Características das máquinas de lavar soviéticas

Contente
  1. Recursos, prós e contras
  2. Os primeiros modelos mecânicos
  3. Semiautomático
  4. Dispositivos automáticos

Pela primeira vez, máquinas de lavar para uso doméstico foram lançadas no início do século passado nos Estados Unidos. No entanto, nossas bisavós por muito tempo continuaram a lavar roupa suja no rio ou em um cocho sobre uma tábua de madeira, já que as unidades americanas apareceram conosco muito mais tarde. É verdade que eram inacessíveis para a grande maioria da população.

Somente no final dos anos 50, quando se instalou a produção em massa de máquinas de lavar domésticas, nossas mulheres começaram a adquirir esse "ajudante" necessário no lar.

Recursos, prós e contras

A primeira empresa que viu a luz das máquinas de lavar soviéticas foi a fábrica RES de Riga. Isso foi em 1950. Deve-se notar que os modelos de automóveis produzidos no Báltico naqueles anos eram de alta qualidade e eram fáceis de reparar em caso de avaria.

Na URSS, principalmente máquinas de lavar mecânicas e elétricas foram distribuídas. As unidades elétricas na versão em que eram produzidas na União Soviética consumiam muita energia, mesmo para os padrões da época, quando, de acordo com a política governamental, a eletricidade era barata. Além disso, naqueles anos, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia ainda não havia alcançado o lançamento de mecanismos automáticos confiáveis. Qualquer dispositivo doméstico automático tolerava mal as vibrações e a umidade, portanto, os SMA daquela época tinham vida extremamente curta. Hoje em dia, a eletrônica funciona há décadas, mas a vida útil de qualquer máquina com automação era curta. Em muitos aspectos, a razão para isso era a própria organização da produção, que envolvia uma quantidade significativa de trabalho manual. Como consequência, isso levou a uma diminuição na confiabilidade do equipamento.

Os primeiros modelos mecânicos

Vamos dar uma olhada em alguns carros antigos.

EAY

Este é o primeiro equipamento de lavagem da planta de FER do Báltico. Essa técnica tinha uma pequena centrífuga circular e pás para misturar água com a roupa. Esse mecanismo era utilizado durante o processo de lavagem, bem como no processo de enxágue da roupa. Durante a extração, o próprio tanque girou, mas as lâminas permaneceram estáticas. O líquido foi removido através de pequenos orifícios no fundo do tanque.

O tempo de lavagem dependia diretamente da densidade da roupa, mas em média o processo demorava cerca de meia hora e o push-up demorava cerca de 3-4 minutos. O usuário teve que determinar manualmente a duração do equipamento.

A falta de uma porta lacrada pode ser atribuída às desvantagens dos mecânicos, pois, durante a operação, o líquido com sabão frequentemente espirrava no chão. Outra desvantagem da técnica era a ausência de bomba para retirada de água suja e ausência de mecanismo de balanceamento.

"Ok"

Um dos primeiros SMA na URSS foi o dispositivo do tipo ativador Oka. Essa unidade não possuía tambor giratório, a lavagem era realizada em tanque vertical estacionário, lâminas giratórias eram fixadas no fundo do recipiente, que misturavam a solução de sabão com a roupa.

Essa técnica era muito confiável e servia por vários períodos de garantia, já que praticamente não dava certo com o bom funcionamento. O único defeito (no entanto, bastante raro) era o vazamento da solução de limpeza através das vedações desgastadas.Problemas com o desgaste do motor e destruição da lâmina eram eventos completamente atípicos.

Aliás, a máquina “Oka” em uma versão mais moderna já está à venda.

Custa cerca de 3 mil rublos.

Volga-8

Este carro se tornou um verdadeiro favorito das donas de casa da URSS. E embora essa técnica não fosse particularmente conveniente no uso, suas vantagens eram seu fator de qualidade e alta confiabilidade. Ela poderia trabalhar por décadas sem problemas. Mas em caso de avaria, infelizmente, era quase impossível fazer reparações. Tal incômodo, é claro, é um sinal de menos inegável.

O "Volga" possibilitou enrolar até 1,5 kg de roupa em uma corrida - esse volume era lavado em um tanque para 30 litros de água por 4 minutos. Em seguida, as donas de casa realizavam o enxágue e a centrifugação, em geral, manualmente, pois essas funções, fornecidas pelos fabricantes da máquina, eram muito malsucedidas e demoradas. Mas mesmo com essa técnica imperfeita, as mulheres soviéticas ficaram muito satisfeitas, no entanto, não foi nada fácil adquiri-la. Em tempos de escassez total, para esperar uma compra, era preciso ficar em uma fila, que às vezes se estendia por vários anos.

Semiautomático

Alguns chamaram a unidade de "Volga-8" de dispositivo semiautomático, mas isso só poderia ser feito com um alongamento. As primeiras máquinas semiautomáticas foram o CM com uma centrífuga. O primeiro desses modelos foi apresentado na segunda metade dos anos 70 e se chamava "Eureka". Naquela época, sua criação foi um verdadeiro avanço, dada a funcionalidade muito modesta de seus antecessores.

A água em tal máquina, como antes, teve que ser despejada, pré-aquecida à temperatura desejada, mas a centrifugação já era de alta qualidade. A máquina de lavar possibilitou processar 3 kg de roupa suja de uma só vez.

"Eureka" era um tipo de bateria SM, não um ativador tradicional para aquela época. Isso significava que primeiro a roupa tinha que ser carregada no tambor e, em seguida, o próprio tambor tinha que ser instalado diretamente na máquina. Em seguida, adicione água quente e ligue a técnica. No final da lavagem, o líquido residual era retirado por meio de uma mangueira com bomba, depois a máquina passava a enxaguar - aqui era importante monitorar atentamente a entrada de água, já que os distraídos usuários da técnica muitas vezes despejavam nos vizinhos . A centrifugação foi realizada sem remoção preliminar do linho.

Modelos para alunos

No final da década de 80, iniciou-se o desenvolvimento ativo de PMs de pequeno porte, que foram denominados "Bebê". Hoje em dia, esse nome de modelo se tornou um nome familiar. Na aparência, o produto lembrava um grande penico e consistia em um recipiente de plástico e um acionador elétrico lateral.

A tecnologia era realmente em miniatura e, portanto, muito popular entre estudantes, homens solteiros e famílias com crianças que não tinham dinheiro para comprar uma máquina de tamanho normal.

Até hoje, tais dispositivos não perderam sua relevância - os carros costumam ser usados ​​em dachas e dormitórios.

Dispositivos automáticos

Em 1981, uma máquina de lavar chamada "Vyatka" apareceu na União Soviética. Uma empresa nacional, que recebeu uma licença italiana, estava envolvida na fabricação de SMA. Assim, o "Vyatka" soviético tem muitas raízes em comum com as unidades da mundialmente famosa marca Ariston.

Todos os modelos anteriores eram significativamente inferiores a esta técnica - "Vyatka" lidou facilmente com a lavagem de tecidos de várias resistências, vários graus de sujeira e cores... Essa técnica aquecia a própria água, realizava um enxágue completo e a espremia. Os usuários tiveram a oportunidade de escolher qualquer modo de operação - foram oferecidos 12 programas, incluindo aqueles que permitem a lavagem até de tecidos delicados.

Em algumas famílias, o "Vyatka" com modos automáticos ainda está em uso.

Em uma corrida, a máquina girou apenas cerca de 2,5 kg de roupa, então muitas mulheres ainda tinham que se lavar à mão... Então, eles até carregaram a roupa de cama em várias etapas. Via de regra, primeiro se lavava a capa de edredom e só depois a fronha e os lençóis. E ainda assim foi um grande avanço, que permitiu sair da máquina durante a lavagem sem atenção constante, sem monitorar a execução de cada ciclo. Não houve necessidade de aquecer a água, despejar no tanque, observar o estado da mangueira, enxaguar a roupa com água gelada com as mãos e torcer.

É claro que esse equipamento custava muito mais do que todos os outros carros da era soviética, então nunca havia filas para a compra. Além disso, o carro se distinguia pelo aumento do consumo de energia, portanto, tecnicamente, não poderia ser instalado em todos os apartamentos. Portanto, a fiação em casas construídas antes de 1978 simplesmente não suportava a carga. Por isso, no momento da compra de um produto, costumam exigir um atestado do gabinete habitacional da loja, no qual se confirma que as condições técnicas permitem a utilização desta unidade numa zona residencial.

A seguir, você encontrará uma visão geral da máquina de lavar Vyatka.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário