Como conectar um ralo de máquina de lavar: características, métodos, guia prático

Contente
  1. Características e princípio de conexão
  2. Requisitos
  3. Variantes e métodos
  4. Ferramentas e acessórios
  5. Regras de instalação da mangueira de drenagem
  6. Um guia prático
  7. Possíveis problemas

O escoamento da máquina de lavar é uma função sem a qual é impossível lavar a roupa. Um canal de drenagem devidamente implementado - um tubo de drenagem com inclinação, diâmetro e comprimento desejados - irá acelerar um pouco o processo de lavagem e estender a vida útil da máquina de lavar.

Características e princípio de conexão

O esgoto da máquina de lavar automática (CMA) é descarregado no esgoto (ou em uma fossa séptica em uma casa de verão). Para isso, utiliza-se um cano ou corrugação de seção transversal circular de menor diâmetro, conectado diretamente a um cano comum de esgoto por meio de um T, ou por meio de um sifão (cotovelo) sob a pia, que protege o ar do ambiente contra odor da linha de drenagem.

A linha de drenagem da máquina de lavar está localizada abaixo da linha de entrada (abastecimento de água) - isso permite que as bombas de sucção e exaustão gastem menos energia na entrada de água doce e drenagem das águas residuais - e também trabalhem mais tempo sem quebras.

Requisitos

Para que seu SMA funcione por 10 ou mais anos sem avarias, observar os requisitos obrigatórios para sua conexão.

  1. O comprimento do tubo de drenagem ou ondulação não é superior a 2 m. Uma coluna de água maior, mesmo inclinada, tornará mais difícil para a bomba empurrar e ela irá falhar rapidamente.
  2. Não "levante" o tubo de drenagem verticalmente um metro ou mais. Isso é especialmente verdadeiro para pias instaladas a uma altura de 1,9-2 m de altura, nas quais a mangueira de drenagem fica pendurada e amarrada - e não entra no mesmo cotovelo de drenagem abaixo dela.
  3. Se a máquina de lavar estiver localizada embaixo da pia, a segunda máquina deve ser grande o suficiente em termos de área ocupada para cobrir todo o AGR de cima. O respingo de água fará com que as gotas caiam nos controles eletrônicos frontais, que estão parcialmente voltados para cima. A penetração de umidade nas ranhuras tecnológicas, se a máquina não tiver inserções à prova de umidade no lugar de botões e uma chave de múltiplas posições (ou regulador), oxida os contatos portadores de corrente. Os botões estão mal pressionados e o interruptor perde o contato, não seleciona o programa desejado. Um meio condutor (água com álcali de sabão e sabão em pó) pode fechar as trilhas da placa e os pinos dos microcircuitos. No final, todo o painel de controle falha.
  4. Não use materiais de qualidade duvidosa. Uma mangueira de drenagem (ou entrada) com vazamento de fora não será impedida de vazar por nenhuma das melhores proteções eletrônicas. A máquina, é claro, irá parar de funcionar, a eletrônica e a mecânica permanecerão em boas condições - mas inundar o chão não pode ser evitado quando não há ninguém por perto.
  5. A distância do chão ao ralo de esgoto (onde a mangueira de esgoto é conectada ao cano) não é superior a 60 cm.
  6. A tomada não deve estar localizada a menos de 70 cm do chão - sempre fica pendurado acima da conexão de drenagem. Coloque-o longe da pia, no local mais seco.

Variantes e métodos

O canal de drenagem CMA é conectado por qualquer um dos quatro métodos: por meio de um sifão (embaixo da pia), por meio de encanamento (por exemplo, para um ralo de vaso sanitário), horizontal ou diretamente. Independentemente de qual opção se aplica, irá garantir a remoção de duas fontes de águas residuais em um canal de drenagem comum.

Através de um sifão

O sifão, ou joelho, tem uma função importante - ao fechá-lo com a água residual estagnada, ele isola a cozinha ou o banheiro dos odores do esgoto. Os sifões modernos já estão equipados com um tubo lateral ao qual são ligados os drenos das máquinas de lavar e de lavar louça.

Se você tem um sifão velho ou barato que não tem um tubo lateral, substitua-o pelo que você precisa. Uma pia que possui um pequeno armário ou um suporte decorativo de cerâmica pode não permitir a conexão do CMA por meio de um sifão - não há espaço livre para conectar a máquina de lavar ao esgoto. Um pequeno lavatório também não permitirá que você monte tubos adicionais - não haverá espaço livre suficiente sob ele. A desvantagem do dreno do sifão SMA é o borbulhar da água residual com a máquina em funcionamento.

Para conectar o dreno através do sifão, o plugue é retirado deste último. Uma camada de selante ou cola de silicone é aplicada ao tubo de ramificação no ponto de conexão. A mangueira de drenagem (ou corrugação) é colocada. Na junção, uma braçadeira do tipo sem-fim é colocada e apertada.

Conexão direta

A conexão direta é feita usando um tee ou um tie-in. Um ramo (reto) do tee é ocupado pela pia, vaso sanitário, banheira ou chuveiro, o segundo (canto) - pelo canal de drenagem da máquina de lavar. A saída lateral, à qual está conectado o dreno da SMA, não está posicionada em ângulo reto, mas elevada - caso a vedação não esteja disponível.

O tie-in é realizado diretamente no tubo, ao qual é impossível pegar um tee (por exemplo, é amianto ou ferro fundido). Se estivermos falando de um prédio de apartamentos, e mesmo em um dos andares mais baixos do prédio - recomenda-se desligar o abastecimento de água desta linha na sua entrada. A conexão, assim como a saída do espelho, é realizada apenas durante a reforma do apartamento.

Para conectar a mangueira ou tubo de drenagem com um T, é usado um manguito de borracha ou uma junta de borracha caseira cortada de câmeras de carros antigos.

O fato é que as mangueiras e tês de drenagem no ponto de conexão diferem significativamente em diâmetro. Sem uma gaxeta ou braçadeira, as águas residuais cairão para fora - a bomba de drenagem CMA cria uma pressão considerável.

Através do encanamento

Ligar o ralo do CMA através da canalização significa garantir a remoção dos resíduos de lavagem (esgotos) diretamente para a banheira, lavatório ou sanita, e não o desviar, como acontece com outros métodos. Isso requer lavagens frequentes após uma série de lavagens. Resíduos em decomposição que cobrem a superfície de uma banheira ou pia com uma película exalam um odor desagradável e estragam a aparência do encanamento.

Para garantir que a mangueira de drenagem esteja firmemente conectada à banheira ou pia, use um cabide preso a uma torneira ou outra junta de topo em que esteja pendurado... Por exemplo, na pia, a mangueira é suspensa na base da torneira.

Uma conexão fraca pode ser interrompida quando o CMA remove a solução de detergente usada antes de enxaguar. A bomba de águas residuais não funciona suavemente, a mangueira vai se contorcer - e pode sair. Se isso acontecer, e mais de um balde de água derramar, a impermeabilização insuficiente dos tetos entre os pisos e os azulejos (ou azulejos) não muito de alta qualidade levará a vazamentos dos vizinhos de baixo, até mesmo no banheiro, que é considerado o mais seguro quarto em termos de vazamento.

Uma pequena pia pode transbordar com águas residuais. O fato é que o equipamento de lavagem está evoluindo, o tempo de operação está diminuindo. A água deve ser enchida - e bombeada para fora após a lavagem - o mais rápido possível. Overflow é o lote de pias e bases de chuveiro em que o sifão está entupido com depósitos de gordura. A água não escoa para eles - escoa para fora.

Ao lavar, você não poderá se lavar totalmente ou ir ao banheiro. A água bombeada para fora e saindo da torneira (ou tanque) pode, eventualmente, exceder a capacidade do dreno geral.

Curvatura horizontal

Esta é uma longa seção da mangueira de drenagem localizada horizontalmente, geralmente no chão perto da parede. Um cheiro desagradável de esgoto na máquina de lavar é fornecido. Para que este cheiro não estrague a roupa que não retirou a tempo após a lavagem, a mangueira é levantada e pendurada na parede com qualquer fecho (exceto através) por pelo menos 15-20 cm. Pode ser colocado um joelho qualquer lugar - uma curva em forma de S, em que a água parada isola o CMA do odor de esgoto.

É ainda melhor quando um riser ou "pódio" é equipado para o SMA na mesma altura - a bomba de bombeamento funcionará sem esforços desnecessários, e a curva pode ser localizada próximo à máquina. A mangueira é posicionada de forma que seu espaço antes da curva não seja preenchido com água residual. Nesse caso, o comprimento da mangueira ou tubo de drenagem pode ser quase qualquer.

Em alguns casos, um selo d'água separado é instalado próximo ao tubo de esgoto principal - em vez de uma curva em forma de S. As dimensões dos tubos nas juntas são ajustadas entre si usando borracha, silicone ou selante - para efeito de vedação.

Ferramentas e acessórios

Como peças para a linha de drenagem, você pode precisar de:

  • divisor (tee),
  • duplo (pode ser um selo d'água),
  • conectores,
  • tubos de acoplamento e ramificação,
  • outros adaptadores.

Ao mesmo tempo, o tampão do sifão é removido - uma mangueira é instalada em seu lugar. Como uma extensão - um segmento do mesmo diâmetro ou ligeiramente maior. Freqüentemente, uma mangueira de extensão é necessária quando uma máquina de lavar na cozinha drena a água residual para o cano de drenagem do banheiro - e não é possível colocar um novo sifão embaixo da pia no momento. Uma gaxeta, ou um colar pronto, é usado para conectar um tubo de drenagem CMA com um diâmetro externo menor a um T, cuja saída tem um diâmetro interno notavelmente maior. Como fixadores - parafusos auto-roscantes e buchas (no caso de pendurar a mangueira de drenagem), braçadeiras (ou montagem) para o tubo.

Chaves ajustáveis ​​e de anel, chaves de fenda e alicates são usados ​​com mais frequência como ferramentas. Quando a linha precisar ser alongada tanto que o tubo seja conduzido para uma sala adjacente - ou conduzido através dela - você precisará:

  • broca de martelo com broca do diâmetro necessário e brocas convencionais,
  • cabo de extensão (se o cabo da furadeira não alcançar a tomada mais próxima),
  • martelo,
  • chave de fenda com um conjunto de bits "cruzados".

Peças, ferramentas e consumíveis são selecionados com base na complexidade do trabalho.

Regras de instalação da mangueira de drenagem

Certifique-se de elevar a mangueira (ou tubo) até a altura correta. De acordo com o esquema, ele não deve ser localizado muito baixo ou muito alto: as leis da física se aplicam aqui também. Aproveite ao máximo cada recurso do canal, o objetivo é estender a vida útil da máquina.

Verifique se todas as conexões são feitas de boa qualidade e se os suspensores de tubos estão bem fixados.

Se a mangueira não descer ao longo de todo o seu comprimento, não pode ser estendida a mais de 2 metros. Este alongamento colocará uma alta carga na bomba.

Depois de terminar a instalação, faça um teste de lavagem. Certifique-se de que não haja vazamentos de água em lugar algum - assim que o primeiro dreno ocorrer.

Um guia prático

É impossível conectar a máquina de lavar à linha de drenagem sem sistema de esgoto em um ambiente urbano. Mas em assentamentos suburbanos, onde não há rede de esgoto e não é esperado, uma fossa séptica pode ser o local de descarga. Se você lava a roupa com sabão em pó amassado, é possível escoá-la para um local arbitrário em seu território.

Khozmylo é um produto muito mais ecológico do que sabão em pó. Mas você não deve abusar disso. Além disso, os órgãos fiscalizadores não reconhecem a casa como residencial e apta a ser cadastrada, na qual não estão previstas todas as devidas comunicações de engenharia, inclusive rede de esgoto individual com fossa séptica. Portanto, conectar um SMA sem esgoto é uma grande dúvida se vale a pena levar o dreno para fora do esgoto. As leis proíbem o fornecimento de água residual e o descarte de detergentes e sabão em pó em qualquer lugar.

Qualquer conexão com o esgoto da máquina de lavar se resume a várias etapas.

  1. Corte a quantidade necessária de ondulação, tubo ou mangueira puxado para um tubo de drenagem comum.
  2. Substitua o sifão sob a pia ou banheira (se você estiver usando um sifão). Alternativamente, bata um tubo duplo ou menor no tubo de drenagem principal.
  3. Pendure na parede e posicione o tubo de drenagem de modo que de modo que o descarte de efluentes é um processo fácil e rápido para a SMA.
  4. Conecte firmemente as extremidades do tubo ao sifão (ou vedação de água), ao dreno CMA e ao dreno principal. Não se esqueça de ajustar as juntas necessárias antes de conectar.

Após concluir a instalação, verifique se há vazamentos em todas as conexões. Se houver vazamento, conserte a conexão de onde ele se originou. Instalar corretamente o tubo de drenagem significa garantir que o dreno nunca o deixará cair por muitos anos. Reinicie a máquina.

Possíveis problemas

Se o SMA vazar (e inundar o chão), então, além das conexões pouco confiáveis ​​de tubos, bicos e adaptador, o motivo está no fato de que pode ocorrer um vazamento no próprio tanque da máquina. Isso geralmente acontece quando o SMA não é usado há vários anos. Desmonte o carro e siga a trilha deixada pela água, encontre o local onde o tanque foi perfurado. O tanque do dispositivo precisará ser substituído.

O dreno CMA ou a válvula de enchimento estão danificados, seus encaixes estão com defeito. Verifique seu correto funcionamento, se eles funcionam. Ambas as válvulas podem não abrir, por exemplo, devido a danos nas molas de retorno, diafragmas (ou amortecedores), bobinas queimadas de eletroímãs que atraem armaduras com amortecedores. O usuário também pode realizar o diagnóstico e a substituição das válvulas por conta própria. As válvulas são completamente substituíveis - são indissociáveis. Bobinas defeituosas são "aneladas" para integridade com um multímetro.

A drenagem não ocorre. Verifique se

  • se objetos estranhos (moedas, botões, bolas, etc.) caíram no tubo de drenagem;
  • se a máquina absorveu água, se o processo de lavagem foi iniciado, se a máquina está pronta para escoar as águas residuais;
  • As conexões soltas estão desconectadas?
  • se a válvula de água está aberta, que em caso de emergência fecha o abastecimento de água.

Em caso de mau funcionamento do medidor de nível do tanque (sensor de nível), a máquina pode encher um compartimento cheio, ultrapassando o nível máximo do tanque, e lavar a roupa totalmente imersa em água. Quando essa quantidade de água é drenada, é formada uma forte pressão que pode encher rapidamente uma pequena pia devido à capacidade insuficiente do sifão.

Encontrada a causa (por eliminação) e eliminada, a saída de esgoto é desobstruída, a linha de drenagem funcionará normalmente, sem vazamentos e inibição do ciclo de lavagem do próprio CMA.

Conectando o ralo da máquina de lavar ao sifão da pia, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário