Como o motor de uma máquina de lavar é substituído e reparado?
O motor é a única fonte de torque, energia mecânica, sem a qual sua máquina de lavar não consegue lavar sua roupa. Ele está sujeito ao desgaste - como o resto das partes móveis da máquina de lavar automática (AGR). Cai sobre ele uma carga maior do que sobre o tambor, levando-se em consideração as perdas mecânicas por atrito das superfícies de contato.
Causas de mau funcionamento
Existem seis razões pelas quais a máquina de lavar não fornece a potência mecânica necessária.
- Desgaste da parte do mancal do eixo. Um caso muito raro quando é o eixo giratório que está danificado, é a parte mais durável da estrutura de suporte, incluindo as placas do estator e do rotor.
- Rolamentos quebrados ou não lubrificados. Os rolamentos de esferas falham com mais frequência - muito mais frequentemente quando se esquecem de lubrificá-los pelo menos uma vez a cada seis meses ou um ano com litol, óleo sólido ou graxa de grafite. O atrito excessivo freia o eixo do motor.
- Enrolamentos de burnout. Loops de curto-circuito são conhecidos por emitir grandes correntes de indução em campos magnéticos alternados do rotor e do estator. A resistência de uma volta é tão pequena - e incomensurável, não combinada com a grande corrente - que uma quantidade significativa de calor é liberada, destruindo o enrolamento. Isso é verdadeiro para rotores e estatores de motores, transformadores, reatores e eletroímãs - onde quer que uma bobina central seja usada.
O superaquecimento do motor é um sinal seguro de loops em curto-circuito: as temperaturas neste ponto são tais que os loops adjacentes também podem queimar e o motor fica instável.
- Redução da tensão de alimentação... Situações são generalizadas quando, em vez de 220 volts, a tensão passa a ser igual a 127. Isso é uma raridade - mas pelo menos uma vez a cada poucos anos, as usinas e subestações podem produzir tensões reduzidas, de acordo com a qual a tensão final será definida exatamente 127 V. Para eletrodomésticos, tal voltagem não é perigosa. Isso não ameaça as máquinas de lavar - o volume de negócios vai cair quase pela metade. Um motor coletor, por exemplo, é geralmente "indiferente" a quantas frequências hertz em uma saída são 25 ou 50.
- Pincéis gastos. Os motores coletores são projetados de forma que os enrolamentos do rotor sejam conectados em série com o enrolamento do estator por meio de escovas de grafite. A operação do motor por 1000 horas ou mais desgasta as escovas. O aquecimento frequente do motor devido ao funcionamento prolongado à velocidade máxima contribui ainda mais para o desgaste das escovas. Escovas novas e inacabadas que geram faíscas excessivas também causam o mau funcionamento do motor.
- Sobrecarga do tambor com roupa... Não coloque mais libras de roupa do que o indicado nas instruções.
Existem cinco motivos pelos quais a máquina não lava a roupa (o tambor está parado).
- Perda de contato elétrico. A quebra do enrolamento ocorre devido a choques críticos e vibração durante a operação do motor. O enrolamento também é danificado durante o armazenamento e uso em ambientes agressivos, por exemplo, em salas onde vapores de ácidos minerais fortes estão presentes. A falha da quebra também pode ser a queima de espiras em curto-circuito, danos mecânicos por objetos estranhos que entraram no motor, etc.
- O fornecimento acidental de tensão de linha a linha de 380 V destrói toda a engenharia elétrica e eletrônica da casa.... O SMA também não foi projetado para esse tipo de estresse. Use um regulador de alta potência para o qual a tensão de entrada pode flutuar de 100 a 500 V (tal dispositivo é extremamente difícil de encontrar).
- A correia caiu ou está danificada. Alguns CMAs usam uma correia do eixo do motor para o tambor.
- A proteção térmica é acionada independentemente da causa do superaquecimento do motor: sobretensão, circuito turn-to-turn, lavagem de muitas horas de longo prazo de dezenas de quilogramas de roupa (em lotes, um após o outro), consumo de graxa, etc. O termistor é acionado quando a temperatura das placas do estator excede 90 graus de calor. Quando o termistor é “disparado”, a corrente de alimentação para o motor para até que ele resfrie abaixo de 80 graus - somente depois que o termistor “desliga” de volta.
- Quebra da ECU (unidade de controle eletrônico). Esta é uma placa de controle, dividida em partes eletrônicas e eletromecânicas (circuitos de potência com relés de chaveamento). Se o programa ou as partes eletrônicas da placa (processador, RAM, ROM, memória flash) falharem, os comandos de controle não serão transmitidos aos circuitos de alimentação. O desgaste dos contatos dos próprios relés (por exemplo, um deles que liga o motor) após milhões de manobras também faz com que o motor e toda a mecânica falhem.
Tendo inicialmente determinado o motivo, é fácil consertar o SMA com suas próprias mãos.
Detecção de quebra
O problema do motor se manifesta de maneiras diferentes.
- Brilha por baixo - as escovas estão gastas, os terminais de ligação do cabo de alimentação ao motor estão queimados.
- Crepitante - existe um curto-circuito entre espiras nos enrolamentos, os componentes do motor estão cobertos com pó de grafite condutor.
- Assobios - o nível de apito aumentado vem do inversor que aciona o motor do inversor sobrecarregado.
- Fotos - avaria do enrolamento do motor ou elemento de aquecimento na caixa. Na maioria das vezes isso acontece quando a máquina esquenta a água e o motor também é ligado (funciona durante os períodos definidos pelo software). A quebra é verificada por um testador - no modo ohmímetro.
- Tambor espasmódico - a correia de transmissão está quebrada, a correia está esticada. O funcionamento irregular do motor também é observado com escovas gastas ou operação difusa do inversor, fonte de alimentação não confiável, circuito não desobstruído quando os relés de controle da placa são ligados, terminais oxidados nos fios.
O primeiro passo é verificar o próprio motor.
Reparo de motor comum
Para chegar ao motor, faça o seguinte:
- desligue a alimentação removendo a ficha da tomada, afaste a máquina da parede;
- desligue o abastecimento de água do abastecimento de água e desconecte as mangueiras de entrada e drenagem;
- retire a parede traseira da máquina (em alguns casos é necessário desmontar o tanque e movê-lo para o lado, pois o motor está sob ele).
Verifique o funcionamento das peças individuais do motor.
Pincéis
Desaparafuse os parafusos de fixação nas laterais do motor e remova as escovas. Se estiverem quase totalmente gastos, substitua-os exatamente pelos mesmos. A opção ideal é adquirir semelhantes, trata-se de um consumível para motor. Recurso de pincéis - até 15.000 horas.
Rolamentos
Pode ser necessário desmontar o estator (geralmente é dividido em duas metades) ou o rotor pode ser removido de uma extremidade. Nas extremidades do rotor (ou no próprio estator) os mancais são fixados. Substitua-os exatamente pelos mesmos. Eles podem ser encontrados em qualquer mercado doméstico. Sua intercambialidade é possível - a partir de motores semelhantes.
Fios
É mais fácil trocar fios e terminais do que outras peças. Qualquer fio de alimentação com seção transversal de até 1,5 mm2 serve. Terminais e cabos podem ser encontrados em sua loja de materiais de construção. Novos terminais com fios são conectados usando juntas soldadas. Se o fio estiver quebrado, a conexão será restaurada por soldagem e este local será isolado.
Os fios com isolamento danificado devem ser substituídos.
Lamels
Lamel - placa de cobre na "correia" condutora de corrente do rotor. O número de lamelas pode chegar a 20. Assim, o número de enrolamentos é de 10, uma vez que o início e o final do enrolamento são conectados por lamelas emparelhadas e estão em contato com as escovas.A grafite, removendo as escovas durante a operação, pode “enegrecer” as lamelas. Limpe-os com lixa fina. Se a lamela descolou, apenas a substituição do rotor inteiro ajudará: nos motores coletores, os enrolamentos são preenchidos com composto ou cola epóxi, e é impossível soldar a lamela ao final do enrolamento.
Estator
A queima dos enrolamentos do estator requer a substituição do estator. Freqüentemente, o enrolamento do estator também é preenchido com composto ou "epóxi", e esse motor não pode ser reparado. Se o centro de serviço não encontrou um estator funcionando em um motor usado, no qual o rotor queimou ou está desgastado, o motor não pode ser reparado e é totalmente substituído. Em motores "não polidos", o estator é rebobinado sozinho - apenas uma bobina de um novo fio de esmalte da seção necessária é necessária.
Fusível térmico
Substituir o termistor é fácil. É um elemento removível rápido. Na maioria das vezes, ele está localizado nas placas do estator. A suspeita de quebra do termistor surge quando o motor superaquecido esfriou, há contato entre a ECU e o motor e o motor não dá partida.
Tente ligar o motor em "curto-circuito" - contorne o termistor usando um difavtomat (se o motor levar 220 volts) ou um jumper. Depois de instalar o jumper, reinicie o programa CMA do ponto de parada.
Substituindo o motor da máquina de lavar
Se o motor ainda estiver com defeito - e não puder ser reparado, faça o seguinte:
- desenergize a máquina;
- remova a correia (ou roda de acionamento direto) do motor;
- especifique nas instruções onde estão os elementos de fixação com os quais o motor é fixado, remova esses parafusos;
- retire os contatos dos terminais do motor;
- levante o motor e remova-o;
- instale exatamente o mesmo motor em seu lugar;
- conecte e monte tudo na ordem inversa.
Reconecte o abastecimento de água e drene, abra a torneira da água. Tente ligar o carro. A roupa é lavada normalmente de acordo com os parâmetros do programa selecionado. Se a funcionalidade do SMA for restaurada, coloque-o em seu lugar original após o término da lavagem.
Veja abaixo como substituir escovas e rolamentos do motor.
O comentário foi enviado com sucesso.