Máquinas de lavar com acionamento direto: o que significa e como escolher?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Modelos populares
  4. Dicas de Seleção

Cada vez mais fabricantes de máquinas de lavar estão adotando modelos de acionamento direto. Ao mesmo tempo, na publicidade, isso se apresenta como uma virtude, sem explicações adicionais. Portanto, antes de comprar uma nova máquina, vale a pena saber o que é um acionamento direto, quais as vantagens desse arranjo do dispositivo e como escolher o modelo certo desse equipamento para você.

O que é isso?

A máquina de lavar de acionamento direto é diferente da forma convencional com a qual a rotação do motor elétrico é transferida para o tambor. Nas versões clássicas desses dispositivos, o motor ficava um pouco afastado do tambor (geralmente da parte inferior), e os eixos das duas partes eram conectados por uma correia, que transmitia o torque. Ao mesmo tempo, o tambor era equipado com uma polia (roda com ranhura para correia), que era conectada ao eixo. A correia foi colocada na polia do tambor e no eixo do motor.

Os modelos com acionamento direto são arranjados de forma diferente - neles o motor elétrico é conectado diretamente ao tambor e não há acionamento por correia. Nesse caso, os dispositivos estão no mesmo eixo e o motor está localizado atrás do tambor próximo à parede traseira da máquina.

Outra diferença importante entre esses dois tipos de arranjo é o tipo de motor elétrico. Para máquinas clássicas, tanto assíncronas (principalmente trifásicas, versões bifásicas não foram produzidas desde o início do século XXI) ou motores coletores são usados. Mas para máquinas com acionamento direto, apenas motores inversores são usados. Esta parte, como outros tipos de motores usados ​​em máquinas de lavar, consiste em um rotor (parte rotativa) e um estator (parte estacionária). Mas, ao contrário de outros tipos de motores, seu projeto não prevê coletores e escovas.

A principal diferença entre o princípio de operação dos motores inversores de outras opções é o uso de corrente invertida. Isso significa que a corrente alternada proveniente da rede é primeiro convertida em corrente contínua e, em seguida, torna-se alternada novamente, mas com a frequência necessária para garantir o modo de operação especificado do motor. A frequência da corrente após a inversão é controlada por um controlador conectado ao inversor, que define o valor desejado de acordo com o modo de lavagem ou centrifugação que o usuário selecionou.

Vantagens e desvantagens

A conexão direta do motor ao tambor oferece as seguintes vantagens principais.

  • Controle de velocidade suave - o inversor é capaz de ajustar a frequência da corrente elétrica em uma ampla faixa, o que, por sua vez, permite ajustar a velocidade do tambor dentro de limites amplos com um passo muito pequeno e expandir significativamente o número de programas de lavagem. E a correspondência estrita da velocidade do tambor com o modo selecionado leva ao fato de que a qualidade de lavagem de tais máquinas é visivelmente superior à das normais. Além disso, somente essa técnica é capaz de torcer a roupa a uma velocidade de mais de 1.200 rpm, e alguns de seus modelos permitem que esse valor seja aumentado para 2.000 rpm. Essa centrifugação em alta velocidade permite que você reduza o tempo de secagem a um mínimo ou não seque totalmente o torcido.
  • Saída rápida para o modo operacional - Graças ao motor inversor, essas máquinas podem rapidamente aumentar o número de rotações para o necessário, o que reduz a duração da lavagem e aumenta a vida útil do motor.
  • Menos peças mecânicas - as máquinas inversoras são completamente desprovidas de acionamento por correia, polia, escovas e coletores.São esses elementos em máquinas com um projeto convencional que experimentam as maiores cargas mecânicas regulares como resultado do atrito e, portanto, são os que mais frequentemente falham. Sua ausência permite aumentar a confiabilidade da máquina e estender sua vida útil prevista antes do primeiro reparo.
  • Lucratividade - a rejeição de um acionamento por correia e uma redução no número de outras unidades de fricção tornam possível aumentar a eficiência de tal máquina em várias dezenas de por cento, como resultado do que consome notavelmente menos eletricidade do que uma unidade convencional durante a lavagem e girando em modos semelhantes.
  • Silencioso e vibração reduzida - quanto menos peças rotativas em contato umas com as outras no dispositivo, menos ruído e vibração emana dele. A maioria dos modelos com acionamento direto são caracterizados por ruído de até 55 dB durante a lavagem e de até 70 dB durante a centrifugação, enquanto as variantes com acionamento por correia são geralmente caracterizados por ruído de 60 dB durante a lavagem e 70 dB durante a centrifugação. Conseqüentemente, as chances de sua máquina sair do lugar durante a lavagem são reduzidas e a probabilidade de itens colocados na tampa caírem no chão.
  • A capacidade de monitorar a distribuição da roupa no tambor e ajustar o modo para melhorar a qualidade da lavagem... Uma dessas tecnologias, chamada Beat Wash, é ativamente usada em novas máquinas de lavar da Hitachi e Panasonic.

Essa opção de layout também tem algumas desvantagens em comparação com os modelos clássicos.

  • Preço mais alto - a presença de um sistema complexo para controlar a frequência da corrente operacional leva a um aumento no custo do dispositivo em relação aos análogos em várias dezenas de por cento.
  • Alto custo de reparos - O acionamento direto é geralmente mais confiável do que o acionamento por correia, mas seu uso aumenta as cargas do rolamento. O custo dessas peças excede o custo de correias, escovas e coletores e, se eles falharem, você terá que gastar mais dinheiro em reparos do que em uma máquina com acionamento por correia. Além disso, uma falha no rolamento ou no retentor pode fazer com que a água entre do tambor diretamente no motor (o que é quase impossível com um layout clássico), e isso na maioria dos casos termina com a sua substituição. Portanto, essa máquina economizará tempo em reparos, mas não dinheiro.
  • A necessidade de proteção contra quedas de energia - a máquina deve estar conectada à rede por meio de um filtro ou estabilizador de tensão. Esta técnica é muito mais sensível a picos de tensão do que máquinas com motores de indução e coletores mais simples.
  • A impossibilidade de criar um modelo super estreito (até 35 cm) - a profundidade mínima da máquina é limitada pela soma da profundidade do tambor e do comprimento do motor, e não apenas pelas dimensões do tambor.

Modelos populares

A classificação das melhores máquinas de lavar com motor inversor irá ajudá-lo a fazer a escolha certa.

  • Electrolux EWW 51685WD - devido à presença de um modo de secagem, uma capacidade de 8 kg, o sistema de seleção automática de modo de lavagem OptiSense, 15 programas de lavagem para diferentes tipos de tecidos e fiação a uma velocidade de até 1600 rpm, este modelo é colocado em primeiro lugar pela maioria dos revisores e análises.

Suas principais desvantagens são o preço relativamente alto (cerca de 26.000 rublos) e a classe A de eficiência energética, o que o torna menos econômico do que muitas outras máquinas.

  • Haier HWD80-B14686 - em termos de funcionalidade, o modelo desta marca quase não é inferior ao anterior, e em termos de consumo de energia (A +++) chega mesmo a superá-lo. Ao mesmo tempo, em termos de dimensões, pertence ao tipo de estreito (a sua profundidade é de 46 cm), mas apesar disso, a carga máxima é de 8 kg para a lavagem e 5 kg para a secagem. As principais desvantagens desta máquina são uma velocidade máxima de fiação ligeiramente inferior (1400 por minuto) e um preço bastante alto (cerca de 44.000 rublos).
  • LG F1096 ND3 - Houve uma época em que a LG foi a primeira a lançar máquinas de lavar com acionamento direto. E embora a marca coreana tenha perdido sua liderança agora, essas máquinas ainda ocupam posições elevadas na maioria das classificações.Este modelo distingue-se por um layout estreito (largura 44 cm), uma capacidade de 6 kg, a presença de 13 programas de lavagem e uma classe de eficiência energética A ++. As principais desvantagens são a falta de um modo de secagem e uma velocidade máxima de centrifugação de 1000 rpm.
  • Bosch WAW 32540 - um modelo com as dimensões 60 × 60 × 85 cm, capacidade de 9 kg, 14 programas para diferentes tecidos, velocidade máxima de centrifugação de 1600 rpm e classe de eficiência energética A +++. Possui baixo nível de ruído (48 dB durante a lavagem), proteção confiável AquaStop contra vazamentos e um VarioDrum que protege a roupa contra danos.

As principais desvantagens são o preço alto (67.000 rublos) e a falta de secagem.

  • Samsung WW65K52E69S - uma versão estreita (45 cm) com uma capacidade de 6,5 kg com 12 programas e eficiência energética de classe A. A principal vantagem é a tecnologia Eco Bubble, que permite evitar vestígios de pó na roupa lavada e melhorar a qualidade da lavagem. A principal desvantagem é a falta de secagem e centrifugação a uma velocidade de até 1200 rpm.

Dicas de Seleção

Ao escolher uma máquina de lavar com inversor, é importante considerar essas características.

Classe de eficiência energética de lavagem

A fim de aproveitar ao máximo as vantagens do motor inversor, é importante que todos os outros equipamentos instalados em sua unidade também tenham uma alta eficiência... Portanto, é importante atentar para a classe de eficiência energética do modelo em questão - para opções sem secador, não deve ser inferior a A (deve-se dar preferência aos modelos classe A +), e lavadoras-secadoras devem não pode ser inferior a classe B. Ao mesmo tempo, o dispositivo não deve ter uma classe de lavagem inferior a A.

Velocidade de rotação ideal

Todas as opções de acionamento direto permitem girar a 1200 rpm, mas alguns modelos podem suportar velocidades mais altas. Ótima do ponto de vista da combinação de preço e eficiência de centrifugação será uma máquina que fornece um modo de 1600 rpm. Só faz sentido comprar modelos com uma velocidade mais alta se você frequentemente tiver que lavar produtos feitos de tecidos grossos ou densos que podem passar por uma centrifugação em ultra-alta velocidade sem desgaste ou danos.

Dimensões e capacidade do tambor

Escolher entre modelos estreitos (até 45 cm) e regulares, vale a pena avaliar com antecedência quanto a possível economia de espaço livre compensa o aumento dos custos (modelos estreitos geralmente custam mais do que seus equivalentes maiores).

Quanto à carga máxima, 4-6 kg serão suficientes para uma família comum, famílias com dois ou mais filhos precisarão de um carro com tambor de 8 kg e famílias numerosas devem considerar a compra de um modelo com capacidade de 10 kg ou mais.

Nível de ruído e funcionalidade

Apesar do fato de que todos os modelos de transmissão direta são em média mais silenciosos do que os modelos clássicos, opções relativamente silenciosas e barulhentas se destacam entre eles. O nível de ruído mínimo alcançável para tais dispositivos durante a lavagem é de 41 dB, mas se você e sua família não se distinguem pelo aumento da sensibilidade auditiva, um modelo com um nível de ruído inferior a 55 dB será suficiente para o conforto.

Quanto a funções adicionais, então vale a pena dar preferência às máquinas com tecnologias de seleção automática de modo, por exemplo, OptiSense ou Fuzzy Logic.

E se as finanças permitirem, vale a pena comprar uma máquina com função de correção de modo automático durante o processo de lavagem - por exemplo, UseLogic ou Beat Wash.

O vídeo abaixo mostra o motor inversor LG Direct Drive.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário