Máquinas de lavar semiautomáticas: características e dicas para a escolha
As máquinas de lavar semiautomáticas são mais relevantes nas zonas rurais, nas casas de veraneio e onde ainda existem problemas de abastecimento de água e esgotos. Além disso, tal modelo é escolhido pelos proprietários que não precisam de problemas desnecessários com a complexa eletrônica de máquinas automáticas, bem como custos adicionais para funções e programas duvidosos nelas. Vamos dar uma olhada mais de perto no que são bons modelos semiautomáticos de máquinas de lavar, quais são suas desvantagens, como eles se diferenciam das máquinas automáticas e quais modelos são considerados os melhores para escolher.
O que é isso?
Uma máquina de lavar semiautomática é uma unidade doméstica para lavar roupa em um modo semiautomático. Os modelos mais recentes dessas máquinas costumam ter em seu arsenal todas as funções básicas necessárias para a lavagem e fiação de alta qualidade de todos os tipos de materiais, dos quais roupas modernas, roupas de cama e roupas íntimas, cortinas, cortinas, cobertores, cobertores leves, toalhas, etc. em são feitos. A unidade parece bastante compacta e moderna, funciona de forma confiável por um longo tempo e é despretensiosa na manutenção. É verdade que existem opções mais simples - sem centrífuga para torcer a roupa e bomba para escoar a água suja, mas esta, pode-se dizer, já é "ontem", sobreviveu aos últimos anos.
Essas máquinas têm suas próprias vantagens, por isso permanecem tão relevantes quanto suas contrapartes totalmente automáticas. Em primeiro lugar, é muito importante que não exijam ligação a uma rede de abastecimento de água, com a qual existem problemas na maior parte das zonas rurais do nosso país. Podemos dizer que as máquinas semiautomáticas são as principais auxiliadoras das donas de casa rurais na manutenção da limpeza das roupas e demais lençóis de suas famílias. É nas aldeias, aldeias e dachas que encontraram a sua maior aplicação. A segunda vantagem é o preço acessível das máquinas automáticas, mesmo para famílias de baixa renda. Ao mesmo tempo, não são inferiores às máquinas automáticas em termos de volume de carga de roupa para uma lavagem.
A disposição dos dispositivos semiautomáticos é geralmente a seguinte: dois compartimentos em um caso, um dos quais é usado para lavar a roupa e o outro para sua posterior fiação. Em modelos de orçamento que não possuem centrífuga, é claro, não há um segundo compartimento.
Como é diferente dos modelos automáticos?
Claro que as máquinas automáticas são modelos mais atrativos deste tipo de eletrodomésticos, uma vez que todo o ciclo do seu funcionamento decorre sem intervenção humana. Você só precisa ligar a máquina e definir o modo de lavagem desejado. E depois que a máquina tiver lavado, enxaguado e torcido a roupa, pendure-a para a secagem final.
Será possível afastar-se do dispositivo semiautomático apenas por um tempo, enquanto o modo de lavagem estiver ocorrendo. E para lavar, você ainda precisa deitar a água manualmente. Então - após a lavagem - você terá que escoar a água suja, despejar novamente a água limpa e ligar a máquina para enxágue. Em seguida, transfira manualmente a roupa para o compartimento da centrífuga e centrifugue. Vai ser bom se o modelo do aparelho semiautomático vier a ser com aquecimento automático de água. Se não houver tal função, então a água deverá ser aquecida de forma independente em um fogão a gás ou elétrico.
Trabalhar com um dispositivo semiautomático também consome muito tempo, mas ainda não é tão difícil quando comparado com lavar e fiar roupas à mão. Os processos descritos, que devem ser realizados manualmente, são desvantagens das máquinas de lavar semiautomáticas. Eles também são a principal diferença que existe entre os dispositivos semiautomáticos e suas contrapartes automáticas.
Visualizações
Existem tipos de ativador e tambor de máquinas de lavar semiautomáticas. Quais são as diferenças entre eles, consideraremos mais adiante.
Ativador
Essas máquinas semiautomáticas são consideradas mais confiáveis e duráveis. Seu elemento de trabalho é um ativador (um círculo com nervuras rotativo), instalado na base da câmara de carga, onde ocorre a lavagem. Assim foram arranjadas as primeiras máquinas de fiar à mão, usadas por nossas mães e avós, a partir de meados do século passado.
O princípio de seu funcionamento é bastante simples: um motor elétrico gira o ativador, e este cria um ciclo de massa de água, no qual estão envolvidos a lavanderia e o detergente. De acordo com o programa dado, os ciclos de rotação do ativador são revertidos periodicamente. (reverter). Mudando o sentido de rotação, a roupa fica melhor lavada da sujeira. Além disso, gira na outra direção, se antes era enrolado em um feixe sob a ação do ciclo da água, o que também contribui para melhor umedecimento e penetração dos detergentes na estrutura do tecido. O carregamento da roupa nessas máquinas é feito pela tampa superior.
Os especialistas consideram essa opção de lavagem a mais delicada em relação ao tecido com que são feitas as roupas e a cama, já que as fibras sofrem menos estresse do que nas máquinas de tambor.
Tambor
As máquinas de lavar mais modernas são projetadas para lavar roupas e roupas dentro de um tambor rotativo. As unidades de tambor podem ter carga lateral de coisas por meio de uma escotilha localizada na parte frontal do corpo da máquina, ou vertical, como nos modelos de ativador. O princípio de funcionamento deste tipo de equipamento é o seguinte:
- primeiro, um tambor perfurado de aço inoxidável e em forma de cilindro é carregado com linho através da escotilha e bem fechado;
- em seguida, adormeça (despeje) detergentes nos distribuidores (se houver);
- encher o compartimento que contém o tambor de roupa suja com água quente ou fria;
- incluir um programa de lavagem;
- o tambor começa a girar primeiro em água limpa, depois é adicionada uma solução de lavagem de acordo com o programa;
- a roupa é lavada antes do final do ciclo do temporizador;
- em seguida, a roupa deve ser enxaguada, para a qual é necessário trocar a água para limpar;
- depois disso, a roupa é transferida para o compartimento de centrifugação e o programa correspondente é iniciado.
De notar que após a lavagem, a roupa deve ser desdobrada e cuidadosamente dobrada para o compartimento de centrifugação, caso contrário não será possível obter um bom resultado - a roupa ficará demasiado húmida.
Como usar corretamente?
As regras de utilização da máquina de lavar semiautomática dependem do modelo. Eles são:
- com um tanque;
- com dois tanques;
- água aquecida;
- sem aquecimento.
Nos modelos com um tanque, a lavagem e a centrifugação da roupa molhada são realizadas em um recipiente. Mas antes de centrifugar, a roupa terá de ser enxaguada para ser limpa da água com sabão e dos restos de sujidade dissolvida. O enxágue pode ser feito tanto no mesmo recipiente da máquina onde foi realizada a lavagem, trocando manualmente a água, ou utilizando um recipiente separado para isso (por exemplo, bacia, cuba, cocho).
Porém, mais frequentemente, modelos semiautomáticos com dois compartimentos são produzidos e comprados. Um dos compartimentos é para lavar e enxaguar e o outro é para centrifugar. Mas também aqui não existem programas contínuos, como nas máquinas de lavar totalmente automatizadas: tem de interromper o funcionamento da unidade para mudar a água entre lavar e enxaguar a roupa, entre enxaguar e centrifugar (é necessário mover manualmente as coisas molhadas do tanque de lavagem para o compartimento de secagem).Mas mesmo nessas máquinas, o processo de enxágue pode ser realizado fora da unidade - em uma calha ou outro recipiente adequado.
Isso é especialmente verdadeiro com um grande volume de lavagem, quando a economia de tempo, em vez de custos de mão-de-obra, torna-se valiosa.
Nas versões com aquecimento automático de água com aquecedores elétricos próprios, a dona de casa tem menos preocupações com tanques, panelas e outros recipientes adicionais necessários para garantir o processo de lavagem com água quente. Encher todos os tipos de tanques, cisternas e potes com água, bem como despejá-la de um recipiente para outro, complica muito o trabalho, por isso é melhor escolher uma máquina com seu próprio elemento de aquecimento.
Para usar o dispositivo semiautomático corretamente e não danificar a unidade prematuramente, é imprescindível estudar as instruções de operação do equipamento. Deixe-nos descrever as regras médias para usar uma máquina semiautomática (omita as operações que não podem ser realizadas no modelo que você escolheu).
- Antes de lavar, é necessário separar a roupa em branca e colorida, algodão ou lã, delicada e comum, de acordo com o grau de sujeira.
- Itens muito sujos devem ser ensopados com antecedência, talvez até com detergente.
- Coloque a roupa no tambor (se o modelo for de carregamento lateral).
- Deite no compartimento de lavagem a quantidade de água quente ou fria necessária para a quantidade de roupa preparada ou conforme as instruções). Se a água estiver fria, ligue o aquecimento em seu próprio elemento de aquecimento.
- Deite ou deite a solução detergente na quantidade indicada nas instruções, dependendo do volume, tipo e grau de sujidade do tecido.
- Coloque a roupa no compartimento se a carga estiver na vertical.
- Conecte a unidade a uma tomada elétrica e ajuste o cronômetro de lavagem para o período necessário.
- Após o término da lavagem, a água suja é totalmente escoada. Neste caso, a roupa deve ser retirada do compartimento.
- Despeje água doce, recarregue as peças que você acabou de lavar e inicie o processo de enxágue (ou faça manualmente fora da máquina).
- Após o enxágue, desdobre a roupa enrolada e dobre suavemente no compartimento da centrífuga.
- Ligue o cronômetro de rotação. Recomenda-se não secar coisas feitas de materiais delicados em uma centrífuga, pois sua alta velocidade pode prejudicar a estrutura do tecido.
No final da centrifugação, retire a roupa do compartimento e pendure-a na secagem final.
Que avarias podem ocorrer?
E embora as unidades de lavagem semiautomáticas sejam mais duráveis do que suas contrapartes automáticas, elas também estão sujeitas a algumas quebras típicas ao longo do tempo. Considere esses defeitos e elimine-os brevemente, se o reparo for possível e houver peças sobressalentes disponíveis.
O tambor não gira quando o motor está funcionando
O acionamento por correia pode quebrar, saltar ou escorregar devido ao seu enfraquecimento (se o modelo da unidade tiver esse tipo de acionamento). Será necessária a substituição ou substituição da correia.
Além do mais, uma das razões pode não ser uma avaria, mas uma sobrecarga banal do tambor com linho, por causa da qual a correia apenas escorrega, incapaz de mover o tambor. Antes de subir no motor e na transmissão, retire o tambor da roupa e tente começar a lavar sem ele. É bem possível que um objeto estranho acerte e o tambor emperre. Nesse caso, você deve localizar e remover o objeto preso.
E também o desequilíbrio do tambor durante a centrifugação é possível devido à queda da roupa molhada em um amontoado de um lado. Como resultado, pode ocorrer um bloqueio do modo de rotação. Você terá que endireitar a roupa no tambor, distribuindo-a uniformemente.
Com o tempo, as buchas do tambor quebram, causando emperramento ou dificuldade para girar. Isso também pode ser determinado pelo som da rotação, ele mudará. O carro deve ser devolvido para conserto.
O motor não gira bem
Se o próprio motor gira com dificuldade, então a razão reside ou na sobrecarga do compartimento com roupa e água, ou os rolamentos do motor quebraram ou mau funcionamento na parte elétrica.Liberte a máquina do excesso de roupa e tente ligá-la novamente apenas com água. Faça a substituição do rolamento ou o trabalho de reparo por um eletricista. Às vezes é mais aconselhável comprar um novo motor ou até uma máquina de escrever diferente.
Água suja não é bombeada para fora após a lavagem
Aqui, o motivo, provavelmente, é um mau funcionamento da bomba de bombeamento. Ele é removido da caixa, reparado ou substituído por um novo.
A unidade não liga de jeito nenhum
Na maioria das vezes, você precisa procurar a causa raiz de tal falha na fiação, na tomada e nos contatos, mesmo antes de entrar no circuito elétrico da unidade de lavagem. Freqüentemente, o botão liga / desliga no painel de controle também falha. Às vezes, o motor elétrico queima, os fios da fiação interna fecham.
As falhas externas podem ser encontradas e eliminadas por conta própria, enquanto as internas são melhor diagnosticadas e corrigidas na oficina.
Top models
Aqui está uma lista dos melhores modelos de unidades de lavagem semiautomáticas modernas.
- Modelo "Fairy SMP-40H". Carregamento de roupa - até 4 kg. Possui 3 programas simples com botões de ajuste, a bomba de evacuação espreme perfeitamente a roupa a altas velocidades de centrifugação. Uma opção compacta para casa e chalés de verão, onde não há quadrados extras de espaço.
- Renova WS-50PT. Também uma máquina compacta, como a anterior, mas um pouco maior. Você pode carregar 5 kg de roupa por lavagem. Três programas: lavagem normal, lavagem delicada e escoamento de água suja.
- Zanussi ZWQ 61216. Uma máquina de lavar semiautomática muito decente com 8 programas de lavagem automática - do intensivo ao suave e delicado. Gira a roupa, com água aquecida, carregando até 6 kg de roupa, opção de início retardado, proteção contra vazamentos.
- Optima. A gama dessas máquinas de lavar semiautomáticas é bastante ampla e popular. Principalmente tem uma estrutura de carregamento vertical de duas seções. A capacidade do modelo MSP-80ST é de 5 kg. Velocidade de rotação 1350 rpm. Possui dois programas de lavagem - básico e delicado.O corpo é feito de plástico resistente.
Critério de seleção
Para selecionar, use os seguintes critérios:
- com que frequência e quanto é lavado (isso ajudará a determinar os parâmetros de carregamento da máquina de lavar);
- o volume máximo de carregamento da máquina com roupa;
- dimensões da unidade e possibilidade de sua instalação no local planejado;
- determinar a lista necessária de funções e programas;
- tempo do ciclo de lavagem completo;
- consumo de recursos (eletricidade e quantidade de água para lavar);
- força do material corporal;
- confiabilidade do fabricante;
- a presença de críticas positivas sobre o modelo selecionado;
- custo do equipamento.
Recomendações de seleção de especialistas
- É melhor escolher modelos de máquinas de lavar semiautomáticas do tipo ativador: são mais confiáveis e duráveis. Além disso, a lavagem com ativador tem menos efeito na textura do tecido.
- Se a família for pequena (2 a 3 pessoas) bastará escolher uma máquina de escrever Feya com carga de até 4 kg, e se houver mais pessoas, opções com centrífuga da marca Slavda com carga vertical de até 7-8 kg de roupa por uma lavagem.
- A preferência no consumo de energia deve ser dada a carros da classe “A” e melhores - com água aquecida.
- Se a família tiver filhos pequenos, escolha unidades com cadeado para evitar o pressionamento acidental de botões.
- Será útil ter proteção contra vazamentos, como no modelo Zanussi ZWQ 61216.
Instruções para o projeto e operação da máquina de lavar semiautomática WS-40PET no vídeo.
Durante a centrifugação, a água não sobe para o tanque de lavagem, é necessário escoá-la para o tanque e despejá-la de volta no tanque de lavagem da bacia. Sem bloqueios, verificado. As travas de ar saem da mangueira e tudo é espremido normalmente. Como faço para corrigir esse problema?
Elena, geralmente o motivo é um caminho de drenagem entupido - uma mangueira ou uma bomba.A mangueira também pode estar danificada ou presa em algum lugar. Se o impulsor quebrar, a bomba de drenagem funcionará com muito menos eficiência ou até mesmo interromperá totalmente a drenagem da água. Às vezes, a causa de um dreno ruim é a roupa que entrou no orifício de drenagem da centrífuga.
As jaquetas podem ser lavadas em máquina semiautomática?
Claro, você pode, se você escolher a temperatura certa, modo, pó e não adicionar outras coisas ao lavar.
O comentário foi enviado com sucesso.