Como verificar a bomba de uma máquina de lavar?
A máquina de lavar automática é uma das classes mais populares de eletrodomésticos. No entanto, como qualquer unidade complexa, uma máquina de lavar precisa de cuidados e, às vezes, de reparos. Para evitar a substituição cara de conjuntos e peças, é necessário diagnosticar corretamente o problema. Este artigo se concentrará na verificação da bomba de drenagem.
Quando você deve diagnosticar?
A necessidade de verificar a capacidade de manutenção da bomba de drenagem surge quando aparecem vários sintomas. Por exemplo, a máquina de lavar pára de escoar a água do tanque ao mudar para outro modo de operação, ou este processo é lento, o que pode levar a uma falha do programa. Por vezes, é necessário verificar a bomba da máquina de lavar quando surge no visor o sinal de uma determinada avaria. Todos estes sinais nem sempre significam que a bomba está avariada e deve certamente ser substituída. Muitas vezes, o desempenho da unidade pode ser restaurado como resultado de uma limpeza elementar.
É para identificar a gravidade do problema que o diagnóstico visa.
Preparação para o trabalho
Se surgir algum mau funcionamento no sistema de drenagem, não faz sentido esperar melhorias, é necessário diagnosticar o problema o mais rápido possível. Infelizmente, ele mesmo não desaparecerá, e não vale a pena agravá-lo esperando, nem que seja porque provocará problemas mais graves, cuja eliminação pode exigir os correspondentes investimentos de capital. Verificar o estado da bomba exigirá a desmontagem e isso não pode ser feito sem as ferramentas adequadas.
Os fabricantes não têm a mesma disposição de bombas em suas máquinas de lavar.
Portanto, se para alguns esta unidade estiver localizada atrás do tanque, é mais fácil obtê-la - você só precisa remover o painel traseiro. Outros terão que remover uma série de componentes que não têm nada a ver com a bomba, incluindo o painel de controle. Assim, antes mesmo de retirar a bomba, você precisa se familiarizar com a estrutura de sua máquina de lavar e avaliar suas capacidades. Às vezes é melhor recusar uma verificação independente, mesmo porque não há um conjunto de ferramentas necessário em casa para realizar toda a operação. Conseguir todo o estoque de que você precisa pode não ser tão barato. Se, no entanto, for tomada uma decisão sobre uma inspeção independente e possível substituição da bomba, em primeiro lugar, o kit de ferramentas deve ser preparado:
- chaves de fenda planas e cruzadas;
- uma chave de fenda com pontas substituíveis;
- alicate;
- martelo.
Para estudar a resistência do enrolamento do motor da bomba, você precisará de um multímetro. Às vezes, é a necessidade de adquirir este dispositivo de teste que impede a preparação para o diagnóstico da bomba da máquina de lavar.
No entanto, você não deve ter medo disso, o dispositivo compensa rapidamente, eliminando custos de reparo desnecessários e outros eletrodomésticos.
Como chegar à deriva?
Não é difícil ver a bomba na maioria dos modelos de máquinas de lavar automáticas modernas. Muitos estão familiarizados com o procedimento de limpeza do filtro de drenagem, removendo-o, você pode ver e até tocar no impulsor da bomba. Freqüentemente, é o entupimento do filtro e do impulsor que se torna o primeiro motivo para a parada da bomba. Mas chegar ao nó em si não é tão fácil. Além disso, para modelos diferentes, sua localização pode não ser a mesma. Nesse caso, as ações universais são as seguintes.
- Desligar a máquina de lavar da fonte de alimentação.
- Desconexão das tubulações de abastecimento e descarga.
- Drenando a água residual do tanque.
- Removendo a gaveta de sabão.
- Movendo a máquina de lavar para um espaço livre e colocando-a na lateral, do lado direito.
Se a máquina de lavar não tiver fundo removível, o acesso à bomba pode ser considerado aberto. Caso contrário, é necessário retirar o painel inferior removível, no qual pode ser instalado um sensor de vazamentos, cuja função é parar a máquina de lavar quando a água entrar nos contatos. Se a parte inferior for exatamente assim, você deve primeiro desconectar os terminais do sensor para não danificar a fiação.
Alguns fabricantes instalam a bomba na parte traseira da máquina de lavar - esta é a posição mais conveniente para manipulação. A bomba pode ser vista removendo o painel traseiro. Geralmente, isso é suficiente para obter acesso gratuito a este nó. Às vezes, a máquina ainda precisa ser deitada de lado. A posição frontal da bomba de drenagem é a menos conveniente para desmontagem. Nesse caso, o plano de ação acima não é suficiente. O painel frontal da máquina de lavar deve ser removido. E isso exigirá uma série de operações preliminares.
- Remova o painel superior.
- Remova a gaveta de detergente.
- Remova o painel de controle.
- Remova a tampa da porta de carregamento.
- Remova o colar do corpo da escotilha e coloque-o dentro do tambor.
- Desconecte os fios de bloqueio da escotilha.
- Remova o painel frontal e, em alguns modelos, antes disso, remova também a tampa plástica decorativa, sem a qual é impossível chegar aos parafusos que prendem o painel frontal.
E só então o acesso à bomba de drenagem localizada abaixo, à direita do tanque, será aberto. É esta posição do sistema de esgoto nas máquinas de lavar Bosch e Siemens que permitiu a estes fabricantes reduzir ao máximo as dimensões dos seus modelos. Tendo obtido acesso ao nó, não é mais difícil desmontá-lo. Na maioria das vezes, ele é fixado com parafusos. Também é necessário desconectar os tubos de entrada e saída. Para fazer isso, remova as braçadeiras de aço usando um alicate.
Aproveitando a oportunidade, é aconselhável limpar a sujeira dos canos, seu entupimento também pode causar mau funcionamento do sistema de drenagem da máquina de lavar.
Como é feita a verificação?
Quando a bomba é retirada, antes de mais nada, é necessário avaliar visualmente o seu estado. Um problema pode ser causado por pedaços de tecido, linha ou cabelo enrolados no impulsor ou eixo. A limpeza mecânica simples pode resolver este problema. No entanto, não há como encerrar a verificação, faz sentido ligar a bomba com um multímetro. Tendo conectado os contatos aos terminais, é necessário medir a resistência com um testador, e se a seta do dispositivo travar no lugar ou desviar dentro de uma unidade, o motor queimou - a bomba terá que ser substituída.
Você pode descobrir mais sobre defeitos típicos de bombas de drenagem em máquinas de lavar a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.