Graxa de vedação de óleo de máquina de lavar: como escolher e usar?
Ao substituir rolamentos ou retentores de óleo, é imperativo restaurar a graxa nessas peças. Se você pular este ponto, os novos rolamentos não durarão muito. Muitos usuários usam meios improvisados, o que absolutamente não pode ser feito. Essas ações podem causar consequências imprevisíveis e terríveis. Mesmo os reparos podem ser inúteis. O preço é alto demais para um descuido na escolha do lubrificante, não é?
O que acontece?
O mercado de lubrificantes está cheio até o limite com várias formulações que diferem em muitas características. Para não se confundir com este sortimento e escolher um lubrificante decente para os retentores de máquinas de lavar, é necessário decidir sobre as opções dignas e mais adequadas.
- Comecemos com formulações profissionais produzidas por fabricantes de máquinas de lavar. Essas empresas incluem Indesit, que oferece um produto proprietário Anderol. Essa graxa atende a todos os requisitos, está disponível em latas de 100 ml e seringas descartáveis, que são projetadas para dois usos. Ambligon também é fabricado pela Indesit e se destina à lubrificação de retentores de óleo. Em termos de composição, características e recursos, é muito semelhante à versão anterior.
- Lubrificantes de silicone para máquinas de lavar são ideais. Eles são suficientemente impermeáveis, resistem a altas e baixas temperaturas e não são removidos por pós. Os lubrificantes de silicone são diferentes, portanto, na hora de escolher, é preciso estudar cuidadosamente as informações da embalagem para que as características da composição atendam aos requisitos necessários.
- As graxas de titânio provaram seu valor no campo da manutenção de máquinas de lavar. Esses compostos repelentes de água especiais são recomendados para o tratamento de vedações de óleo altamente carregadas. A graxa é de alta qualidade, suas propriedades não diminuem ao longo de toda a vida útil.
O que pode ser substituído?
Se não for possível comprar uma graxa especial ou original, então você terá que procurar um substituto digno que não danifique o mecanismo e mantenha suas características por toda a vida útil.
- Grasso tem uma base de silicone e excelentes características à prova d'água. Este agente atende a todos os requisitos de lubrificantes para máquinas de lavar.
- Produto alemão Liqui Moly tem viscosidade suficiente, resiste a temperaturas de -40 a +200 C ° e é mal lavado com água.
- "Litol-24" - uma composição única que é criada à base de óleos minerais, uma mistura de sabão técnico de lítio e aditivos antioxidantes. Este produto é caracterizado por alta resistência à água, resistência a influências químicas e térmicas.
- "Litin-2" É uma ferramenta altamente especializada que foi desenvolvida para uso em condições extremas. Esse lubrificante é reconhecido como um substituto valioso para os produtos, produzidos pela SHELL, que já é um indicador alto.
- Tsiatim-201 É outro lubrificante altamente especializado que pode ser usado para fazer a manutenção de equipamentos de lavagem. Tsiatim-201 é usado na aviação. Essa graxa é caracterizada por alto estresse térmico e pela capacidade de manter seu desempenho por muito tempo.
Mas o que definitivamente não pode ser usado são os lubrificantes automotivos. Quaisquer lubrificantes à base de produtos petrolíferos não são categoricamente adequados para a manutenção de máquinas de lavar automáticas. Existem várias razões para esta afirmação.
Primeiro, a vida útil dos lubrificantes automotivos não excede 2 anos. Decorrido esse período, será necessário desmontar novamente a máquina de lavar e untar o selo de óleo. Em segundo lugar, os lubrificantes automotivos não são muito resistentes ao sabão em pó.
Quando lavados em pouco tempo, os mancais ficam desprotegidos contra a influência da água e falham em pouco tempo.
Não será supérfluo considerar outros meios que os especialistas não recomendam para fazer a manutenção do equipamento de lavagem.
- Óleo sólido e litol não podem ser usados na manutenção de máquinas de lavar automáticas, embora muitos "artesãos" usem ativamente esses meios. Essas formulações são projetadas para determinadas cargas que são típicas para o uso da tecnologia automotiva. Nas máquinas de lavar, criam-se condições completamente diferentes, perante as quais esses fundos ficam impotentes, portanto não são de todo adequados para tais fins.
- Alguns especialistas aconselham o uso de Tsiatim-221 para lubrificar as vedações de óleo. Uma boa imagem é prejudicada pela baixa higroscopicidade. Isso acarreta uma perda de desempenho devido ao contato prolongado com a água. Este processo pode levar vários anos, mas ainda não podemos recomendar o Tsiatim-221.
Dicas de Seleção
Ao escolher um lubrificante para uma máquina de lavar automática, você precisa considerar uma série de fatores importantes.
- A resistência à umidade deve ser incluída na lista de características do lubrificante. Este recurso determinará a taxa na qual a graxa é lavada. Quanto mais tempo permanecer na vedação, mais tempo os rolamentos ficarão protegidos dos efeitos prejudiciais da água.
- A resistência ao calor também é muito importante na escolha de um lubrificante. Durante o processo de lavagem, a água se aquece, respectivamente, altas temperaturas afetam o lubrificante, nas quais ele deve reter suas propriedades originais.
- A viscosidade deve ser alta para que a substância não se espalhe por todo o período de operação.
- A suavidade da composição permite manter a estrutura das peças de borracha e plástico.
Um bom lubrificante que atenda a todas as características descritas acima não será barato. Você precisa chegar a um acordo com isso e aceitar essa circunstância. É melhor comprar essas substâncias em lojas especializadas que vendem peças para eletrodomésticos ou em centros de serviço para manutenção de máquinas de lavar automáticas.
A graxa pode ser vista em seringas descartáveis. Essa opção pode ser considerada uma compra potencial e ainda tem alguns benefícios.
A quantidade de substância em uma seringa é suficiente para várias aplicações, e o preço dessa compra é muito mais acessível do que um tubo cheio.
Como lubrificar?
O próprio processo de lubrificação leva no máximo 5 minutos. A maior parte do trabalho recai sobre a desmontagem da máquina. Terá que ser desmontado quase completamente, pois é necessário retirar e desmontar o tanque. No caso de estruturas sólidas, você ainda terá que serrar. Esta obra é volumosa, complexa e longa, mas estará ao alcance de cada homem cujas mãos crescem naturalmente do lugar certo.
Substituir o retentor de óleo e as peças de lubrificação com suas próprias mãos consiste em várias etapas.
- Depois de desmontar o antigo retentor de óleo e os rolamentos, o cubo deve ser totalmente limpo. Não deve haver detritos, depósitos e resíduos de graxa velha.
- Lubrificamos bem o cubo, preparando-o para a instalação de novas peças.
- O rolamento também é lubrificado, principalmente se não for original. Para lubrificar esta parte, deve-se retirar a tampa protetora, que preencherá o espaço com lubrificante. No caso de rolamentos não separáveis, você terá que criar pressão e empurrar a substância nas ranhuras.
- A lubrificação do retentor de óleo é ainda mais fácil.Aplique o produto em uma camada uniforme e espessa no anel interno, que é o ponto de contato do retentor com o eixo.
- Resta instalar o retentor de óleo em seu lugar original e montar a máquina na ordem inversa.
Depois de concluída a reparação, é necessário iniciar um teste de lavagem - com pó, mas sem roupa. Isso removerá qualquer graxa residual que possa ter entrado no tanque.
Como escolher um lubrificante para máquinas de lavar, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.