Como substituir um rolamento em uma máquina de lavar Bosch?
Nenhuma máquina de lavar pode durar para sempre. Não importa o quão cuidadoso você o trate, as avarias não podem ser evitadas. Todo usuário de uma máquina automática, mais cedo ou mais tarde, enfrenta uma falha de rolamento. Apesar da gravidade do colapso, você pode consertar sozinho. Sim, exigirá esforço, tempo e nervosismo, mas você pode economizar muito dinheiro dessa forma.
Sinais e causas de avaria
Com o uso intensivo, a substituição de rolamentos em máquinas de lavar Bosch é necessária, em média, após 6-7 anos. Após a instalação de novas peças, a eficiência do equipamento é estendida por mais vários anos. Os rolamentos em qualquer máquina de lavar automática são uma unidade técnica complexa. É composto por rolamentos, vedações e buchas. Em alguns modelos, os suportes são instalados, também há rolamentos separados localizados em duas filas.
Em qualquer caso, os rolamentos são submetidos a uma alta carga de trabalho em todas as fases da lavagem. Isso leva a desgaste, desgaste e afrouxamento.
Rolamentos defeituosos serão difíceis de perder. Até mesmo seus vizinhos saberão do problema com seu "ajudante". A manifestação do problema começa com um zumbido e ruído incomuns, que só aumentam com o tempo. Esses sinais são especialmente audíveis durante a rotação. Para finalmente certificar-se de que os rolamentos estão com defeito, você precisa sacudir o tambor na direção axial.
Um balanço forte e uma grande folga confirmarão o mau funcionamento. É impossível atrasar o reparo, pois nessas condições de trabalho o tambor e o tanque sofrem muito. Em pouco tempo pode ficar inutilizável, sendo então necessário trocar não só os mancais, mas também o tanque com o tambor. E esta é uma quantidade completamente diferente.
Como escolher um rolamento?
Encontrar o rolamento certo não é difícil, apesar da presença de um grande número de modelos de “máquinas de lavar” e das diferenças entre eles. Cada máquina de lavar da Bosch tem um número de série. Você pode encontrá-lo sob a porta da escotilha ou na parede posterior. Usando este número, você pode selecionar facilmente o rolamento desejado. Em caso de dúvida, é melhor levar a peça defeituosa com você para a amostra e, assim, selecionar a peça certa. Você também pode use as tabelas, que indicam os modelos de máquinas e rolamentos para eles.
Ferramentas necessárias
Sem ferramentas, mudar o rolamento em qualquer "máquina de lavar" não funcionará, a Bosch não é exceção. Portanto, não se apresse para começar a trabalhar. Primeiro, você precisa preparar um conjunto de ferramentas para que no futuro nada distraia do processo principal. As seguintes ferramentas devem estar disponíveis:
é melhor levar um martelo emborrachado, mas em casos extremos, qualquer um disponível é adequado;
duas chaves de fenda: Phillips e com fenda;
deriva de metal;
chave catraca;
alicate;
chaves de fenda no conjunto Torx;
um lubrificante com boas propriedades de penetração, é melhor usar WD-40, mas qualquer análogo de alta qualidade serve;
bloqueio de linha (azul);
um selante usado na manutenção de encanamentos que pode suportar altas temperaturas.
O kit de reparo consistirá em rolamentos, retentores e graxa.
Como substituir?
Se tudo de que você precisa estiver disponível, você pode começar a substituir o rolamento do tambor. Este trabalho é difícil e demorado. Você terá que completar várias etapas e desmontar quase completamente a "máquina de lavar".Apesar de todas essas dificuldades, A auto-substituição dos rolamentos do motor elétrico da máquina de lavar estará ao alcance de todos os que sabem segurar as ferramentas nas mãos.
Será mais conveniente trabalhar se houver espaço suficiente. Portanto, a máquina deve ser empurrada para o meio da sala, ou pelo menos afastada da parede e liberar espaço ao seu redor.
A máquina deve ser desligada da rede elétrica - isso se aplica a todos os trabalhos de reparo.
O trabalho começa na substituição dos rolamentos com a desmontagem da máquina e desmontagem do elemento defeituoso.
Desmonte a tampa superior, primeiro desapertando os parafusos que a prendem no lugar. Colocamos de lado para não interferir.
Abrimos a escotilha do filtro da bomba de drenagem, desparafusamos o parafuso e desmontamos a tampa de plástico inferior.
Removemos o bloqueio da escotilha. Para fazer isso, você precisa desmontar a braçadeira pegando-a cuidadosamente com uma chave de fenda. A goma de vedação é dobrada para dentro.
Com cuidado, para não danificar o plástico, apertamos as travas para dentro. Agora você pode colocar a mão dentro da máquina e levar a fechadura para o lado.
Retiramos a célula de carregamento do pó, desparafusamos os parafusos e retiramos o painel de controle, que fica preso apenas pelas travas. Retiramos os conectores que o painel escondeu atrás de si.
A parede frontal juntamente com a escotilha também deverão ser desmontadas. Para fazer isso, você precisará desparafusar todos os fixadores que o prendem no lugar.
Remova o contrapeso superior desaparafusando as porcas.
Removemos a estrutura de metal à qual o módulo de alimentação está conectado. Desparafusamos os parafusos e colocamos de lado a moldura junto com o módulo. Ela não se tornará um obstáculo no futuro trabalho, portanto, ela pode ser deixada nesta posição.
Usando um alicate, remova as braçadeiras de metal, o que permitirá que você remova o interior da cubeta de pó.
Desmontamos a parede traseira da máquina, que é fixada com parafusos, e removemos a correia de transmissão.
Agora você precisa remover o motor de acionamento, para o qual você precisa desparafusar, retirar o conector de alimentação e deslizar a unidade em sua direção.
Desconecte a alimentação do elemento de aquecimento.
Afrouxamos a braçadeira de aperto do tubo de drenagem de borracha e removemos o tubo do tanque.
Desaparafuse três amortecedores do tanque. Eles não podem ser completamente desmontados, portanto, você não precisa desenroscá-los da caixa.
Agora você pode remover o tanque do corpo da máquina. Ele é mantido no lugar por um par de molas. Além disso, duas mangueiras são conectadas a ele (uma saída e um interruptor de pressão), que devem ser removidas. Segurando o tanque, remova-o cuidadosamente da caixa. Tem um peso impressionante, por isso pode precisar de ajuda.
A máquina de lavar foi desmontada, agora você precisa desmontar os rolamentos defeituosos. Este processo consiste nas seguintes etapas.
- Remova a bóia do tanque, que é um dos elementos do sistema de controle do nível de água. Basta soltar a braçadeira.
- O tanque consiste em duas partes, que são conectadas com parafusos, eles precisam ser promovidos. Abrimos o tanque.
- Desaparafuse a porca da polia e remova-a... Usando uma placa de cobre, retire o tambor do castelo de proa. Os golpes devem ser fortes e claros, você precisa acertar a extremidade do eixo do tambor.
- Desmontamos os rolamentos junto com o retentor de óleo com uma matriz de metal e um martelo, se não houver um extrator especial disponível.
A instalação de novos rolamentos é realizada da seguinte forma.
Novas peças estão localizadas nos assentos, prensadas e marteladas. Você precisa bater com cuidado, pois pode facilmente danificar o clipe. O retentor de óleo é lubrificado por dentro.
Deve ser aplicado selante nos componentes do tanque, o que evitará a formação de vazamentos. Só então eles podem ser conectados com parafusos.
Montagem da máquina de lavar é executado estritamente na ordem inversa.
No final do trabalho, verificamos o desempenho da máquina na rotação - não deve haver sons estranhos.
Como substituir um rolamento em uma máquina de lavar Bosch, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.