusivamente de ligas inoxidáveis. Como a prática tem mostrado, as superfícies esmaltadas, independentemente do rigor de fabricação, desgastam-se rapidamente e tornam-se inutilizáveis.
O desenho geométrico da montagem do tambor também desempenha um papel importante. Modelos com saliências curvas são preferíveis aos retos: eles lavam melhor em média. A superfície em "favo de mel" também é considerada um ponto positivo.
Forma do casco - também é bastante relevante. Muitos modelos mais antigos são redondos. No entanto, quase todos os designs modernos são retangulares ou quadrados, o que é bastante prático. Essas versões estão no sortimento de qualquer grande fabricante.
Para alguns quartos, é mais correto usar a técnica dos cantos.
Principais marcas e modelos
É muito útil ser orientado pelas descrições de modelos específicos de equipamentos de lavagem em instruções e passaportes, mas primeiro, você deve delinear o círculo das versões mais adequadas, de modo a não se familiarizar com tudo em uma seqüência. Na categoria de orçamento, o equipamento ocupa uma posição merecidamente muito decente. Indesit... Sua gama inclui muitos modelos verticais bastante decentes. Se a relação custo / qualidade é o mais importante, então vale a pena dar preferência aos aparelhos Beko; você só precisa entender que muitas vezes eles podem quebrar.
Escolhendo uma máquina de lavar elegante e incomum, cuja aparência se adequará à velha e à nova geração, você pode se concentrar com segurança na gama de modelos Samsung... Além da excelência em design, também possui um nível técnico incrível. Apesar de seu tamanho limitado, as máquinas sul-coreanas podem armazenar uma grande quantidade de roupas. Uma variedade de opções irá deliciar os proprietários experientes que estão acostumados a fazer experiências de lavagem.
No entanto, você precisa prestar atenção às reclamações - elas se relacionam principalmente a problemas de software.
Se você tem um orçamento bastante sólido, pode escolher carros premium. Eles não são apenas distinguidos por uma abundância de regimes e programas modernos, mas também são mais protegidos contra vazamentos de água. Os produtos são um bom exemplo disso. Vestfrost... Outra preocupação alemã - AEG - também fornece tecnologia de lavanderia brilhante. Seus produtos são capazes de gerar vapor durante a lavagem e possuem outras opções atrativas.
A máquina é muito popular WLL 2426... O dispositivo possui um design clássico. A roupa é carregada pela janela frontal. Os designers forneceram 17 programas. Lavável até 7 kg de roupa incluindo travesseiros de plumas; o trabalho está indo bem silenciosamente.
Uma máquina de lavar é relativamente barata Candy Aqua 2D1040. É verdade que não se pode colocar mais do que 4 kg de roupa lá, mas são 15 programas de trabalho. Não há função de bloqueio para crianças. A taxa de rotação é de até 1000 rpm.
O volume do som está baixo, mas há vibrações fracas.
DEXP WM-F610DSH / WW Também é uma boa escolha. O tambor tem uma capacidade maior que a versão anterior - 6 kg. Atrasar o início do dispositivo é fornecido. Com o programa de 15 minutos, você pode refrescar as coisas que não estão muito sujas. Das desvantagens, um dreno alto chama a atenção.
Boa alternativa - Haier HW80-BP14979... A carga de roupa passa por uma portinhola frontal com secção de 0,32 M. Entre os 14 programas de trabalho encontra-se um modo de enxaguamento melhorado. Dentro coloque até 8 kg de linho. A taxa de rotação é de até 1400 rpm.
Dentre as unidades com secagem, destaca-se favoravelmente Bosch WDU 28590. A capacidade do tanque é de 6 kg; roupa adicional não pode ser carregada. Proteção contra crianças é fornecida. O sistema monitora a formação de espuma.
Excluem-se as vibrações, alguns programas requerem um trabalho muito longo.
Um carro Hisense WFKV7012 lava 7 kg de roupa em 1 etapa. O ciclo de lavagem absorve 39 litros de água. Você pode adiar a lavagem por 24 horas. Há proteção confiável contra picos de energia e vazamentos de água. O equilíbrio é mantido automaticamente.
LG AIDD F2T9HS9W também atrai a atenção. Suas principais nuances:
-
corpo esguio;
-
a capacidade de lavar em um modo hipoalergênico;
-
bom painel de toque;
-
motor inversor, proporcionando processamento de até 7 kg de linho para 1 etapa;
-
circuito de aquecimento cerâmico;
-
Bloco de Wi-Fi;
-
a capacidade de controlar a partir de um smartphone.
Whirlpool FSCR 90420 também pode ser considerada uma boa escolha. A taxa de rotação desta máquina chega a 1400 voltas por minuto. Graças ao corpo bem pensado e ao excelente motor inversor, você pode lavar até 9 kg de roupa em 1 etapa. Com um ciclo padrão, o consumo de corrente aproximado é de 0,86 kW.
O carregamento é feito através de uma escotilha com largura de 0,34 m, sendo prevista a possibilidade de carregamento adicional durante a operação, havendo uma designação do tempo restante.
É apropriado encerrar a revisão em Gorenje WS168LNST. Girando a uma velocidade de até 1600 rpm, esta máquina de lavar faz um excelente trabalho, mesmo para famílias numerosas. Muitos vão gostar da presença de tratamento a vapor. Após a fiação, o teor de umidade do tecido não ultrapassa 44%. Consome-se em média 60 litros de água por sessão.
Outros parâmetros:
-
a possibilidade de lavagem acelerada;
-
consumo de energia - 2,3 kW;
-
alarme sonoro;
-
iluminação interna;
-
sistema de proteção contra estouro;
-
um tanque feito de material carbotek moderno;
-
regime anti-odor adicional;
-
tela de informação digital.
Critérios de escolha
Em primeiro lugar, você precisa decidir se precisa de uma máquina instalada separadamente ou montada em um móvel, em um nicho. A segunda opção é a mais preferida para a cozinha. Mas deve-se ter em mente que em nosso país, não é muito popular e, portanto, o sortimento é um pouco mais pobre do que gostaríamos. A parte principal das unidades de lavagem atinge 0,81-0,85 m de altura, mas se for necessário colocá-las debaixo da pia, é limitado a 0,65-0,7 m.
Tanto na disposição horizontal como na vertical da porta de carregamento, é necessário prestar atenção se será conveniente fechá-la e também colocar a roupa.
Para os reformados, a posição vertical da porta é ainda preferível - permite que não se volte a dobrar. Porém, quando instalado sob a bancada da cozinha, esta vantagem tem que ser abandonada. Se voltarmos a falar de pessoas mais velhas, para elas, quanto mais simples for a técnica, melhor. Não faz muito sentido escolher modelos com mais de 10-15 modos. E para o resto dos consumidores, com fundos limitados, a economia em funções é bastante razoável.
Como dito anteriormente, a máquina de lavar mais econômica é aquela que funciona sem eletricidade. Todas essas versões são verticais. Eles quebram apenas ocasionalmente, embora tenham que aplicar muita força ao lavar. No entanto, se ocorrer um colapso, uma busca muito difícil para encontrar um artesão experiente começa.
Para viajar em uma casa móvel, no entanto, essa circunstância não é muito importante.
Muitas pessoas estão querendo comprar uma máquina de escrever portátil para economizar espaço valioso em suas casas. No entanto, é preciso entender que com uma profundidade insignificante do case, não se pode contar com uma grande carga. Para uma família de 1-2 pessoas, um dispositivo com uma profundidade de 0,3-0,4 m é suficiente, no qual 3-5 kg de roupa são lavados de uma vez. Se a profundidade for aumentada para 0,5 m, então 6-7 kg são lavados por sessão. Atenção: confiar nas promessas de publicidade sobre a adequação das máquinas para água dura definitivamente não vale a pena, e se você não pode evitar usá-las, então você precisa usar métodos especiais de amaciamento e combate a incrustações.
Um motor elétrico inversor (sem escovas) é uma clara vantagem. Essa unidade se desgasta relativamente pouco. Além disso, os designers implementaram um controle mais preciso sobre ele. Finalmente, girar em alta velocidade também é útil. No entanto, se o dispositivo quebrar, não será barato consertá-lo. Outras recomendações importantes:
-
aula de spin mais importante do que a aula de lavagem (é improvável que não especialistas sejam capazes de avaliar a diferença entre eles);
-
para uso doméstico girar mais rápido do que 1000 rpm dificilmente se justifica;
-
vale a pena prestar atenção a consumo de água e corrente (apesar da semelhança de características, em modelos diferentes podem diferir 2 a 3 vezes);
-
opção de secagem linho útil, mas você precisa se certificar de que existem programas para secar os tecidos mais usados;
-
se não houver desejos especiais para o volume de trabalho, você pode se limitar típico 55 dB - há a maioria dessas máquinas;
-
vale a pena avaliar aparência do painel frontal e facilidade de controle;
-
exibição com a designação de códigos de erro é mais conveniente do que a indicação por lâmpadas;
-
precisa prestar atenção a avaliações consumidores finais;
-
Fuzzy Logic, ou de outra forma - o modo de lavagem controlado intelectualmente é bastante prático e não há necessidade de ter medo dele.
O comentário foi enviado com sucesso.